Copa do Mundo na Rússia – O que posso ou não fazer?

1
1814
Estádio Luzhniki, palco da abertura e da final da Copa do Mundo
Advertisement

Copa do Mundo na Rússia – O que posso ou não fazer?

Entramos, finalmente, na semana de abertura da tão esperada Copa do Mundo da Rússia! Na quinta-feira, dia 14 de junho, o mundo assistirá ao pontapé inicial do campeonato esportivo mais aguardado pelos brasileiros.

O Brasil foi o terceiro país que mais comprou ingressos para os jogos do mundial. A Rússia está esperando, de braços abertos, todos os torcedores que chegarão para alegrar a competição e colorir as ruas de verde e amarelo.

Viajar para um país tão distante do nosso traz vários questionamentos, receios e dúvidas sobre como se comportar. A Rússia é um país desconhecido para a maioria dos torcedores que vêm assistir aos jogos, tem uma cultura também bastante diferente e pode ser um pouco confuso entender como o dia-a-dia por aqui e funciona e o que devemos (ou podemos) ou não fazer.

Neste post, eu vou listar algumas dicas sobre como o brasileiro deve se comportar em terras russas. Questão não apenas de etiqueta, como de regras e leis também.

1. Não beba na rua. Essa é a primeira regra a ser lembrada por aqui. Na Rússia, é proibido beber álcool na rua. Podemos beber apenas em casa ou em bares, pubs, restaurantes. Não é permitido comprar uma latinha de cerveja e sair andando pela rua enquanto bebe. A polícia vai lhe parar e você estará encrencado.

2. Não atravesse a rua em qualquer lugar. As ruas mais estreitas têm faixas de pedestres, que são rigidamente respeitadas pelos motoristas. Quando não há semáforo de pedestres, é só entrar na faixa que os carros param para que o pedestre possa atravessar. Nas avenidas largas não há faixa. Isso porque devemos sempre atravessá-las por passagens subterrâneas. Há sempre uma placa indicando a passagem mais próxima. Pode atravessar sem medos, as passagens são muito seguras e, na maioria das vezes, vigiadas por câmeras. Nunca atravesse uma avenida larga no meio dos carros. Isso vai trazer mais encrenca com a polícia.

3. Evite gestos obscenos. Palavrões são grande tabu na Rússia. Os russos nunca falam palavrões (pelo menos não em russo) em público e isso acaba por também incluir gestos que são globalmente obscenos. Como os xingamentos são quase uma tradição em jogos de futebol, talvez seja melhor falar apenas palavrões em português e evitar ao máximo expressá-los por gestos que todos entenderão.

4. Fique à direita em escadas rolantes. As estações de metrô em Moscou são extremamente movimentadas. Durante a copa, elas estarão ainda mais abarrotadas de gente. Os russos sempre se mantêm à direita nas escadas rolantes do metrô, para manter o lado esquerdo livre para quem estiver com mais pressa poder passar andando livremente.

5. Não jogue lixo no chão. Os russos mantém suas cidades extremamente limpas. É praticamente impossível, pelo menos em Moscou, ver lixo no chão. Um exemplo incrível da educação deles é a situação em que a rua fica após a passagem do Regimento Imortal nas comemorações do Dia da Vitória. Nesse ano, na avenida principal de Moscou, mais de um milhão de pessoas marcharam em direção à Praça Vermelha. Após o final da marcha, a rua estava assim:

6. Não recuse um brinde vindo de um russo. Os russos adoram sair para comer e beber com os amigos ou convidá-los para suas casas. Durante um jantar ou drinks com russos, eles fazem inúmeros brindes (com vodka) e todos devem beber. Recusar um brinde de um russo é falta de educação (e quem não quer beber uma boa vodka russa?)

7. Respeite os idosos. Os idosos são muito respeitados na Rússia, um país que cultua seus veteranos de guerra como heróis. Os russos costumam sempre auxiliar os idosos, principalmente quando estão carregando sacos e malas pesadas em escadas nas passagens subterrâneas da rua.

8. Nunca cumprimente um russo sob portal de uma porta. Os russos são extremamente supersticiosos. Por isso, algo que eles nunca fazem é cumprimentar alguém sob o portal de uma porta. Para eles, isso traz má sorte. A mesma coisa se aplica a deixar garrafas vazias sobre a mesa. Se uma garrafa de bebida foi esvaziada, ela deve imediatamente ser retirada da mesa.

9. Respeite os monumentos dos heróis da Rússia. Independentemente da sua posição política ou opiniões sobre a história da Rússia, sempre respeite os monumentos dedicados aos heróis e figuras importantes do país. Fazer brincadeiras com estátuas de Lenin, por exemplo, pode, mais uma vez, deixá-lo encrencado com a polícia.

Monumento de Lenin na entrada do Estádio Luzhniki, onde acontecerá a final da Copa

10. Manifestações públicas são proibidas na Rússia. Evite sair pelas ruas com cartazes com mensagens escritas, não importa a natureza da mensagem.

O último item citarei para esclarecer algo que já está circulando pela internet e explicar como proceder na Rússia. Está circulando a notícia de que o Itamaraty sugeriu que casais LGBT evitem manifestações públicas de afeto. Eu esclareço que ser homossexual na Rússia não é crime (como em outros países). É considerado crime, entretanto, a “propaganda LGBT em locais onde haja crianças”. Em “propaganda LGBT” inclui-se manifestações de afeto em público. Entendemos que a idéia dessa lei pode ser demasiado conservadora, mas, infelizmente, ela existe e é preciso que todos tenham cuidado. Evitar tais manifestações de afeto vai evitar problemas judiciais e com a polícia.

Mesmo havendo tal lei conservadora, não há nível violência por parte da população geral em Moscou com a comunidade LGBT como no Brasil, por exemplo. Portanto, a questão é apenas, como sempre, evitar problemas com a polícia, porque com as pessoas comuns muito provavelmente não haverá.

A Rússia é um país lindo, interessante e com pessoas muito boas. O conselho que eu dou ao torcedor é que venha de coração aberto, pronto para curtir os jogos da Copa e ter uma ótima experiência nessa país que tanto tem para mostrar. Diferenças existem, mas temos que tentar aceitá-las e tirar o máximo de aprendizado delas.

Sejam todo bem-vindos e que comece a festa!!!

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.