Compras de Natal na Alemanha

0
122
Advertisement

Não sei por aí, mas aqui na Alemanha, o Natal já está batendo na porta. Os alemães comemoram o  advento, para quem não sabe, o advento é comemorado nos quatro domingos antes do Natal e a principal tradição é acender uma vela da coroa de advento a cada domingo. Alguns seguem a tradição ainda mais a fundo com a montagem do presépio dividida entre os domingos, com calendário do advento e uma música, que na tradução feita na escola alemã que estudei quando criança seria algo mais ou menos assim:

” Advento, advento, uma luz reluz

Uma após a outra, anunciando Jesus”

Esse também é o tempo para organizar a decoração, os bolos, pão de mel, biscoitos com canela e todas as gostosuras típicas dessa época.

Eu acho o advento uma época adorável, ele passa um sentimento de aconchego e espera por um momento especial com a família independente de crenças, religiões e etc., mas todo mundo sabe que com essas comemorações vem também a dúvida sobre o presente, o quanto gastar com cada um e para quem entregar. É um estresse que as vezes até nos tira do verdadeiro significado do Natal e todas as tradições que o acompanham.

Por isso, criei mentalmente um guia para não ir à loucura nesta data e hoje, abro esse guia aqui para vocês e espero que seja útil para alguns.

1 – Quem e porquê

Há Natais e Natais: quem tem família gigantesca sabe que não é fácil dar um bom presente para todo mundo. Não se sinta culpado, priorize as crianças afinal, toda a magia e alegria que uma criança tem ao receber um presente no Natal vale mais que 5000 presentes para ficar bem com a sogra ou aquela tia que critica toda vez o que você dá.

2- Conheça o seu alvo

Se você vai dar presente para uma pessoa que não é muito íntima, seja criança ou adulto, pegue algumas fotos de comemorações passadas e olhe o estilo da pessoa. Que cores ela usa? É uma pessoa que gosta de chamar a atenção ou alguém tímido? Qual o gosto musical? Se é uma criança, que tipo de jogos ou brinquedos você já viu com ela?

Por exemplo: se você vê uma criança brincando com um boneco do “Super-Homem” é lógico que esse não é um presente para ela. Mas roupas nas cores, ou um outro jogo do mesmo personagem, livro, filme… Tudo pode virar uma idéia, quando você observa os detalhes com calma.

3- Quantidade não é qualidade

As vezes é melhor dar um presente pequeno e especial, do que 8 presentes que vão estragar rápido por serem baratinhos e com qualidade inferior.

Nessa época há muitas promoções então, aproveite! Se forem roupas por exemplo, procure pelas promoções de marcas que no preço normal você não poderia dar.

Observe também se a qualidade é realmente melhor, caso seja, seu presenteado vai com certeza ficar feliz de ganhar algo que é um pouco mais especial e dura mais tempo.

Eu comprei uma bota de inverno em uma “fast-shop”, bem baratinha e pensei já que esse modelo de bota eu acho horroroso e é só pelo fato de deixar meu pé quente no inverno (pelo menos até eu trocar de calçado quando chegar na festa ou trabalho), não preciso pagar muito. Erro terrível! A sola era tão ruim que em um inverno já estava toda torta fora isso, ela não era impermeável como nos modelos mais caros e o resultado foi uma gripe de tanto ficar com o pé molhado. O barato saiu bem caro com dias em casa doente, remédio, desconforto e ter que comprar uma bota nova. Tomem muito cuidado com coisas “baratinhas” , se você não usaria, com certeza seu presenteado também não.

4 – Faça você mesmo!

Se você tem habilidades manuais, porque não fazer um presente você mesmo? Isso mostra que você passou um tempo seu pensando na pessoa e colocando seu próprio trabalho nisso. Mas para esse tipo de presente, você precisa saber exatamente o gosto da pessoa. Eu por exemplo, já ganhei algumas caixinhas lindas, mas que para mim não tem muita utilidade. Eu guardo pela lembrança na pessoa, mas não sei bem o que fazer com tantas caixinhas.

5 – Cuidado com as compras pela internet!

Se você conhece o produto, já viu em algum lugar ótimo, mas se não viu é melhor deixar para lá.

Levar uma surpresa com a cor errada, ou material estranho que não dá para ver nas fotos, não tem volta caso você compre em cima da hora.

Nas roupas, esqueça as calças! As fôrmas para calças e shorts podem variar muito de confecção para confecção;  há muitas chances que não sirva.

Prefira comprar blusas, camisetas ou ainda melhor, para quem está também na época do inverno – compre cachecóis, luvas, gorros, pulôveres e outras roupas essenciais nesta estação. As chances de acertar o gosto do presenteado são maiores.

Não sabe qual é a cor predileta da pessoa? Procure então pelas básicas como: cinza, preto, branco, indigo e marrom.

Esses são os 5 tópicos que sempre tento seguir e evitar estresse durante o feriado. Para quem ainda tem dúvidas com a roupa para o Natal, eu indico algumas cores que combinam com a época e não te deixam com cara de árvore de Natal: o bordeaux, dourado, azul petróleo e a combinação de azul com lilás ficam sempre lindas.

Ótimas compras!

Küsschen!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.