BrasileirasPeloMundo.com
Armênia Curiosidades Pelo Mundo

Curiosidades sobre a Armênia

Quando estava de mudança para a Armênia, devo confessar que sabia muito pouco sobre o país. Hoje, já me sinto mais íntima da história e da cultura local, e posso passar horas conversando sobre tudo o que me encanta nesta terra. Resolvi dividir aqui algumas curiosidades que fazem parte do meu aprendizado constante sobre a Armênia!

foto: acervo pessoal

Território

A área total do país é de 29.743km², referente a 1/10 do tamanho da Armênia Histórica. A região não tem acesso ao mar e está localizada nas montanhas do Cáucaso Menor, no noroeste do Planalto Armênio. Faz fronteira com a Geórgia, o Irã, o Azerbaijão e a Turquia; estas duas últimas fronteiras são fechadas, embora haja voos diretos entre Ierevan e Istambul.

Brasão de Armas

Em 19 de abril de 1922, o brasão de armas da Primeira República da Armênia (1918-1920), criado por Alexander Tamanyan e Hakob Kodjoyan, foi restaurado.

Bandeira

A bandeira nacional da Armênia tem três listras horizontais de igual tamanho: vermelho no topo, azul no meio, e laranja. O vermelho simboliza o Planalto Armênio, a luta contínua do povo armênio para sobrevivência e manutenção da fé cristã, e a independência e liberdade da Armênia. O azul simboliza a vontade do povo armênio de viver sob céus de paz; já o laranja simboliza o seu talento criativo e sua natureza trabalhadora.

Língua

O idioma nacional é o Armênio, mas a vasta maioria da população também fala russo. No interior, pode-se enfrentar alguma dificuldade de comunicação idiomática. A população mais jovem geralmente fala inglês e/ou francês, enquanto as gerações mais antigas são mais conservadoras quanto aos idiomas estrangeiros. De todo jeito, se um estrangeiro se aproximar, as pessoas costumam ter boa vontade de entender e ajudar, como já destaquei por aqui.

Governo

A política da Armênia se desenvolve num quadro de república democrática semi-presidencial, em que o presidente é o Chefe de Estado em um sistema multipartidário. O atual presidente da Armênia é Serzh Sargsyan, e o atual primeiro ministro é Karen Karapetyan.

População

Segundo diversas fontes, são 11 milhões de armênios no mundo, dos quais apenas 1/3 mora na Armênia (cerca de 3 milhões de pessoas).

Religião

A religião predominante é o Cristianismo, e a Armênia foi o primeiro país do mundo a adotar o Cristianismo como religião do Estado em 301 d.C. 94% da população segue a Igreja Apostólica Armênia.

Khachkars: cruzes de pedra armênias

Se perguntarmos a qualquer armênio qual é o símbolo mais importante do país, a resposta certamente será Khachkars, as cruzes talhadas em pedra. Por todo o país, encontramos muitas delas; este símbolo é, para os armênios, um monumento, uma obra de arte, a face da Armênia, cujos padrões e ornamentos tradicionais refletem a história e o tempo.

Moeda, câmbio e cartões

A moeda do país chama Dram Armênio, com sigla AMD. Estão em circulação moedas de 10, 50, 100, 200 e 500, e notas de 1.000, 5.000, 20.000. Em geral, 1 USD equivale a 480 AMD, 1 EUR equivale a 580 AMD, e 1 Rublo equivale a 8,3 AMD – o câmbio oscila um pouquinho. É possível fazer câmbio em diversos lugares da cidade, inclusive nos supermercados, o que ainda acho bastante curioso! Praticamente todos os lugares aceitam cartões, mas por vezes o sistema falha e pode demorar muito a voltar a funcionar, então é sempre bom ter Drams na carteira.

Ierevan

A capital do país é Ierevan (Yerevan na grafia em inglês), que pode facilmente ser considerada uma das cidades mais seguras do mundo; podemos contar dinheiro no meio da rua, ou andar tarde da noite sem medo! O centro da cidade não é muito grande, o que facilita a locomoção, mesmo sem um mapa. As opções de transporte em Ierevan são miniônibus, ônibus e táxis, mas é fácil caminhar pela cidade. As outras 2 grandes cidades da Armênia são Gyumri e Vanadzor.

Leia também: custo de vida na Armênia

Clima

O clima da Armênia é continental de montanhas, com longos e frios invernos e verões quentes. Geralmente, as temperaturas em janeiro ficam entre -12ºC e -15ºC, podendo chegar a -30ºC. Em julho, a temperatura média nas montanhas é de +10ºC, e de +25ºC nas regiões de planície, podendo chegar a +40ºC. A precipitação anual é de 20-80cm, e os topos das montanhas mais altas da Armênia ficam cobertos de neve o ano todo.

Topogafia

O terreno é montanhoso, e 90% das montanhas estão a mais de 1000m acima do nível do mar, com média de 1800m. O ponto mais alto do país é o Monte Aragats (4095m) e o mais baixo é a margem do rio Debet (380m). O ponto mais alto da região é o símbolo histórico da Armênia, o Monte Ararat (5165m), que está no território da Turquia desde os anos 1920.

Comida e Água

Em Ierevan, pode-se tomar água da torneira e também das pequenas fontes (bebedouros) espalhadas pela cidade, chamadas Tsaytaghbyur, que são pedras memoriais, geralmente com 1m de altura, com água pura. A comida armênia é deliciosa, e já fiz post sobre alguns pratos típicos aqui e aqui.

Compras e Turismo

O comércio em Ierevan é ótimo. Há 3 grandes shopping centers e, no centro da cidade, as ruas Northern Ave, Mashtots, Abovyan e Tumanyan também são tomadas por lojas locais e internacionais, bem como lojas multimarcas. Muitas lojas vendem lembrancinhas e presentinhos típicos da Armênia, inclusive os famosos conhaques.

O lugar favorito dos turistas para comprar souvenires é a Vernissage, a feira ao ar livre que fica pertinho da Praça da República. Aos finais de semana, a Vernissage fica lotada de vendedores oferecendo tapetes feitos à mão, peças em madeira e pedra talhadas, cerâmicas, pinturas, entre outros. O que mais gosto na Vernissage, além dos estandes com objetos da época da União Soviética, são os bonequinhos narigudos, que fazem piada carinhosa com essa característica dos armênios. A Vernissage também funciona durante a semana, porém com menos expositores.

Há voos diretos de/para Rússia, Irã, Ucrânia, Qatar, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, França, Polônia, Grécia, Áustria e Bélgica. A voltagem no país inteiro é de 220v. A Armênia está no fuso GMT+4.

Related posts

Pagamento apenas com dinheiro trocado no Peru

Viviane Naves de Alencar

Curiosidades sobre o Peru

Maria Isabel Camargo

Medicina Chinesa para reduzir os cabelos brancos

Ana Clara Oliveira Garner

2 comentários

Aguimar(Guiu) Junho 30, 2018 at 8:06 am

Oi Leticia qui legal ler sobre Armenia..fiquei curiosa de conhecer. Eu moro no sul da Suecia perto de Malmö em Burlöv.

Resposta
flavio ferreira Julho 7, 2018 at 5:34 pm

acho q deve ser dificil se adapitar a um pais como esse

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação