BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Curiosidades Pelo Mundo

Dez curiosidades sobre a Alemanha

Este mês resolvi me dedicar a futilidades do dia a dia da terra da cerveja! Sim, fatos curiosos, mas pouco úteis, que resolvi relatar devido à grande quantidade de perguntas que tenho recebido constantemente. Ficou curioso? Então leia agora sobre dez curiosidades sobre a Alemanha!

Fato #1: A Alemanha não inventou a cerveja e também não é o país que mais a consome no mundo

Ao contrário do que muitos pensam, a cerveja não foi inventada aqui. De acordo com o site DW, a Alemanha é famosa por gostar muito de consumir e produzir a bebida. Entretanto, conta a história, segundo o site Cervejas do Mundo, que a primeira cerveja foi criada, acidentalmente, na região da Suméria (hoje sul do Iraque), mas se tornou famosa com os monges escoceses e ingleses por volta de 540 d.C. De lá pra cá muita água já passou pelo mate e a Alemanha ganhou o título de “País da Cerveja”, sendo o café a bebida mais consumida diariamente. O país que mais consome cerveja é a República Tcheca, seguida pela Áustria e então a Alemanha no ranking mundial.

Fato # 2: É possível alugar ou comprar um jardim

A prática da jardinagem é um hábito muito saudável e comum entre os alemães. Plantar, ver nascer e colher frutos é considerado o hobby mais praticado. E se o indivíduo não mora em uma casa com jardim, em todas as cidades é possível alugar ou até mesmo comprar um. Onde moro, comprar um jardim custa a partir de 2 mil euros. Mas cuidado: o pedaço de terra não pode ter construções – apenas um pequeno cômodo para guardar ferramentas – e nada de esquecer de cuidar, deixando como um terreno baldio, pois a prefeitura fiscaliza de envia multa para os jardins mal cuidados. Veja aqui mais detalhes.

Fato # 3: Eles não sabem como se comportar quando faz calor

O clima quente não é algo comum entre os alemães. Apesar de o verão ter dias com temperaturas altas, o calor extremo é raro. Por isso é comum se ver, em dias muito quentes, pessoas andando praticamente sem roupas e descalças pelas ruas. Já presenciei várias vezes rapazes sem camisas dentro de restaurantes e supermercados cheios de pessoas que querem apenas aproveitar o ar condicionado. Aliás, no dia em que resolvi comprar um ventilador o vendedor me olhava como se estivesse comprando um OVNI com o trem de pouso quebrado! Eu entendo que eles sentem falta do calor, mas ficar suando dentro de casa não dá, né?

Fato # 4: Banho, de preferência de manhã

Se alguém disser que alemão não toma banho, isso é um mito já há muito tempo vencido. Mas eles têm hábitos diferentes. O banho é feito, preferencialmente, na parte da manhã e a banheira é mais usada do que o chuveiro.

Fato # 5: Seguram o garfo com a mão esquerda e cortam o bife com a direita

Este é um fato estranho para mim. Já conversei com outros brasileiros que também comem com a mão direita e a arte de usar a mão esquerda sem ser canhoto ainda é uma curiosidade… Vai entender, né?

Fato # 6: Festas têm hora para começar e para terminar

A pontualidade alemã é uma grande qualidade de todos aqui. Por isso é tão estranho para nós, brasileiros, ler um convite para uma festa com o horário de início e o horário de término, sem mencionar o fato de que os convites chegam com muita antecedência. Eu recebi em maio deste ano o convite de casamento de um casal querido e que ocorrerá em agosto de 2017.

Fato # 7: O churrasco é feito à conta

O que aconteceu comigo: fui convidada para um churrasco e, no momento do convite, o anfitrião me perguntou qual a quantidade e o tipo de carne que eu queria. Educada como mamãe ensinou, disse que comia apenas um bife. No dia e horário marcado, lá estava eu, pronta para a comilança, quando me entregam um prato com um bife de boi bem passado e acompanhamentos. Então, minha dica é: se quiser repetir e tirar o pé da jaca você tem a opção de avisar previamente que você é chegado na “gordice”, ou levar extra de casa e pedir para assar. Esta prática também é comum em jantares. Por isso não se incomode em ouvir: quantas salsichas você come?

Fato # 8: Praticamente todas as cidades fazem quermesse

A quermesse é um evento cultural incrível que nem sempre tem relação com alguma igreja ou religião. A cidade toda se prepara com barraquinhas de guloseimas, jogos para as crianças, venda de artesanatos, muita cerveja e sempre um show de uma banda. Independente da estação, a Kirmes (como se diz em alemão) é sempre uma boa opção de divertimento.

 

Arquivo pessoal, 2015.
Fonte: arquivo pessoal, 2015.

Fato #9: Aliança de casados na mão direita

O sagrado sinal da união entre um casal é simbolizado pelo anel em prata ou, em poucos casos, em ouro, pelo dedo anelar da mão direita, contrária à nossa tradição brasileira.

Fato #10: Homens fazem xixi sentados

Desde pequenos os moleques são ensinados a usarem o vaso sanitário sentados. Em alguns restaurantes e outros locais com grande quantidade de turistas é possível ver uma placa dentro do banheiro masculino com orientações sobre como usar o sanitário sentado, segundo me contou uma fonte confiável!

Gostou de saber sobre fatos curiosos da Alemanha? Então deixe seu comentário e compartilhe!

 Bis dann!

Related posts

Dicas para aprender alemão

Allane Milliane

A facilidade de ser vegetariana na Alemanha

Maíra Nogueira

O que é proibido fazer no Qatar

Thais Cunha

4 comentários

Maria Outubro 9, 2016 at 7:34 pm

Olá Sarah,

já mora na Alemanha há anos, mas até agora nao tinha ouvido falar que os homens aqui fazem pipi sentados.
Estranho.
Os meninos usam o vaso sanitário sentados porque é mais fácil para aprender a usar o banheiro e tambem porque copiam as atitudes dos pais ou de outras criancas na creche. Mas qdo crescem suficientemente entao aprendem a usá-lo de pé.

Resposta
Sarah Oliveira Outubro 10, 2016 at 2:15 pm

Oi Maria..
Interessante pois no meu ciclo de amizades, praticamente todos me disseram ser assim. De repente é apenas na região em que moro…
Obrigada pela sua contribuição!
Grande abraço,
Saraah

Resposta
Andressa Novembro 24, 2016 at 10:42 pm

Meu ex-namorado, de Berlin, fazia xixi sentado. Acho que é pra não sujar a borda do vaso mesmo…

Resposta
Sarah Oliveira Novembro 26, 2016 at 9:28 am

Concordo com você. Acho eles muito educados, né?
Obrigada pela leitura!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação