BrasileirasPeloMundo.com
China Turismo Pelo Mundo

Como viajar pela China: de avião ou de trem?

Aqui na China, viajar dentro do país é uma coisa muito comum, tanto para os estrangeiros que moram ou que estão apenas de passagem, como para os próprios chineses, principalmente nos feriados, já que muitos têm famílias “no interior”. E aqui, pelas enormes distâncias, tanto o trem quanto o avião são amplamente utilizados pelas pessoas. E, claro, os dois meios de transporte têm suas vantagens e desvantagens.

Ir de avião tem como vantagem óbvia a economia de tempo. Mas aqui na China, às vezes, esta economia de tempo pode não ser óbvia, se tornando uma coisa chata e mesmo sofrível. Isso porque os atrasos são muito comuns na aviação doméstica chinesa e vários fatores contribuem para isso aqui. O espaço aéreo chinês é muito restrito para a avião civil: quase 80% dele é para atividades militares, o que faz com que toda a enorme frota aérea daqui tenha que se espremer nos parcos 20% restantes. Então, não é incomum atrasos devido a exercícios militares.

Outra coisa que atrapalha bastante a aviação daqui é a meteorologia. Se chover, a probabilidade de atraso de voos começa a se multiplicar exponencialmente com o passar do tempo. Se você tem um voo que vai sair à tarde, por exemplo, a chance de que ele saia com muitas horas de atraso ou de que seja cancelado é muito real. Prepare-se para esperar muitas horas no aeroporto. Ou dentro da aeronave – isso é muito comum. Portanto, sempre que possível, prefira comprar os primeiros voos do dia – não que eles estejam imunes a atrasos, mas eles muito provavelmente chegarão menos atrasados que os voos que decolarão à tarde, por causa do famoso efeito dominó.

Viajar de trem aqui pode ser a solução para evitar o desgaste dos atrasos em aeroportos. Muita gente prefere ir de trem, apesar de levar mais tempo até o destino. A questão aqui é que você não vai ficar dependendo dos fatores que citei acima: basta chegar no horário, embarcar e pronto. Não tem segredo.

Uma viagem para Shanghai, por exemplo, pode ser feita em 5h45min de trem ou em 2h15min de avião, em média. Se considerarmos os atrasos possíveis, o tempo gasto para se chegar ao aeroporto, para passar no security check (raio-x), pegar as bagagens despachadas e sair do aeroporto, pode ser mais vantajoso ir de trem. Não à toa, a rota Beijing-Shanghai acabou de ganhar trens de alta velocidade com Wi-Fi gratuito e até camas. Não vou nem me ater ao quesito medo de voar, que faz com que muitas pessoas prefiram ir de trem mesmo sem considerar nada do que mencionei – o que eu entendo perfeitamente.

Os bilhetes para trem ou avião podem ser adquiridos por aplicativos, sites ou em lojas físicas. Estrangeiros só podem comprar passagens de trem mediante a apresentação do passaporte e não conseguem comprar em sites ou aplicativos. Existem lojinhas de venda de bilhetes espalhadas pela cidade e nas próprias estações de trem aqui em Beijing. Você consegue comprar na hora, mas isso não é recomendado de jeito nenhum, já que aqui a quantidade de pessoas para tudo é muito maior do que em qualquer lugar do mundo e as chances do trem que você queria pegar estar lotado dias antes é uma realidade.

Sempre que possível, e especialmente em feriados, compre antecipadamente. Tanto os valores para bilhetes de trem ou de avião não são absurdos. Os bilhetes de trem não sofrem variação de preço com a aproximação da data da viagem como os de avião, que podem subir exorbitantemente se deixados para última hora. Entretanto, você corre seriamente o risco de não conseguir comprar.

Os trens de alta velocidade possuem primeira e segunda classes, além de classe executiva. Os preços variam de acordo com a classe escolhida, assim como em voos, sendo a classe executiva a mais cara no trem. No trem, também há serviço de bordo, mas você precisa pagar por tudo o que consumir.

Tanto no aeroporto, quanto na estação de trem, você tem que passar pelo security check. Você gasta mais tempo no do aeroporto, pois tem que tirar computadores, tablets e carregadores da mala, além de não poder levar embalagens com mais de 100 mL, por exemplo. Na estação de trem, você não precisa tirar estes itens da mala, mas em ambos há restrições comuns quanto a itens perigosos, afiados etc.

Em ambos, faça o máximo para facilitar a sua vida, pois, tenha certeza, há muita gente que vai dificultar e até mesmo atrasar sua passagem pelo security check porque está com itens não permitidos na mala. E, voltando a repetir, aqui há mais pessoas que em qualquer lugar do mundo, então, melhor se adiantar e se organizar direitinho.

Em viagens de avião, os limites de bagagens, tamanho e peso são bem rígidos. Bagagens de mão devem atender a critérios específicos e as outras malas devem ser despachadas. Já nas viagens de trem, não existem tantas restrições, mas isso não significa que você possa levar uma girafa e um elefante a bordo. Malas grandes podem ser guardadas em certos compartimentos no trem, além das malas menores que podem ser colocadas no guarda-volumes acima do assento. Aqui vale a regra do bom senso: evite carregar coisas desnecessárias, porque, muito provavelmente, será você quem irá empurrar sozinho(a) as malas durante toda a estação, no metrô, na rua, no táxi, e isso pode ser bem complicado, porque em muitos lugares há escadas simples – acessibilidade mandou lembranças.

Enfim, formas de viajar aqui dentro da China não faltam. Quis mostrar as que eu já utilizei – já fiz pequenas viagens aqui pertinho de carro, com guias, mas não posso falar do sistema rodoviário. Então, escolha com cuidado o meio de transporte até seu destino, veja os prós e contras, se prepare para encontrar MUITA gente junta e misturada, e boa viagem!

Related posts

Férias no Porto: o melhor destino europeu de 2017

Priscila Maranhão

O templo de Borobudur na Indonésia

Fabi Mesquita

Ainda matam meninas na China?

Ludmila Lima

2 comentários

Solon Mota e Silva Agosto 13, 2017 at 1:21 am

Dona hellen és muito corajosa e sabes enfrentar novas situações e certamente conseguirás atingir os seus objetivos.Avante !

Resposta
Héllen Moreira Agosto 18, 2017 at 2:09 am

Obrigada, Solon! Se Deus quiser, assim será! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação