Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Custo de Vida Pelo Mundo»Custo de vida em Jacarta
    Custo de Vida Pelo Mundo

    Custo de vida em Jacarta

    Mariana Neder PetriniBy Mariana Neder PetriniApril 19, 2017Updated:April 5, 20186 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Custo de vida em Jacarta. Fonte: Arquivo pessoal.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Falar sobre o custo de vida em Jacarta não é um assunto tão fácil, já que existem opções para todos os bolsos. Pessoas podem vir para cá e achar que os apartamentos são muito caros, como podem também encontrar um super barato.

    A cidade de Jacarta é divida em regiões, como a cidade de São Paulo, por exemplo. Existe Jakarta Selatan, Jakarta Barat, Jakarta Central, Jakarta Utara e Jakarta Timur (sul, oeste, norte e leste, respectivamente).

    Eu sempre morei na área central ou no sul da cidade que, particularmente, acho mais legais e têm mais coisas para se fazer, então os meus preços e pontos de vista são relacionados à estas duas áreas. E todos os valores estão em dólar americano, considerando 1 USD equivalente a 13,500 IDR (rúpias indonésias).

    Vamos começar explicando as opções de moradia:

    Kost ou kos kosan – Seria praticamente uma pousada, onde você aluga um quarto, na maioria das vezes com cama de casal, ar condicionado, wi-fi e banheiro. Às vezes, possui TV e geladeira também. A área social do kost pode não ter nada, como pode ter uma sala, cozinha, sala de reunião, academia… Tudo isso depende da localização e do preço que você quer pagar. Pelas minhas buscas em Jacarta, já encontrei de $150 à $550 por mês.

    Apartamento – Todos sabem como seria um apartamento, certo? Por aqui, é comum encontrarmos apartamentos para alugar já mobiliados. Muitos dos complexos de apartamentos possuem piscina, academia e estacionamento, alguns deles têm acesso direto a um shopping center que, conforme citado neste texto, estão em todos os cantos da cidade.

    A maior diferença que encontrei foi que a maioria dos apartamentos não possui forno na cozinha, apenas duas bocas de fogão. E muitas vezes não possuem máquina de lavar, sendo assim, o próprio prédio possui uma lavanderia, onde você deixa as roupas e paga por quilo, ou então é preciso levar as roupas à uma lavanderia externa.

    Nos apartamentos que já morei e pelas buscas que fiz, sempre com dois quartos (podendo morar até três pessoas), os preços variavam entre $600 e $1,200.

    Leia também: dicas para casar em Bali

    Townhouse – Como um mini condomínio de casas. Normalmente possuem segurança 24 horas e alguém responsável pela limpeza do local. Algumas possuem piscina ou uma academia também.

    A única townhouse que eu olhei, quando procurava algo para morar, tinha três quartos, era semi mobiliada (faltavam os acessórios de cozinha) e o valor era quase o mesmo que um quarto num kost bom, cerca de $600 por mês.

    Casas – Essas são as minhas preferidas, mas ainda não morei em nenhuma delas por aqui. A maioria das casas em Jacarta são mais antigas e, por isso, muito grandes. Porém, muitas vezes caras e em áreas nobres ou localizadas em pequenas ruelas, o que dificulta o acesso, considerando que esta cidade possui um trânsito intenso a todo momento.

    Em busca de casas mobiliadas, normalmente encontramos casas grandes, de quatro ou cinco quartos, às vezes com piscina. Já vimos uma que o preço incluía até um cachorro e um rapaz para cuidar do cachorro, acredita? Preços de casas variam muito, encontramos desde $900 até $4,000.

    O fato de sermos de fora, ou gringos, complica um pouco mais também, pois todo mundo na Indonésia assume que gringo tem dinheiro, então não importa onde formos procurar um lugar para morar, eles olham para a minha cara de europeia que não fala bem a língua deles, e já resolvem cobrar um pouco a mais.

    Outra coisa que achei diferente, de qualquer outro lugar do mundo, é que aqui normalmente você aluga um lugar para morar com um contrato de no mínimo um ano e tem que pagar os doze meses antecipadamente. Uma loucura, né? Quando você vem via empresa, normalmente eles já cobrem este custo, o que facilita. Não foi o nosso caso, mas demos sorte de sempre conseguir pagar a cada três meses.

    Como podem ver, o local que você escolherá para morar em Jacarta, depende do tamanho do seu bolso e das regalias que pretende ter.

    Planilha de gastos. Fonte: Arquivo pessoal.

    Aqui é muito comum ter empregados, mesmo morando em apartamentos. E os preços também variam, você pode ter uma ajudante mensal, de segunda à sexta-feira por cerca de $350, como pode pagar uma diarista, por cerca de $3,5 a hora.

    Além de um lugar para morar, outros gastos são energia, água e internet. Energia varia também, conforme a quantidade de tempo que você fica em casa e o ar condicionado utilizado (Jacarta é uma cidade quente e úmida, então dentro de casa normalmente temos o ar sempre ligado). Nossa conta de energia varia entre $90-170. Água nós gastamos em torno de $10 por mês. Já a internet sai $45 por mês, ilimitada.

    Leia também: transporte público em Jacarta

    Comparada ao preço de moradia, a comida é relativamente barata. Você pode comer na rua, por a partir de $1,5 uma refeição, ou até mesmo em restaurantes baratos, por $3. Em restaurantes mais caros, uma refeição pode sair até $60.

    Já a bebida alcoólica é um pouco mais cara por aqui, uma cerveja long neck num bar, aproximadamente $5, e uma taça de champanhe $14. Uma garrafa de vinho no mercado, das mais baratas, sai no mínimo $25 e uma de whisky, por exemplo, $75. Comparado ao valor da comida, eu considero caro o preço da bebida alcoólica.

    Enfim, é possível viver com pouco dinheiro em Jacarta, como também é possível gastar uma quantia bem alta por mês, basta saber com o que você pretende gastar e o estilo de vida que pretende levar. De qualquer forma, se resolver vir para cá, saiba que existe sempre uma opção que caberá no seu bolso!

    Gostou? Então, até a próxima!

    Textos relacionados

    • Visto de estudante na Indonésia, existe?
    • Bali, a ilha dos deuses
    • Mercados tradicionais em Jacarta, Indonésia
    • O que aprendi depois de um ano na Indonésia
    • Casamentos e tradições na Indonésia
    • Indonésia – Turismo ao redor de Jacarta
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    custo de vida Indonésia Jacarta morar na Indonésia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Mariana Neder Petrini
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Mariana é piracicabana, graduada em Hotelaria e Administração de Empresas e profissional da área de logística. É bailarina nas horas vagas, artista, arteira e amante de café. Atualmente mora em Jacarta, na Indonésia, com seu marido, planejando a próxima parada. Juntos, possuem um blog onde relatam suas viagens pelo mundo.

    Related Posts

    A difícil vida de migrante durante a pandemia no Minho em Portugal

    April 26, 2021

    The Valley: a Flórida texana

    January 19, 2021

    Onde fazer compras em Vilnius

    November 22, 2019

    6 Comments

    1. Silvio Luiz Rodrigues Testasecca on June 24, 2017 4:33 am

      Mariana, obrigado pelas dicas nesse post; pelo que entendi é possível conseguir um lugar legal perto de escolas por uns US$ 3,000.00 é isso? há como fazer contrato por apenas 3 meses, que é o tempo que pretendo passar ai numa primeira viagem? Outra ideia minha é trabalhar em alguma organização internacional como voluntário, isso voltada para a área agrícola, tipo ASEAN. Um abraço, Silvio Testa.

      Reply
      • Mariana Neder Petrini on July 11, 2017 3:07 am

        Ola Silvio!
        Sim, é possível encontrar um lugar simples por menos até (eg. kost kosan – praticamente pousadas). Se precisar de ajuda quando começar a planejar a viagem, fique a vontade para entrar em contato comigo novamente.
        Tenho contatos na ASEAN também, caso precise de ajuda!
        Boa sorte!

        Reply
    2. Carolina Sampaio on July 28, 2017 12:52 am

      Olá Mariana!
      Ainda mora em Jakarta?
      Acabei de me mudar pra cá, e estou precisando de algumas dicas!

      Reply
      • Mariana Neder Petrini on July 30, 2017 10:41 am

        Oi Carolina, tudo bem?
        Seja bem vinda!
        Eu ainda moro aqui sim 🙂
        Fique à vontade para me adicionar no facebook ou me mandar um e-mail, podemos conversar com mais detalhes por lá!
        Abraços!

        Reply
    3. Thiago on November 27, 2017 3:01 pm

      Olá Mariana, tudo bem?
      Sou brasileiro de Sorocaba e minha esposa está com uma proposta de trabalho em Jakarta!
      Estamos com algumas dúvidas que o empregador e a embaixada não estão sabendo responder, você com mais experiência e já vivendo na Indonésia, poderia por favor passar algum contato para que eu pudesse entrar em contato com você e quem sabe você não pode nos ajudar!
      Aguardo seu retorno e desde já muito obrigado.

      Reply
    4. Brisa on April 2, 2020 10:29 am

      Oi Mariana, qual seu Instagram?

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.