BrasileirasPeloMundo.com
Suécia

Curtindo as férias de verão como os suecos

Enfim julho!!! Depois de 9 meses de muito frio, escuridão e neve finalmente podemos comemorar o verão na Suécia. Com o verão também vêm as tão sonhadas férias escolares, o que significa que as crianças podem ficar “de pernas pro ar” durante aproximadamente 2 meses (o ano letivo nas escolas geralmente termina na segunda semana de junho e o novo calendário escolar se inicia em meados de agosto). Se engana quem pensa que as férias de verão é algo obrigatório somente para crianças. Por lei, o sueco tem direito a no mínimo 4 semanas de férias durante o ano, que são religiosamente tiradas durante o verão sueco.

Por isso não espere muito dos suecos durante o verão, pois eles estão literalmente ocupados em curtir as tão merecidas férias. A maioria das empresas, lojas e departamentos públicos reduzem a quase 80% o atendimento a seus clientes durante o mês de julho. Então, se você quer fazer negócios na Suécia, ou precisa de um documento assinado durante este período, vai ter que esperar até agosto porque durante o verão o sueco provavelmente vai estar deitado na grama de um parque tomando sol e lendo um livro.

Em outras palavras, o período de férias é para os suecos tão sagrado quanto o feriado de Carnaval ou de Natal é para nós, brasileiros. E se o período de férias vem acompanhado de sol e calor a alegria e sueco ainda é maior, porque se você quer fazer um sueco feliz leve-o para o sol e para à praia. Fica a dica!

Mas, como o verão sueco é imprevisível e pode se resumir à dias mais que chuvosos os suecos se planejam sempre contando com a possibilidade de precisar fazer as malas, pegar o primeiro avião e literalmente correr daqui em busca do sol em outras terras quentes.
Querem saber para onde os suecos fogem caso o sol não resolva dar o ar de sua graça por aqui?

As ilhas de Rhodos, Kreta e Samos na Grécia são definitivamente um destino certo. E tanto é assim que existem pacotes de viagem com hotéis especializados e personalizados somente para os suecos que resolvam desembarcar em terras gregas.

Não muito atrás na lista de preferência ficam as Ilhas Canárias e Palma de Maiorca, na Espanha. Devido aos baixos preços dos imóveis em terras espanholas são muitos os suecos que compram apartamento por lá para assegurar férias com sol e praia.

Outro país que se tornou reduto de suecos durante as férias de verão é a Croácia, que com estadia a preços muito acessíveis e praias espetaculares ganhou definitivamente a simpatia dos suecos.

Mas aí tem o sueco que não deixa a Suécia por nada durante as férias de verão. E posso dizer que quem fica por aqui não se arrepende, só se chove, é claro. De norte a sul do país a paisagem é de cartão postal e você pode se divertir e descansar sem gastar muito dinheiro. Quer saber como? Aqui vem a resposta:

Como a Suécia é rodeada de lagos por todos os cantos não se faz necessário viajar quilômetros para curtir uma “praia”.

Para quem não curte um mergulho no lago, há também as piscinas públicas, que com ingressos a preços populares, é uma boa alternativa para quem quer variação durante as férias.

Os parquinhos de bairro e os parques de diversão também não deixam a desejar. Nos últimos anos os suecos se renderam a ideia dos parques aquáticos, muitos deles com a opção de hospedagem e atraem principalmente famílias com crianças de 0-7 anos.

Se o assunto é criança as opções de diversão ainda são mais abrangentes. Um exemplo bem típico são os acampamentos de férias, que no geral, duram uma semana e têm temas específicos como por exemplo: tênis, hipismo, futebol, ginastica, dança e por aí vai. Esta opção é muito popular entre famílias que passam as férias de verão por aqui e querem que os filhos pratiquem algum tipo de atividade/esporte. Vida sedentária para as crianças não é permitida no inverno, que dirá nas férias de verão! Infelizmente este tipo de atividade não tem preços nada baratos, o que faz com que se torne em um programa de verão restrito à famílias com maior poder aquisitivo.

Como escrevi, não é só na praia que as famílias suecas curtem suas merecidas férias de verão. As casas de campo são tão cogitadas quanto às praias. De cada 10 famílias suecas, eu diria que 5 têm uma casa no campo. Como o país é pequeno e as distâncias entre as cidades não são muito longas, se comparado com o Brasil, o acesso ao campo pode se dizer é bem simples.

Quer um exemplo? Eu moro no centro de Estocolmo e gasto cerca de 1 hora e meia de carro para chegar até a minha casa de campo. Que comodidade!

Outra jeito bacana de curtir as férias por aqui é nos carros trailers. Muitas famílias fecham suas casas na cidade e se acomodam em trailers para ficar mais perto da natureza. As estações de trailers são geralmente perto dos lagos. Esta opção é barata e oferece muita flexibilidade, já que se eu quero mudar de ambiente me acomodo no meu trailer e viajo até a cidade mais próxima. Muitas famílias usam esta opção para conhecer as cidades européias.

Já para quem está com pouco dinheiro e precisa economizar, os parques da cidade são de graça e as paisagens lindas são convidativas para um piquenique com os amigos ou para a companhia de um livro interessante. Diga-se de passagem, na época das férias a venda de livros aumenta quase que 80% entre os suecos. Entre os livros mais vendidos estão os de suspense e de romance, porque ninguém é de ferro.

Mas como toda regra tem sua exceção, você pode se deparar com o grupo de suecos que prefere curtir as tão merecidas férias durante o inverno, justamente para não precisar amargar a escuridão e os dias frios por muito tempo. Para quem escolhe por esta opção, as escolas ao redor do país oferecem recreação (fritids) para as crianças cujos pais estão trabalhando durante as férias escolares.

Muitas escolas fecham durante o mês de julho, mas isto não significa que as crianças que precisam de cuidados ficam sem atenção.

Se você estiver na Suécia durante as férias de verão faça como os suecos, curta todos os dias de forma intensa, aproveite o sol, os amigos e a natureza deslumbrante, pois como os próprios suecos dizem o verão por aqui é curto e a maioria dos dias chove. E sabem o que?

No momento que estou escrevendo este artigo, estou vendo pela janela do meu quarto que a chuva cai lá fora, e a dona chuva tem-se feito presente aqui pelo terceiro dia consecutivo.

Boas férias a todos vocês ao redor do mundo!

Related posts

O modo “Lagom” De Ser

Vânia Romão

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Violência doméstica na Suécia

Vânia Romão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação