BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Custo de Vida Pelo Mundo

Custo de vida em Toronto

Custo de vida em Toronto.

A princípio, o processo de imigração do meu marido não era para morar em Toronto e sim numa cidade muito menor e de outra província, mas faltando apenas alguns meses para ele realmente fazer o “landing,” é que ele resolveu optar por Toronto. Ufa, ainda bem!

Ele escolheu Toronto por achar que aqui teríamos uma melhor adaptação e assim foi. A cidade é famosa pelo seu alto custo de vida em relação à outras cidades do Canadá só perdendo para Vancouver. Várias pessoas me perguntam sobre o custo de vida aqui; entretanto, falar de custo de vida  pode ser relativo, depende das necessidades de cada um.

Acredito que depende de vários fatores, como estilo de vida e a região que se escolhe para viver.

 

Irei ilustrar aqui, os principais custos envolvidos no dia a dia para que vocês possam ter uma idéia.

Carros: Se comparado ao Brasil, aqui é muito mais fácil poder adquirir um carro, seja ele novo ou não.  Aqui podemos ter um carro muito melhor devido aos preços e facilidades para adquirir. Um simples exemplo: um GM Cruze com ar condicionado, custa por volta de CAD$17.000,00 e esse valor pode ser dividido em até 72x ; sendo que, em alguns casos esse financiamento não tem juros. O maior gasto para quem acaba de chegar no Canadá e quer comprar um carro é o seguro. Em média paga-se CAD$450,00 por mês, para aqueles que não conseguem comprovar histórico como motorista. Em grande parte dos casos, as declarações das seguradoras que trazemos do Brasil de nada servem aqui.

Alimentação: Quando eu cheguei aqui, era impossível eu ir ao supermercado e não converter os valores em dólares canadenses para o real. Eu fazia isso o tempo todo. Quase 1 ano atrás, o dólar não estava o valor que está hoje, se comparado ao real. Gastamos em média por mês para 2 pessoas em torno de $600,00. E algo que eu posso afirmar que realmente é muito barato aqui é a água. Para vocês terem ideia pagamos num fardo com 24 garrafinhas de 500 ml, só CAD$1,97.

Supermercados: Temos várias opções e para vários bolsos. Os mais conhecidos: Walmart, NoFrills, Fresh&Co, Sobeys, Fortinos, Metro, Longos, Loblaws e Whole Foods Market.

e357dd7c-6f2e-449b-976c-b3d517ab3581

 

Cafeterias:  Os 3 cafés mais conhecidos daqui são: Starbucks, Second Cup e Tim Hortons. O que eu mais frequento é o Tim Hortons, pois encontro praticamente em cada esquina; preço é bem mais atrativo e produtos com qualidade. O famoso double double custa em média $1,90.

fbd3b9dd-937a-4082-8a33-b517edce727a

Moradia: o valor de aluguel acredito que vai depender de onde a pessoa escolha pra viver e suas necessidades. Lembrando que sempre será mais caro morar próximo a uma estação de metrô. Em média, o aluguel de apartamento perto do metrô aqui é: 1 quarto – $1.200,00; 2 quartos – $ 1.400,00; 3 quartos – $1.700,00

Hydro: Seria aqui a conta de luz. No nosso caso ela já é embutida no nosso aluguel. Lembrando que, pra quem quer economizar, o interessante é usar alguns utensílios nos horários a partir de 19 hs da noite até 8 hs da manhã e no horário continuado nos finais de semana.

Gasolina: Desde que eu cheguei o valor do litro ficou muito próximo entre 0,8 à 1,35 o litro. Valor muito bom.

Transporte público: O valor do bilhete único é de $3,00 e tem um post completo meu falando sobre o transporte aqui.

Lavanderia: No nosso prédio não podemos ter a nossa própria lavanderia portanto usamos a do prédio. Os valores aqui são de $1,75 pra secar e $2,25 pra lavar, por máquina.

Telefone celular: As 2 maiores operadoras aqui são a Rogers e a Bell, ambas possuindo diversos planos de dados conforme a necessidade do cliente. Um celular com 2 gb de internet em média de $60,00 por mês. Mas se pegar um celular da operadora, tem que assinar contrato de no mínimo dois anos.

Tv a cabo e internet: Pagamos $120,00 para internet + tv a cabo com 150 canais.

Remédios: Eu acho que dependendo do remédio, aqui é caro. Uma vez fui comprar uma simples pomada e custava $60,00. O Governo é quem compra os remédios e tem o controle, segundo informações do nosso family doctor (médico de família).

Salão de beleza: Acabei aprendendo a fazer minhas próprias unhas quando cheguei no Canadá. Aqui não tenho o luxo de fazer sempre no salão todos os sábados como era no Brasil. Me disseram que em média as unhas das mãos (manicure) aqui são $25,00. Corte de cabelo paguei num salão brasileiro $35,00 e mechas $160,00.

Vestuário: Penso que os preços de roupas são mais baratos do que eu sempre imaginei. Como eu já citei, no quesito alimentação, era impossível no início eu não comparar os preços com o Brasil. Eu ainda faço essa comparação e ainda mais que eu trabalhava com isso lá no Brasil. Aqui temos as “fast fashions” famosas, com muitos preços bons e artigos de qualidade.

Entretenimento: Cinema custa em média $12,50 , teatro $35,00 e uma partida de basquete $ 28,00, valores sem taxas. Toronto tem diversas opções gratuitas de lazer como: festivais étnicos, parques, mercados como o St. Lawrence, Harbourfront, Lakeshore, The Distillery District, concertos musicais, etc.

12356700_1024336760958102_4980222466437419786_o

Sou uma pessoa que faço pesquisa de preços para muitas coisas e aqui mais ainda. Dessa forma, gosto de estar atenta e fazer nosso dinheiro render. Amo um achado. Eu e mais uma amigas brazucas estamos sempre trocando dicas de produtos e serviços com preços bons.

Portanto, o importante é ter foco e estarmos atentos aos nossos gastos, avaliando a real necessidade e as prioridades no nosso dia a dia. Para gastar em dólar, é fundamental que também se ganhe em dólar.

Fotos: acervo pessoal

Related posts

Como procurar emprego em Toronto?

Tati Berlim

10 Atrações turísticas em Calgary, no Canadá

Elisa Rabello

5 motivos para não morar em Victoria, no Canadá

Priscila Carda

17 comentários

brups Dezembro 14, 2015 at 12:49 am

Obrigado pelo post Grasiela, não tinha a menor ideia de valores e estava planejando me mudar para o canada. voce tem ideia de salário mínimo para quem tem trabalho mais operacional? tipo, cafeteria, entregador, warehouse, etc? e, eh difícil conseguir visto de moradia sendo cidadão europeu? (acredito que pelo vicentini voce tenha a cidadania italiana reconhecida, reconheci a minha agora a pouco)…. de emprego, difícil conseguir? tenho inglês fluente mesmo mas nenhum curso superior >.<

Resposta
Grasiela Martins Vicentini Dezembro 15, 2015 at 3:17 am

Olá Brups, quanto ao salário mínimo varia de província para província. Por exemplo: na província de Ontário o valor mínimo da hora trabalhada é de $11,25. Ser cidadão europeu apenas facilitará sua entrada aqui como turista. Vc só conseguirá emprego aqui se conseguir o visto de trabalho. Ah, quanto a cidadania italiana eu não tenho, o Vicentini é sobrenome de casada. Obrigada por acompanhar o Brasileiras pelo Mundo 🙂

Grasiela

Resposta
Jeito de Casa Dezembro 14, 2015 at 10:50 am

Muito bom seu artigo Grasi!!
E cada vez vc vai ficando mais adaptada ao novo estilo de vida,
quero ver vc aqui comentando td no mes que vem, aí as comparações
vai voltar com td, hehee

bju grande
ana

Resposta
Grasiela Martins Vicentini Dezembro 14, 2015 at 9:35 pm

Muito obrigada Jeito de Casa, por nos acompanhar aqui no Brasileiras pelo mundo.

Resposta
Márcia Regina Pfleger Dezembro 14, 2015 at 3:33 pm

Amei este post Grasiela, assim temos uma grande noção, muito bem colocadas suas palavras, parabéns!!!!!!!!!!

Resposta
claudia barcellos Dezembro 14, 2015 at 5:21 pm

morei oito anos em toronto, tive um filho nessa cidade e casei com um inglês-canadense que viveu mais tempo aí do que na inglaterra. fui aluna da university of toronto 3 anos. queria te chamar a atenção para o custo ecológico descomunal de comprar garrafinhas de água porque aí é barato. você sabia que o maior montante de lixo reciclável em T.O. é exatamente os diferentes tipos de embalagens de bebidas? e no canadá a maior parte da pessoa bebe água da torneira, considerada completamente segura – diferentemente de nós, brasileiros. e no quesito roupas seria muito interessante você incluir as thrift stores, excelentes em TO, onde você pode comprar ou renovar seu guarda-roupa inteiro por um preço módico. ou mesmo adquirir excelentes seminovas roupas de inverno. canadenses de todas as classes sociais frequentam as thrift stores.

Resposta
Grasiela Martins Vicentini Dezembro 14, 2015 at 8:54 pm

Olá Claudia, quero te dizer que eu não tomo agua de torneira no meu predio, pois meu prédio tem 50 anos de idade e logo os canos devem ser super velhos e eu já pesquisei sobre isso. Me desculpe, mas eu nao me sinto segura em tomar agua da torneira pois já tive problema de saúde aqui no início. Quanto a roupas usadas eu uso sim, já comprei 4 calças jeans na Value Village e nao vejo qualquer problema nisso e foram super baratas, fiz a festa na loja.

Resposta
Inês Dezembro 18, 2015 at 12:07 pm

Ótimas comparações. Como você mesma disse, custo de vida é muito relativo, depende do estilo de vida da pessoa/casal e também da renda familiar, mas os itens abordados dão realmente uma boa noção de como as coisas funcionam em Toronto. E, além do custo, para quem quer imigrar, a qualidade de vida da cidade também deve ser levada em consideração, não é? Morar em Toronto é realmente um presente para quem está procurando imigrar.
Adorei, Grasi! Parabéns!!
Beijos.

Resposta
Mara Carol Maio 7, 2016 at 6:35 pm

Que post bacana. Mta informação boa e útil. Adoraria fazer parte do grupo de brazucas para compartilhar boas dicas de produtos e serviços. ????

Resposta
andreia Maio 14, 2016 at 2:58 am

Grasiela, você pode passar o contato/endereço do salão brasileiro que comentou sobre o preço de tintura?
Obrigada.

Resposta
Karen Maio 31, 2016 at 1:54 pm

Oi tudo bom? Eu acabei de mudar pra Toronto, e estou precisando muito refazer minhas luzes. Mas não sei um salão com qualidade e barato. Você teria algum pra me indicar? Amei seu post!!!❤️

Resposta
Adailton Julho 27, 2016 at 5:54 am

Queria me mudar pra Toronto, ainda estou no Brasil. mas gostaria de saber sobre a “facilidade” de conseguir im emprego ai e o valor um capital básico pra me manter ai ate conseguir alguma coisa.
alguém pode me ajudar?
Deixo meu email pra alguém entrar em contato.
desde já agradeço!
[email protected]

Resposta
Tayane Souza Outubro 12, 2016 at 6:20 pm

Obrigada pelo post me esclareceu varias duvidas. Meu noivo e eu estamos com planos de nos mudar para o canada e precisávamos saber sobre o custo de vida. Muito obrigada nos ajudou muito.

Resposta
Igor braga Dezembro 14, 2016 at 5:08 pm

Ola. Primeiro muito obrugadobpelo post. Acredito que a única vantagem pos migração são as condições sociais de vida. Pois se ganhamos em CAD$ gastamos em CAD$ salvo para aqueles que desejam apenas guardar dinheiro para fazer algo no Brasil.

Graziela, se vc tem acompanhado noticias do Brasil sabe que as coisas estão ruins. Digo econômicas, politicas e sociais.

Tenhonpensado muito em ir embora e um dos locais mais atrativos é o canada.

Sei que opinião e muito individual, mas realmente gostaria de saber de alguem q esta ai e que pode dar um parecer realista.

Se puder me responder ficarei muito grato.

Vamos la. Sou formado em publicidade e atualmente desempregado. Tenho 3 filhos 7 a 13 anos, e salvo eu que compreendo um pouco o inglês, ninguém mais domina.

Tenho procurado vagas na área, mas realmente a falta da fluência principalmente em minha área e difícil. Quero tentar o visto de trabalho.por isso desejo fazer de forma correta. Sei trabalhar com informática muito bem e design, alem de serviços braçais como colocação de papel de parede.

Você acha em sua opinião pessoal que seria possível? Nossas idades 35 e 34. Minhabesposa lida bem com bolos e atendimento.

E possível essa migração ? Al de cursos de inglês o que mais devo fazer.

Esse post na verdade e um grito de socorro de quem não vê futuro para os filhos no país.

Aguardo seu retorno. Obrigado

Resposta
Eulália Vieira Maio 16, 2017 at 2:49 pm

Olá Grasiela,
Meu nome é Eulália, trabalho numa consultoria de treinamentos interculturais.
Nós treinamos expatriados de diversas empresas.
Nessa quinta feira (18) atenderemos uma colaboradora que será transferida para Toronto em breve, e gostaríamos de saber se você pode colaborar com o que chamamos de ‘Testemunho’, explico: usamos uma hora do treinamento para conectar o participante com alguém que tenha experiencia no país de destino, para que você compartilhe um pouco da vivência no país.
Brevemente é isso. Se você achar que pode nos ajudar te passo informações mais detalhadas. meu e-mail: [email protected].

Obrigada

Resposta
Isabelle Setembro 11, 2017 at 11:30 pm

Gostaria de saber se todos os valores citados no post já estão em real ou se estão em dólar canadense

Resposta
jose monteiro Setembro 25, 2017 at 10:14 pm

Ola Grasiela…gostei muito das suas dicas e gostaria de mais algumas informações se possivel.
Meu filho tem 28 anos e tem alguns amigos trabalhando ai e convidaram ele para ir embora do Brasil para trabalhar ai tambem.
A duvida é se ele vai acostumar com tudo ai.
Ele pode trabalhar 6 meses e voltar para o Brasil, ficando aqui por pouco tempo e voltar novamente???
Existe um tempo determinado para ficar ai??
Se puder me esclarecer essas duvidas, ficaremos eternamente agradecidos.
Grande abraço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação