BrasileirasPeloMundo.com
EUA Natal Pelo Mundo

Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos

O Natal nos Estados Unidos só passou a ser feriado no dia 26 de junho de 1870 e talvez seja por isso que até o hoje o feriado mais importante para todo americano, além do Independence Day, é o Thanksgiving (Ação de Graças), celebrado na última quinta-feira de novembro e que foi criado para agradecer a colheita, hoje em dia é considerado momento para agradecer toda e qualquer conquista.

Agora voltando ao Natal americano, criei uma lista com 10 curiosidades que, na minha opinião, são as mais diferentes comparadas ao Natal brasileiro.

Gingerbread House – bolo de gengibre. A massa do bolo é dividida e assada em pedaços que são colados com glacê real criando uma casa. No momento da preparação é quando a família se reúne para montar a casa do Papai Noel, esta é uma maneira de reunir a família. É possível comprar o kit completo nas lojas e depois de pronta pode ser dado como presente de natal.

Comida – além do tradicional peru que todos conhecemos, a ceia tem presunto assado e muita, mas muita batata doce. Há batata doce frita, purê de batata doce ou mesmo assada. Ah! Na sobremesa também tem batata doce, sweet potato pie (torta de batata doce). Além de pumpkin pie (torta de abóbora) e apple pie (torta de maçã). Uma outra curiosidade tradicional são as chestnuts (castanhas) que costumam ser assadas no fogo da lareira, meio estilo ao pinhão no sul do Brasil, porém o gosto é diferente da castanha brasileira.

Fruitcake –  torta de frutas secas e nozes. Uma torta de frutas bem tradicional contém licor, porém a maioria das tortas americanas são feitas sem álcool para que durem mais, pois, por causa do álcool, há mais chances de mofar. Muitos dizem que a torta de frutas é como vinho, quanto mais velha, melhor e também entra para a lista de presentes no Natal e até ouvi uma historinha engraçada do meu dentista. Ele me disse que na família dele há uma torta que foi feita há alguns anos e que ano vai, ano vem essa mesma torta é dada para uma pessoa diferente. Parece-me que eles estão mantendo a tradição… risos…

Cartão de Natal – As famílias americanas enviam cartões de Natal para amigos e parentes, essa é uma maneira de dizer que a pessoa é lembrada sempre. É de bom tom enviar cartão a todos que te enviaram. Muitas famílias costumam personalizar o cartão de Natal tirando fotos próximo à árvore decorada, tem até os que usam a foto do cachorrinho. Segundo o Greeting Card Association, o serviço de correios americano registra aproximadamente 2 milhões de cartões enviados a cada ano.

White Elephantelefante branco, ou como alguns preferem amigo roubado. Este é o nosso conhecido amigo secreto/oculto, só que enquanto nós nos dedicamos na escolha do presente, para não decepcionar nosso amigo, aqui o presente indicado é algo feio ou engraçado, ou ambos. Todos os pacotes de presente são colocados juntos e a pessoa com o número 1 começa e quem tiver números maiores pode  tomar o presente de outra pessoa.

Luzes de Natal – É o período onde todo americano coloca pelo menos um símbolo natalino em casa ou na porta da casa, mas a maioria vai além e decora a casa para arrasar. Parece um show de luzes. Inclusive, no dia após o Thanksgiving é a data para colocar as luzes natalinas. Acredita-se que, por ser feriado, é o momento que a família está reunida e por isso a decoração pode ser concluída mais rápido porque todos podem dar uma mãozinha.

Carros Enfeitados – Além da decoração das casas, aqui também é muito comum encontrar carros decorados. A criatividade chegou aqui e parou…rs… Alguns tem guirlandas presas na frente, outros com laços enormes, tem os que parecem um pinheirinho ambulante com luzes piscando e até os que são confundidos com renas em rodas, pois tem os enfeites presos nas portas dos carros.

rena

Presente – Ao comprar um presente não espere que este seja embrulhado, essa não é uma prática norte-americana. Geralmente os presentes são entregues em sacolas para presentes ou temos que comprar o material e fazermos o embrulho. Outra prática comum aqui é o gift card (cartão presente), estilo cartão pré-pago. Muitos desses gift cards podem ser usados em qualquer loja e podem ser encontrados desde postos de gasolina a farmácias.

Ugly Sweater (sweater feio) – Bem, esse é um ítem que eu ainda não entendi porque é tão usado por aqui no período do Natal… risos…  Claro que é frio, mas ainda não entendo porque o sweater precisa ser feio. E a tradição é mantida nas festas de fim de ano das empresas ou celebrações entre amigos.

Árvore de Natal – Nos EUA, muitas árvores vivas são usadas como Pinheiro de Natal. Claro que a venda de árvores artificiais também é grande, mas a maioria das famílias opta pela árvora natural e por isso há mais de 20 mil fazendas que produzem o tradicional pinheirinho e aproximadamente 35 milhões de pinheiros são vendidos todos os anos.

NatalNFeliz Natal e um excelente 2015!

Related posts

Entrevista com Kátia Moraes, cantora e compositora em Los Angeles

Natália Baldochi

Natal no Peru também tem arroz com passas

Viviane Naves de Alencar

Visto H4: Mudança na lei e reconstrução da carreira profissional

Lorrane Sengheiser

7 comentários

Neris Fidelis Dezembro 13, 2014 at 9:05 pm

Fico encantada com o seu trabalho, parabéns mais uma vez, achei o artigo muito interessante e aprendi muitas coisas, rs obrigada e um lindo Natal para você e sua familia.

Resposta
Cleo Vassiliou Dezembro 14, 2014 at 7:48 pm

Oi Neris, que bom que gostou e fico muito feliz que meus posts podem esclarecer sobre coisas da Terra do Tio Sam.
Também desejo um excelente Natal para você e sua família.

Muah!

Resposta
Shirlene Rossi-Kennedy Dezembro 16, 2014 at 5:08 am

Super legal, Cleo! Adorei! Parabéns e Feliz Festas para Você.

Resposta
Cleo Vassiliou Dezembro 22, 2014 at 11:56 pm

Shirlene querida, que ótimo que adorou 😉
Fico muito feliz que tenha visitado o blog. Tem tanta coisa sobre muitos lugares e tenho certeza que vai curtir outros posts também.

Beijocas

Resposta
Curiosidades do Natal Americano | She-ela.com Dezembro 22, 2014 at 11:58 pm

[…] meu texto listei dez curiosidades natalinas da Terra do Tio […]

Resposta
Michael Lobo Dezembro 28, 2015 at 4:18 am

Cléo, adorei seu post. É realmente a cultura norte americana é impressionante. Sou iniciante no seu blog, mas já virei seu fã. Com certeza estarei aqui todos os dias lendo seus posts pq também sou apaixonado pela cultura.

Resposta
laura Novembro 9, 2018 at 11:43 am

muito enteressante parabens rsrs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação