BrasileirasPeloMundo.com
Advogadas Pelo Mundo Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo EUA Texas

Comprar ou alugar casa no Texas?

Comprar ou alugar casa no Texas?

Chegando aqui nos Estados Unidos, o que não faltam são decisões a serem feitas. Muitas pessoas fazem decisões corridas simplesmente porque precisam de uma casa para morar. Se você está vindo como expatriado para trabalhar para uma companhia americana, muitas vezes a companhia facilita todo o processo e tem departamentos próprios para transferência para um país novo. Baseado na minha experiência, a companhia te manda para o lugar por uma semana para você e a família conhecerem a cidade e para decidirem escolas para as crianças e moradia.

Quando viemos a Houston, foi assim. Passamos uma semana aqui olhando casas e escolas. A pressão para fazer uma decisão rápida é bem grande. Mas nós resistimos. No final das contas, não encontramos uma casa ideal e achamos que tentar fazer tudo em uma só semana era desnecessário. Fizemos o seguinte, encontramos a escola certa e alugamos um apartamento bom por seis messes. Foi uma das melhores decisões que fizemos. Assim, pudemos chegar com calma, já tendo um lugarzinho bom para morar. Mas pudemos procurar com bastante calma o lugar ideal para comprar. Recomendo.

Para que está vindo para os Estados Unidos pelo emprego, ou mesmo por conta própria, prepare-se para enfrentar alguns obstáculos para conseguir a moradia perfeita para sua família. Por isso, preparei esse texto explicando algumas das dificuldades que nós passamos e algumas vantagens de alugar ou comprar a sua casa aqui.

Leia também: Apostila de Haia, onde e como fazê-la

Financiamento nos Estados Unidos

Este é um dos primeiros obstáculos que você vai enfrentar por aqui. Nos Estados Unidos, quem tem histórico de crédito, ou “credit history”, é rei. Para conseguir dinheiro de um banco, prepare-se para ter que prover todo tipo de informações sobre suas finanças – extratos de banco, impostos de renda, comprovante de renda, tudo! Para os estrangeiros, não são todos os bancos ou instituições financeiras que fazem empréstimos para esses. Primeiro, porque essas pessoas não têm o tão necessário histórico de crédito aqui. São poucos os bancos que aceitam usar o histórico financeiro acumulado em um outro país para aprovar o empréstimo aqui. Por exemplo, o BBVA Compass é um banco onde internacionais têm uma experiência melhor e uma boa chance de aprovação. Mesmo com financiamento, você deve antecipar que precisará de uma entrada de mais ou menos 20% do preço total da casa. Também precisará de um passaporte e visto válido. É claro que se você vem aos Estados Unidos com todo dinheiro para a compra no bolso, não vai precisar se preocupar com tudo isso. Sorte sua!

Impostos tipo IPTU

No Texas, temos um custo de IPTU bem alto quando comparado com outros estados dos Estados Unidos. Principalmente se você escolher morar mais próximo do centro das cidades grandes. Se você for morar no interior do estado, ou em um estado com áreas agriculturais, seu IPTU provavelmente será mais baixo.

No Texas, temos uma isenção no IPTU na sua casa própria, chama-se “homestead exemption”. Com isso, se você estiver morando na casa, seu IPTU será mais baixo do que se a casa for usada como um investimento. Por exemplo, se você comprar mais de uma casa no Texas e for alugar para outros, a casa onde você não mora terá um IPTU mais alto. No Texas, só se pode ter o status de casa própria em uma propriedade.

Se você alugar uma casa, não terá que se preocupar em pagar o IPTU. O dono da casa pagará isso.

Chave da casa nova! (Acervo Pessoal)

Custos de manutenção, consertos e reparos

Uma das outras vantagens do aluguel é que você não terá que se preocupar com os custos relacionados à manutenção, aos consertos e reparos necessários na casa. Alguma coisa quebrou, é só ligar para o proprietário, pedir o conserto e passar o pepino para ele ou ela. Aqui no Texas, se é um conserto que vai afetar a saúde ou segurança dos moradores, o proprietário precisa priorizar o conserto imediatamente. E aqui, com temperaturas chegando aos 40 graus no verão, um problema com o ar condicionado pode ser classificado como um conserto urgente.

Se você é o proprietário de uma casa, é preciso se preparar para esses tipos de consertos, especialmente se estiver numa casa mais antiga. Nosso ar condicionado quebrou uns 5 anos atrás e tivemos que repor o sistema inteiro. O custo foi de mais ou menos US$8,000. Nada fácil quando você não antecipou esse tipo de custo. Este ano mesmo, descobrimos cupim no chão de madeira de um dos nossos cômodos e tivemos que tratar a casa toda. Isso incluiu irmos para um hotel por 3 noites com nossos bichinhos e um custo total de US$3,000.

Para evitar deixarmos de ir numa viagem por causa dos custos inesperados da casa, nós mantemos uma conta separada onde deixamos sempre uma “reserva” para esses custos surpresas da casa.

Investimento versus Moradia

No geral, é mais barato alugar do que comprar aqui no Texas. Mas tudo depende de sua estratégia geral, de quanto tempo você vai passar aqui e de sua habilidade de dar a entrada e de obter o necessário financiamento. Outra coisa para considerar é a venda de uma casa. Em todo os Estados Unidos, o custo de imóvel sobe e desce de acordo com a demanda do mercado. Se você vai deixar os Estados Unidos e precisa vender seu imóvel correndo, pode ser que tenha uma perda no preço que você vai conseguir vender sua casa.

Aqui no Texas, temos vários agentes de imóveis brasileiros que podem te ajudar:

Precisando de qualquer outra orientação, estamos aqui para ajudar. Entre em contato comigo!

Related posts

Coisas de mulherzinha?

Lorrane Sengheiser

Imposto de Renda na França

Rafaela Prado

Entrevista com Ingrid Silva, bailarina do Dance Theatre of Harlem

Liliane Oliveira

5 comentários

Doris Santos Julho 18, 2017 at 10:59 am

Adorei a materia, bem informativa. Parabens Thais!
Eu sempre indico para os meus clientes que chegam aqui sem credito historico a fazer o Foreign National Loan (o financiamento para estrangeiro)
Quanto aqueles que compram casas para investimento, é sempre bom fazer a Warranty para os consertos e reparos, que custa +/- $450 por ano, onde cobre praticamente todos os consertos da casa. E o inquilino fica na responsabilidade de pagar somente a visita, que custa $60. A warranty é barato e vc fica livre do “pepino”.
Houston e’ a 4a cidade maior dos US, portanto é dificil procurar uma casa sozinho. CONTE COM MEUS SERVIÇOS DE REALTOR (CORRETORA).

Resposta
Thais Amaral Tellawi Julho 18, 2017 at 2:04 pm

Obrigada por ler e comentar, Doris!

Resposta
Renata Contrucci Julho 20, 2017 at 12:13 am

Ótima matéria Thais! Muitas informações importantes para quem está chegando aqui! Eu sempre recomendo alugar antes de comprar para conhecer as regiões e esperar a fase inicial passar, mesmo porque Houston é muito grande e o trânsito é caótico. Estou a disposição para auxiliar os expatriados e residentes no processo de compra, venda ou aluguel de imóveis em Houston. Mais uma vez agradeço a recomendação.

Resposta
Silene Passos Junho 7, 2019 at 8:18 am

Eu minhas filhas de 22 e 34 anos e meu neto de 6 estamos nos mudando para Houston.A minha filha mais velha e engenheira mecanica e esta sendo transferida .Ela trabalha no grupo Tenaris.Vamos precisar alugar uma casa proxima de uma school Elementary e proxima a Tenaris.Nao gostariamos no centro da cidade
Se puder nos ajudar seria otimo
Aguardo seu contato.Obrigada.Me chamo Silene Passos.

Resposta
Liliane Oliveira Junho 7, 2019 at 1:34 pm

Olá Silene,
A Thais Amaral Tellawi, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação