É interessante assistir à reação das pessoas quando você conta que está se mudando para o Texas. Eu contei minha história neste texto aqui, mas normalmente as pessoas têm aquela visão de que o Texas é apenas sinônimo de cowboys. E talvez do famoso seriado de TV, Dallas. E vamos ficando por ai. Mas agora que estou morando em Houston há mais de dois anos, posso compartilhar com vocês algumas das coisas típicas que conheci e curiosidades que aprendi sobre a região:
1)”Don’t mess with Texas” – você já ouviu esta frase? Numa tradução mais livre podemos interpretar como “Não brinque com o Texas”. Mas esta frase, na verdade, foi usada na sinalização das rodovias do Texas, numa campanha para que se diminuísse a quantidade de lixo jogada no chão! A campanha parece ter funcionado, com uma redução de 72% do lixo nas rodovias Texanas entre 1986 e 1990. Mas com a tradição do orgulho Texano, o slogan virou um jargão cultural muito usado e você hoje em dia você vê a frase estampada em camisetas, chapéus e todas aquelas bugigangas que turista gosta de comprar.
2) Bandeira – O Texas é conhecido como The Lone Star State (algo como “O Estado da estrela solitária”). E você sabe por quê? No passado, o Texas era uma província do México, e a área que acabou se tornando o atual Estado do Texas abrangia duas áreas, uma chamada Coahuila e a outra Tejas. Estas duas regiões eram representadas com duas estrelas na bandeira Mexicana. Entre 1835 e 1936, com a independência Texana e a criação de sua própria bandeira, o Texas ficou conhecido com o Lone Star, que representa todo o orgulho Texano e sobretudo a independência do Estado. Em 1845, o Texas foi anexado ao Estados Unidos, tornando-se o 28º Estado Norte Americano, mas desde então o espírito de individualismo e independência prevalecem.
3) Rodeios, chapéus e botas de cowboys – como eu mencionei no início do texto, Texas é sinônimo de cowboys e, consequentemente, rodeio, e aqui você realmente encontra os maiores e melhores rodeios do mundo. O rodeio de Houston acontece anualmente em março, dura vinte dias e recebe mais de 2.5 milhões de visitantes. Um evento muito engraçado de assistir é o Mutton Busting – é um rodeio infantil, onde as crianças de 5 a 6 anos montam ovelhas!!! E se você estiver a procura de roupas para se vestir para o “Go Texan Day”, um dia do ano em que as pessoas vão ao trabalho e às escolas vestidos de cowboy, você pode visitar a Cavander’s, loja especializada no assunto onde você encontra todos os acessórios necessários.
4) Flores – a bluebonnet é a flor típica do Texas. Por volta do mês de março/abril, durante a primavera e antes da temperatura ficar escaldante, estas flores se espalham pelos campos, dando uma cor azulada as paisagens. Muitas pessoas aproveitam para tirar fotos da família como uma tradição, pois a paisagem fica lindíssima.
5) Hospital MD Anderson – quando se trata de saúde, o Texas, e sobretudo Houston, tem grandes e renomados hospitais. Um dos mais famosos é o MD Anderson, um dos melhores hospitais do mundo no tratamento do câncer. O hospital, privado, é uma referência mundial também em pesquisas na área, e recebe pacientes do mundo todo em busca de um tratamento diferenciado.
6) Armas de fogo – já escrevi sobre o uso de armas nos EUA, e o assunto é muito polêmico. Como podemos imaginar em se tratando de Texas, o Estado tem o maior número de lojas especializadas na venda de armas (cerca de 8,500), além dos famosos “gun shows” que parecem acontecer todo tempo. Você encontra nas bancas de jornal muitas revistas especializadas no assunto (acho que na mesma proporção que encontramos revistas “adultas” no Brasil!).
7) Animais – embora o armadillo (Tatu) seja o animal típico do estado do Texas, e você as vezes o encontre no meio da rua (já cruzei com alguns no meu bairro), o animal temido por muitos é a cobra. O Texas possui centenas de tipos de cobras diferentes, e quatro tipos de cobras venenosas. Para aqueles que moram nos subúrbios ou perto da bayou, é comum que as ditas cujas façam visitas de vez em quando!
8) Big trucks – a tradução aqui não se refere a caminhões grandes. Imagine uma daquelas pick ups…..agora aumente o tamanho….aumente mais…..aumente o tamanho das rodas……pois é, este tipo de carro nos encontramos a todo instante, inclusive na cidade. Texas é o maior mercado para grandes pick ups nos EUA – um em cada cinco carros vendidos no Texas é uma pick up. E aqui normalmente as vagas nos estacionamentos são grandes – em contraste, em muitos estacionamentos as vagas “menores” são sinalizadas!
9) Bush – sim, eles são daqui! Descendentes de ingleses e alemães, a família Bush é uma tradicional família americana, com grande envolvimento na política. Dois senadores, dois governadores e os mais conhecidos, dois presidentes, pai (George H W Bush), que mora em Houston, bem pertinho da minha casa, e o filho (George W Bush), que vive em Dallas! E ainda há o risco de mais um membro tornar-se presidente (Jeb Bush, que já foi governador da Florida).
10) Comida – devo admitir que eu não sou assim uma aventureira quando se fala de comidas novas, diferentes. Então eu sempre procuro aquilo que eu gosto de comer, e não fico querendo experimentar todas as novidades. Uma das comidas típicas do Texas é o chili com carne! Trata-se de um cozinho de carne com chili (pimenta), tomates e também pode conter feijões. Este da foto leva até milho! Quer experimentar? Tente esta receita aqui, e depois conte aqui no Blog como ficou!
29 Comments
Adorei!!! Como sempre
Obrigada danielle! Fico muito feliz que vc acompanha os textos com frequência!
Monica Amei Seu blog! Muito interessante mesmo! Ja Moro a muito tempo aqui e muito nao sabia do Texas.
Ola Marineide, que bom que você gostou. Este blog na verdade não é meu, eu apenos colaboro com textos sobre os EUA. Mas eu tenho um blog somente sobre Houston, se puder, de uma passadinha la, é o http://www.discoveringhouston.com. Obrigada!
Muito interessante!!!!! Beijos, Mo!
Obrigada Paty! Bjs
Amei!!!! Tenho muita vontade de conhecer o Texas.
Elda, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do texto. Assim você vai se preparando para o dia que conhecer pessoalmente! Abraços!
Informacoes e sempre muito bom!!! Otimo obrigada!!!!
Muito obrigada, Eunice! Volte sempre 😉
Obrigada por descrever p nós coisas mínimas mas interessantes q precisamos saber à respeito do lugar q vivemos,responde à uma curiosidade q sempre comento c meus familiares no Rio de aqui se usarem muitos carros grandes,cada vez aprendendo mais né…
Muito obrigada Marize! Fico muito feliz que tenha gostado! Abraços!
O blog esta otimo. bem a cara do adorável Texas.
Apenas uma pequena correção com relação ao MDAnderson.
Ele não e um hospital privado. Pertence ao sistema da Universidade do Texas. Foi criado em 1941 por um ato legislativo como vc pode ver abaixo:
MD Anderson was created by an act of the Texas Legislature in 1941, making it a part of The University of Texas System. Today it is one of 68 Comprehensive Cancer Centers designated by the National Cancer Institute. The cancer center provided care for about 115,000 patients in Fiscal Year 2012 and employs more than 19,000 people.[1]
Ola Aguiar, obrigada por acompanhar o blog. Usei o termo privado para que os brasileiros que leiam o texto entendam que nao eh um hospital público como no Brasil. Aqui você paga pelo atendimento. Mas muito obrigada, pois quem ler o texto e os comentários compreenderá melhor a questão.
Oi Monica,
Adoro seus textos, sempre.
Menina, o Arizona tem muita coisa que lembra o Texas, porém vcs ganham no quesito cobras…rs… e confesso que não fico nem um pouco incomodada com isso porque tenho HORROR à elas. E o rodeio, o daí dura somente 3X mais que o de Tucson. Ah! E não temos a família Bush.
Esperando pelo próximo post 😉
Muah!
Oi Cleo! Obrigada!! Ate o momento so cruzei com cobras bem pequenas, na rua, ja mortas. Afeee, morro de medo! Bjs!
Adorei. Sempre pensei o Texas como uma região de calor e rodeios…hehe
Obrigada Gi! Realmente aqui tem muito mais do que calor e rodeios! Aos poucos vou dividindo com os leitores as minhas descobertas!
Mônica, eu A-DO-RO o Chilli con Carne! A verdade é que a maior parte da comida mexicana que conhecemos pelo mundo é, de fato, tex-mex! =) Afinal, conhecemos tortilla e burritos, assim como o chilli com carne (que preparo em casa! Eu uso os red kidney beans para isso!), mas a comida mexicana mesmo (como gorditas e chilli en nogada) ficam só no México!
Enfim… Sobre os animais, eu via Animal Planet e sempre havia emergencias em hospitais no Texas porque uma cobra de deserto venenosa tinha picado alguém! Tenho medo dessa vida no deserto! Hehe!
Um beijo
Segura a peruca, Chilli con Carne a la Tati Sato! UhUh!! Jamais imaginaria isso! Beijos
Adorei o texto, Mônica!! Eu não como carne e frango e aqui a dificuldade de encontrar peixes brancos fresco com preço bacana. Você teria alguma recomendação de local onde posa achar? Aqui tem a cultura de peixaria ou o peixe compramos no mercado mesmo?
Muito obrigada!
Oi Ludmila! Ja ouvi sobre alguns lugares para comprar peixe, mas sinceramente eu tenho medo da origem. Prefiro comprar no Whole Foods mesmo, apesar de mais caro. Eu nunca passei numa peixaria, so na dos mercados mesmo! Bj
procurando curiosidades do TEXAS para minha aula de ingles e encontrei mto mais q precisava. mto obrigado..adorei
Ola Monica, tudo bem?
Li o seu artigo de curiosidades sobre o texas, minha filha esta fazendo um trabalho para escola, aqui nos EUA. Ela esta cursando o 7 th grade, e tem uma pergunta qual a motto que e a queridinha ai no Texas?
Entao sera que vc sabe?
Odete – ah, eu vou ficar devendo essa informação para você, eu desconheço essa moto! Abraços, Monica
PELO CARRO O TEXANO É O MAIS BREGA E SALOIO DO MUNDO UNICO CAIPIRÃO QUE DEU CERTO TAL COMO ITU SÓ GOSTA DE COISA GRANDE E QUE CHAME A ATENÇÃO E TEM ORGULHO DISSO UMA PENA QUE OUTRAS CULTURAS SALOIAS NÃO SE DERAM TÃO BEM NO BOLSO E ACABARAM SENTIDO-SE INFERIORES DIANTE DE OUTRAS URBANAS E MAIS RICAS
Oi Monica tudo bem? Parabéns, muito legal seu blog. Adorei! Tenho um tio que mora ai em Houston Texas, e eu vou visita-lo as vezes. AMO Houston Texas , e ano q vem em Maio 2017 se Deus quiser, estarei de volta ai pra mais uma visita ????????????
gostaria de mais algumas dicas, sera que posso te escrever por e-mail?
Parabéns mais uma vez pelo Blog.
Bjs Dani
Dani, a Monica parou de colaborar conosco. Temos outra colunista no estado, a Renata, procure pelos textos publicados mais recentemente para encontrá-la. Leia os diversos textos sobre o Texas para obter dicas e informações.
Edição BPM
Obrigada, muito bom conhecer um pouco mais sobre as curiosidades da região. Meu marido recebeu uma proposta para irmos para Denton e estou buscando mais informações. Abraço