BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA

Dez Curiosidades Típicas do Texas

É interessante assistir à reação das pessoas quando você conta que está se mudando para o Texas. Eu contei minha história neste texto aqui, mas normalmente as pessoas têm aquela visão de que o Texas é apenas sinônimo de cowboys. E talvez do famoso seriado de TV, Dallas. E vamos ficando por ai. Mas agora que estou morando em Houston há mais de dois anos, posso compartilhar com vocês algumas das coisas típicas que conheci e curiosidades que aprendi sobre a região:

1)”Don’t mess with Texas” – você já ouviu esta frase? Numa tradução mais livre podemos interpretar como “Não brinque com o Texas”. Mas esta frase, na verdade, foi usada na sinalização das rodovias do Texas, numa campanha para que se diminuísse a quantidade de lixo jogada no chão! A campanha parece ter funcionado, com uma redução de 72% do lixo nas rodovias Texanas entre 1986 e 1990. Mas com a tradição do orgulho Texano, o slogan virou um jargão cultural muito usado e você hoje em dia você vê a frase estampada em camisetas, chapéus e todas aquelas bugigangas que turista gosta de comprar.

2) Bandeira – O Texas é conhecido como The Lone Star State (algo como “O Estado da estrela solitária”). E você sabe por quê? No passado, o Texas era uma província do México, e a área que acabou se tornando o atual Estado do Texas abrangia duas áreas, uma chamada Coahuila e a outra Tejas. Estas duas regiões eram representadas com duas estrelas na bandeira Mexicana. Entre 1835 e 1936, com a independência Texana e a criação de sua própria bandeira, o Texas ficou conhecido com o Lone Star, que representa todo o orgulho Texano e sobretudo a independência do Estado. Em 1845, o Texas foi anexado ao Estados Unidos, tornando-se o 28º Estado Norte Americano, mas desde então o espírito de individualismo e independência prevalecem.

Texas flag-Square
Photo by Pixabay.com

3) Rodeios, chapéus e botas de cowboys – como eu mencionei no início do texto, Texas é sinônimo de cowboys e, consequentemente, rodeio, e aqui você realmente encontra os maiores e melhores rodeios do mundo. O rodeio de Houston acontece anualmente em março, dura vinte dias e recebe mais de 2.5 milhões de visitantes. Um evento muito engraçado de assistir é o Mutton Busting – é um rodeio infantil, onde as crianças de 5 a 6 anos montam ovelhas!!! E se você estiver a procura de roupas para se vestir para o “Go Texan Day”, um dia do ano em que as pessoas vão ao trabalho e às escolas vestidos de cowboy, você pode visitar a Cavander’s, loja especializada no assunto onde você encontra todos os acessórios necessários.

Photo by Pixabay.com

4) Flores – a bluebonnet é a flor típica do Texas. Por volta do mês de março/abril, durante a primavera e antes da temperatura ficar escaldante, estas flores se espalham pelos campos, dando uma cor azulada as paisagens. Muitas pessoas aproveitam para tirar fotos da família como uma tradição, pois a paisagem fica lindíssima.

Campo de Bluebonnets by Carolina Gonzalez
Campo de Bluebonnets by Carolina Gonzalez

5) Hospital MD Anderson – quando se trata de saúde, o Texas, e sobretudo Houston, tem grandes e renomados hospitais. Um dos mais famosos é o MD Anderson, um dos melhores hospitais do mundo no tratamento do câncer. O hospital, privado, é uma referência mundial também em pesquisas na área,  e recebe pacientes do mundo todo em busca de um tratamento diferenciado.

6) Armas de fogo – já escrevi sobre o uso de armas nos EUA, e o assunto é muito polêmico. Como podemos imaginar em se tratando de Texas, o Estado tem o maior número de lojas especializadas na venda de armas (cerca de 8,500), além dos famosos “gun shows” que parecem acontecer todo tempo. Você encontra nas bancas de jornal muitas revistas especializadas no assunto (acho que na mesma proporção que encontramos revistas “adultas” no Brasil!).

Photo by Pixabay.comPhoto by Monica Bateman

 7) Animais – embora o armadillo (Tatu) seja o animal típico do estado do Texas, e você as vezes o encontre no meio da rua (já cruzei com alguns no meu bairro), o animal temido por muitos é a cobra. O Texas possui centenas de tipos de cobras diferentes, e quatro tipos de cobras venenosas. Para aqueles que moram nos subúrbios ou perto da bayou, é comum que as ditas cujas façam visitas de vez em quando!

Photo by PixabayPhoto by Pixabay

8) Big trucks – a tradução aqui não se refere a caminhões grandes. Imagine uma daquelas pick ups…..agora aumente o tamanho….aumente mais…..aumente o tamanho das rodas……pois é, este tipo de carro nos encontramos a todo instante, inclusive na cidade. Texas é o maior mercado para grandes pick ups nos EUA – um em cada cinco carros vendidos no Texas é uma pick up. E aqui normalmente as vagas nos estacionamentos são grandes – em contraste, em muitos estacionamentos  as vagas “menores” são sinalizadas!

Big Truck
Photo by Monica Bateman

9) Bush – sim, eles são daqui! Descendentes de ingleses e alemães, a família Bush é uma tradicional família americana, com grande envolvimento na política. Dois senadores, dois governadores e os mais conhecidos, dois presidentes, pai (George H W Bush), que mora em Houston, bem pertinho da minha casa, e o filho (George W Bush), que vive em Dallas! E ainda há o risco de mais um membro tornar-se presidente (Jeb Bush, que já foi governador da Florida).

Bush
Photo by Pixabay

10) Comida  – devo admitir que eu não sou assim uma aventureira quando se fala de comidas novas, diferentes. Então eu sempre procuro aquilo que eu gosto de comer, e não fico querendo experimentar todas as novidades. Uma das comidas típicas do Texas é o chili com carne! Trata-se de um cozinho de carne com chili (pimenta), tomates e também pode conter feijões. Este da foto leva até milho! Quer experimentar? Tente esta receita aqui, e depois conte aqui no Blog como ficou!

chili con carne
Photo by Pixabay

Related posts

Singlish, o inglês falado em Cingapura

Ana Paula Cariello

Dez curiosidades sobre a Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

São Francisco tem os melhores restaurantes dos EUA, segundo Guia Michelin

Letícia Cavalcante

28 comentários

Danielle Agosto 16, 2014 at 1:45 pm

Adorei!!! Como sempre

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:49 pm

Obrigada danielle! Fico muito feliz que vc acompanha os textos com frequência!

Resposta
Marineide santos Agosto 16, 2014 at 1:50 pm

Monica Amei Seu blog! Muito interessante mesmo! Ja Moro a muito tempo aqui e muito nao sabia do Texas.

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:48 pm

Ola Marineide, que bom que você gostou. Este blog na verdade não é meu, eu apenos colaboro com textos sobre os EUA. Mas eu tenho um blog somente sobre Houston, se puder, de uma passadinha la, é o http://www.discoveringhouston.com. Obrigada!

Resposta
Paty Monteiro Agosto 16, 2014 at 2:15 pm

Muito interessante!!!!! Beijos, Mo!

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:47 pm

Obrigada Paty! Bjs

Resposta
elda do carmo araujo pereira Agosto 16, 2014 at 4:03 pm

Amei!!!! Tenho muita vontade de conhecer o Texas.

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:47 pm

Elda, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do texto. Assim você vai se preparando para o dia que conhecer pessoalmente! Abraços!

Resposta
Eunice Baptista Agosto 16, 2014 at 5:33 pm

Informacoes e sempre muito bom!!! Otimo obrigada!!!!

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:46 pm

Muito obrigada, Eunice! Volte sempre 😉

Resposta
Marize G. Fonseca Agosto 16, 2014 at 10:49 pm

Obrigada por descrever p nós coisas mínimas mas interessantes q precisamos saber à respeito do lugar q vivemos,responde à uma curiosidade q sempre comento c meus familiares no Rio de aqui se usarem muitos carros grandes,cada vez aprendendo mais né…

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:45 pm

Muito obrigada Marize! Fico muito feliz que tenha gostado! Abraços!

Resposta
Aguiar Agosto 17, 2014 at 1:56 am

O blog esta otimo. bem a cara do adorável Texas.
Apenas uma pequena correção com relação ao MDAnderson.
Ele não e um hospital privado. Pertence ao sistema da Universidade do Texas. Foi criado em 1941 por um ato legislativo como vc pode ver abaixo:

MD Anderson was created by an act of the Texas Legislature in 1941, making it a part of The University of Texas System. Today it is one of 68 Comprehensive Cancer Centers designated by the National Cancer Institute. The cancer center provided care for about 115,000 patients in Fiscal Year 2012 and employs more than 19,000 people.[1]

Resposta
Monica Bateman Agosto 17, 2014 at 7:45 pm

Ola Aguiar, obrigada por acompanhar o blog. Usei o termo privado para que os brasileiros que leiam o texto entendam que nao eh um hospital público como no Brasil. Aqui você paga pelo atendimento. Mas muito obrigada, pois quem ler o texto e os comentários compreenderá melhor a questão.

Resposta
Cleo Vassiliou Agosto 18, 2014 at 5:39 am

Oi Monica,
Adoro seus textos, sempre.
Menina, o Arizona tem muita coisa que lembra o Texas, porém vcs ganham no quesito cobras…rs… e confesso que não fico nem um pouco incomodada com isso porque tenho HORROR à elas. E o rodeio, o daí dura somente 3X mais que o de Tucson. Ah! E não temos a família Bush.

Esperando pelo próximo post 😉
Muah!

Resposta
Monica Bateman Agosto 27, 2014 at 6:45 pm

Oi Cleo! Obrigada!! Ate o momento so cruzei com cobras bem pequenas, na rua, ja mortas. Afeee, morro de medo! Bjs!

Resposta
Pequena Gi Agosto 18, 2014 at 8:53 pm

Adorei. Sempre pensei o Texas como uma região de calor e rodeios…hehe

Resposta
Monica Bateman Agosto 27, 2014 at 6:49 pm

Obrigada Gi! Realmente aqui tem muito mais do que calor e rodeios! Aos poucos vou dividindo com os leitores as minhas descobertas!

Resposta
Tati Sato Agosto 23, 2014 at 4:56 pm

Mônica, eu A-DO-RO o Chilli con Carne! A verdade é que a maior parte da comida mexicana que conhecemos pelo mundo é, de fato, tex-mex! =) Afinal, conhecemos tortilla e burritos, assim como o chilli com carne (que preparo em casa! Eu uso os red kidney beans para isso!), mas a comida mexicana mesmo (como gorditas e chilli en nogada) ficam só no México!

Enfim… Sobre os animais, eu via Animal Planet e sempre havia emergencias em hospitais no Texas porque uma cobra de deserto venenosa tinha picado alguém! Tenho medo dessa vida no deserto! Hehe!

Um beijo

Resposta
Monica Bateman Agosto 27, 2014 at 6:48 pm

Segura a peruca, Chilli con Carne a la Tati Sato! UhUh!! Jamais imaginaria isso! Beijos

Resposta
Ludmila Gaspar Agosto 26, 2014 at 7:10 pm

Adorei o texto, Mônica!! Eu não como carne e frango e aqui a dificuldade de encontrar peixes brancos fresco com preço bacana. Você teria alguma recomendação de local onde posa achar? Aqui tem a cultura de peixaria ou o peixe compramos no mercado mesmo?

Muito obrigada!

Resposta
Monica Bateman Agosto 27, 2014 at 6:47 pm

Oi Ludmila! Ja ouvi sobre alguns lugares para comprar peixe, mas sinceramente eu tenho medo da origem. Prefiro comprar no Whole Foods mesmo, apesar de mais caro. Eu nunca passei numa peixaria, so na dos mercados mesmo! Bj

Resposta
marciamarcelino Outubro 12, 2014 at 6:22 pm

procurando curiosidades do TEXAS para minha aula de ingles e encontrei mto mais q precisava. mto obrigado..adorei

Resposta
Odete Maio 15, 2015 at 7:43 pm

Ola Monica, tudo bem?
Li o seu artigo de curiosidades sobre o texas, minha filha esta fazendo um trabalho para escola, aqui nos EUA. Ela esta cursando o 7 th grade, e tem uma pergunta qual a motto que e a queridinha ai no Texas?
Entao sera que vc sabe?

Resposta
Monica Bateman Maio 24, 2015 at 12:20 pm

Odete – ah, eu vou ficar devendo essa informação para você, eu desconheço essa moto! Abraços, Monica

Resposta
KVRGANIVS NOSTRATORVM Fevereiro 27, 2016 at 7:14 am

PELO CARRO O TEXANO É O MAIS BREGA E SALOIO DO MUNDO UNICO CAIPIRÃO QUE DEU CERTO TAL COMO ITU SÓ GOSTA DE COISA GRANDE E QUE CHAME A ATENÇÃO E TEM ORGULHO DISSO UMA PENA QUE OUTRAS CULTURAS SALOIAS NÃO SE DERAM TÃO BEM NO BOLSO E ACABARAM SENTIDO-SE INFERIORES DIANTE DE OUTRAS URBANAS E MAIS RICAS

Resposta
Dani Julho 27, 2016 at 6:02 pm

Oi Monica tudo bem? Parabéns, muito legal seu blog. Adorei! Tenho um tio que mora ai em Houston Texas, e eu vou visita-lo as vezes. AMO Houston Texas , e ano q vem em Maio 2017 se Deus quiser, estarei de volta ai pra mais uma visita ????????????
gostaria de mais algumas dicas, sera que posso te escrever por e-mail?
Parabéns mais uma vez pelo Blog.
Bjs Dani

Resposta
Cristiane Leme Julho 27, 2016 at 7:46 pm

Dani, a Monica parou de colaborar conosco. Temos outra colunista no estado, a Renata, procure pelos textos publicados mais recentemente para encontrá-la. Leia os diversos textos sobre o Texas para obter dicas e informações.
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação