BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Polônia

Como tirar a carteira de motorista na Polônia

Se você já tinha sua CNH no Brasil, a Juliana explicou como fazer a transferência da sua carteira de motorista, aqui.

Agora, se você não tinha e quer tirar sua carteira de motorista pela primeira vez aqui na Polônia, eu vou te contar como funciona.

Pela lei de trânsito polonesa, o estrangeiro que quer tirar a carteira de motorista precisa:

– atingir a idade mínima exigida para cada categoria. Para verificar, em polonês, as idades para cada categoria, clique aqui.
– ter permissão de residência em mãos por pelo menos 185 dias.
– se você está morando na Polônia para estudar, você precisará apresentar um documento confirmando que você está estudando há pelo menos 6 meses.
– ter o número PESEL.

Fonte: Pixabay

Se você se encaixa nesses itens acima, podemos ir para os próximos passos.

Em 2014, entrou em vigor um novo procedimento para obtenção da carteira de motorista polonesa. Então,  antes de começar o curso preparatório, o candidato precisa obter o número do PKK (Profilu Kandydata na Kierowcę), que é um número único que cada candidato tem para ser reconhecido no sistema das escolas e na central de tráfego. Esse número você consegue no Urząd Miasta – wydział komunikacji.

Leia também: Documentos essenciais para morar na Polônia

Confira o passo a passo:

1. Ir ao médico fazer o exame para motoristas, para ele decidir se você pode ou não dirigir. Em caso positivo, o médico te dará um atestado. A maioria das autoescolas tem parcerias com médicos.

2. Ir ao Urząd Miasta da região que você mora com o requerimento preenchido e todos os documentos necessários.

3. No Urząd, o candidato receberá o numero PKK:
– Na hora, caso esteja tudo certo com o requerimento e os documentos;
– Em até 2 dias, caso o Urząd precise confirmar alguma informação.

4. Fazer o curso na autoescola. O candidato tem 2 opções:
– Inscrever-se no curso teórico e prático na autoescola. Nesse caso, o candidato precisa fazer todas as aulas teóricas e práticas. Depois de todas as aulas feitas, o candidato precisa inscrever-se para a prova teórica no Wojewódzkim Ośrodku Ruchu Drogowego (WORD). Após obter o resultado positivo da prova teórica, o candidato se inscreve para a prova prática, também no WORD.
– O candidato se prepara sozinho para a prova teórica e só faz curso da parte prática. Nesse caso, o candidato se inscreve para a prova teórica no WORD. Depois de ter passado na prova com resultado positivo, o candidato vai até uma autoescola e se inscreve no curso prático, faz todas as aulas práticas e se inscreve para a prova prática no WORD.

5. Depois de passar na prova prática, o WORD vai enviar essa informação para o Urząd do candidato. Na página Info-Car, o candidato pode verificar se isso já foi feito. É só preencher nome, sobrenome e número PESEL.

6. Pagar o valor de 100,50 PLN no Urząd e levar o comprovante de pagamento no mesmo guichê que o requerimento e os documentos foram deixados.

7. Se tudo estiver certo, a carteira de motorista estará pronta dentro de 9 dias úteis, após o Urząd ter recebido o pagamento. Na página Info-Car o candidato pode verificar em qual etapa o processo está e quando poderá retirar a carteira de motorista.

8. Para retirar a carteira de motorista no Urząd, o candidato deverá comparecer munido de algum documento (karta pobytu e/ou passaporte).

O que você precisa preparar:

– Requerimento preenchido corretamente. Você pode imprimir e preencher antes ou preencher no Urząd.

– Atestado médico.

– Fotografia atual, em fundo claro, tamanho 35x45mm.

– Karta pobytu e passaporte.

– No caso de você ainda não ter feito 18 anos, precisa de uma autorização escrita à mão e assinada por um dos pais, na frente do funcionário do Urząd.

Muitas autoescolas oferecem cursos em inglês para quem não fala polonês e existe, também, a possibilidade de fazer as provas no WORD, em inglês.

A Polônia é conhecida por ser um dos países da União Europeia onde a obtenção da carteira de motorista é bastante difícil, só 1 em cada 3 candidatos passam nas provas na primeira vez, mas isso não quer dizer que a segurança no trânsito no país seja exemplar. As primeiras estatísticas de 2018 mostram um aumento no número de mortes e feridos nas estradas polonesas, deixando a Polônia em 4° lugar no ranking de países da União Europeia com o maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da Romênia, Bulgária e Croácia. Especialistas afirmam que os cursos nas autoescolas somente preparam os alunos para conseguir passar na prova e não para lidar com as difíceis situações do trânsito diariamente.

Espero que este texto ajude você que está se preparando para tirar a carteira de motorista pela primeira vez!

Boa sorte e até mais!

Related posts

Os duendes de Wroclaw

Danielle Smagasz

Como tirar carta de motorista em Portugal

Léia Lima

Passeios em Varsóvia com crianças

Gizelli Gliwic

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação