10 curiosidades sobre a Alemanha

Coisa de alemão!

0
2488
Acervo pessoal
Advertisement

10 curiosidades sobre a Alemanha.

Desvendar uma nova cultura é uma das coisas mais legais que vivemos quando passamos a morar em um novo país. Descobrir as diferenças e suas peculiaridades é sempre enriquecedor e pode ser muito divertido. Além do mais, é tanta novidade que encanta, mas também pode causar espanto, não vou mentir! Muita coisa nós adquirimos e levamos para a nossa vida, para o nosso dia a dia, e muita coisa nós estranhamos, questionamos, mas, no mínimo, vale a curiosidade.

Os alemães têm costumes e manias muito diferentes de nós brasileiros, e por isso vou citar alguns e algumas que me deixaram curiosa, chamaram bastante a minha atenção,  e que podemos dizer que “é coisa de alemão”.

1. Muitos alemães adoram tirar a roupa nos parques, praias e saunas públicas. A cultura do corpo livre é bastante praticada aqui. É natural e comum você encontrar pessoas tomando sol e se banhando nas águas do rio Isar (em Munique) como vieram ao mundo, sem nenhum tipo de pudor ou constrangimento para os demais. Mesmo quem não fica tomando sol sem roupa, troca o biquíni ou a bermuda em público.

2. Na Alemanha pode-se tomar água da torneira sem nenhum receio. Logo que cheguei notei a diferença no sabor, e isso tem um motivo, a água aqui é extremamente alcalina, ou seja, tem alta concentração de sais de cálcio. Particularmente, em Munique, a água vem direto dos Alpes e tem excelente qualidade. Tomar água da pia é costume e motivo de orgulho para os alemães. A qualidade da água é ótima. Mas há uma preferência nacional por água com gás, eles não vivem sem. Além disso, não somente a água, mas as bebidas em geral, são tomadas em temperatura ambiente. No inverno não tem tanta diferença, mas no verão, tomar uma água, cerveja ou um refrigerante natural é bem diferente do que estamos acostumados. Eu confesso que até hoje não me acostumei, mesmo em dias frios, prefiro gelado.

3. Uma das coisas que mais impressiona aqui é a pontualidade dos alemães. Infelizmente, nós brasileiros não estamos acostumados com isso. Não se assuste ao se deparar com uma passagem de trem marcando horário de saída às 9h28. Com certeza não sairá às 9h30. Chegar atrasado a um compromisso não é muito tolerado por aqui, nem mesmo 5 minutinhos!

4. O silêncio é sagrado para os alemães, principalmente aos domingos. Se você passar do limite ou do horário, 99% de certeza que alguém vai bater na sua porta para reclamar, e, pasmem, até mesmo a polícia! Na Alemanha é comum avisar os vizinhos que vai fazer uma festa e receber os amigos, já pedindo desculpas pelo eventual barulho.

5. Os alemães não costumam se cumprimentar com beijos ou abraços, no máximo um aperto de mãos. As relações, em geral, são bem formais. Agora, se um alemão lhe chamar de amigo, tenha certeza, isto, para eles, é um grande elogio. Somente as pessoas de extrema confiança frequentam as suas casas e podem ser consideradas amigas.

6. Uma mania ou costume que, particularmente, eu não gosto muito é que muitos alemães assoam o nariz em qualquer lugar, sem se preocupar com quem está a sua volta e até mesmo na mesa do restaurante.

7. Outra curiosidade é que os alemães se colocam sempre no lado direito da escada ou esteira rolante, deixando o lado esquerdo livre para quem estiver com pressa passar. Ai de você se ficar do lado errado, vai ouvir um sonoro “Entschuldigung” (com licença) e de forma bastante impaciente, até mesmo grosseira. Na verdade, ainda é bem difícil para mim distinguir quando um alemão está sendo grosso ou, simplesmente, está sendo direto, o que é da natureza deles.

8. Dirigir aqui é muito fácil, principalmente porque as pessoas respeitam muito as leis de trânsito, mas a falta de paciência é nítida. A buzina é muito utilizada, e, quando digo muito, é muito mesmo. Qualquer deslize é motivo para uma buzinada no seu ouvido, principalmente se você não sair imediatamente quando o sinal abrir. Ainda no trânsito, dificilmente você verá um pedestre atravessar a rua com o sinal fechado, mesmo que não venha nenhum carro. Igualmente, na faixa de pedestre, mesmo sem nenhum sinal, caso haja alguma pessoa para atravessar, os carros sempre param.

9. Cerveja neste país é coisa séria, uma paixão nacional para grande parte dos alemães. Consequentemente, o brinde também é. Quando são servidas as famosas canecas de cerveja alemã, eles costumam brindar de maneira vigorosa e “olho no olho”, um a um, dizendo “Prost“.

10. O alemão quando chega em uma mesa com vários amigos reunidos, costuma bater 3 vezes na mesa como cumprimento, e todos respondem batendo 3 vezes na mesa de volta. Confesso que até recentemente não fazia a menor idéia do que isso significava e achava estranho, até uma amiga me dizer que é costume por aqui e também uma maneira prática de cumprimentar todos ao mesmo tempo. Enfim, coisa de alemão!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui