Cursos de inglês em Nova Orleans

0
98
Foto: Acervo pessoal.
Advertisement

Cursos de inglês em Nova Orleans.

As minhas recomendações de cursos de inglês em Nova Orleans são feitas do ponto de vista de uma professora. Na sala de aula e na vida, eu encontrei os seguintes tipos de alunos: aquele que aprendeu o idioma na escola ou cursinho, mas não fala por falta de confiança; o que não estudou muito, mas é desinibido, interessado e se vira nos 30; e o que não fala nada mesmo, nem refrão de música dos Backstreet Boys. Todos eles evoluíram com uma temporada de estudos no exterior.

Embora eu estudasse inglês desde os 8 anos de idade, foi somente na minha adolescência, quando comecei a dar aulas, que me tornei fluente. Eu ensinava 6 horas por dia, 4 vezes por semana. Aos sábados, eu atravessava Porto Alegre para ter aula de conversação com a prima de uma prima que tinha morado em Londres. Na ausência de um professor nativo, aquela era a opção mais próxima de aprender com alguém que havia aperfeiçoado o idioma. Todo mês, eu comprava uma revista de cinema importada que eu lia de capa a capa com o dicionário ao lado. Eu também assistia somente filmes e seriados legendados e escutava música com as letras na mão até decorá-las.

O que eu quero dizer com isso é que não basta frequentar o melhor curso se não tiver vontade de aprender. É necessário se empenhar dentro e fora da sala de aula. Os resultados são medidos de acordo com o esforço do aluno.

Ter a oportunidade de fazer um curso intensivo no exterior é um privilégio, mas estar aqui não é o suficiente. Sinto lhes dizer que não se aprende por osmose.

Para o imigrante e o expatriado, saber falar o idioma local permite ter independência e facilita a sua adaptação. Interagir com os nativos, aprender a sua cultura, suas gírias, os coloquialismos e viver no contexto é importantíssimo para não perder a piada.

Caso o seu destino for Nova Orleans, as opções de cursos de inglês são limitadas, mas excelentes.

Leia também: Visto para morar nos EUA

The University of New Orleans – Intensive English Language Program

O foco principal do IELP é preparar os alunos para entrar em universidades americanas como a UNO, mas opções de aulas práticas para pessoas que estudam por motivos pessoais ou profissionais também são oferecidas. O departamento internacional da universidade é bem preparado para receber e lidar com alunos de origens diversas. Além de serem atenciosos, ajudando no processo de inscrição, imigração, pagamentos e seguros, eles também oferecem atividades culturais para ajudar os alunos a se adaptarem aos EUA e a Nova Orleans.

Não é barato, mas os resultados são evidentes. Todos os meus amigos que estudaram na UNO, alguns que falavam o básico, saíram de lá satisfeitos e com um excelente comando do idioma. Entraram tímidos e saíram falantes.

A idade mínima para ingressar no curso é 17 anos, e é preciso ter o ensino medio completo. É possível se matricular no curso com o visto de turista se você já está nos EUA. Para adquirir o visto F-1, é preciso estar matriculado no curso em tempo integral. O campus fica em Lakeview, próximo ao lago Pontchartrain.

O custo para o aluno integral (20 horas por semana) é de $3000, sem acomodação. Para quem já está nos EUA e gostaria de estudar meio turno (10 horas por semana), o custo fica em torno de $1800 por sessão. Cada sessão dura dois meses.

Loyola Intensive English Program 

Outra opção é o curso oferecido pela Loyola University que, como a UNO, tem o interesse de recrutar alunos interessados em seguir estudos na universidade. O belíssimo campus fica no bairro Uptown.

Os requisitos são parecidos, mas essa última exige que o aluno tenha nível intermediário, que deve ser comprovado com pontuação de testes padronizados ou por carta do professor de inglês no Brasil e uma entrevista via Skype.

Leia também: Dicas para aprender inglês em Dublin

É um pouco mais barato do que o curso da UNO. O custo por 8 semanas de curso fica em torno de $2.500 sem acomodações e $3500 com acomodações. O curso de 4 semanas é oferecido somente no verão e é mais barato.

Para adquirir o visto F-1 é necessário estudar em tempo integral, que é de 15 semanas.

Catholic Charities – English as a Second Language Classes

O curso oferecido pela Catholic Services tem como missão facilitar a integração do imigrante na sociedade. Professores voluntários ministram as aulas que são oferecidas a cada semestre em três localidades na cidade. O processo de inscrição é simples e pode ser iniciado quando o aluno já estiver no país independente de visto.

O único custo é de $25 que cobre o valor dos livros.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.