BrasileirasPeloMundo.com
República Tcheca

Costumes e hábitos na República Tcheca que farão parte do seu dia a dia

Costumes e hábitos na República Tcheca que farão parte do seu dia a dia.

Não é possível morar em um novo país sem ao menos adquirir os principais costumes e hábitos do novo lugar e tê-los como parte da sua rotina. Aqui na República Tcheca, há diversos costumes aos quais os estrangeiros se adaptam facilmente e sem muito estranhamento, afinal, muitos deles são muito benéficos e ajudam na qualidade de vida que se tem por aqui. No texto de hoje, preparei uma lista dos principais hábitos e costumes diários dos tchecos que já fazem parte da minha rotina há muito tempo e certamente farão parte da sua rotina também se você planeja morar aqui.

Evitar o uso de sacolas plásticas

Há uma nova lei na República Tcheca que proíbe os principais estabelecimentos comerciais de oferecerem sacolas plásticas gratuitamente. Independentemente disso, um hábito muito comum por aqui e que também fará parte da sua rotina no país é ter sempre alguma bolsa ou saco de tecido para fazer as compras no supermercado, na feira e até em algumas lojas.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Este costume é quase uma regra por aqui. Antes de entrar na sua casa e na casa de qualquer pessoa, é preciso tirar os sapatos e deixá-los do lado de fora da porta de entrada ou em algum armário específico para isso. Algumas pessoas até compram alguns pares de chinelos de tamanhos diferentes para andar em casa e deixam a disposição das visitas, caso elas nãao queiram andar descalças. Além disso, alguns consultórios médicos e outros estabelecimentos também exigem que os sapatos fiquem do lado de fora, ou eles disponibilizam uma capa plástica para as solas. Este é um costume muito comum não só na República Tcheca, mas como em diversos países ao redor do mundo e é muito fácil com que se torne parte da rotina, pois é um hábito muito saudável e higiênico de evitar com que a sujeira da rua entre em casa.

Leia também: Hábitos austríacos que eu adquiri

Fazer as refeições um pouco mais cedo

Por aqui, é comum almoçar às 11 da manhã e jantar até 7 da noite. Os restaurantes normalmente oferecem os cardápios de “pratos do dia” a partir das 11 da manhã até as 2 horas da tarde, mas o horário mais cheio é entre 11 horas e meio dia. Já para o jantar. É melhor acostumar-se a jantar mais cedo, pois muitos restaurantes fecham a cozinha entre 9 horas e 10 horas da noite, o que acaba sendo um pouco chato às vezes. Nota: há também alguns restaurantes que fecham mais tarde, porém a maioria deles ainda fecha cedo, principalmente nos locais menos turísticos.

Aperto de mãos

A forma de cumprimentar as pessoas por aqui é com um aperto de mãos, e isso vale tanto para pessoas conhecidas quanto desconhecidas. São raros os casos de abraços ou beijos, até mesmo entre pessoas da mesma família, pois o contato físico é geralmente bem limitado. O aperto de mãos também é usado para felicitar alguém pelo aniversário, para alguma data comemorativa ou evento importante. Talvez este seja um dos hábitos mais difícieis de se acostumar, já que no Brasil o contato físico entre as pessoas está sempre presente.

Falar de maneira formal

Quando falamos com desconhecidos, atendentes de lojas, restaurantes e prestadores de serviço em geral, o correto é falar usando a maneira formal (chamada de Vykáni), mesmo entre as pessoas mais jovens. Há bares em Praga que, para oferecer algo diferente, utilizam a maneira informal (chamada de Tykáni) para falar com os clientes. É algo tão incomum que normalmente há até uma placa do lado de fora do estabelecimento avisando que ali eles se comunicam da maneira “tykáni”.

Tomar uma sopa antes da refeição principal

A República Tcheca é praticamente o país das sopas, há inúmeros tipos delas por aqui e são servidas diariamente em todos os restaurantes de comida tcheca durante o ano inteiro – até mesmo durante os dias mais quentes de verão. Com tamanha facilidade para consumir e com diversas opções de sopas, fica claro que por aqui, a maioria das pessoas costuma pedir uma sopa antes da refeição principal, tanto no almoço quanto na janta. A sopa mais comum é a “vývar”, que nada mais é do que um caldo com legumes e carne. Quando for convidado para almoçar ou jantar na casa de alguém, prepare-se para tomar uma sopa antes da refeição principal.

Separar o lixo para reciclagem

Este hábito certamente fará parte da sua rotina por aqui, já que separar o lixo para reciclagem é algo levado muito a sério. Certamente perto da sua casa você poderá encontrar as lixeiras específicas para cada tipo de lixo, elas estão por todos os lugares e bairros e são acessíveis a todos. Por isso, em casa é bom se acostumar a separar tudo e tentar reduzir a quantidade de lixo produzida sempre que possível.

Gostar de ler, de visitar museus e assistir concertos

Algo bem comum por aqui: além dos tchecos terem o hábito da leitura, o acesso às atividades culturais é muito fácil por aqui. Há diversos eventos culturais de todos os tipos e muitos deles são até gratuitos ou oferecem algum tipo de desconto. Além dos museus com exposições permanentes, há sempre exposições temporárias, festivais de música, festivais de gastronomia e exposições culturais acontecendo por aqui. Esse costume de frequentar eventos culturais é antes de tudo, uma das melhores formas de lazer que se tem por aqui.

Related posts

Cinco curiosidades sobre os tchecos

Roberta Leite

República Tcheca – No Coração de Praga

Giselle Antunes

 Lugares curiosos em Praga

Isadora Costa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação