BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica

Cosméticos e maquiagens na Bélgica

Cosméticos e maquiagens na Bélgica.

Maquiagens, as queridinhas das mulheres. Quem aí não ama testar maquiagens em frente ao espelho, comprar um batom vermelho e bem sensual, descobrir a base aveludada e vitaminada que faz milagres nos diferentes tipos de peles, desenvolver novas nuances ao misturar dois ou três tons da paleta de sombras, sentir-se linda, poderosa, e investir tempo e pouco dinheiro em cosméticos?

 

Desejada por todos os tipos de mulheres, a maquiagem surgiu na história há muitos anos. Há indícios desde a pré-história, mas foi nos anos 20, com o cinema, que ela tornou-se popular e nunca mais saiu de cena.

No mundo contemporâneo, a maquiagem faz parte do lifestyle feminino e representa uma boa parcela do orçamento mensal. Da compra de revistas de beleza, que trazem as novidades mais modernas da estação, a investimentos em novos produtos tecnológicos, o universo feminino tem investido cada dia mais no mercado mundial de cosméticos. A todo momento as pesquisas científicas abrem caminhos para o desenvolvimento de novos cremes e novas tecnologias surgem para fazer concorrência, inovando com produtos milagrosos e (muitos) altamente eficazes.

 Diferentes mercados

woman-744031_960_720

É grande a variedade de produtos bons, testados por médicos dermatologistas e cientistas, à venda em lojas especializadas. Muitas marcas já estão no mercado há anos, com clientes fiéis e que não abrem mão de qualidade, tecnologia e excelência. No mercado europeu, as francesas estão à frente se pensarmos em números de clientes por todo o mundo. Com altos investimentos em pesquisas e inovação, marcas como a gigante L’Oréal, com suas divisões Vichy, La Roche-Posay, Kérastase, Maybelline, Garnier, Biotherm, Lancôme, YSL e outras, como Clarins, Dior, Chanel, Givenchy, Sephora e Guerlain vendem pelos quatro cantos do globo e superam os lançamentos de outros países. Também as alemãs Schwarzkopf e Nivea não ficam para trás e encabeçam o ranking de produtos mais desejados.

No mercado norteamericano as mais lembradas pelo público feminino são a M.A.C (Make-up Art Cosmetics), a Estée Lauder (Clinique, DKNY) e a Benefit. No Brasil, marcas menores seguem na concorrência nacional. Entretanto, internacionalmente, a Natura se destaca entre as 20 marcas mais valiosas do mundo, em um mercado mais natural e com práticas sustentáveis.

Para sobreviver a tantas novidades, os profissionais aumentam seus investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) e as marcas buscam inovações, na expectativa de aumentar seu faturamento anual e ganhar novas fatias desse mercado que, além de concorrido, vive constantemente em busca de novas tecnologias.

Kiko Milano

image

Atualmente, o conceito de moda fast fashion (financeiramente acessível, com criação de novos produtos em curtos espaços de tempo, a partir de tendências e imitações) invadiu também o mundo das maquiagens. Uma marca italiana em especial tem chamado a atenção nesse nicho mercadológico, devido à  inovação nas estratégias de vendas, bem como em seu crescimento em números: Kiko Milano.

Desenvolvida em 1997, a marca de cosméticos Kiko vem trabalhando com estratégias para agregar novos usuários e seu faturamento anual já está em 432 milhões de euros. Conforme pesquisa feita pela empresa Kantar Worldpanel, consumidoras francesas entre 15 e 24 anos compram em suas lojas o mesmo volume de produtos comprados na francesa Sephora. Dentro do pacote de estratégias da marca italiana estão baixos preços e atendentes disponíveis a mostrar os produtos, bem como lançamentos e mudanças atrativas que acompanham tendências de consumo, aliadas a pontos de venda com design moderno, que fazem da marca uma opção acessível. Além de tudo, dois centros de distribuição bem localizados facilitam a logística, barateando a distribuição: um em Bérgamo, na Itália e outro em Nova Jérsey, nos Estados Unidos.

Agora, algumas marcas precisarão repensar suas estratégias, se quiserem manter clientes e um alto faturamento. Com uma concorrência dessas em mercados fortes como o europeu e o norte americano, aliar tecnologia de ponta a preços mais atrativos será o próximo desafio.

Au revoir!

Links relacionados:

Related posts

A Bélgica e seus idiomas

Bruna Cely Silva

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Música para ampliar a playlist

Marcela Vitarelli

2 comentários

Anna Setembro 4, 2016 at 2:51 pm

Olá Ana Laura. Há um tempo eu estava pesquisando sobre uma marca de maquiagem e o endereço que indicava era na Belgica. Eu tinha quase certeza que a marca era a Coastals Scents. Mas agora procurando já nao acho nada que tenha essa referencia, e a CS eh uma marca americana. Vc saberia me dizer se ela possui loja em Bruxelas? Ou se existe outra marca Belga de maquiagem famosinha? Obrigada!

Resposta
Cristiane Leme Setembro 4, 2016 at 9:22 pm

Anna, a Ana Laura parou de colaborar conosco.
Dá para comprar no site da CS e pedir entrega na Bélgica. Acredito que a loja mais próxima da Bélgica seja a loja na Holanda.
BE Creative é uma marca belga famosinha.
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação