BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Tailândia

Dez curiosidades sobre a Tailândia

Dez curiosidades sobre a Tailândia.

Você sabia que o país é governado pelo Conselho da Paz e Ordem, que tomou o poder em maio de 2014 através de um golpe de estado?

E que Bangkok é a capital e tem mais de 9 milhões de habitantes, o significado do nome da cidade é: Cidade dos anjos.

E também que o rei da Tailândia completou nesse mês de junho 70 anos de reinado, ele é o monarca há mais tempo no poder. Outra curiosidade é que o rei nasceu em Massachussets. Sim, ele é americano.

Pois bem, listei mais 10 curiosidades sobre o país para quem ainda não conhece, incluir no próximo roteiro pela Ásia, por experiência própria, vale a pena!

1- Segurança- Aqui as mulheres podem andar sozinhas em qualquer horário, podem carregar celulares, jóias e usar “shorts”sem medo de serem assediadas. Claro que não existe um lugar 100% seguro no mundo, então é aconselhável estar sempre atenta.

2- Hospitalidade – Pensam que os brasileiros são simpáticos? Os tailandeses são demais,  sempre prestativos e muito humildes, um povo apaixonante. Logo que cheguei aqui desmaiei dentro de um barco na volta do passeio , quando acordei havia 3 senhoras sorrindo para mim, uma fazendo massagem nos meus pés, outra molhando meu rosto com água gelada e a outra tinha colocado algo muito forte no meu nariz para me ajudar a recobrar os sentidos. Aqui com o passar do tempo as pessoas reconhecem você na rua, no mercado, na farmácia, cumprimentam você de uma maneira tão especial que você se sente em casa.

3- Custo de vida – A Tailândia está em sétimo lugar no ranking dos táxis mais baratos do mundo, e o transporte público é também bem barato. Para se ter uma ideia, uma refeição para casal num restaurante médio custa em torno de 17 U$ e nos restaurantes frequentados pelos locais, U$1,6. Eles raramente cozinham em casa, é mais barato comer fora. O que custa caro aqui são os serviços de beleza, fazer manicure e pedicure custa no mínimo U$ 30 e nem todos o salões tem o padrão de higiene e esterilização como no Brasil.

Optimized-unnamed (2)

4- Clima – Para quem ama o calor  a boa noticia é que faz calor o ano todo. Entre abril e junho o clima é quente e úmido com tempestades passageiras todos os dias, de julho a outubro,  considerada baixa estação, chove muito por ser a época de monções (fenômeno típico da Ásia, chuvas torrenciais que podem durar dias), a partir de novembro ate março é seco e muito, muito quente. Esse ano foi diferente do ano passado, tivemos uma grande seca que deixou o pais em alerta, houve racionamento de água em algumas cidades.  A baixa temporada atrai pelos preços muito mais baixos de estadia, mas quem quer vir passar as férias num lugar paradisíaco e não poder sair por causa da inundações?

5- Praias – A Tailândia é a escolha número 1 do turismo no sudeste da Ásia. As praias são de tirar o fôlego e os templos são estonteantes. Phuket e Phi Phi são as mais famosas e por isso sempre lotadas. Eu prefiro as que estão fora do roteiro turístico, como por exemplo KOH CHANG, uma ilha bem perto da fronteira com o Camboja, lugar incrível para relaxar.

6- Culinária – As refeições de rua são a atração. Basicamente consiste em arroz frito com óleo de côco, massa frita com porco, frango ou camarão e pimenta, muita pimenta.  Peixes assados e grelhados.

7- Massagem Thai – Praticamente em cada esquina existe uma casa de massagem, algumas são apenas para o lazer masculino, (nestas, as moças ficam na porta chamando os clientes). A massagem tailandesa é maravilhosa. Trabalha em pontos de pressão e alongamento corporal, é revigorante e muito barata também. É uma terapia onde a terapeuta usa os pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos. Ha ainda a massagem com óleos especiais para hidratação, um verdadeiro dia de beleza e num preço bem acessível. U$ 10 por uma hora de massagem apenas.

8-Contrastes Culturais – A grande maioria é budista, cerca de 95% da população, com exceção do extremo sul da Tailândia que é muçulmano.

Toda família que tem filho homem, espera que ele se torne um monge em alguma fase de sua vida (entre o término da escola, começo da vida profissional ou casamento). No passado eles ficavam no mosteiro por mais tempo. Nos dias atuais eles não passam mais que uma semana. O período é chamado PAN SAH e coincide com a época das chuvas.

Apesar dos monges fazerem votos de pobreza, não e incomum vê-los usando celulares, fumando ou fazendo compras no mercado (confesso que fiquei um tanto decepcionada).

O grau de adesão ao monastério varia individualmente e nem todos os seguidores são guiados por profundas convicções religiosas. Aqui os monges tem prioridade no metrô, no avião, em qualquer lugar e as mulheres não podem sentar perto deles.

Optimized-unnamed (1) (2)

No Budismo Thai as mulheres tem um papel pequeno, elas também tem as cabeças raspadas, seguem a doutrina e são consideradas como “ noviças”.

9- Transporte Público – Na capital existem: o metrô e o trem rápido de superfície, que são as melhores opções por serem mais rápidos, limpos, organizados e refrigerados. Existe ainda a linha férrea, os barcos e para os corajosos e aventureiros , o TUK TUK.  Estrangeiros são proibidos de dirigir na Tailândia, mesmo com carteira de habilitação internacional.  Não existe fiscalização, mas melhor seguir as regras e não ser preso.

10- Comércio – Artesanato, roupas, equipamentos fotográficos e esportivos e eletrônicos, feirinhas e “shopping centres espalhados por todos os lados. uma loucura para que é consumista.

Venha leve porque certamente vai voltar com uma mala extra.

Related posts

Como circular de carro em Madri – parte 2

Erika Menezes

Qual é a sua idade coreana?

Amanda Gomes

Curiosidades sobre o País de Gales

Daniela Pesconi-Arthur

7 comentários

Andreas Markus Julho 23, 2016 at 11:06 am

Parabéns Ane!!!
Muito bom
Tudo de bom e um Beijão
Nadia, Gebara, Pedro e Juliano

Resposta
Jorgea Julho 23, 2016 at 12:03 pm

Ane adorei, ja sabia destas coisas e concordo com tudo, povo adorável! Saudades. Bj

Resposta
Heliomar Panho Julho 23, 2016 at 1:06 pm

Oi. Ótima matéria.

Resposta
Ícaro Henrique Julho 23, 2016 at 2:41 pm

Ótimo texto, Ane!

Como é a burocracia para imigração para a Tailândia? Relativamente fácil ou relativamente difícil?
Você acha que com formação em Psicologia é difícil conseguir emprego?

Agradeço desde já!

Resposta
Jonine Julho 23, 2016 at 2:45 pm

Olá Ane, assino em baixo tudo inquérito você escreveu! Principalmente sobre a hospitalidade.
Sou Paranaense e estava morando em Lajeado RS, há 2 meses estou em Bangkok acompanhando meu marido que veio transferido!! Estou adorando!

Resposta
gabriel Julho 23, 2016 at 5:25 pm

Oque as mulheres acham dos brasileiros ? as tailandesas são muito bonitas.

Resposta
Monica Julho 28, 2016 at 4:40 pm

Adorei sua postagem. Parabéns!
Tenho planos de fazer um intercâmbio na Austrália, e de carona, conhecer a Tailândia…vo querer massagem tailandesa todo dia…hehehe
Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação