BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Inglaterra

Custo de vida no interior da Inglaterra

O alto custo de vida na Inglaterra não é segredo para ninguém. Esses valores podem chegar a ser bem abusivos em algumas cidades como Londres, que é bem conhecida por ser a cidade mais cara do mundo. Não sei dizer se realmente é, mas não duvido, pois todas as vezes que converso com amigos que lá habitam fico chocada com o valor que pagam em aluguel.

O erro mais fatal que podemos cometer quando pesquisamos sobre valores é fazer a comparação entre países de moedas e valores diferentes, ainda mais com a libra passando os 6 reais. Sendo assim, é bem difícil comparar o Brasil com a Inglaterra, pois recebemos números diferentes. Por exemplo, no Brasil recebíamos um valor em números maior do que na Inglaterra, mas na Inglaterra se vive “melhor” com um valor menor em números. Receber 500 libras/mês não é o mesmo que receber 3 mil reais/mês e tudo isso ainda varia de acordo de qual região você  está falando, tanto no Brasil quanto na Inglaterra. Conseguem entender? Se não, a Dani da Escócia fez um levantamento legal sobre o cálculo salarial no UK no post dela.

Então, a partir daí comecei a ver o quanto custa viver na minha cidade e fazer uma comparação com Londres, a tal cidade grande, através de dados coletados com amigos que moram lá e que tem a renda mensal similar a minha. A minha família é composta por 2 adultos, gostamos de sair para jantar fora, ir para pubs, viajar e umas comprinhas de vez em quando. Então, este levantamento de valores será feito com base em valores para duas pessoas, em um apartamento similar em zonas centrais: Warwick e Zona 3 de Londres.

Pensando assim, comparei a energia elétrica  que é um item muito importante quando se muda para um país frio a maior parte do ano, moradia, água, transporte, lazer, vestuário e impostos. É importante lembrar que a saúde e a educação (a partir dos 4 anos) são garantidas pelo governo, sendo assim não é paga diretamente, como no Brasil e outros países.

Fonte: Internations
Fonte: Internations

O aluguel no Reino Unido é bem caro, não importa aonde seja, será caro. Além disso, o mercado de imóveis na Inglaterra é bem aquecido, sendo assim, os valores podem variar de um mês para o outro e as casas são alugadas em questão de minutos. O preço médio de um apartamento sala/quarto em Londres próximo a área central pode sair em torno de £1500, enquanto fora da área central £1100. Em Warwick, o preço médio de um apartamento sala/ quarto é de £650 em área central e uns £500 mais afastado do centro. Esse valor é o que vai consumir boa parte da sua renda mensal e nem tem muito para onde fugir, não importa a região da terra da rainha.

Assim que você tem sua moradia acertada, você começa a pagar o Council tax , referente ao IPTU , que varia de acordo com a área em que você mora. Esse valor é bem difícil de ser comparado, pois depende de muitos fatores e é esse imposto que paga a limpeza da rua, a coleta de lixo e a eletricidade dos postes de luz.

No Reino Unido é necessário pagar um valo anual para ter o  direito de assistir TV, o chamado TV License. Esse valor é utilizado para investir em tecnologias para BBC, esse valor é igual em todos os lugares £145.50 por ano. Se esse valor não for pago você irá receber uma carta do governo,  eles irão averiguar e multas serão aplicadas.

Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Outro tópico bem difícil de comparar é a eletricidade/gás, pois varia de acordo com o trabalho de cada um, se tem o hábito de cozinhar, se demora mais no banho, se a casa é toda elétrica ou tem gás. Minha casa é toda elétrica e fechamos com a nossa fornecedora de energia um preço mensal, tanto no verão quanto no inverno. Sendo assim, gastamos uma média de £85 por mês, e esse valor também é bem parecido, mesmo em Londres. Aqui no Reino unido, você não é obrigado a ficar com o mesmo fornecedor, como a Light, no Brasil. Então, existem muitas companhias que se pode cotar e mudar. E lembre-se sempre de verificar o isolamento térmico da casa, pois ele também influencia o valor gasto em energia elétrica.

A água pode ser paga anualmente, mensalmente, trimestralmente, você escolhe. Na Inglaterra, custo da água não está incluído no Council tax como em alguns lugares do UK, e o valor estimado, tanto em Londres quanto em Warwick é de £30.

O sistema de transporte de uma cidade menor é bem mais escasso que em Londres, que conta com metrô, trem, ônibus, e sei lá mais o que. Aqui só tem o ônibus e trem e esses são pagos por distância (o assunto transporte merece outro post). O preço de uma passagem é de £2.75, mas podem ser feito passes diários, semanais e mensais para baratear o custo. Enquanto que em Londres o valor é de £4.8 em uma passagem. Mesmo com esse valor discrepante, ainda acho o valor agregado da passagem em Londres melhor, pois te leva para mais lugares e tem mais opções de transportes.

O lazer de cada um muda muito de pessoa para pessoa, mas pelas minhas andanças por lá e cá, os preços são iguais no Reino todo, em alguns pubs aqui no interior existem promoções que podem sair mais barato, mas não é em toda cidade. O cinema é uma média de £9 tanto lá quanto cá.

As compras feitas no mercado é algo bem pessoal, pois varia com seus hábitos alimentares. Entrei em sites de mercados que costumo frequentar, como Morrisons, Aldi, Lidl, Sainsbury’s e os valores são os mesmos em qualquer lugar da ilha. E sempre existem formas de economizar, pois existem as marcas de mercado. Aqui na minha casa, gastamos em média £50 por semana, mas gostamos de uma cervejinha ou uma cidra e um suco orgânico de vez em quando e também compramos em fazendas de produtores locais, o que encarece um pouco as compras.

No quesito vestuário, se você não está procurando estilistas independentes e moda local, as grandes marcas tem o mesmo preço em qualquer lugar também, não importa muito onde se mora. Inclusive, é possível encontrar as grandes como Zara, H&M, Primark, entre outras, em quase qualquer cidade e promoção é algo que não falta por aqui. Além disso, existem as charity shops (como a que falei no post anterior), que vendem roupas doadas e algumas são novas e com etiquetas, sendo assim, além de se vestir, pagar barato, pode ajudar uma causa importante.

Viagens! Nisto Londres é imbatível. A cidade conta com mais aeroportos e as companhias com passagens mais baratas voam de lá, principalmente. Mesmo tendo próximo, o Birmingham International Airport, os voos de Londres são muito mais baratos.

Bom, Claro que todas essas comparações variam muito com o que se busca em uma cidade, ser feliz onde está é algo que dinheiro nenhum no mundo paga. Londres se torna cara por sua especulação imobiliária, comparando com Warwick, em West Midlands. Mas, é necessário lembrar que é uma cidade com uma cena cultural fantástica, se esse for o interesse. O preço de Londres se paga em coisas como transporte para o trabalho, para aeroportos, teatros e shows, mas tudo na vida depende de quais são as suas intenções, hábitos e disponibilidade financeira.

Se você tem interesse em fazer comparações, o site Numbeo é uma boa ferramenta de busca. E a internet está sempre a nossa disposição para tirar duvidas, né!

Related posts

Custo de vida em Zagreb

Nathália Nascimento

Cinco dicas de locais para um chá da tarde em Londres

Manuella Azzari

Custo de vida na Dinamarca

Letícia Stallone

16 comentários

Priscila Março 8, 2016 at 11:56 pm

Olá Juliana adorei o blog e ja está nos meus favoritos
Estou indo para a Inglaterra daqui uns meses o marido ja esta na cidade de Westbury faz um mês o salario é bom e quria tirar uma duvida relacionada a questão de filhos, meus2 filhos são autistas de um nivel médio e queria saber alem de escola o que mais a inglaterra oferece a crianças com essa deficiência
Bjinhos e uma otima semana

Resposta
Juliana Brandão Março 11, 2016 at 4:56 pm

Olá Priscila,

Eu não consigo te informar o que a prefeitura do seu condado pode te oferecer, visto que cada Shire (condado) tem a sua administração.

Sei que existe o trabalho de Learning support (auxílio para crianças dentro do ambiente escolar) nas escolas, e sei que existem muitos profissionais competentes trabalhando com os mais diversos transtornos.

Mas, sendo a criança autista ou não, cada cidade é diferente. Desculpa por não poder te informar mais, mas muitas vezes as atividades além da escola são privadas, ou provisionadas pelo local council.

Neste site você pode dar uma olhada no que acontece na sua futura cidade:
http://westburytowncouncil.gov.uk/

Tomei a liberdade de pesquisar este site que tem algumas atividades e várias coisas para autismo.

http://www.theautismdirectory.com/listing.asp?i=1721

Toda sorte do mundo nesta sua empreitada e que vocês sejam muito felizes 🙂

Beijos,

Juliana.

Resposta
Daniele Março 29, 2017 at 11:44 pm

Priscila por favor. entre em contato comigo. Estou entrando nessa mesma situação e preciso de esclarecimentos. Caso possa me ajudar por favor entre em contato .

Grata.

Resposta
Luiz Felipe Abril 26, 2016 at 2:49 pm

Bom dia Juliana tudo bem?

Muito bom e atual o tópico, continuarei vendo as novidades…

Eu sei que não se trata de Liverpool, porem o que vc pode me falar a respeito dos custos da cidade?? Agradeço muito a ajuda!!! Qualquer informação é muito bem vinda!!!

Resposta
Juliana Brandão Abril 26, 2016 at 3:10 pm

Olá Luiz Felipe

Infelizmente irei ficar te devendo esta. Só estive em Liverpool uma vez e como turista, né! Hehehe

Normalmente o custo de vida do norte tende a ser mais barato, mas realmente não tenho como te afirmar isso.

Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando aqui no BPM!

Abraços,

Juliana

Resposta
tiago Dezembro 22, 2016 at 3:31 am

um amigo meu vai pra inglaterra, queria ir com a cara e coragem se der certo e claro ,pra trabalhar ai mas dinheiro quanto devo ter quardado valo de real msm ande de mudda pra £

Resposta
Daniele Março 29, 2017 at 11:41 pm

Boa noite.
£160,000.00 GBP acha que esse valor por ano para uma familia de pai, mãe e duas filhas de 8 anos é razoavel?
Podemos alugar um imóvel de 3 quartos com agua, eletricidade, tv , lazer, alimentação e ainda sobrar mensal uns £5,000.00 GBP para aplicar/guardar?
Caso sim, pode me dizer os nomes das cidades que fiquem perto de Gales?
Obrigado .

Resposta
Juliana Brandão Abril 2, 2017 at 4:51 pm

Olá Daniele,

Olha esse valor é BEM alto aqui no UK e é um valor para algumas pessoas bem específicas, como diretores de empresas, etc. E se este for seu caso, você consegue guardar bastante dinheiro e pagar as contas.

Infelizmente eu não conheço nenhuma cidade nas proximidades do País de Gales o suficiente para poder te indicar, eu moro na parte central da Inglaterra.

Espero que dê tudo certo para vocês.

Abraços,

Juliana.

Resposta
Patricia Abril 14, 2017 at 1:41 am

Olá! Adorei seu blog!
Estamos avaliando uma proposta de trabalho de £45000 ano em uma cidade próxima a Warwick. Se chama Coventry. Somos um casal jovem. Infelizmente somente um de nós terá emprego num primeiro momento. Você acha que vamos passar muito perrengue com esse orçamento? Já consultei o Numbeo, mas ainda tenho dúvida sobre os impostos todos que devem ser pagos e acabam reduzindo o valor líquido.
O que você acha?
Obrigada desde já

Resposta
Juliana Brandão Abril 17, 2017 at 8:41 pm

Olá Patricia,
Eu conheço Coventry sim, é colada em Warwick.

Esse valor é um bom valor sim, e é possível viver com só um trabalhando, mas isso depende do seu estilo e padrão de vida.
Coventry tem diversas áreas que se você quiser me escrever ([email protected]) podemos conversar sobre os locais que dizem ser bons para se morar. Temos vários amigos por Coventry em diferentes bairros.

Posso saber para qual empresa você está vindo?

Com certeza os impostos irão reduzir o seu salário líquido, mas este não é um valor baixo para a média britânica, especialmente se não mora em Londres.
você pode dar uma olhada nesse site para ver como será http://www.thesalarycalculator.co.uk/salary.php

Espero ter ajudado, qualquer coisa me escreva que podemos conversar.

Abraços,

Juliana.

Resposta
Helena Junho 4, 2017 at 2:39 am

Olá, Juliana! Estou avaliando a possibilidade de ir para Oxford com um salário de 31000 libras/ano… você saberia estimar se esse valor seria suficiente para 2 pessoas viverem bem (confortavelmente) nessa cidade? Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Junho 4, 2017 at 8:11 am

Ola Helena,

Infelizmente não tenho como te afirmae que este valor seria suficiente, pois cada casal tem um padrão que considera confortável.

Sugiro que você de uma olhadinha no site do governo (gov.uk) para saber quanto ficará o salário após os impostos, além de ver sites como o rightmove.co.uk para ter noção de preços de aluguel nas áreas que te interessam.

Eu não conheço Oxford – apenas como turista – então não tenho como avaliar e nem afirmar nada.

Veja sites de supermercado para ter noção dos valores também, os mais famosos são Sainsburys, Tesco, Morrisons, Aldi, Asda, lidl.

Espero ter podido ajudar,

Juliana

Resposta
Katie Abril 3, 2018 at 4:40 pm

Olá Juliana, boa tarde, gostei muito das informações do seu blogue, estou querendo ir para a Inglaterra, eu e meu filho, será que com força de vontade, determinação, conseguiremos um bom emprego? Eu não quero nada de luxo e nem ele, vamos começar do zero, estou fazendo faculdade, termino ano que vem, mas trabalho de diária, babá etc…me ajude nesta informação, obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Abril 3, 2018 at 4:57 pm

Olá Katie,
A Juliana Brandão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rose Dezembro 30, 2018 at 8:37 pm

Oi Juliana poderia falar os melhores bairros para se morar com filhos em Coventry? Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 31, 2018 at 1:51 pm

Olá Rose,
A Juliana Brandão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação