BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Peru

Custo de vida em Lima

Custo de vida em Lima.

Além dos atrativos mais famosos como a gastronomia, a cultura super rica e as belezas naturais, o custo de vida no Peru também pode ser um ponto positivo para quem pensa em se mudar para cá. Antes de mais nada, é preciso lembrar que a área metropolitana de Lima é bastante grande, com aproximadamente 10 milhões de habitantes. O custo de vida, logicamente, varia agressivamente dependendo das escolhas e necessidades de cada pessoa.

Optei por expor aqui os valores médios dos dois maiores distritos turísticos, San Isidro e Miraflores, e dos distritos mais próximos destes, como Surco, Surquillo, Magdalena del Mar e Barranco. A razão para isso é simples: os bairros citados são os mais cosmopolitas da cidade, com a mais alta qualidade de vida do país, concentrando os grandes hotéis, os melhores restaurantes, as melhores escolas (peruanas e internacionais), modernas construções, belos parques, salas de teatro e galerias de arte, além de serem extremamente bem policiados. Dificilmente um estrangeiro que esteja a trabalhar em Lima vive fora dessa área.

Se este texto tivesse sido escrito há poucos meses, as coisas seriam ligeiramente diferentes. Acontece que, atualmente, com a queda assustadora do valor da moeda brasileira, a moeda peruana conseguiu um valor mais alto do que o real (algo que jamais imaginei que pudesse acontecer quando vim morar aqui). Esse fato já está espantando os que pensavam no Peru como uma opção de passeio e, obviamente, também os que queriam morar aqui, tentando a sorte e vindo sem emprego, trazendo uma quantia em reias. Na cotação atual 1 PEN = 0,80 BRL.

Um fato interessante sobre Lima é que quase todos os estabelecimentos comerciais aceitam pagamento na moeda local, o Nuevo Sol (PEN), ou em dólares americanos (USD), facilitando bastante a vida de quem vive aqui. O pagamento de aluguéis e de mensalidades escolares, muitas vezes, podem ser feitos com a moeda norte-americana. Na cotação atual 1 PEN = 0,3106 USD.

Aluguéis

Miraflores:

  • Apartamento a duas quadras da praia, perto do shopping, bancos, grandes lojas e supermercados
    – 85 m2, sendo 2 quartos (um deles suíte), sala com 2 ambientes, varanda, cozinha, área de serviço e lavabo
    – Mobiliado e equipado com todos os eletrodomésticos
    – Garagem coberta
    – Elevador
    – Valor: 1550 USD pelo aluguel e 290 PEN pela manutenção do condomínio

San Isidro:

  • 120 m2, sendo 2 quartos (um deles suíte), closet, 2 salas, escritório, cozinha, área de serviço, 1 banheiro completo, 1 lavabo, varanda e quarto de empregada com banheiro
    – Mobiliado e equipado com todos os eletrodomésticos
    – Garagem coberta
    – Elevador
    – Prédio com academia, salão de festas e piscina aquecida
    – Valor. 1200 USD e 360 PEN pela manutenção do condomínio

Barranco:

  • 65 m2, sendo 1 quarto, banheiro completo, sala, cozinha e área de serviço
    – Mobiliado e equipado com todos os eletrodomésticos
    – Garagem coberta
    – Elevador
    – Valor: 650 USD e 290 PEN pela manutenção do condomínio
aluguel
Apartamento disponível para aluguel na região do Óvalo Gutierrez, em Miraflores.

Leia também: curiosidades sobre o Peru

Escolas

Para quem tem filhos pequenos, o valor das creches também costuma ser um ponto positivo. Procurando creche para minha bebê de 6 meses no bairro onde moro, Miraflores, encontrei valores médios de 1.000 PEN. Nos bairros próximos, porém, fora do centro turístico como Surco, os valores caem consideravelmente, chegando aos 700 PEN por mês.

Para quem tem filhos crescidos as coisas pioram um pouco, já que dificilmente se encontra uma escola em Lima onde não se tenha que pagar uma “jóia” de entrada. O valor dessa parcela a mais pelo ingresso pode, facilmente, chegar aos 6.000 USD. E ainda falta o valor da matrícula! Vale lembrar que a regra dos aluguéis não vale para as boas escolas que estão espalhadas por vários bairros populosos de Lima.

Média de preço em Miraflores:

Mensalidade: 1.700 PEN, Ingresso: 5.000 USD, Matrícula: 1.600 PEN

Média de preço em San Isidro:

Mensalidade 900 PEN, Ingresso 1.500 USD, matrícula 800 PEN

Média de preço em Surco:

Mensalidade 2.000 PEN, Ingresso 3.000 USD, matrícula 2.000 PEN

Transporte

O valor do transporte ajuda bastante quem decide morar aqui. O preço da passagem dos ônibus circulares é 1,50 PEN. Estrangeiros não costumam optar pelos ônibus e vans devido à insegurança e ao tempo que se gasta para chegar ao destino por conta do trânsito caótico. Aqui, o transporte mais usado é mesmo o táxi. Basta combinar com o taxista o valor até o destino antes de entrar no carro para evitar surpresas. Em uma viagem de 20 minutos, paga-se algo em torno de 10 PEN (tudo depende do horário devido ao trânsito completamente caótico de Lima). É sempre válido pedir um descontinho ao taxista de, pelo menos, 2 PEN, e eles já esperam isso da gente!

Saindo do aeroporto os táxis são mais caros. O aeroporto de Lima, na verdade, fica em Callao, outra província a 15 minutos de carro de Lima. A distância é grande dependendo do bairro limenho que se queira ir. A tarifa fixa da empresa que atua no aeroporto até Miraflores é de 60 PEN. O valor médio da gasolina em Lima é de 3,70 PEN por litro.

Alimentação

Sair para comer no Peru também dói menos no bolso do que no Brasil. Apesar de a gastronomia peruana ser considerada por muitos como a melhor do mundo, os restaurantes peruanos famosos e bem localizados da cidade possuem cardápios com muitas opções de pratos individuais por menos de 30 PEN por pessoa. O Peru também conta com uma grande quantidade de cadeias de restaurantes internacionais (principalmente americanas), onde duas pessoas podem comer tranquilamente, com uma boa entrada, bebidas e prato principal, por menos de 90 PEN.

alimentacao restaurante
Tequeños de frango e chicha morada.

Para quem prefere economizar, ir ao mercado e comprar a própria comida, uma ótima opção em Lima são os mercados de bairro. Eles se parecem com as feiras brasileiras, mas são permanentes. Nesses mercados, é possível conseguir frutas, legumes, verduras, queijos, cereais e embutidos pela metade do preço que se pagaria em um supermercado convencional. As maiores redes de supermercados daqui são  Wong, Plaza Vea, Metro e Tottus.

alimentacao mercado
Foto tirada em 07/09/15 no Supermercado Wong de Miraflores.

Média de preço nos mercados convencionais:

·1 kg de peito de frango limpo e desossado: 20 PEN
·1 litro de leite desnatado: 4 PEN
·Garrafão de 7 litros de água mineral: 9 PEN
·Dúzia de ovos: 7 PEN
·Lata de leite condensado 3,70 PEN
·1 kg de cebola roxa: 6 PEN
·1 kg de queijo mozarela: 30 PEN
·1 kg de picanha: 70 PEN
·2.5 L de refrigerante: 6 PEN

Alguns serviços

Quem precisa de uma ajuda em casa paga menos em Lima do que pagaria no Brasil. As “empleadas”, ou seja, empregadas domésticas peruanas, cobram muito menos do que as brasileiras nas grandes cidades. Em qualquer agência de empregadas em Lima, podem-se encontrar senhoras dispostas a trabalhar de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábados das 8h às 13h por 1.100 PEN, mais seguro (aproximadamente 100 PEN por mês). Vale ressaltar que a grande maioria delas ajuda em tudo que precisarmos: compras, limpeza, crianças, cachorro…

ozzy parque
Meu Yorkshire, Ozzy, passeando no parque Baden Powell, em Miraflores.

Para quem tem cães, Lima é o verdadeiro paraíso. Com vários parques espalhados pela cidade, os peludos, em geral, têm vida de reis! O melhor é que em Lima, 1 hora de passeio pelo parque com um passador custa em média 10 PEN e o serviço de adestramento 30 PEN por dia. Serviços de banho e tosa para cães de pequeno porte custam 35 PEN e para cães de grande porte, 50 PEN.

Salões de beleza, infelizmente, no geral, custam bem mais do que no Brasil. Em um dia de total necessidade, percorrendo os salões de Miraflores, não encontrei serviço de manicure e pedicure por menos de 70 PEN. Cortes, em média, saem por 80 PEN. Assumo que reduzi drasticamente minhas idas ao salão após mudar para cá.

Lazer

Os espaços culturais não têm um valor muito diferente do encontrado no Brasil. As grandes redes de cinemas cobram, em média, 25 PEN por pessoa para uma sessão 2D e 40 PEN pela 3D. A peças de teatro dificilmente custam menos de 100 PEN por pessoa. Uma alternativa de lazer barata e ótima, principalmente quando há crianças ou cães (ou os dois, como é o meu caso) são os parques lindíssimos espalhados por toda a cidade. É de graça e muito divertido.

Related posts

Custo de vida em Houston

Renata Salas Collazo

Custo de vida em Amsterdã

Giovanna Prata

Preço do aluguel na Costa Rica

Iraci Gaspar

43 comentários

William Outubro 5, 2015 at 2:15 pm

Excelente post. Essa taxa de “ingresso” de 6 mil dólares é um absurdo sem precedentes. Os peruanos pensam que aí é Luxemburgo? E com o real desvalorizado, então… (1 PEN = R$ 1,20), até viajar pro Peru se torna caro. Na verdade, achei tudo o que foi relatado no post muito caro. Se Lima fosse uma cidade segura, ao menos… Até compensaria.

Resposta
Rafaela Queirós Novembro 5, 2015 at 3:33 am

William, infelizmente, concordo com você em quase tudo, menos no fator segurança. Algumas áreas de Lima são extremamente caras exatamente por oferecer um nível de qualidade de vida muito alto, seguindo padrões europeus. A segurança por aqui não deixa a desejar.

Resposta
Bruna Prado Outubro 5, 2015 at 7:25 pm

Oi raquel, adorei encontrar suas informações atualizadas.. obrigada.
estou me mudando pra Lima com meu marido e minha cachorra, tive informações de que é bem dificil alugar apartamento q aceite cachorros em miraflores.. vc sabe algo sobre isso?

Resposta
Rafaela Queirós Novembro 5, 2015 at 3:29 am

Bruna, se ficar complicado, o jeito é aumentar o valor pago. Muitas vezes os proprietários se aproveitam um pouco do amor que temos pelos bichinhos para ficar com uns dólares a mais. Infelizmente não há saída.

Resposta
Elena Outubro 21, 2015 at 7:49 pm

Rafaela, adorei o seu post mas me assutei bastante com o valor das escolas. Estou me mudando para Lima no próximo ano com mej marido e dois filhos. Gostaria de indicação de escola onde tenham outras crianças brasileiras para a adaptação ser mais fácil. Vc sabe de alguma?

Resposta
Rafaela Queirós Novembro 5, 2015 at 3:26 am

Infelizmente eu não sei, Elena. Como o Peru está lotado de brasileiros, creio que várias escolas tenham alunos do Brasil, mas não sei dizer quais.

Resposta
Tiago Nunes Ferreira Costa Novembro 24, 2015 at 12:35 pm

Parabéns, muito clara e útil a sua explicação. Planejo viajar para Machu Picchu via terrestre agora em janeiro de 2016. Me preparando para economizar.

Resposta
Eduardo Novembro 29, 2015 at 11:12 pm

Rafaela qual o preço do aluguel de um apartamento (mais barato possivel) com dois quartos imobiliado e as despesas pagas para viver em em miraflores ? Vc recomenda outro bairro com um custo de vida razoavel para se viver ai ? Devo ir em janeiro para morar…

Resposta
adson Novembro 30, 2015 at 1:35 pm

Oi , gostei muito das explicações , trabalho na área
de restaurante , o que vc me fala sobre o campo de trabalho nessa área.

Resposta
Eduardo Novembro 30, 2015 at 3:20 pm

Muito Bom Rafaela. Provavelmente devo me mudar pra Lima ano que vem., poderia me ajudar com algum local para alugar ? Procuro algo por até R$ 2 mil com todas as despesas inclusas..

Resposta
Rafael Dezembro 2, 2015 at 11:58 pm

Olá, achei de muita valia e de grande importância este post. Mas em média, qual o salário que ganha em Lima? Há oportunidades para estrangeiros?

Resposta
Amanda Natalino Dezembro 21, 2015 at 10:55 am

Adorei o post!!! Faço nutrição no brasil e gostaria de continuar em Lima, como são as faculdades por aí?

Resposta
deborah benetti Janeiro 5, 2016 at 1:28 pm

Bom dia!

Estou me mudando para Lima em fevereiro para estudar cinco meses na região de La Molina. Estou um pouco perdida, será que pode me ajudar?
1) Que moeda esta mais vantajoso levar? Se for o soles, eu consigo comprar no brasil(São Paulo) ?

2) Casas de cambios de segurancas na região de miraflores são seguras? Tem alguma para indicar?

3) sabe se existe algum ap com 2 quartos na regiO de la molina para indca?

Se puder responder me ajudará muito.
Obrigada

Resposta
Silvia Rita reis dos santos Janeiro 7, 2016 at 10:44 pm

Olá RAfaela,obrigada pelo post ,vou mudar. P LIma em julho de 2017.tenho dois filhos, você saberia indicar uma escola em MIraflores p crianças de 5 e 11 anos(meninos)?O ingresso nas escolas é em dólar?no caso de dois filhos têm que pagar p os dois?voce saberia me informar ?fiquei preocupada e vou morar em MIraflores então gostaria que a escola fosse perto de casa.Voce acha que eles negociam ?tem que fazer reserva com muita antecedência ?SÃo muitas dúvidas .

Resposta
Bia Suarez Março 3, 2017 at 10:34 pm

Oi Silvia, acabei de chegar em Lima e não consegui nenhuma escola para os meus filhos perto de miraflores. Tenho filhos da mesma idade dos seus. Consegui uma escola em La Molina e terei que morar por essa área por causa da escola. Vc já tem que começar a procurar pelas as escolas agora.

Resposta
Julia Janeiro 11, 2016 at 1:22 pm

Adorei o post! Eu vou estudar na Universidad del Pacifico e mudo para Lima em julho. Você já ouviu falar dessa universidade? Gostaria de saber se é bem conceituada e onde eu poderia morar perto dela (vou ter que andar de transporte público)

Resposta
Alex melo Fevereiro 28, 2016 at 12:40 pm

Os preços estão dentro do padrão que vive em zonas ” caras de lima”. Há lugares mas baratos.

Resposta
Nickolas Fantin Março 26, 2016 at 4:17 pm

Gostei, me ajudou muito, mas acho que o custo de vida é umpouco alto, ate mais do que o brasileiro, nao acha?

Resposta
Davi Abril 16, 2016 at 12:57 pm

Atualmente como esta os aluguei s, pretendo visitar e morar proximo a lima. Mas queria detalhea atuais, sou casado e tenho 1 filha de seis ajos, sou fisioterapeuta.

Resposta
Marcela Maio 3, 2016 at 1:12 am

Oie, adorei o post! Eu estou planejando um intercâmbio universitário pra Lima ano que vem e queria saber algumas informações. Por exemplo, a questão de empregos para estudantes e salários, existem? E opções mais baratas de estadia, como pensionatos ou “repúblicas”, você saberia dizer se existem?

Obrigada desde já!

Resposta
Aline Lima Junho 24, 2016 at 10:02 pm

Gostei do Post, mas achei mto caro os alugueis, estou avaliando proposta de trabalho e fiquei receosa. Gostaria de indicação de moradia

Resposta
anita Julho 6, 2016 at 2:51 am

amiga podemos considerar que tudo isso depende do lugar que vc escolhe viver em lima, no seu caso vc mora num bairro luxuodo onde tudo realmente e caro e se cobra em “PEN” mas nem so de PEN lima e feita tem que explicar direito ai,o Soles peruano e muito bem aceito por aqui existem bairros muitoooos bairros em lima belos bonitos e muito tranquilos lugares em que turistas podem alugar um quarto por 100 soles 150 soles principalmente para quem vem com pouco dinheiro solteiros estudantes que nao querem gastar muito dependendo muito do local em que estudam ou trabalham
Em fim eu to amando mora em lima nao moro em nenhum desses bairros citados mas graças a Deus é um lugar bem tranquilo e otimo de viver e custo de vida sai muito mas barato que a luxuosa miraflores e pago tudo em soles peruano rsr

Resposta
karen Agosto 4, 2016 at 8:48 pm

Anita, boa tarde!

Voce conhece algum brasileiro aqui que esteja alugando quartos?

Estou vindo trabalhar aqui em Outubro e ainda procuro um ap.

Resposta
karen Agosto 4, 2016 at 8:45 pm

Estou vindo morar em Lima em Outubro e estou precisando alugar um quarto, alguem tem ou conhece alguem que tenha?

Resposta
Marcos Freitas Setembro 28, 2016 at 2:09 pm

Ola bom dia.! Meu nome e Marcos sou de São Paulo e sou cabeleireiro .gostaria de saber se é difícil arrumar um emprego na minha área e quanto custa pra alugar uma casa pequena ,afinal moro só e estou pensando em ir morar ai nesse país porque acho muito lindo e eu amo a cultura obrigado

Resposta
james lehm Outubro 3, 2016 at 8:10 pm

Olá, vc sabe se a corrida de rua é comum em Lima?
Você ve muitas pessoas correndo.
Como é a temperatura em fevereiro, clima, nublado? Vento?
Abraços.

James.

Resposta
Patrícia Novembro 18, 2016 at 6:44 pm

Fevereiro é verão muito calor e sol em Lima.

Resposta
Saulo Faria Novembro 10, 2016 at 6:24 pm

Aluguel 1500 dólares??? Não digitou errado não? rs

Resposta
Nael Fevereiro 3, 2017 at 12:59 pm

Queremos saber dos preços mais baratos e saber se vai ser possível ir morar no perú sem se matar antes kkkkk .ex: aqui na bahia o aluguel de uma casa está a partir de 450 reais .queijo 25 reais . frango 8 reais .feijão 4 reais.macarrão 2 reais.banana dúzia 4 reais.salário base na bahia em torno de 800 reais…e no perú será possível encontrar que não tem nada similar???

Resposta
Aline Ayala Julho 27, 2017 at 6:04 am

Nael, esses preços que a Rafaela postou de bairros classe média alta, onde moram pessoas que ganha muito bem, pra viver no peru 1800 da pra viver, bairros em Callao os apartamentos são mais baratos, porém não tem a beleza de MIRAFLORES nem a estrutura imobiliaria de SURCO que e alto padrão, procuro sempre comprar nas feirinhas os preços de frutas e legumes frescos são assustadores mais baixos, espero que pesquise um bom lugar pra viver. fica na paz.

Resposta
Aline Ayala Julho 27, 2017 at 5:48 am

Olá Rafaela, muito bom seu post, eu morei no Peru por muito tempo, eu imagino que esses seus valores estão bem atualizados e em lima os preços subiram muito mesmo. Uns lugares bons para viver também e LA MARINA, SAN MIGUEL, LOS OLIVOS também não e um lugar ruim, e tem escolas baratas, Matricula de 100 Soles e mensalidade de 120 soles e tem lingua portuguesa e tem bastante professor Brasileiro. Pretendo mudar pro Peru novamente, posta mais coisas pra gente ver, ta muito legal seu blog. Beijão

Resposta
Aneliza Amaral Setembro 2, 2017 at 7:23 pm

Olá Rafaela e leitores, sabem indicar uma imobiliária em Lima ou um com site de imóveis que tenham imovéis de qualidade? Preciso já pesquisar valores de aluguel pois estamos com possibilidade de nos mudarmos para Lima no final do ano. Também me preocupa saber sobre as escolas, gostaria de ouvir de quem já está aí como esta a qualidade das escolas internacionais e quais são as melhores? Rafaela como você tem um filha deve saber comentar melhor por favor (quallidade de ensino, ambiente e etc…).

Resposta
Lisandra Novembro 7, 2017 at 4:09 pm

Olá!! Mudaremos em Jan/18. Como é a questão escolar ensino médio e educação infantil? Moraremos em Miraflores ou Surco ( dependemos da escola para decidir…)

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 8, 2017 at 1:19 pm

Olá Lisandra,
A Rafaela Queirós parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
mayara cristina lima silva Novembro 12, 2017 at 7:08 pm

não entendi muito bem, kkkk, e tem escola pública boa?

Resposta
Mayar Tânia Pinheiro Gomes Novembro 27, 2017 at 12:51 am

Estou indo estudar no Peru eu e meu Marido. Hoje como está a realidade para estudantes. Comida, aluguel e emprego. Sou Farmacêutica tenho doutorado. Podemos nos falar melhor. Se pudermos falar off.
Mayara

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 28, 2017 at 2:33 pm

Olá Mayar,
A Rafaela Queirós parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Eduardo Dezembro 5, 2017 at 3:56 pm

Ola pessoal, estou me programando para ir a lima, no final de fevereiro voltar em abril 2017, é uma boa época? calor? sera que consigo emprego?qual o minimo de tempo por lei que posso ficar no país? tava olhando os documentos, tem várias dicas que deixam nos sites, esta assim ainda? referente as vacinas? to indo como turista. aguardo um retorno, gracias…

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 6, 2017 at 2:26 pm

Olá Eduardo,
A Rafaela Queirós parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mario Sakane Dezembro 5, 2017 at 9:22 pm

Hi Rafaela,
I’d like to know the salary for Senior Mechatronics Engineer in Peru. IF you find some information,I’ll appreciate a lot.
BTW:Eu falo portugues, espanol,English and Japanese
Best Regards,

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 6, 2017 at 2:32 pm

Olá Mario,
A Rafaela Queirós parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Peru.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mario Sakane Dezembro 6, 2017 at 9:44 pm

Ola!
Anyone could tell me the salary for Senior Mechatronic Engineer with 25 of experience in Peru?
Alguem poderia me dizer a faixa de salario para engenheiro senior em mecatronica (mecanica e eletronica) em Peru?
Agradeco pela cooperacao,

Mario Sakane

Resposta
flavio ferreira Julho 9, 2018 at 1:53 am

materia otima estao de parabens

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação