BrasileirasPeloMundo.com
Croácia

Copa do Mundo – Brasil x Croácia

Copa do Mundo – Brasil x Croácia.

Como todos sabem, o jogo de abertura da Copa foi realizado entre Brasil e Croácia, no dia 12 de Junho de 2014 e gostaria de compartilhar com vocês, brevemente, como foi ter vivido aqui, do outro lado do mundo, no território “rival”.

Minha idéia inicial foi de fazer um vídeo para vocês, pois pensei que seria um pouco impossível descrever não só meu sentimento mas também, as reações das pessoas e a experiência, em si. Infelizmente, precisei trabalhar no dia e meu tempo ficou limitado entre curtir o momento, assistir ao jogo, aproveitar o dia dos namorados e gravar, motivo pelo qual, tento relatar um pouquinho, disso tudo agora, por meio deste texto.

Bom, tenho que começar dizendo que meu marido é croata e apaixonado por futebol (alias, os croatas são bem parecidos com a gente, neste sentido, amam o esporte e querem muito ganhar e ir em frente na competição) e o jogo foi realizado, nada mais nada menos que no dia dos Namorados no Brasil. No mínimo Romântico! Rs.

tati jerko copa 21014

Resolvemos assistir juntos com a transmissão brasileira que encontramos na internet para deixar a coisa ainda mais real: narração de Galvão Bueno, ahahaha engraçado ne? Mas curtimos.

A abertura, bom, para mim que sou brasileira, achei que poderíamos ter feito algo bem melhor, mas para eles aqui, foi linda e o ritmo das músicas, as danças, a capoeira, de um modo geral encantaram a maioria.

No início do jogo, com o gol contra de Marcelo, a vibração foi geral e eles pareciam não acreditar que estavam estreando a Copa do Mundo de Futebol no nosso país, ganhando do Brasil, pouco importando as circunstâncias do gol. Com o passar do jogo, entretanto, foram se decepcionando um pouco com a arbitragem e terminaram meio tristes com o resultado final e não poderia ter sido diferente, quem fica feliz em perder?!

 

Mas os croatas, em sua maioria, admiram o Brasil, tem curiosidade em saber mais sobre a gente, gostam do nosso futebol, nosso jeito de ser e, penso eu, que se sentiram bem em estar abrindo a Copa do Mundo  na nossa casa, fazendo parte de um momento que ficará na história do esporte para sempre.

De um modo geral, a experiencia, foi super!! Como dizem por aqui. Primeiro, porque me senti orgulhosa de ser brasileira e ter meu país como sede da Copa, mesmo com tantas críticas e sabendo, bem no fundo, que não estavamos muito preparados para receber este grande evento agora, que temos muitos problemas internos para enfrentar.

Mas jogamos bem! Melhor do que esperava, Neymar fez gols! O Brasil está sendo palco de um grande “festival” e nossa voz (através dos protestos, talvez) está sendo ouvida no mundo todo.

Leia também: custo de vida em Zagreb

Nunca se falou tanto do Brasil, de seus pontos negativos, mas de suas qualidades também.

As nótícias, sobre o assunto não param! Nossos craques, o povo alegre, nosso entusiasmo e o amor que sentimos pelo futebol é muito bem visto aqui, e acredito que em toda parte.

Sempre comentamos que Croácia e Brasil são nações completamente diferentes: crenças, História, background, costumes, estilo de jogo e até mesmo as cores das Bandeiras são distintas (Croácia: vermelho, branco azul; Brasil: verde, amarelo, azul, branco) contraste que, no entanto, fica bonito dentro de campo. E naquele momento, nossos sentimentos se misturaram, as comemorações, os foguetes, a vontade de ganhar nos aproximou e eu pude me sentir mais “em casa”, apesar de toda essa heteronomia.

Isso tudo me fez lembrar de uma citação de Pitágoras “O universo é uma harmonia de contrários”.

Related posts

Três dicas de passeio perto de Zagreb

Nathália Nascimento

A importância do lazer e tempo com a família e amigos Croácia

Renata Ferrari Pegoretti

Como foi aprender uma língua eslava

Renata Ferrari Pegoretti

3 comentários

Debora Katunaric Julho 12, 2014 at 10:55 am

Bacana seu relato!! Aqui em Split foi também uma loucura, com um grupo de turistas brasileiros se juntando a nós, minoria é claro!! Mas a festa foi bonita e respeitosa, e meu marido ficou triste claro, mas feliz ao mesmo tempo por me ver feliz!!

Resposta
Isabella L. Slattery Fevereiro 5, 2015 at 12:08 am

Descobri esse blog e decidi dar uma olhada em alguns paises que ja visitei e ler relatos de brasileiras residentes desse paises…Olhei a sua foto e pareceu familiar….Dai o nome… Ai caiu a ficha! Caraca, te conheci na Croacia. Provavelmente voce nao vai se lembrar, mas conversamos um pouco sobre sua vida por la e aquele lugar maravilhoso que voce trabalhava! Eu moro na Irlanda e nunca vou esquecer daquele espaco maravilhoso! Espero que voce esteja bem e ja fluente em Croata 🙂

Resposta
Brenda Reis Junho 27, 2016 at 6:08 pm

Camisa do Galo na foto de perfil: já amei <3 haha Sou doida para conhecer a Croácia, compartilhe mais da sua experiência incrível conosco.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação