BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Espanha

14 Curiosidades sobre Barcelona

Vou falar nesse post sobre algumas curiosidades sobre Barcelona para que possam entender melhor algumas coisas que acontecem por aqui.

1- Período manhã / tarde

O período dos dias aqui é separado em manhã, que vai das 9 às 14 horas aproximadamente, e tarde, que vai das 16 às 19 horas ou mais, dependendo do comércio. É um pouco estranho se acostumar no começo, porque as pessoas marcam algum horário e te falam: está marcado para às 8 da tarde! Daí você pensa: 8 da noite então, certo? É um pouco confuso até nos acostumarmos e entendermos os períodos. Leva um tempo.

2- Pausa para o almoço

O termo “siesta” deve ser bem conhecido para algumas pessoas, já; é aquele famoso intervalo de tempo depois do almoço, onde as pessoas geralmente tiram uma soneca. Pois então, esse intervalo acontece geralmente entre as 13 ou 14 horas e vai até às 15 ou 16 horas. As pessoas aqui levam isso a sério! E a gente que vem de uma cidade que não pára, no começo esquece essa pausa e daí o que acontece? Você sai bem nesse horário para comprar alguma coisa e fica esperando por horas, até que o comércio volte a abrir pela tarde. Por isso, o ítem acima onde que falo dos períodos do dia é bem relevante, porque é justamente a lógica para as “siestas”. Mas a ideia de tirar uma soneca nem sempre é o que acontece, claro; muitas pessoas fazem algum curso ou academia nesse intervalo.

3 – Termos em inglês

É muito engraçado que a maioria dos termos em inglês que normalmente usamos no Brasil, aqui são traduzidos ao pé da letra ou a pronuncia é feita de forma diferente. Por exemplo: a maioria das séries americanas têm seus nomes traduzidos para o espanhol (Lost = Perdidos, Two and a Half Man = Dos Hombres y Medio) e algumas palavras como “wifi” se fala uifí e “muffin” se fala como se lê mesmo. Já teve lugares onde enquanto eu não falei da forma daqui as pessoas não entenderam o que eu queria.

4 – Período acadêmico

O ano letivo começa em setembro e as férias escolares vão de final de junho até metade de setembro. Alguns cursos podem começar em fevereiro também então, caso queira começar a estudar, é bom ficar atento aos meses de janeiro e junho, pois é onde geralmente são feitas as matrículas ou provas para aprovação nos cursos. Caso perca a data, vai ter que esperar o próximo semestre ou até mesmo o próximo ano, dependendo do caso.

5 – Idioma brasileiro

Sim! Mas calma, eu explico. É comum te perguntarem ou pedirem em vagas de emprego o português brasileiro. Claro que para a gente soa errado dizer que no Brasil falamos brasileiro, porque nós falamos português. Mas academicamente falando está correto para eles dizerem isso, porque por aqui eles consideram como dialeto. Então, os argentinos falam argentino, os mexicanos falam mexicano e os brasileiros, brasileiro!

6 – Resumo da alimentação: 1º e 2º prato

Isso é muito confuso no começo para entender! Nós costumamos comer carboidrato e proteína juntos, certo? Às vezes comemos a salada separada ou tudo junto no mesmo prato. Bom, aqui o famoso 1º prato nada mais é que um carboidrato (massa, purê de batata, risoto, etc) e o 2º prato, a proteína! Simples, não é? Mas até entender e se acostumar, sempre fica aquela dúvida: como assim, o que vamos comer de segundo?

7 – Horário das refeições

Geralmente o almoço, aqui chamado de “comida”, acontece depois das 13 horas, podendo ser comum chegar a ser até as 15 horas (impossível para alguns brasileiros que, como eu, são regrados com os horários e comem de 3 em 3 horas). O jantar, aqui chamado de “cena”, é tarde, e é muito comum ser por volta das 22 horas.

8 – Troco de centavos

As moedas são bem vindas e muito usadas. Todas, desde um centavo! Não tem aquele arredondamento que estamos acostumados quando algum produto ou alimento custa 0,87 e daí na hora de pagar sai por 0,85 ou 0,90. Aqui o produto vale exatamente o que está marcado, o que é bem justo, não? O que é certo é certo!

9 – Comissões dos restaurantes

Bom, não é uma regra, mas está implícito que se deva deixar uma comissão para o garçom de aproximadamente 5% do valor da conta. Ninguém cobra, mas seria educado fazer isso.

10 – Taxas de bancos

É possível ter conta em alguns bancos e não pagar nenhuma taxa, mesmo tendo cartão de débito e crédito. A maioria das transações pode ser feita pela internet, mas o depósito de valores em algumas instituições tem que ser feito na agência onde se abriu a conta. Mas convenhamos que é o máximo não ter a famosa cesta de produtos e pagar uma taxa mensal obrigatória por ela!

11 – Cardápio catalão / espanhol

Quando for a algum restaurante e receber o cardápio em catalão, e por não saber a língua pensar em escolher pela imagem ou pela sua interpretação que tal coisa possa significar, é bom saber que muitos restaurantes possuem o cardápio em espanhol também. Assim é mais fácil fazer o pedido certo se livrando de algumas surpresas.

12 – Voltagem / tomada

Sabe aquele secador que você comprou de última geração, com 3 velocidades, jato quente e frio, com íons e anti frizz? Então, se ele não for bivolt ou não vier acompanhado de um transformador, já pode ir pensando para quem vai deixá-lo. Aqui a voltagem é 220 e o plugue, com 2 saídas. Se trouxer algum eletrônico, pense em trazer junto adaptadores e lembre-se da voltagem!

(arquivo pessoal)
(arquivo pessoal)

13 – Cumprimentos

As pessoas conhecidas se cumprimentam com 2 beijos. Para quem é de São Paulo e está acostumado com 1 beijo só, acaba deixando a pessoa com o rosto a postos e no vazio. O pior é quando você se acostuma e encontra algum amigo brasileiro ou vai para o Brasil, daí é sua vez de ficar a ver navios. E quando o cumprimento é formal, as pessoas dão o aperto de mão, tanto homens como mulheres. Geralmente, em entrevistas de emprego acontece bastante das mulheres se cumprimentarem assim.

14 – Saindo com amigos

As vezes a programação começa às 6 da tarde e acaba às 2 da manhã. Você sai com um amigo e vai tomar uma cerveja, dali  vai para outro lugar jantar, de lá vai para um bar tomar uma bebida e é capaz de sair do bar e ir para algum pub ver uma banda tocar. Em uma noite só você vai em mais de 4 lugares diferentes.

Essas são algumas curiosidades que são legais saber caso queira visitar, passar férias ou morar em Barcelona.

 

Related posts

Curiosidades sobre a Russia

Giulianna Louis

Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Ann Moeller

Invenções suecas

Monique Garcia

4 comentários

ILMA MADUREIRA Maio 10, 2016 at 11:12 am

Obrigada pelas dicas.

Resposta
Gleice Garcia Santiago Maio 11, 2016 at 9:14 pm

Olá Ilma! Obrigada por acompanhar os posts!

Resposta
Sheyla - DMulheres Junho 25, 2016 at 3:13 pm

Excelentes dicas, estou amando este site.

Resposta
Gleice Garcia Santiago Junho 26, 2016 at 10:27 pm

Que bom Sheila! Fico muito feliz que esteja gostando dos posts!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação