BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Inglaterra

Costumes londrinos

Viajar e aprender sobre outras culturas é sempre uma experiência incrível. Sabemos que alguns traços da nossa personalidade são formados a partir do contato com o ambiente cultural em que vivemos. A vivência em uma cultura diferente muda a sua forma de SER e VER o mundo – ainda mais se tratando de Londres, uma cidade com costumes arraigados e fortes.

Londres é uma cidade multicultural e com uma cultura diversificada. Você tem a oportunidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo e com isto acaba entrando em contato com outras culturas. Minha impressão era que eu via mais gente de fora do que o próprio londrino em si.

A cidade é uma mistura do histórico com o moderno. Você pode observar isso na arquitetura, lojas, pubs, restaurantes. Por exemplo, pode frequentar restaurantes com estilo moderno, ou jantar em restaurantes estilo taverna que tem sido a mesma desde o tempo de Shakespeare, ou em pubs históricos, com funcionamento desde o ano 1200.

Depois de 5 anos morando em Londres, deixo uma descrição sobre os costumes londrinos:

1. Sorry e cheers Posso dizer que são as palavras mais usadas pelos londrinos. O sorry funciona tanto como um pedido de licença quanto de desculpas. Mesmo sem a intenção o sorry está sempre ali presente! Por exemplo, quando não escutaram algo que você falou dizem “Sorry! Say that again please?”. O cheers funciona como um obrigado e pode ser utilizado para substituir o thank you, apesar de também significar “saúde” quando usado para fazer um brinde.

2. Contato físico limitado – Diferente da cultura brasileira, o abraço e o beijo são reservados para os bem íntimos e olhe lá! Normalmente, o que mais se observa é o famoso aperto de mão.

3. Chaleira elétrica e chá com leite – A primeira coisa que o londrino faz quando acorda é tomar um chá com leite. É quase impossível você não encontrar uma caixa de breakfast tea (tradicional chá inglês) e uma chaleira elétrica na casa de um amigo londrino. O chá com leite faz parte da rotina e tomam várias vezes ao dia.

4. Comida indiana – Os londrinos amam comida indiana e o curry indiano faz muito londrino ficar com água na boca.

5. Sunday roast Um assado para o domingo, que normalmente é servido no meio da tarde. A carne é, de preferência, de boi. Os acompanhamentos tradicionais são batata assada e legumes, molho gravy (feito com sucos da própria carne), molho horseradish (de raiz forte), mostarda inglesa (extremamente picante) e Yorkshire puddings (que não parece nada com um pudim!)

6. Lavar pratos – Para lavar os pratos, colocam uma pequena bacia com água quente e detergente dentro da pia. Deste modo, podem lavar vários pratos sem precisar ligar a torneira toda hora. Na verdade, eles fazem isso como forma de racionamento de água. Estranhei um pouco o fato pois na minha concepção era falta de higiene lavar os pratos na mesma água. Mas, vamos lá…

7. Amam cerveja – Para amantes de cerveja, Londres é o lugar perfeito! Em toda esquina você encontra um pub, que é um tipo de bar inglês bem tradicional. Na hora do almoço ou depois do trabalho os pubs ficam lotados. É uma forma de relaxar e descontrair do londrino.

8. Café Nero ou Starbucks – São os maiores consumos londrinos pela manhã.

9. A noite começa e termina cedo – Por incrível que pareça, a noitada londrina termina cedo. Muitos bares fecham as portas às 3 h ou até mesmo à meia-noite.

10. Feijão doce no café da manhã – O café da manhã inglês inclui ovo, bacon, feijão doce, salsicha, tomate e cogumelos na chapa e pão torrado.

11. Fish and Chips O peixe frito com batata frita é o feijão com arroz londrino.

12. O famoso “ready meal” – Em vez de se aventurar na cozinha, vários londrinos preferem comprar comida pronta, que pode ser encontrada facilmente e em bastante quantidade nos supermercados e lojas de conveniência.

13. Andam sempre com pressa – Minha impressão é de que mesmo sem pressa andam correndo; vivem na batalha para pegar o primeiro trem, o primeiro assento, sempre correndo contra o tempo. O espaço da esquerda na escada rolante é para os apressados!

14. Silêncio nos transportes públicos – As pessoas que falam alto ou conversam muito não são muito bem vistas nos transportes públicos, seja ele ônibus, metrô ou trem, salvo nos dias em que tem os jogos de rúgby. Durante o trajeto nos transportes públicos as pessoas aproveitam para ler, ouvir uma música ou escrever.

Em suma, existem muitos costumes londrinos. Pode ter certeza de que mesmo que sua visita seja rápida, você vai agregar ao seu mundo pelo menos um destes costumes. É impossível não se contaminar! Depois deste tempo morando em Londres, posso dizer que carrego na minha bagagem o chá com leite, o sorry, o fish and chips, amigos que fiz de diversas partes do mundo e muitas outras coisas que com certeza contribuíram para mudar a minha forma de ser e de ver o mundo.

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Related posts

English Heritage

Juliana Brandão

Como é o transporte público em Londres

Natália Rodrigues

Peculiaridades de Nijmegen na Holanda

Paula Dalcin Martins

2 comentários

Regina Abril 22, 2016 at 12:24 am

Oi Marina,,,,
Adorei seu blog , e aprendi muito da cultura inglesa…Passei alguns dias em Londres , e adorei ver as pessoas almoçando sentadas na grama na hora do almoço , e conversando com os amigos em grupos nos parques …ah , os parques…Quero muito poder voltar pra Londres pra passar mais tempo , e poder conhecer o interior.
Tem tanta coisa pra ver , que seria necessário muito tempo pra ver tudo o que eu gostaria , mas fiquei encantada e feliz por ter conhecido o Big Ben , a Abadia , a London Eye , vários jardins e praças lindas … Londres é sem dúvida uma das cidades mais lindas que conheci…
Muito obrigada por dividir sua experiência , escrevendo sobre sua vida em Londres.
Um abraço…e vou ler sempre o que você escreve , pra poder viajar , mesmo sem sair de casa..

Regina Bardella

Resposta
Marina Lemos Abril 25, 2016 at 4:19 pm

Que maravilha Regina!! Realmente Londres é uma cidade linda! é muito fácil viciar em viajar mesmo… A gente sempre volta com esta sensação que faltou ver algo! Um prazer falar com você! Um abraço!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação