BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo EUA Texas

Custo de vida em Houston

Sempre fui muito reticente em escrever sobre custo de vida em Houston ou qualquer outro lugar, afinal o custo varia de acordo com o padrão e orçamento de cada um.  Cada família enfrenta uma realidade quando chega ao país e a cidade, depende se veio com suporte de uma empresa, se tem familiares ou conhecidos ou se tudo é uma grande incógnita.

Porém, alguns custos são inevitáveis como: aluguel, contas de água, luz, gás (que aqui são chamadas de utilities) supermercado, alguma diversão.

Houston é considerada uma cidade bastante acessível quando comparada a cidades na costa leste e oeste americana, por exemplo, Nova Iorque e Los Angeles respectivamente.

Vou fazer uma lista com alguns números, para se ter uma boa noção do quanto se gasta em Houston para viver.

Começando por coisas boas:

  • Diversão: Houston oferece várias opções de diversão como cinemas, teatros, museus aquários, zoológico… se você vem a passeio ou acabou de chegar na cidade, a minha dica é comprar o Houston City Pass, falo dele melhor no Maria Aqui e Ali, mas basicamente é um passe que precisa ser usado em 9 dias consecutivos e inclui as melhores atrações da cidade com um desconto de 40%.

Cinema – tem para todos os gostos e bolsos, tem cinema com jantar incluído, cinema com cobertor, cadeira reclinável, mas o básico custará em torno de U$10 por pessoa. Vale lembrar que durante a semana vários cinemas dão descontos em suas sessões.

Museus – Houston tem uma área de dar inveja a muitas cidades americanas, o Houston Museum District inclui 19 museus (História Natural, Arte Moderna, Museu da Criança) a média de entrada U$20.  Museu de História Natural  eu conto mais aqui. Porém, às quintas feiras, em horários predeterminados, a entrada é gratuita.

Restaurantes: Houston tem uma infinidade deles, dos fast foods, aos econômicos, intermediários e caros.

Mc Donald’s, uma promoção do Big Mac U$5.99.

Chili’s (rede americana) eles têm uma promoção Dinner for two U$20, uma promoção que inclui uma entrada e dois pratos principais. Esse é um restaurante econômico e bem popular por aqui.

Brio, PF Changs, Oliver Garden, Red Lobster são alguns intermediários e a média, por pessoa, é U$20 dólares (prato principal e bebida).

Perry’s , Da Marco são alguns restaurantes considerados caros. A média, por pessoa: em torno de U$55.

  • Aluguel: o aluguel pode variar  de acordo com a região escolhida. Mês passado fiz um post sobre as regiões de Houston que você lê aqui. Você também precisará levar em consideração a escola: você encontra detalhes nesse post.

Inner loop: em um apartamento de dois quartos, você gastará uma média de U$1800 a U$2200/mês. Conforme o afastamento do centro, os valores vão diminuindo.

Leia também: vistos para morar nos Estados Unidos

Katy: o mesmo apartamento pode custar U$900 a 1500/mês.

Memorial: em torno de U$1500 a 1800/mês.

  • Supermercado: Houston possui uma grande rede de mercados dos populares ao estilo ” boutiques”. O quanto se gastará por mês varia de família para família, de acordo com os hábitos alimentares, porém, para se ter uma ideia o governo dá um valor de cesta básica para famílias de baixa renda, aqui chama-se food stamps,  o valor mensal para uma família de 3 pessoas é de U$511, para 4 pessoas U$649.
  • Transporte: Houston é uma cidade que precisa de melhorias no sistema de transporte público. O metrô, que aqui é de superfície, apenas abrange a região do Medical Center e Downtown. Ônibus também não são muitos, e dependendo da região que você escolher morar, o deslocamento sem carro é bastante complicado. Entretanto, comprar um carro não é uma tarefa difícil. Car max e auto trader são sites onde você pode buscar seu carro. Todo carro aqui, obrigatoriamente, precisa ter seguro, então considere em torno de U$300 a U$800/anuais, dependendo do tipo de cobertura. A gasolina varia muito de acordo com a cotação do barril do petróleo que, atualmente, está em baixa, então, o litro da gasolina hoje (abril/2016) custa cerca de U$0.49.
  • Plano de saúde: se você vem expatriado, provavelmente não verá descontado nenhum valor no seu salário do plano de saúde; se você é contratado localmente, você terá o plano oferecido pela sua empresa, que descontará o valor do seguro direto no seu salário. Algumas empresas oferecem, gratuitamente, o seguro aos seus empregados, porém, dependentes são descontados. O sistema de saúde aqui é bem complicado e, diferente do que muitos possam pensar, está em um ranking baixo mundialmente. Além do valor mensal que você paga, cada visita ao médico tem um co-pagamento. Se você quiser saber mais um pouco, informações nesse post.  Se você precisar fazer um plano particular para uma família de 3 pessoas (2 adultos e 1 criança) em um plano básico da Blue Cross Blue Shield, que é uma empresa bem conceituada, pagará em torno de U$500.
  • Contas mensais/Utilities : como água, gás, luz, tv a cabo, internet.

Água: de acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água, por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. Ou seja uma família de 3 pessoas gastaria 9900 litros de água, por mês , o que custaria aqui cerca de U$22, porém, na prática, ainda gastamos muito mais do que o recomendado, principalmente se você mora em casa, e, se tem piscina, então considere um valor de U$ 30-35 por mês.

Eletricidade:  o custo de eletricidade em média é U$ 0.10 por Kwh. As casas e apartamentos têm ar condicionado centra,l o que no verão aumenta, consideravelmente, a sua conta de luz.

Gás: no verão, geralmente as contas são baixas, em torno de U$30, triplicando muitas vezes no inverno, quando se usa mais gás para o aquecimentos das casas.

TV a cabo e internet: são uma infinidade de planos, valores variam muito de acordo com os canais escolhidos e velocidade da internet. Os planos que combinam internet, tv e telefone são chamados de bundles. Preços podem variar de U$60 a U$200/ mês.

Todos esses valores são para a cidade de Houston e ilustrativos e medianos. Famílias têm outros gastos como: impostos, academia de ginástica, esportes, escolas (se optam pela escola privada), se têm filhos: atividades extracurriculares. Poderia fazer uma lista interminável de itens, mas acredito que, com esses acima citados, já se tem uma ótima noção de quanto custa viver por aqui.

Ainda tem dúvidas? Quer saber um pouco mais sobre a cidade e outros custos? Deixe seu comentário e ficarei feliz em responder e ajudar.

See you soon.

Related posts

O que se come nos Estados Unidos?

Liliane Oliveira

Custo de vida em Madri

Denise Neves

Dicas para comer em Nova Iorque

Debora L. Juneck

16 comentários

Erika Martins Carneiro Junho 6, 2016 at 12:36 am

Como sempre, ótima! Nossa, que gasolina baratinha!! Por isso que os americanos ficam de cabelo em pé quando vêm para cá…
Beijos, adorei!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2016 at 1:00 pm

Obrigada Erika… Americano se impressiona mesmo com os altos preços quando viajam para a Europa, seja gasolina, vestuário.Se for do Texas então o susto e ainda maior.. Beijos

Resposta
Paula Junho 6, 2016 at 1:56 pm

Cheguei agora no blog e já encontro matéria sobre Houston ❤️ Amo ! Tive minha filha mais nova aí , é minha cidade do coração .

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 7, 2016 at 11:47 am

Bem vinda Paula!!! Minha filha também nasceu aqui e acho que esse acontecimento marca a gente… Uma espécie de gratidão a cidade…
Espero que através dos textos sobre Houston tragam ótimas recordações. Obrigada pelo comentário.

Resposta
Gabriela Setembro 10, 2017 at 12:26 pm

Oi Renata! Adorei essa leitura.
Estamos em processo de busca de informações, já que amadurecemos a ideia de irmos praí.
Meu marido é engenheiro de petróleo e me parece que aí é o coração da indústria petrolífera.
Essas empresas se localizam em Houston ou ficam espalhadas pelo TX? Você tem alguma página que indique ou algum lugar onde posso ter mais informações?
Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 7:53 pm

Ola Gabriela,
A grande maioria das indústrias de petróleo sim ficam localizadas aqui. O melhor lugar para verificar a disponibilidade de vagas são os sites das empresas ou Linkedin, onde a comunidade do petróelo se comunica e troca bastante informação. Obrigada

Resposta
Thiago Alessio Pacheco Janeiro 28, 2018 at 5:24 pm

Olá Renata
Estou em crise de identidade com meu trabalho. Gostaria de me aventurar em Houston, talves ajudando com idiomas portugues ou algo parecido. Sou adv aqui em BH, mas estou perdido e infeliz. Voce acha que devo me arriscar ai?

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 2, 2018 at 5:32 pm

Thiago,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Infelizmente não posso te responder com um sim ou não. Cada um sabe o que espera para o prórpio futuro e quais desafios e dificuldades está disposto a enfrentar. O que posso dizer apenas é para você respirar fundo e avaliar muito bem ants de tomar qualquer atitude. Boa sorte.

Resposta
Odaír Da Costa Fevereiro 12, 2018 at 12:12 am

Olá Renata quanto custa uma kitnet em Houston

Resposta
Odaír Da Costa Fevereiro 12, 2018 at 12:15 am

É possível se manter com 900 doláres mensais?

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 12, 2018 at 4:58 am

Odair,
Obrigada por acompanhar o BPM. Não sei quanto custa um quitinete, que aqui é chamado de studio, pois depende muito da região que se queira morar. Se dá para viver com 900 dólares, só você pode decidir a respeito. Aqui é obrigado por lei um valor mínimo por hora, se o salário não é complementado por comissão ou gorjetas,de U$7.25/hora, o que daria pela jornada de 40 horas, o equivalente a U$1160 antes das taxas.Acredito que pelos valores que compartilhei no texto, você possa ter uma idéia do que poderia fazer com os 900 dólares. Boa sorte.

Resposta
Claudinei Fevereiro 18, 2018 at 3:16 pm

Adorei o site e as informações, muito legal de sua parte compartilhar isso.

Obrigado!

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 21, 2018 at 3:06 pm

Obrigada por acompanhar o BPM, Claudinei.

Resposta
Clailson Melo Março 18, 2018 at 6:01 pm

Ola, Renata! Seu texto falando sobre Houston é maravilhoso. Estou pensando em ir para Houston para passar uma temporada e fazer um curso de inglês. Vou com minha esposa e 2 filhos ( 3 e 1 ano de idade). Qual o valor mínimo uma família com 4 pessoas gastaría aí. Quero ir preparado financeiramente, afinal, com criança nunca se sabe o que vai precisar.

Resposta
Osvaldo Júnior Dezembro 19, 2018 at 12:45 pm

Renata gostaria de saber se é possível ter uma residência fixa aí!
Ou seja não passar apenas uma temporada aí mas sim viver !

Se certificados de habilitações de outros países são reconhecidos afim de garantir para a vida um bom emprego!😕😕

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 19, 2018 at 6:19 pm

Olá Osvaldo,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação