BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Espanha

Custo de vida em Barcelona

Desde que comecei a escrever para o blog recebo emails com perguntas relacionadas ao mesmo tema: “muito legal Barcelona, as atrações, o clima… Mas… Quanto é que custa mesmo para passear por aí?” Como é o custo de vida em Barcelona?

Eu também sempre que penso em ir a outro lugar, seja para estudar ou passear, quero (e preciso!) saber quanto custam as coisas por lá.

Por isso, hoje meu post é sobre o custo de vida em Barcelona. Muitas colegas do blog já escreveram sobre isso e hoje conto um pouco sobre a situação da capital da Catalunha.

Comparado ao resto dos países europeus, a Espanha é um país economicamente mais acessível. Barcelona, portanto, é uma das cidades mais caras para passear e/ou viver.

Pensando um pouco em quem vem viver aqui, nós, que viemos do Brasil, geralmente pensamos nos bairros possíveis pra morar, especialmente com relação à segurança e aos transportes públicos. Em Barcelona a grande maioria dos bairros é segura (pode haver roubos, mas sem violência) e a cidade conta com uma rede de transportes públicos de dar inveja: ônibus, metrô, trens de superfície e ciclovias fazem com que você possa morar em bairros mais afastados e tranquilos – lembrando que Barcelona é uma cidade cheia de turistas e se você quer sossego deve ficar longe do centro -, sem ter que andar de carro.

No entanto, se você quer viver perto do centro ou da praia, o aluguel de um apartamento simples de 2 quartos gira em torno de 700-800 euros.

Outra alternativa é morar nas cidades adjacentes, onde a vida é mais barata e você está a 40 minutos do centro, por exemplo. O sistema de “Rodalies” conecta Barcelona com a maioria das cidades da Catalunha. Nessas cidades o aluguel do mesmo tipo de apartamento que comentei antes sai por 550-650 euros; nuitos, com vista pro mar e mais modernos. É de pensar né?

O sistema de transporte também é um dos mais caros da Espanha. O sistema está organizado por zonas de 1 a 6. Zona 1 para Barcelona e região metropolitana, a passagem com 10 viagens custa 10 euros. Quanto mais longe, mais caro, simples assim. Os bilhetes são combinados e durante 1 hora e 15 minutos você pode pegar um trem, um ônibus e o metrô pagando somente uma passagem.

A comida, considero mais barata que no Brasil. Como estamos perto da África, temos bastante variedade de frutas e verduras. A carne segue sendo mais cara e como já comentei em outro post o forte aqui é a dieta mediterrânea, então peixes e frutos do mar são mais fáceis de encontrar em cada esquina. A Catalunha também possui boas vinícolas – inclusive a Freixenet, queridinha dos brasileiros, está aqui. Então, tomar excelentes vinhos por 5 euros é possível. Eu diria que aqui comemos e bebemos melhor por menos.

Com relação ao lazer, Barcelona tem muitas atrações todos os dias. O setor cultural trabalha intensamente e nesta cidade sempre há alguma exposição, show, teatro ou festa de rua acontecendo. Muitas são grátis e outras têm preços reduzidos em algum dia da semana, enfim… Você não ficará em casa porque não tem dinheiro pra gastar, pois há muitas opções. Sem contar que a cidade em si é um encanto: um passeio pelas ruas do bairro gótico ou pelo passeio marítimo faz você gastar só a sola do sapato e voltar pra casa renovado.

Mas falando em lazer, quem gosta de viajar como eu não se contenta em ficar só na cidade. Mais que Barcelona, a região da Catalunha encanta pela sua diversidade. Saindo da capital você encontras as lindas praias da Costa Brava ou da Costa Dourada ou ainda vai por outro caminho e chega aos Pirineus para ver a neve. Qualquer uma dessas opções está a no máximo 2 horas de carro. Há pedágios nas estradas, entre 1 e 8 euros, dependendo de onde você vai. E se tiver mais tempo e disposição, o sul da França é logo ali. Com a gasolina a 1,10 euros mais ou menos o litro, dá pra passear bastante. Se você não tem carro, pode ir de trem, de ônibus ou usar os serviços de carros compartilhados, muito comuns por aqui.

Embora seja um país diferente da maioria da Europa (especialmente dos países do norte), a cultura segue sendo “sem frescura”. O pessoal viaja e leva bocadillos – sanduíches de pão francês e o que mais você quiser dentro -, compartilha gasolina, vai à praia com isopor e pasmem, não é feio! Hehehe. Ninguém gasta dinheiro por gastar e não há necessidade de aparentar nada. Eu, particularmente, me sinto muito bem com isso.

No entanto, se você quer comer em um restaurante em Barcelona, o sistema é o de menu à la carte: primeiro prato, segundo prato, sobremesa ou café e bebida incluída. O valor oscila entre 10 e 30 euros, dependendo do lugar. Locais turísticos, obviamente, são mais caros. Fora de Barcelona os preços vão por aí também, dependendo de onde você vai. E um hotelzinho normal na praia ou serra pra passar o fim de semana custa em média entre 80-100 euros por casal, com café da manhã.

Com um salário mínimo de 700 euros e um salário médio entre 1300 a 1.800 para quem trabalha 8 horas, é possível fazer um pouco de tudo.

Espero ter ajudado um pouco a fazer as contas antes de vir!

Até a próxima!

Related posts

Clima na Galícia

Juliane Prado

Região de Andaluzia

Thais Maciel Gomes

O que fazer com mil dólares no Missouri?

Renata Tavares

9 comentários

Ana Júlia Novembro 22, 2015 at 9:23 am

Olá Juliana!
Estamos com uma proposta de trabalho pra Barcelona e estou procurando informações em blogs de brasileiras por aí para entender melhor como são as coisas e achei esse seu post ótimo!
Em relação a custo de vida já deu para ter uma boa idéia mas duas coisas estão me atormentando e se vc puder me ajudar seria muito grata.
A primeira, vc considera a cidade segura? A grande razão pela qual eu estou considerando ir embora do Brasil é a segurança, não é dinheiro, até porque vamos ganhar menos, nem viagens, nem suposto glamour por viver na Europa.. Eu só quero viver num lugar onde não me sinta constantemente correndo risco de morte ou de ter minha casa invadida.
Segunda pergunta .. É sobre escola pública… Tenho dois filhos, 14 e 12 anos, portanto em idade do secundário dai, gostaria de saber se o horário escolar é o mesmo em todas as escolas pois vi informações na internet que esses horários podem variar? É verdade que a alimentação é obrigatoriamente paga? Se sim saberia quanto mais ou menos? É verdade que o material é pago? Teria uma idéia de valor e se isso é pago em uma vez ? No começo das aulas?
Desculpe se for muito detalhado, estou buscando uma idéia por enquanto, não queria já sair incomodando as escolas sem ter nenhuma noção antes.
Muito obrigada!

Resposta
Juliana Dezembro 6, 2015 at 6:02 pm

Oi Ana Julia, desculpe a demora em responder!
Considero Barcelona segura sim, há roubos, mas não com violência como no Brasil. Na verdade, não chega nem perto. Penso que a maioria das cidades europeias são seguras, Barcelona não é diferente, embora seja bastante movimentada, com turistas o ano inteiro.
As escolas públicas aqui vão de 9 às 12h, e de 15h às 16:30 e é ensinado o espanhol e o catalão como línguas oficiais. As crianças podem ficar na escola durante o horário de almoço mas você paga por isso, não tenho esse valor exato, você podia buscar no site da Generalitat http://queestudiar.gencat.cat/ca/, com certeza você encontrará informações mais concretas. Os valores em geral são pagos a princípio do ano, mas com certeza nem se compara ao preço do Brasil, será mais barato.

Qualquer dúvida mais pode me escrever. Um abraço!!

Resposta
vanlovely Dezembro 5, 2015 at 4:45 pm

Olá, Juliana,

Moro em Dublin e meu namorado conseguiu emprego em Barcelona na quinta passada, então estamos nos mudando pra aí. Estamos buscando algumas informações sobre a cidade e adoramos ler seu post! Muito obrigada!! Deu uma segurançazinha a mais.
Estávamos preocupados com o aluguel, pois aqui em Dublin é bem carinho, mas já estamos mais tranquilos com suas informações, e sobre transporte também.
Tenho 2 perguntinhas, não sei se pode me ajudar; 1- Existem mercados brasileiros aí? Só por curiosidade mesmo, pois por aqui tem. 2-Existe um visto para partnership? Meu namorado tem cidadania Italiana e eu estou no processo pra pegar meu visto aqui na irlanda, mas não sei se dá tempo de esperar aqui.
Se souber me responder ou não, agradeço mesmo assim!
Bjo

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Dezembro 6, 2015 at 6:08 pm

Oi Vanessa! Acho que você vai gostar bastante daqui. Fico feliz em saber que meu post ajudou, realmente Barcelona é bem mais barata que Dublin, risos.
Com relação à mercados…há um mercado latino, aliás, mais de um, estão espalhados pelos bairros.
Com relação ao visto…a empresa do seu namorado pode informar melhor. Em teoria se vocês não são “pareja de hecho”, união estável, você nao pode ficar aqui, a não ser que tenha outro visto europeu. Se sim, ele pede uma reagrupação familiar pra você e pronto, mas sinceramente não sei te afirmar, seria melhor informar-se com a empresa daqui que deve estar acostumada com esses trâmites. Se houver algo mais em que eu possa te ajudar é só escrever!! Um abraço!

Resposta
Marce Janeiro 29, 2016 at 7:27 pm

Ola Juliana. Muito bom todos os pontos que voce apresenta e esta ajudando muito a mim e minha esposa.

Estamos a quase 1 ano ja programando nossa saida do Brasil para viver na Europa. E apos conhecer Barcelona ficamos encantados. Minha esposa é cidadã italiana, então teremos acesso livre ao pais.

Sabemos que é completamente diferente a visao de quem vai passear e/ou morar e trabalhar.

Quero apenas tirar algumas duvidas:

1- Quando voce diz cidades adjacentes seriam quais para ter uma ideia? Isso me parece importante até mesmo para economia de inicio. Tenho visto bastante Les Corts, que é uma regiao nao tao cara. Seria locais assim que voce diz?

2- Sei que é chato perguntar sobre trabalho e não é sua área. Mas pelo que percebe, as pessoas que trabalham com TI, são pessoas que estao sendo valorizadas em Barcelona?

3- E se o excesso de brasileiros morando em Barcelona pode ajudar ou atrapalhar. Digo, brasileiros são bem recebidos e bem vistos? Os brasileiros se ajudam?

4 – Qual epoca voce aconselha chegar? Queremos entre Julho e Agosto

Muito obrigado pela atençao e pelas informaçoes de seus posts

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 29, 2016 at 10:19 pm

Olá. A Juliana parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Ana Junho 8, 2016 at 3:30 pm

Quem está no lugar dela?

Resposta
Odete Junho 21, 2016 at 1:48 am

Juliana muito obrigada,adorei!!!

Resposta
Andreza Nagel Outubro 3, 2016 at 4:11 pm

Olá. Adoramos o blog e as informações sobre o custo de vida. Eu e meu marido estamos pensando em morar em Barcelona e temos uma filha de 3 anos e estou grávida de 5 meses , se possível gostaríamos de saber mais sobre como funciona o sistema de saúde publica, quais os bairros com o aluguel mais em conta e se hoje ha bastante vagas no mercado de trabalho? Qualquer informação nos será muito útil. Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação