BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Eslovênia

Custo de vida em Liubliana

A capital da Eslovênia, Liubliana, é uma cidade com uma população de 279.756 habitantes. A área territorial da capital e de 163,8 km², um pouco maior que a cidade de Aracaju. Viver na cidade tem suas vantagens e desvantagens.  Muitos se perguntam sobre o custo de vida em Liubliana.

Por ser a capital e a maior cidade do país, oferece mais atrativos do que outras. Porém, muitos eslovenos consideram Liubliana “cidade grande” e portanto com tráfego, barulho, menos saudável para se viver e mais cara.

Como se locomover em Liubliana

Por ser, na verdade, uma cidade pequena com ciclovias, é possível deslocar-se de bicicleta facilmente para qualquer lugar. Eu vou a praticamente todos os lugares de bicicleta, inclusive porque o centro é fechado para automóveis. Desde que cheguei, quando minha filha tinha ainda 2 anos e meio, me desloco de bicicleta. Primeiro a carregava na cadeirinha, mas com quatro anos ela já dirigia sua própria bicicleta e usávamos cada uma a sua.

Existe ainda a possibilidade de alugar bicicletas em mais de 38 pontos espalhados pela cidade. Para saber mais, visite o site: http://en.bicikelj.si/

Transporte público

Deslocar-se de ônibus pela cidade também é fácil. Você precisará comprar o “urbana card”, que custa 2 euros, e carregá-lo com a quantidade de dinheiro que desejar.

Os ônibus são relativamente novos, limpos e pontuais. Nas paradas de ônibus você encontra terminais em esloveno e inglês e pode carregar o cartão, ou pode, ainda, pagar com seu celular (se tiver um programa instalado). Também nas paradas você encontra o itinerário que faz cada linha de ônibus e o horário que ele passa.

Quanto às tarifas, os preços são dados por zonas:

Euro 1,20 – Zona 1

Euro 1,60 – Zonas 1 e 2

Euro 2,50 – Zonas 1, 2 e 3

Todos cobrem 90 minutos de utilização. Ou seja, você pode pegar mais de um pela mesma tarifa desde que não ultrapasse os 90 minutos.

Os eslovenos consideram o transporte público razoável, para quem vem de uma realidade de transporte público no Brasil eu diria excelente. Acho que o única questão é o fim de semana, quando há menor quantidade de ônibus rodando.

Táxi

Pegar um táxi em Liubliana pode ser uma opção no inverno ou nos dias muito chuvosos, fora isso, realmente é raro que um morador utilize. Aqui as pessoas vão a pé, de bicicleta, de patinete, de patins, de ônibus, de carro e somente quando não tiver outra opção, de táxi.

A bandeira inicial, ou tarifa básica, custa entre Euro 0,80 e 1,50. E o quilômetro extra: Euro 0,70 e 1.70.

O ideal é pedir pelo telefone. Pegar um táxi na rua será mais caro. No geral, nunca tive muitos problemas por ser estrangeira vivendo aqui quando pego táxi. Porém, às vezes eles dão umas voltinhas, sim, se puderem.

Aluguel e compra de imóvel

Alugar um imóvel, em termos de burocracia, comparado com o Brasil, é uma maravilha. Você faz um depósito de 1 a 3 meses e tudo certo.

Quanto aos preços, como em qualquer lugar do mundo, vai depender da localidade. Quanto mais perto do centro histórico, mais caro.

Um apartamento de 1 quarto no centro sairá em torno de Euro 400-600, o de 3 quartos entre Euro 700-1200. Fora do centro: 1 quarto Euro 300-450, e 3 quartos Euro 500-800.

Compra de imóvel

O metro quadrado de um apartamento no centro varia entre Euro 2.500–3.500, e fora do centro: Euro 1.500-2.400. Dependendo, claro, do estado geral do imóvel.

Há muitas casas à venda, mais que apartamentos, e quando digo apartamentos, em geral, são em uma casa, não em edifícios como comumente há no Brasil. Os prédios têm uma altura máxima para serem construídos no centro histórico. Não há muitos edifícios altos. Os eslovenos, em geral, preferem viver em casas e não gostam de prédios altos com muitos apartamentos. Os que existem aqui foram construídos ainda nos anos 70-80 sob regime socialista. Existem prédios modernos, mas são baixos, com uma arquitetura mais no estilo nórdico.

Alimentação

O preço médio de uma refeição em Liubliana custa em torno de Euro 7-10 para 1 pessoa. Isso inclui normalmente uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

O preço dos alimentos varia, claro, de onde são comprados: mercado público, supermercado etc.

Muitas pessoas possuem horta. Aqui em casa temos uma e plantamos muito do que consumimos: abobrinha, tomates, berinjela, alho poró, vários temperos, alfaces variadas, rúcula, tomates e frutas também, como framboesa, cerejas, vários berries, maçãs. Para cada estação há um tipo de alimento e comprar frutas importadas fora da estação pode custar caro.

E claro, a preferência é consumir as produzidas por aqui. O quilo do mamão papaia pode chegar a 19 euros. E nem sempre tem sabor. As frutas tropicais são importadas de alguns países da África, Espanha ou Brasil.

Preço médio de alguns alimentos:

Pão: Euro 1-1,60 (500g)

Leite: Euro 0,70–1,00 (1 litro)

Batata: Euro 0,50–1,00 (o Kg)

Maçãs: Euro 1,00-1,50 (o Kg)

Entretenimento

A maioria dos eslovenos prefere atividades ao ar livre e a cidade oferece muitas possibilidades, tal como o Tivoli, um parque localizado bem no centro e de fácil acesso.

Cinema: Euro 5-7

Teatro: Euro 10-25

Academia de Ginástica: Euro 30-60

Este é apenas um pequeno guia do custo de vida em Liubliana. Há claro que se considerar ainda o custo da energia elétrica, da água e do mais caro: aquecimento durante o inverno.

Leia – Guia da Eslovênia!

Related posts

Custo de transporte e dentista na Bélgica

Elisa Penna

Custo de vida na Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

Custo de Vida na Suíça em 2014

Christiane Lima

3 comentários

Roberta LOGOBUCO Abril 22, 2017 at 10:06 pm

Muito bom o post. Quero muito conhecer a Eslovênia!

Resposta
Marta Berglez Junho 14, 2017 at 8:36 pm

Obrigada! Venha sim, vale a pena!

Resposta
Giorlana Lopes de Oliveira Setembro 19, 2017 at 5:54 pm

Adorei o blog, quero muito conhecer a Eslovênia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação