BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como viajar para Portugal pela primeira vez

Como viajar para Portugal pela primeira vez.

Portugal é um dos destinos turísticos que mais crescem na Europa, tendo recebido cerca de 12,76 milhões de turistas estrangeiros em 2018. As razões que os trazem são a segurança do país, temperaturas amenas, belas paisagens naturais e um custo ainda baixo, quando comparado a países como Inglaterra e França. No caso dos brasileiros o interesse ainda é maior, já que falam a mesma língua e possuem raízes culturais e históricas comuns, sem falar da descendência portuguesa de muitos. Para você que planeja visitar Portugal pela primeira vez, montamos um guia com dicas sobre o que deve considerar na hora de organizar a sua viagem.

Visto

Os brasileiros que viajarem a turismo para Portugal a partir de 2021 precisarão emitir a autorização de viagem ETIAS. O viajante deverá solicitar a autorização através de formulário online, pagar a taxa correspondente e aguardar o recebimento de um e-mail informando se o ETIAS foi concedido. De posse da autorização, você tem o direito de permanecer por 90 dias em Portugal e nos demais países membros da União Europeia (espaço Schengen).

Leia também: Visto ETIAS para viajar para Portugal

Outros requisitos

Para passar com tranquilidade pela imigração, é importante ter consigo o seguinte:

  • Passaporte com validade de, pelo menos, 3 meses após a data prevista de retorno.
  • Passagem de volta que não exceda o período máximo de 90 dias.
  • A autorização ETIAS.
  • Reserva de hospedagem ou uma carta convite do anfitrião.
  • Dinheiro compatível com o tempo de estada na Europa.
  • Seguro viagem.

Destinos

Como viajar para Portugal pela primeira vez – Foto: Diego García on Unsplash

As cidades e regiões mais populares são:

  • Lisboa
  • As praias do Algarve, ao sul do país
  • O Porto
  • A região do Douro, ao norte do país

Quando viajar

Como viajar para Portugal pela primeira vez
Como viajar para Portugal pela primeira vez – Foto: Nick Karvounis on Unsplash

A época mais procurada pelos visitantes é entre os meses de maio e setembro, entre a primavera e o verão, mas é simpático viajar por Portugal a qualquer altura. As temperaturas, no geral, são agradáveis e a chuva é mais comum durante o outono e a primavera. Como exemplo, o verão em Lisboa é seco e quente, com temperaturas na faixa dos 30 graus, enquanto o inverno é úmido, não indo muito abaixo dos 10 graus. Já na região da Serra da Estrela, extremo norte português, as temperaturas no inverno são negativas existindo até mesmo algumas estações de esqui.

Quanto tempo ficar

Como viajar para Portugal pela primeira vez
Como viajar para Portugal pela primeira vez – Foto: Vita Marija Murenaite on Unsplash

Portugal é um país pequeno, com extensão territorial comparável ao estado de Pernambuco, no Brasil. Sendo assim, é possível tirar proveito do tamanho e desfrutar a passagem para conhecer o máximo possível. Em uma viagem de 10 dias, passe de 3 a 4 dias em Lisboa, dependendo dos seus interesses, e rume em direção ao Porto ou ao Algarve, programando paradas regulares para conhecer outras vilas e cidades ao longo do caminho.

Onde se hospedar

Como viajar para Portugal pela primeira vez
Como viajar para Portugal pela primeira vez – Foto: Dan Gold on Unsplash

Com opções muitas e variadas, é possível escolher a que vá de acordo com seus gostos e orçamento. Dos hotéis tradicionais, hotéis boutique à novidade do Airbnb, passando ainda pelos albergues que são considerados os mais charmosos da Europa, você encontrará com facilidade e segurança a acomodação que deseja. A dica é buscar nos sites de reserva do segmento.

Como se locomover

Como viajar para Portugal pela primeira vez
Como viajar para Portugal pela primeira vez – Foto: Anna Dziubinska on Unsplash

É possível alugar um carro já no aeroporto de Lisboa ou contar com a oferta de táxi e Uber que, por sinal, funciona muito bem na capital e região próxima. O país inteiro é cortado por autoestradas pedagiadas, seguras e bem mantidas. Se a sua opção for a do aluguel de carro, o conselho é, ao traçar a  rota de viagem, informar-se sobre o custo do pedágio (em Portugal chama-se “portagem”)  referente àquele trecho. É possível fazer o cálculo usando este site aqui.

Outra opção é tirar proveito da extensa rede ferroviária do pais, onde os trens são conhecidos como “comboios”. Por exemplo, uma viagem entre Lisboa e o Porto, em vagão econômico, dura cerca de 3 horas e custa em torno de 15 € a tarifa cheia. Para comprar as passagens, o site é dos Comboios de Portugal.

Destaques

Uma vez em Portugal, deixe-se encantar pela arquitetura onde passado e presente convivem lado a lado; repare nos padrões dos azulejos; aprecie a hospitalidade do povo; apaixone-se pela beleza do Tejo; descubra o quanto da História do Brasil está marcado nas ruas e praças locais; pare para um cafezinho com pastel de nata; e claro, prove uma das tantas receitas de bacalhau, acompanhado por um bom vinho português.

Boa viagem!

Related posts

Universidade de Aveiro

Gabriela Monteiro

Vale a pena morar fora?

Ana Tavela

Dez palavras para não estranhar em Portugal

Léia Lima

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação