BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita Custo de Vida Pelo Mundo

Custo de vida na Arábia Saudita

Custodevida

Custo de vida na Arábia Saudita.

Uma pergunta que muitos fazem quando pensam na possibilidade de fazer uma mudança de país é referente ao custo de vida nesse novo país. Hoje vou falar sobre o custo de vida na Arábia Saudita.

Muitos são os fatores que influenciam quanto você vai gastar para se manter, se vai fazer pequenos sacrifícios ou se vai se dar alguns luxos. Tudo depende da forma como você vive e espera viver.

Custo de vida é um assunto que pode ser bem extenso, então para esse mês escolhi abordar o tema supermercado e alimentação, pois é uma das primeiras necessidades que teremos que começar a desembolsar logo após a chegada.

Custodevida
Fonte: Acervo pessoal

Já começo falando que algumas das grandes redes de supermercados trabalham com produtos importados, então a variedade de produtos é imensa. Aqui na Arábia Saudita podemos encontrar de Guaraná Antarctica e até erva mate argentina. Produtos brasileiros também aparecem por aqui, como carnes de frango e calçados. E no caso de você não encontrar algum produto do qual consumia bastante no Brasil, por que não tentar experimentar algum produto novo, típico da sua nova morada?

Outra coisa interessante dos mercados daqui é que muitos produtos básicos são vendidos em embalagens gigantes. O arroz é o maior exemplo, pois é bem difícil encontrar pacotes pequenos de 1kg, sendo que a apresentação mais frequente é em pacotes de 10 kg. O óleo de cozinha também vem em garrafas de 1,5l a 2l. Sabão em pó podemos encontrar facilmente pacotes de 6kg, assim como não lembro de ter visto garrafinha de detergente com menos de 500ml.

A sorte que temos é que praticamente todos os produtos tem as embalagens em árabe e em inglês. O que facilita um monte, pois se estivessem só em árabe ir ao mercado seria uma verdadeira aventura!

Muitos produtos vêm de fora, principalmente frutas e verduras. Não se produzem muitos hortifrutis por aqui devido ao clima e ao solo árido, então as frutas não são tão saborosas e os legumes nem tão fresquinhos. E isso torna esses produtos alguns dos mais chocantes em relação ao preço se comparado com o Brasil. Me custou a acostumar a pagar mais de 10 reais em um maço de alface. As bananas são outro exemplo, compramos elas ainda meio verdes e em dois ou três dias já estão maduras demais.

Leia também: expressões em árabe

Em compensação você pode provar frutas exóticas de várias partes do mundo, e fica um tanto quanto feliz quando encontra algum produto importado do Brasil, como os limões.

Custo de vida na Arábia Saudita 

Abaixo separei uma tabela com alguns produtos que fazem parte de uma cesta básica. Alimentos, produtos de higiene e limpeza.  Os valores em reais são referentes à cotação em agosto de 2017.

Fonte: Supermercado Panda, agosto/2017

*Os preços podem variar de acordo com promoções e épocas do ano.

Através do site Expatistan, você pode consultar um comparativo de custo de vida entre as cidades que desejar. No link estão o comparativo de preços entre São Paulo e Riade, a capital da Arábia Saudita.

Se você tiver curiosidade e quiser pesquisar os sites de alguns dos principais mercados daqui, abaixo listo alguns dos mercados que frequento.

Outra coisa que me chamou bastante a atenção é a falta de produtos para quem tem restrições alimentares ou para quem segue dietas esportivas. Diferentemente do Brasil onde cada dia aparecem novos produtos para esse nicho de mercado, aqui ainda timidamente esses produtos aparecem.

Refrigerante light/diet só tem duas ou três opções: Coca-Cola, SevenUp e Pepsi. O resto é doce, super doce. É quase impossível encontrar um suco de fruta natural na prateleira do supermercado sem açúcar adicionado, nem a água de coco em lata escapa da adição do doce.

Não é fácil encontrar opções sem lactose. Produtos sem glúten são mais abundantes, porém todos importados e com preços bem elevados.

Orgânicos também não são muito populares nas grandes redes e lentamente uma outra outra marca local se arrisca a lançar algum produto mais saudáveis, como pão sem adição de açúcar e marcas locais de iogurte com menos gordura.

Leia também: curiosidades sobre a Arábia Saudita

No geral comparado com a cidade em que morava no Brasil, Getúlio Vargas-RS e também comparando com Porto Alegre, a conta do supermercado eu sinto que é um pouco mais alta por aqui na Arábia.  

Restaurantes mais econômicos não são fáceis de achar, o nosso tão querido buffet por quilo é algo que não existe aqui. Temos das mais diversas franquias de restaurantes do mundo todo, americanas principalmente, mas os preços praticados são bem mais elevados que no Brasil.

Por outro lado as tele entregas são bem populares, tanto que até o McDonalds entrega em casa. Diferente do Brasil, aqui não causa vergonha nenhuma pedir pra levar pra casa o que sobrou da janta, tanto é que eles tem embalagens especiais para você levar as sobras

De vários fatores que compõem o custo de vida, no fim das contas a soma pode se equivaler. Pagamos muito caro em moradia de padrões ocidentais, porém nossa conta de luz e gasolina é bem mais baixa. Móveis básicos e eletrônicos são mais baratos que no Brasil, mas serviços como salões de beleza e academia são incomparavelmente mais caros do que na pátria amada.

Related posts

Custo de supermercado na Romênia

Juliana Gehring

Custo de vida em Dongguan na China

Tati Klaus

Custo de vida no Porto

Priscila Maranhão

7 comentários

raniela Setembro 19, 2017 at 11:00 am

Amei o seu texto Gabriela!! Nós que aqui estamos no Brasil sentimos falta de relatos de países de cultura tão diferente da nossa. Eu quero conhecer a Arabia Saudita um dia, e quem sabe te visito! Desejo tudo de bom!

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Setembro 21, 2017 at 3:48 am

Obrigada!
Existe muito preconceito por ser uma cultura diferente e com princícios que ferem a liberdade que estamos acostumados. Mas o dia a dia aqui não é um bicho de sete cabeças. A gente vive bem, melhor ainda quando se adapta.
É necessário escrever sobre a vida aqui até mesmo pra dismistificar todas as questões sensacionalistas que passam na TV. Só passa a parte ruim porque é o que chama a atenção.
Ainda não temos turismo por aqui, mas tudo indica que num futuro proximo eles abram as fronteiras pra visitantes. 🙂

Resposta
Mariah Novembro 17, 2017 at 1:09 am

Ola Gabriela gostaria muito de passer meu anniversario air no proximo ano como fazer para tear um visto somente por Cinco Dias?

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Novembro 18, 2017 at 7:25 pm

Não é possivel Mariah. POr enquanto a Arábia Saudita Não emite visto de turista. Você só consegue vir pra cá se tiver vínculo com alguma empresa ou for parente de primeiro grau de algum residente daqui.

Resposta
Lucélia Pradella Dezembro 11, 2017 at 8:17 pm

Gostaria muito de morar na Arábia Saudita, como faço para conseguir morar a respeito de trabalho como é possível arrumar um trabalho, gostaria de todos os dados tenho apenas um amigo Árabe !

Resposta
Fabiana Janeiro 6, 2018 at 3:28 pm

Boa tarde!
Meu nome é Fabiana e gostaria de saber como faço para ir morar na Árabia Saudita sozinha?
Pois nos seus posts vc fala sobre brasileiras que foram sozinhas.

Terminei minha faculdade de Letras neste ano de 2017.

Você tem alguma dica para me passar, como visto,moradia,emprego,etc
Se por gentileza vc puder me passar por e-mail eu agradeço.

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Janeiro 17, 2018 at 7:53 am

Oi Fabiana, antes de tudo você precisa conseguir um emprego aqui, antes mesmo de sair do Brasil, pois você não consegue visto para residência sem estar vinculada a algum empregador.
O pais ainda não emite visto de turismo, então não tem possibilidade de vir à passeio e arrumar trabalho por aqui.
Geralmente eles exigem alguns anos de experiência e um pouco mais além da graduação apenas. As áreas que mais emprega mão de obra qualificada são aquelas ligadas ao petróleo, como engenheiros, químicos, gestores, etc…
Porém talvez seja possível arrumar trabalho como professora de inglês, mas para isso você precisa entrar em contato com escolas daqui que talvez estejam contratando.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação