BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Tailândia

Cores da sorte na Tailândia

Cores da sorte na Tailândia

Depois de mais de um ano de luto que se estendeu na Tailândia, entre 13/10/2016 a 26/10/2017, devido à morte do amado Rei Bhumibol Adulyadej (leia sobre o luto aqui), as cores voltaram para as ruas da Tailândia. E em respeito ao luto, deixei para falar sobre o costume de cores da Tailândia somente agora.

Uma curiosidade que poucos estrangeiros que vivem e visitam o país sabem: para cada dia da semana, há uma cor auspiciosa, e usar peças de roupas no tom adequado, pode trazer sorte para seu dia! Uma cultura colorida que soma ao fato da Tailândia ser conhecida como a Terra do Sorriso, tornando o país colorido e ainda mais alegre e cativante!

Essa cultura de cores, é atribuída à astrologia tailandesa, o qual prega que para cada dia da semana há um deus de proteção. Não vamos confundir aqui o termo “deus de proteção” ao Deus da igreja católica. A crença em deuses foi herdada da mitologia Hindu (Índia), que influenciou fortemente a tradição tailandesa como um todo. Um assunto um pouco complicado para explicar nesse artigo. Mas para uma simples conferência, coloco abaixo uma tabela apresentando as cores correspondentes para cada dia da semana, estando os dias ligados aos corpos celestiais da astrologia e aos deuses da mitologia Hindu.

 

Entender porque essas cores estão ligadas aos corpos celestiais e aos deuses Hindus citados, é um assunto que exige muito estudo filosófico, por isso não vou me arriscar a falar algo que não entendo bem.

De uma forma geral, os tailandeses são bastante supersticiosos. Então, pregando a cultura das cores, quando se há algum evento importante como o fechamento de um negócio ou a celebração de uma data especial como o aniversário, é auspicioso usar roupas com tons correspondentes ao dia da semana. Por exemplo, se a reunião com o possível sócio é na terça-feira, vestir uma camiseta de tom rosa pode trazer sorte!

Outro exemplo, no aniversário do falecido Rei Bhumibol Adulyadej, dia 5 de dezembro, em que também é celebrado o Dia dos Pais, todos se vestem de amarelo, pois o rei nasceu numa segunda-feira. Se for Dia das Mães, 12 de agosto, que cai no dia do aniversário da então Rainha Sirikit, a cor da sorte é o azul, porque a rainha nasceu numa sexta-feira.
Antes da morte do rei, existiam alguns locais que solicitavam que na primeira semana de dezembro, os funcionários usassem peças de roupa na cor amarela para celebrar o aniversário do Rei Bhumibol Adulyadej.

Percebam que na tabela constam também as cores de azar para cada dia da semana. Então, aqueles que são muito supersticiosos, é necessário ter muito cuidado quando escolher as peças de roupas e acessórios do dia, pois usar a cor errada no dia da semana, pode trazer má sorte!

Para nós estrangeiros que vivemos na Tailândia, este hábito parece ser um pouco estranho e talvez sem muito sentido, pois não entendemos a astrologia tailandesa, nem tampouco o significado que esta tradição impacta na vida das pessoas. Mas usar roupas com os tons corretos de acordo com cada dia da semana, no trabalho ou na escola, demonstra atenção à tradição, que é muito apreciada pelos tailandeses.

Ainda que a volta das roupas coloridas se mostre um pouco tímida devido ao longo período de luto em que o preto foi a cor predominante na Tailândia, é muito interessante observar pelas ruas os milhares de tailandeses vestindo roupas com o mesmo tom de cor. Segunda e sexta-feira são os dias mais observados, pois são os dias da semana que o falecido Rei e a então Rainha nasceram. Coincidência ou não, o novo rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun, também nasceu na segunda-feira. Então, o amarelo prevalece com a cor favorita da nação!

Sendo assim, para você que está vindo à trabalho ou estudo à Tailândia, a ideia de vestir roupas de acordo com as cores para cada dia da semana é um ato muito apreciado entre os colegas tailandeses. Ainda mais se for no dia de uma entrevista de emprego, prova ou uma data especial. Além de que pode trazer muita sorte para você também!

Aos viajantes, entrar na onda das cores pode trazer um lado divertido na sua viagem, e também sorte! Para pegar dias de sol e passeios felizes entre os milhares de templos, parques naturais e visitas à reservas de animais.

Mas aos que entrarem na onda, não esqueçam de ficarem atentos às cores que trazem azar! De nada adianta vestir a cor da sorte no dia, mas no outro acabar vestido o tom de cor que pode trazer azar!

Se você já visitou a Tailândia e reparou nas cores tailandesas, conta sua experiência aqui para mim. E para você que está chegando, bora aderir à moda tailandesa! Não se esqueça de passar aqui e me contar como foi a sua experiência!

Sawasdee-ka e até a próxima!

Related posts

Cinco curiosidades sobre os tchecos

Roberta Leite

Expressões em Árabe

Gabriela Lirio Delfino

Dez curiosidades sobre a Costa Rica

Franciane Reis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação