BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Espanha

Como trocar a carteira de motorista brasileira na Espanha

Como trocar a carteira de motorista brasileira na Espanha.

Confesso que quando decidimos nos mudar para a Europa, uma das coisas que falamos foi: Ah, não vamos comprar carro, lá não precisa, o transporte público funciona. Sim, funciona mesmo, tem ligações de metrô, trem e ônibus para todos os lados do país, muitas vezes não são caros e são super confortáveis. Mas se a gente decidir viajar com o cachorro ou ir para algum lugar que não seja fácil chegar de transporte público? Alugaremos um carro, claro. Mas a carteira de habilitação brasileira vale aqui na Espanha?

Sim, vale! Porém, se você vem como turista, ela só é válida por 90 dias após a sua entrada. Se você vem para ficar mais que isso, a carteira de motorista brasileira pode ser utilizada por 180 dias a partir da sua chegada. Se pretende vir para morar, é preciso fazer o Canje de Permiso de Conducción, que nada mais é do que a troca da sua CNH brasileira pelo carnet de conducir espanhol. Detalhe importante: esse procedimento só é possível se sua habilitação estiver dentro do prazo de validade. Caso contrário, você deve fazer uma nova ainda no Brasil e só após poderá solicitar o canje aqui na Espanha.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Para começar, é preciso pedir uma cita (agendamento) no site do DGT – Dirección General de Traffico, o que não costuma ser uma tarefa muito fácil, já que, principalmente nas maiores cidades, como Madri e Barcelona, os horários esgotam rapidamente e o site só reabre quando dá na telha, então minha dica é: tente todos os dias e horários, em algum momento dá certo. Até porque brasileiro não desiste nunca, não é mesmo?

Leia também: Turismo em Madri

No momento do agendamento, é só preencher com seus dados e ficar atento ao status do pedido, que não sai na hora, pois seus dados são enviados para o Brasil para consulta e, se houver divergência, eles entram em contato, então é preciso consultar de vez em quando até que esteja ACEPTADA no site do DGT mesmo.

No nosso caso, levamos quase um mês para conseguir a cita, que foi agendada para uns 20 dias depois.

Bem, marcada a cita, é hora de reunir os documentos que são simples:

– NIE (documento de identidade estrangeiro)

– CNH (carteira de motorista brasileira dentro da validade) original e duas cópias

– Passaporte

– Duas fotografias de tamanho 32x26mm, com fundo branco

– Teste psicotécnico que pode ser feito em qualquer centro de Reconocimento de Conductores, geralmente sem necessidade de marcação e costuma ser rápido, tendo um custo de, aproximadamente, 40 euros, o que depende do centro onde você for.

– Formulário que pode ser preenchido na hora

– Pagamento da taxa de 27,40 euros (pagamos no débito, mas pode ser em dinheiro também)

Lembrando que você está fazendo uma troca, então sua CNH fica lá retida e depois é enviada para o Brasil.

Ao contrário do que havíamos lido em algumas pesquisas, após a entrega dos documentos no dia marcado, não recebemos a habilitação provisória na hora, ela levou 9 dias para chegar. Não sei dizer se mudou o procedimento ou teve um motivo especial, mas não nos afetou, já que não tínhamos pressa. Com o permiso provisório você pode viajar somente pela Espanha e é válido por 3 meses, ou até ficar pronta a permanente, que pode levar uns 30 dias.

Leia também: Dicas para viajar de carro pela Espanha

No nosso caso, em 20 dias estava na nossa caixa de correio, bem linda e válida por 10 anos.  Mas Carol, e quando eu for pro Brasil visitar? A habilitação espanhola é válida em território brasileiro por até 6 meses, então é tranquilo. Se você ficar por mais tempo, deve solicitar a CNH brasileira outra vez.

Só para esclarecer, quem fez todo esse procedimento foi o maridão, porque eu mal sei conduzir uma bicicleta, mas vou tratar disso logo, logo, prometo.

Se tiverem alguma dúvida, fico à disposição. Disfrutem!

Related posts

Dificuldades do início na Espanha

Denise Neves

Qualidade de Vida em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

Conhecendo a Espanha Romana

Thais Maciel Gomes

2 comentários

Irani Novembro 17, 2018 at 12:42 am

Visto de turista pode trocar a CNH Brasil x Espanha?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 17, 2018 at 5:44 pm

Olá Irani,
A Carol Costa parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação