Cursos de inglês em Nova Orleans.
As minhas recomendações de cursos de inglês em Nova Orleans são feitas do ponto de vista de uma professora. Na sala de aula e na vida, eu encontrei os seguintes tipos de alunos: aquele que aprendeu o idioma na escola ou cursinho, mas não fala por falta de confiança; o que não estudou muito, mas é desinibido, interessado e se vira nos 30; e o que não fala nada mesmo, nem refrão de música dos Backstreet Boys. Todos eles evoluíram com uma temporada de estudos no exterior.
Embora eu estudasse inglês desde os 8 anos de idade, foi somente na minha adolescência, quando comecei a dar aulas, que me tornei fluente. Eu ensinava 6 horas por dia, 4 vezes por semana. Aos sábados, eu atravessava Porto Alegre para ter aula de conversação com a prima de uma prima que tinha morado em Londres. Na ausência de um professor nativo, aquela era a opção mais próxima de aprender com alguém que havia aperfeiçoado o idioma. Todo mês, eu comprava uma revista de cinema importada que eu lia de capa a capa com o dicionário ao lado. Eu também assistia somente filmes e seriados legendados e escutava música com as letras na mão até decorá-las.
O que eu quero dizer com isso é que não basta frequentar o melhor curso se não tiver vontade de aprender. É necessário se empenhar dentro e fora da sala de aula. Os resultados são medidos de acordo com o esforço do aluno.
Ter a oportunidade de fazer um curso intensivo no exterior é um privilégio, mas estar aqui não é o suficiente. Sinto lhes dizer que não se aprende por osmose.
Para o imigrante e o expatriado, saber falar o idioma local permite ter independência e facilita a sua adaptação. Interagir com os nativos, aprender a sua cultura, suas gírias, os coloquialismos e viver no contexto é importantíssimo para não perder a piada.
Caso o seu destino for Nova Orleans, as opções de cursos de inglês são limitadas, mas excelentes.
Leia também: Visto para morar nos EUA
The University of New Orleans – Intensive English Language Program
O foco principal do IELP é preparar os alunos para entrar em universidades americanas como a UNO, mas opções de aulas práticas para pessoas que estudam por motivos pessoais ou profissionais também são oferecidas. O departamento internacional da universidade é bem preparado para receber e lidar com alunos de origens diversas. Além de serem atenciosos, ajudando no processo de inscrição, imigração, pagamentos e seguros, eles também oferecem atividades culturais para ajudar os alunos a se adaptarem aos EUA e a Nova Orleans.
Não é barato, mas os resultados são evidentes. Todos os meus amigos que estudaram na UNO, alguns que falavam o básico, saíram de lá satisfeitos e com um excelente comando do idioma. Entraram tímidos e saíram falantes.
A idade mínima para ingressar no curso é 17 anos, e é preciso ter o ensino medio completo. É possível se matricular no curso com o visto de turista se você já está nos EUA. Para adquirir o visto F-1, é preciso estar matriculado no curso em tempo integral. O campus fica em Lakeview, próximo ao lago Pontchartrain.
O custo para o aluno integral (20 horas por semana) é de $3000, sem acomodação. Para quem já está nos EUA e gostaria de estudar meio turno (10 horas por semana), o custo fica em torno de $1800 por sessão. Cada sessão dura dois meses.
Loyola Intensive English Program
Outra opção é o curso oferecido pela Loyola University que, como a UNO, tem o interesse de recrutar alunos interessados em seguir estudos na universidade. O belíssimo campus fica no bairro Uptown.
Os requisitos são parecidos, mas essa última exige que o aluno tenha nível intermediário, que deve ser comprovado com pontuação de testes padronizados ou por carta do professor de inglês no Brasil e uma entrevista via Skype.
Leia também: Dicas para aprender inglês em Dublin
É um pouco mais barato do que o curso da UNO. O custo por 8 semanas de curso fica em torno de $2.500 sem acomodações e $3500 com acomodações. O curso de 4 semanas é oferecido somente no verão e é mais barato.
Para adquirir o visto F-1 é necessário estudar em tempo integral, que é de 15 semanas.
Catholic Charities – English as a Second Language Classes
O curso oferecido pela Catholic Services tem como missão facilitar a integração do imigrante na sociedade. Professores voluntários ministram as aulas que são oferecidas a cada semestre em três localidades na cidade. O processo de inscrição é simples e pode ser iniciado quando o aluno já estiver no país independente de visto.
O único custo é de $25 que cobre o valor dos livros.