Custo de vida em Kuala Lumpur

0
156
Advertisement

Custo de vida em Kuala Lumpur.

Muitas pessoas têm me procurado querendo saber como é o custo de vida aqui na Malásia, ou melhor, em Kuala Lumpur. Em relação a Buenos Aires, que era onde eu morava antes de me mudar para KL, o custo de vida aqui é bem mais barato.

Mas acredito que custo de vida está totalmente associado ao estilo de vida que a pessoa escolhe ter. E, claro, ao ponto de vista do lugar de onde você está vindo.

Vou me basear no meu estilo de vida para vocês terem ideia mais ou menos de como são os gastos aqui. Vamos lá?

Aluguel

Como já citei no texto Dicas para escolher onde morar em Kuala Lumpur, você consegue encontrar aluguéis para todos os tipos de bolso. Quando cheguei a este lugar, me avisaram que estava escolhendo a área mais cara de KL para morar, a KLCC. Bom, hoje, depois de um ano morando aqui e já tendo mudado de apartamento, posso afirmar que não é bem assim. Aqui no centro conseguem-se ótimos apartamentos. Quando digo ótimos me refiro a apartamentos mobiliados, super bem localizados e com uma estrutura de prédio legal, com um budget inicial de 3.500 mil Ringgit mensais.

Supermercados

Como já disse em outro texto, aqui em KL temos muita variedade de supermercados. Mas volto a dizer, tudo vai depender do seu estilo de vida. Se você é uma pessoa que busca aproveitar os produtos locais e não está tão ligado a marcas e produtos importados, você consegue fazer uma boa compra do mês com um budget de mais ou menos 1200MYR. (Lembrando que nesse valor estou incluindo tudo: produto de limpeza, feira, carne, produtos do dia a dia).

Leia também: Supermercados em Kuala Lumpur

Transporte

Em KL existe um aplicativo de transporte chamado GRAB que é muito bom e barato, bem similar ao UBER. Por gasolina aqui ser barata, cerca de 0.54USD, andar de taxi é o melhor custo x benefício. Uma corrida de mais ou menos  5km vai te custar na faixa de 6MYR. Eu, particularmente, nunca andei de transporte público, aqui; pois, acho que não compensa. Uma passagem de metrô custa na faixa de 4MYR. Pelo preço, acho que vale a pena pagar pelo conforto do carro e do ar-condicionado. 😊

Saúde

A maioria das pessoas que vem para cá como expatriadas, no pacote possuem um bom plano de saúde internacional. O plano que eu tenho, preciso pagar a consulta e depois pedir o reembolso ao convênio. As consultas aqui giram em torno de 150 a 350 MYR, dependendo da especialidade. Em relação aos planos locais, pelo que as meninas já me falaram, é  como se fosse a Unimed no Brasil: você escolhe um plano, paga um valor mensal e tem direito a certo número de consultas, exames, etc.

Educação

Aqui em KL não existe a opção de estudar em escola pública. A língua oficial deles é  o Bahasa Malay, ou seja, se você colocar o seu filho em uma escola pública, será nesse idioma que as aulas serão lecionadas. Existem muitas escolas internacionais boas, aqui, mas algumas são bem caras. A maioria dos expatriados tem a escola incluída no contrato. Para quem não tem essa opção, pode preparar o bolso: uma boa escola internacional para o ensino médio gira na faixa de 7000MY mensal.

Vida noturna

Aqui em KL você encontra restaurantes e bares para todos os bolsos. Na verdade, o que costuma deixar a conta um pouco mais alta é quando você toma alguma bebida alcoólica. Por aqui ser um país muçulmano, bebida alcoólica é cara. Em um restaurante legal, um chope custa na faixa de 30MYR, uma garrafa de vinho chileno 230MYR e uma taça de vinho 32MYR. Um jantar de casal com bebida alcoólica, você pode esperar gastar entre 150/250 MYR. Agora, se você vai para a balada, uma taça de vinho sai na faixa de 48MYR e uma cerveja 38MYR. O bom é que a maioria das baladas não cobra para entrar se você apresenta o seu passaporte. O que já ajuda…

Serviços básicos

Os preços dos serviços básicos aqui na Malásia como água, eletricidade, diarista, Internet e telefone eu considero bem ok. A minha conta de luz, por exemplo, vem sempre em torno de 160/200MYR, considerando que moramos apenas eu e o meu marido e que fico o dia inteiro com o ar-condicionado ligado. A conta de água é  bem barata, sempre vem na faixa de 60/80MYR. Optamos por um plano com Internet e telefone sem TV a cabo e pagamos 150MYR por mês. As diaristas cobram na faixa de 20MYR a hora. Lembrando que esses valores são referentes a minha casa, onde vivemos só eu e o meu marido.

Bom, é  isso! Espero que tenha conseguido esclarecer um pouquinho das dúvidas em relação ao custo de vida de KL. Quem tiver alguma dúvida ou quiser mais detalhes sobre algum ponto e só deixar no comentário que será um prazer poder ajudar.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.