BrasileirasPeloMundo.com
EUA Religiões Pelo Mundo

Curiosidades sobre a IHOP nos EUA

Provavelmente você, caro leitor, deve estar pensando que este texto é sobre panquecas! Quando falamos IHOP nos Estados Unidos, a primeira coisa que vem à mente é a International House of Pancakes (Casa Internacional de Panquecas), porém esta não é a única IHOP mundialmente conhecida, há também a International House of Prayers (Casa Internacional de Oração).

IHOP em Kansas City

A IHOPKC, Casa Internacional de Oração de Kansas City, foi fundada por Mike Bickle e vinte missionários, onde inicialmente clamavam e adoravam a Deus por 13 horas todos os dias. Após quatro meses, no dia 19 de setembro de 1999, estenderam as orações para 24 horas, sete dias da semana.

O que é IHOPKC?

Os familiares do meu marido moram em Missouri há mais de 60 anos e nunca ouviram falar sobre a IHOP. Eles ficaram surpresos ao saber que a sede fora fundada ali, na terra deles. Na verdade, ela é um movimento cristão evangélico carismático – um grupo de fiéis comprometidos com Deus, preparados para evangelizar e ajudar os necessitados. A duas figuras bíblicas que inspiraram sua idealização foi Ana, uma das primeiras evangelistas e intercessoras do novo testamento, quem orou e jejuou por mais de 60 anos antes da vinda de Jesus (Lucas 2:37), e Rei Davi, quem organizou e pagou 4 mil músicos e 288 cantores para adorar a Deus noite e dia (Crônicas 23:1-25:31).

É apenas um templo para orar?

Não! É uma organização muito mais ampla do que imaginamos, eles contam com uma equipe de funcionários que são chamados de missionários intercessores, que se dedicam 50 horas por semana, incluindo pelo menos 4 horas diárias na sala de oração, seis dias por semana. Esta função é baseada na Bíblia – no Novo Testamento está presente nos valores intrínsecos tais como cuidar uns dos outros, ajudar os pobres e amparar os perdidos. Entretanto, a Bíblia não possui uma lista com todos os ministérios que atendem às necessidades de todas as culturas e gerações, então, eles tiveram a liberdade de nomear os ministérios de acordo com a geração atual e cultura de cada região, mantendo os valores bíblicos. Eles visam preparar milhares de missionários para, assim como João Batista, viver um estilo de vida de disciplina e devoção a Deus.

A equipe atua fortemente na comunidade ajudando o próximo, distribuindo comida, provendo vestimenta e alimentos para crianças carentes, limpando ruas, auxiliando os desabrigados e viciados, trabalhando nas salas de oração noite e dia, ajudando vítimas de tráfico humano e mulheres que sofrem violência doméstica, prostitutas que querem se regenerar, e grávidas que não têm condições para criar um filho, mas se recusam a abortar e escolhem a vida.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Estágios

A IHOPKC oferece cinco estágios que variam entre três a seis meses. O propósito deles é preparar indivíduos de todas as idades como intercessores, adoradores, mensageiros, cantores e músicos para o trabalho do Reino. Os estágios são:

  • Fire In The Night (Fogo na noite) – É um programa para todas as idades com duração de dois períodos de três meses, que acontece durante a noite e disponibiliza programa residencial e não residencial.
  • One Thing (Uma coisa) – Voltado a solteiros de 18 a 25 anos, é um programa de seis meses no qual jovens podem buscar ao Senhor juntos. O objetivo é dar ao interno a oportunidade de crescer confiança no amor de Deus por ele.
  • Intro to IHOPKC (Introdução à IHOPKC) – Treinamento para todas as idades e famílias, projetado para preparar indivíduos para uma vida inteira de oração, além de auxiliar na experiência de crescimento espiritual. Duração: dois períodos de 3 meses.
  • Simeon Company (Companhia de Simão) – Para pessoas acima de 50 anos que desejam doar mais suas vidas para a oração e para o ministério do Espírito Santo e justiça. Duração: dois períodos de três meses.
  • Hope City (Cidade da esperança) – Treina pessoas de 18 a 40 anos para trabalharem em missões no interior da cidade. Além de estudar a Bíblia e orar, desenvolvem habilidades que precisam para ministrar o interior da cidade, servindo sopa na cozinha, participando de projetos de distribuição de comida, evangelização e recuperação de viciados em drogas, membros de gangues e desabrigados. Duração: dois períodos de três meses.

Para se inscrever em um dos estágios é preciso atender às exigências e se inscrever pelo site, lembrando que há um site em português: IHOPKC Português. Os valores variam dependendo do curso, alguns oferecem hospedagem e refeições, outros não. Todas as informações são encontradas facilmente no site.

Universidade

A IHOPU, universidade da IHOP, abrange cursos de teologia, academia de música e canto para adoração (FMA- Forerunner Music Academy), além do Instituto de Mídia que combina educação de mídia com estudo bíblico.

Leia também: Como fazer dinheiro extra nos Estados Unidos? 

IHOPU online

A IHOPU online disponibiliza cursos para alunos com uma rotina atribulada. As aulas virtuais possibilitam o contato com o instrutor e outros participantes. Os horários são flexíveis e a tecnologia que utilizam facilita o acesso aos materiais dos cursos em qualquer horário e lugar. Outrossim, os alunos interagem diretamente uns com os outros através das aulas, de pequenos grupos virtuais para atividades em equipe, e orando uns pelos outros em forma de comunidade espiritual.

Alguns cursos são extras, ou seja, não são oferecidos nos campus, já os semestrais são os mesmos que os ministrados presencialmente.

Fiquei sabendo sobre a existência desta instituição através de alguns amigos. Muitos brasileiros vêm até Kansas City para estudar na IHOPU ou participar dos programas de estágio. Há até uma página em português no Facebook com mais informações e promoções. Apesar de não ser integrante da comunidade, e não ser evangélica, fiquei encantada com a filosofia, organização e a quantidade de ministérios para assistir os desamparados. São movimentos como este, independente de religião, que nos faz continuar a crer na humanidade.

Related posts

Qual é a cor da praia no Havaí?

Cleide Klock

As redes sociais na vida de um imigrante

Gabriela Albuquerque

A Marcha das Mulheres em Washington e no mundo

Lorrane Sengheiser

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação