BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Rússia

Dez motivos para morar na Rússia

Dez motivos para morar na Rússia.

Falar que moro na Rússia é motivo para despertar curiosidade na maioria das pessoas com as quais me comunico. E quando eu falo que eu adoro morar aqui, essa informação gera muitas interrogações: mas por quê a Rússia? O que tem de tão especial? Não é muito difícil?

Não, não é muito difícil, é um país maravilhoso e a vida aqui pode ser muito boa.

Acredito que a maioria dos brasileiros não tenham muita ideia de como é realmente a Rússia. Claro que o melhor jeito seria fazendo uma visitinha, quem tiver a chance de incluir a Rússia no seu roteiro de viagens, eu recomendo muito. Mas por enquanto tentarei compartilhar um pouco com vocês da vida aqui.

 1. Clima

Quando falam em Rússia vem logo à cabeça aquela idea de congelar no inverno russo. Realmente faz frio, mas não é bem assim. A Russia fica em região de clima temperado, e temos aqui todas as estações bem definidas: verão é quente, primavera é florida, outono as flores caem para se prepararem para o inverno: a neve chega. Todas estações são bonitas, mas o inverno tem seu charme especial. A melhor parte do inverno é a neve, fica tudo branquinho e bonito. Ao contrário do Brasil, que se faz uma chuva ninguém sai de casa, há muita vida aqui no inverno! Tem muitas atividades para fazer, patinação no gelo, esquiar, batalhas com bola de neve, brincar na neve. As crianças russas brincam na neve como as brasileiras brincam na areia da praia, pegam baldinho, constroem castelos, fazem bolinhos. Assim como no Brasil aprendemos a andar de bicicleta logo na infância, eles aprendem a patinar no gelo aqui.

 2. Culinária

A Rússia tem uma rede de fast food que é de panquecas, isso já dá pra ter uma ideia das delícias que tem aqui. Uma variedade enorme de doces, e todos lindos e deliciosos. Mas em geral eles tem uma alimentação bem saudável, bastante saladas e sopas. A tradicional sopa russa é a “borsh” e tem o Stogonoff, prato que muitos brasileiros comem e não sabem que é russo. O cardápio varia de região, e leva a influência de vários países.

festa2.

3. Povo russo

Eles não são bêbados, e a vodka não é a bebida mais consumida. Ao chegar na casa de alguém sempre te servem um chá. Ao contrário do estereótipo, os russo não são grossos ou rudes. Eles são um povo que carrega uma história de muitos acontecimentos que os fazem serem desconfiados. Porém, após quebrar essa barreiras, e eles ganharem sua confiança, eles viram ótimos amigos! Se você tem um amigo russo, você tem um amigo de verdade.

Leia também: culinária russa

 4. Educação

O assunto guerra aqui não se limita a filmes, livros. Está presente na vida de cada família russa, todo sofrimento que foi passado é valorizado. Aprendeu-se nesses tempos o valor de coisas muito mais importantes que o dinheiro, e hoje pode-se dizer que uma das coisas mas valorizadas é a educação.

Se há uma prioridade nas famílias russas, é o ensino. Herança da União Soviética, a Rússia goza de muitas escolas, universidades, instituições de ensino, e mais da metade da população tem ensino superior completo. O método de ensino é diferente do brasileiro, e os russos em geral são muito cultos. Um russo que estudou inglês na escola, por exemplo, fala a língua fluente.

 5. Cultura

A Rússia é um país extremamente rico neste sentido. O patrimônio cultural está presente em muitos lugares: teatros, museus, palácios, catedrais. A arquitetura com influências bizantinas, a pintura ortodoxa, a literatura clássica russa com os grandes nomes de Dostoevskiy, Tolstoy. E não podemos esquecer do famoso ballet clássico russo que se pode ver nos teatros Mariinskiy e Bolshoy.

 

 6. Mobilidade urbana

Metrô, ônibus, bonde, troley, vans, são as opções que os russos contam para se locomover sem carro. Todos muito eficientes, contando com linhas que cruzam toda cidade, bons horários e preços acessíveis. A qualidade do transporte é, também, uma herança da União Soviética. O metrô além de ser prático e rápido, conta com algumas estações que são verdadeiros museus subterrâneos.

 7. Belezas naturais

A Rússia é o maior país de extensão territorial, ocupando dois continentes. A área do país é duas vezes maior que o Brasil. O país conta com 10 fusos horários, contendo em seu território diferentes tipos de vegetação. Tem uma imensidade de florestas sem fim, muitos lagos, contando com o lago mais fundo do mundo, o Baikal, uma das maiores fontes de água doce do planeta. Muitos rios, campos, contando com uma enorme diversidade conforme a localidade.

barco

8. Segurança

O país é bastante seguro, aqui não há a preocupação quanto ao vestuário ou horário. No metrô, na rua e em todas partes da cidade tem policiais o tempo todo. Aqui não se ve ninguém tentando roubar bolsa ou jóias mas é bem provável que vejas policiais parando pessoas para checar documentos.

Leia também: dicas de turismo em São Petersburgo

 9. Conforto

O comércio aqui funciona das 10h da manhã às 10h da noite, contando com muitos estabelecimentos 24h, mercados, restaurantes. Os restaurantes são aconchegantes e servem o dia inteiro com um ótimo atendimento. A cidade é limpa, os órgãos responsáveis colocam pessoas para trabalharem durante todas 24h do dia para mantê-la sempre em boas condições.

caffe

10. Herança dos csares

O país já foi um grande império e muitos lugares guardam o esplendor do passado imperial. Os csares e imperadores deixaram lindíssimos palácios e monumentos. A cidade de São Petersburgo, a Veneza do Norte, é um exemplo de cidade planejada pelo csar Pedro I com avenidas largas e belas construções.

Related posts

Dez motivos para morar na Alemanha

Allane Milliane

Festas de fim de ano na Rússia

Renata Rossi

China – Oito motivos para não mudar

Christine Marote

56 comentários

Ana Lucia D'Ascnio Novembro 22, 2014 at 9:43 pm

Parabéns pela forma em que você demonstra o cotidiano da Rússia. Você torna a leitura tão agradável que faz com que a gente sinta vontade de comprar logo uma passagem e ir aí conhecer esse lugar maravilhoso!!!
bjos e bs

Resposta
Camila Pimenta Novembro 23, 2014 at 7:20 am

Adorei saber um pouquinho a mais da Russia atraves de Voce, Paula.
Muito bom ler comentarios de brasileiras que realmente vivem o dia a dia no Pais.
Moro na India e morro de curiosidade de conhecer a Russia.
Abracos e successo para ti! 🙂

Resposta
Paula Vieira Fevereiro 26, 2015 at 9:51 pm

Eu moro na Rússia e morro de curiosidade de conhecer a India hahah eu tenho muitos amigos aqui Indianos, e adoro a cultura deles. Sempre estou aprendendo um pouquinho com eles.. pretendo visitar o pais assim que tiver a oportunidade, acho que deve ser lindo.
Boa sorte e tudo de bom para você ai na India! Se resolver aparecer pela Rússia, me da um toque 🙂
beijinhos

Resposta
Carla Leony Março 9, 2015 at 11:51 pm

Adorei saber como é a Rússia. Agora me diz… Em relação a trabalho. Tanto para homens e mulheres? E fácil para brasileiros??

Resposta
Ana Paula Abril 28, 2016 at 12:02 pm

Olá ,o Bisavô de meu esposo veio para o Brasil , viveu aqui teve filhos e assim a família está aqui até hoje ,por ele ser um grande no Brasil , e ter documentos de seu bisavô da imigração na época , seria fácil nossa ida para Rússia ?
Tenho passaporte mas nunca viajei , mas gostaria muito de conhecer e até viver na Rússia .

Resposta
Cristiane Leme Maio 1, 2016 at 12:28 am

A colunista autora desse texto parou de colaborar conosco. Procure textos publicados mais recentemente sobre a Rússia para fazer contato com a nossa nova colunista no país.
Edição BPM

Resposta
murilo Outubro 26, 2017 at 7:27 pm

Como que faz para ir para Rússia… Vc trabalha do que…

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 26, 2017 at 7:59 pm

Olá Murilo!
A Paula Vieira parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Rússia.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Roberto Vieira Novembro 23, 2014 at 1:03 pm

Minha filha, é difícil pensar que estais tão longe! Mas, olhando todas todas estas belezas, e vendo que é seguro estar aí (tomara), tento me conformar e ficar torcendo por ti todos os dias, rezando! Beijão!

Resposta
Daniel Janeiro 13, 2015 at 10:36 pm

Paula, dá pra viver por aí sabendo só inglês ou precisa-se aprender a língua russa?

Resposta
João Faustino Jr. Fevereiro 18, 2015 at 11:18 pm

Na Rússia é realmente necessário saber o idioma russo, pois diferente de de quase todos os paises do mundo, não se encontra nada na rua em inglês.

Resposta
Paula Vieira Fevereiro 26, 2015 at 9:47 pm

Oi Daniel! Se vieres para São Petersburgo ou Moscow, podes tranquilamente viver apenas com o ingles, pois em quase todos lugares eles falam o idioma. Claro que se a intenção envolve estudos ou trabalho dai ja complica. Porém tem cursos em ingles, como o meu por exemplo. Na faculdade eu só falo ingles o tempo todo, e quando vou a restaurantes eles tem até o cardápio em ingles. Sempre acharás alguém pra te ajudar.

Resposta
Rubens Fevereiro 23, 2016 at 12:02 am

Eu sou negro se eu fosse morrar na Rússia seria descriminado ja que mais de 90% da população é de pele branca?

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 23, 2016 at 9:42 pm

Olá. A Paula parou de colaborar com o blog. Procure os textos da nova colunista no país, Renata, e deixe sua dúvida como comentário em um dos textos.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Robert Janeiro 17, 2016 at 11:25 pm

Você vai VIVER na Rússia, você vai ser residente temporário ou cidadão do país, você vai ir ao mercado regularmente, ir ao médico e ao dentista frequentemente, ir a bares e restaurantes, pegar o transporte público quase sempre, ir aos Correios, apresentar-se à prefeitura ou aos órgãos de imigração, você vai ter contratos de aluguel ou de compra e venda a assinar, telefonemas para fazer, serviços para contratar (telefonia, telefonia móvel, TV, Internet, água, luz, aquecimento…), poderá precisar da polícia, dos Bombeiros, do SAMU, da Guarda Florestal, etc. Deixa eu rebater sua pergunta: é possível VIVER e efetuar as necessidades diárias, bem como integrar-se à comunidade, no BRASIL, SEM falar português? Só com o inglês dá para fazer estas coisas aqui? Resposta óbvia: NÃO. Por que seria diferente na Rússia, país que, inclusive, ficou mais de 50 anos fechado para a influência norte-americana?

Primeiro passo para morar em algum país: aprender a língua local. Não tem disposição para aprender Russo, Húngaro, Finlandês, Alemão, Tcheco, Norueguês, Polonês, Coreano, Chinês, Japonês? Não vá morar na Rússia, na Hungria, na Finlândia, na Alemanha (ou Áustria), na República Tcheca, na Noruega, na Polônia, na Coreia do Sul, na China ou no Japão.

Resposta
Wagner Morais Setembro 25, 2016 at 1:48 am

De acordo!

Resposta
Marcos Sales Fevereiro 3, 2020 at 6:16 pm

Você está corretíssimo. Adoraria me mudar para a Rússia, mas a língua é um empecilho difícil de contornar. Além do mais vejo sem perspectivas fáceis para um cidadão comum. Quem sabe no futuro, o governo Russo não cria um incentivo cultural para estudantes de países latinos a adentrarem em sua cultura de forma apropriada, com acompanhamento e treinamento geral, para que latino-americanos, brasileiros, possam interagir culturalmente com cidadãos natos em clima de amizade fraternidade e troca de conhecimentos. Liberaria meus filhos à essa aventura incondicionalmente. A Rússia já demonstrou com seus governantes e povo que representa o futuro saudável da vivência humana na Terra, Parabéns!

Resposta
Eduardo Oliveira Agosto 16, 2019 at 9:55 pm

Estou relacionando com uma russa de Tambov. Tem demonstrado muita simplicidade e sinceridade. Depois de algumas notícias de golpistas russas fiquei preocupado. Como você mora na Rússia poderia me ajudar sobre comportamento de cautela. Não tenho dinheiro e ela nunca me pediu nada. Embora tenhamos pouco tempo. Fala muito sobre me conhecer melhor, mas com preocupações comportamentais. Diz que é viúva e perdeu marido e filho em acidente de carro. Você pode me ajudar?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 21, 2019 at 3:03 pm

Olá Eduardo,
A Paula Vieira, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marina Lopes Janeiro 19, 2015 at 12:56 am

Amei teu relato! Bem fluido e simples mas me deu uma curiosidade imenso de conhecer a Rússia. Estou planejando um intercâmbio e o pais está entre os mais cotados! Uma dificuldade que me falaram é o visto. Sou estudante de medicina e vou fazer um estágio aí. Pode me falar mais sobre isso?
Mt obrigada!

Resposta
Paula Vieira Fevereiro 26, 2015 at 9:44 pm

Oi Marina! Já podes fazer as malas então porque brasileiro não precisa de visto para entrar na Rússia! Podes ficar até tres messes aqui. Mas se vens como estudante, logo terás um visto associado a faculdade. Vais fazer estágio através de algum programa? Vem mesmo, vais adorar aqui. Beijinhos

Resposta
Gabriela Schabatoski Abril 10, 2015 at 3:43 am

Oi,parabéns pelo blog é muito esclarecedor,tenho uma dúvida quando você foi estudar medicina,você era obrigada a falar inglês ou russo,ou consegue estudar medicina na Rússia em português?Quanto tempo você demorou para aprender russo e está entendendo as aulas de medicina?Estou muito interessada em estudar na Rússia.

Resposta
Jez Abril 11, 2015 at 2:40 am

Algumas coisas já sabia, mas sempre é bom ler algo construtivo de alguém que está de dentro. Muito boa sua visão e o modo como a transmitiu. A única coisa que acho complicado é o idioma 😀

Resposta
Fernando Maio 11, 2015 at 6:50 pm

Olá. Muito legal você morar na Rússia, mas ver brasileiros morando na Rússia não é uma surpresa pra mim, porque muitos judeus brasileiros têm avôs que vieram da Rússia.

Resposta
Jeanderson Maio 21, 2015 at 12:01 pm

Ola Paula, gostei muito do post. Bem, estou pensando em ir para o a Russia, quais os procedimentos para conseguir visto e todo processso de imigracao? Minha esposa, pensa em fazer medicina. Como e o procedimento para aplicacao na universidade, e caro? Dificil?

Resposta
Jaques Queroz Maio 26, 2015 at 8:23 pm

É comum criar certos estereótipos sobre o povo russo, mas infelizmente estereótipos assim não dura nada quando realmente se conhece um russo.
Um povo extremamente inteligente e culto que dá gosto ter por perto.
Diferente dos brasileiros um russo não necessariamente cobra atenção ou tempo com ele, não são tão melancólicos. Mas ao ter esse tempo com seu amigo russo, ele certamente será o mesmo que anos luz atrás 🙂
É impressionante como ao conversar com um russo você se encanta com a capacidade que eles tem em dialogar sobre qualquer tipo de assunto, falam com total conhecimento e profundidade sobre tudo.
Se existe algo que os russos são como ninguém, é profundos e filosóficos.
Algo é uma verdade absoluta: um amigo russo é para a vida toda!

Resposta
Hanna Junho 1, 2015 at 1:30 am

Eu tenho a minha prima De descendência árabe e viver lá com uma amiga portuguesa com origem africana É só continuam lá porque o ensino é bom e já se habituaram com algumas atitudes . é privada de muita coisa pelo seu tom de pele. Na Rússia os negros têm dia para ir a igreja e não as podem frequentar livremente ! Já pediram para tirar fotos com elas por acharem o aspecto delas engraçado e que não saíssem do campus universitário porque skinheads andavam a protestar na rua , e lá eles têm poder , a polícia não defende e a faculdade n se iria responsabilizar … A Minha tia uma numa das vezes q foi ver a filha foi assaltada e ficou sem os seus cartões então dirigiu-se a uma identidade bancária para bloqueá-los . Quando ia atravessar a porta mandaram-lhe recuar e ficar na porta, e obrigaram-lhe a dizer o q ela queria apartir dali … Bem esses são alguns dos motivos de eu não achar a Rússia este lugar seguro de pessoas amigáveis . Eu já quiz viver na Rússia com elas mas desisti e acabei por escolher outro país . Eu sei que na Rússia Como em qualquer outro lugar no mundo existem pessoas boas e más . Mas quando as entidades publicas também privam as pessoas de certas coisas por motivos étnicos e etc… Estamos perante uma coisa mais grave.

Resposta
Alan Martins Junho 19, 2015 at 3:40 am

Ja vivi na Russia e digo que esta longe de ser este conto de fadas que vc descreve. As pessoas sao legais, mas eh um pais extremamente machista e homofobico, E que eh verdade que o alcool e drogas na Russia eh um problema de saude publica. Alem das doencas associadas a isso. A expectatva due vida eh baixissima… E Dizer que Russia eh um pais seguro?? Tah de brincadeira neh???

Resposta
Neto Julho 3, 2015 at 9:42 am

Vivo em Florianópolis. SC. Na região onde moro (Lagoa da Conceição), é super seguro.
A 5 km a frente, saindo da região da Lagoa, o ambiente a noite é hostil, e dominado pelo tráfico.
Talvez, o lugar onde ela mora é um local selecionado. ainda não deu um rolê na city……de verdade…..

Resposta
Filomena Castro Julho 6, 2015 at 1:44 am

Paula, é verdade que na Rússia há muitas crianças abandonadas e é fácil para se fazer adoção?

Resposta
Max Setembro 1, 2015 at 10:33 am

Tá querendo uma criança de olhos verdes branquela né.. adota aqui no Brasil, tá cheio de criança pra ser adotada.. faça um favor a si mesmo e ao seu país!!

Resposta
Gabriela Novembro 9, 2015 at 12:51 am

Max cara acalma no Brasil é muito difícil adotar uma criança minha mãe ficou 3 anos na fila de adoção e não conseguiu uma criança e ela não queria nem recém nascido ela queria de 2 anos p cima que ninguém quer adotar e mesmo assim não conseguiu e se ela só quis saber se era fácil d adotar calma cara. Eu também sou favor de adotar no país mas não é fácil … Ta se ela for racista daí complica, mas se for só para adotar pq não adotar em um lugar que você não precise ficar mais de cinco anos na fila para querer uma criança talvez ela não possa ter filhos Ué … Cara relaxa a não ser se ela for racista, se não fica de boas…

Resposta
Jader Velasco Agosto 25, 2015 at 3:03 pm

Olá Paula, meu nome é Jader Velasco, e eu estou planejando minha ida para a Russia no ano que vem, para cursar Medicina. Como funciona a questão de trabalho para manter os custos da faculdade? Tem estágio ou trabalhos mais humildes que se possa fazer em meio período, para ajudar nos custos?

Resposta
Ivan Dezembro 10, 2015 at 5:07 pm

Estou namorando uma Russa, quero que ela venha morar comigo no Brasil, tenho medo de que ela não adapte aqui, quando fui a Russia achei tudo muito estranho, diferente do Brasil, embora tenha gostado, não moraria lá.

Resposta
Luciano Dias Janeiro 26, 2016 at 8:16 pm

Gostei bastante do que falou sobre. Estou chegando por aí

Resposta
IVÃ ROGERIO TELES Fevereiro 3, 2016 at 2:03 am

Realmente a cada palavra que você disse Paula, desperta sim, mais interesse de ir e obter mais conhecimentos sobre a Rússia, seus costumes, conhecer mais pessoas. Talvez até de mudar de país definitivamente, e conseguir conciliar um emprego e formar uma bela família. Sem dizer dizer que segurança é o primordial hoje, porque aqui no Brasil, tudo se complicou e estamos longe de alcançar isso. Por isso, eu gostaria muito de talvez um dia ir embora para Rússia, porque já à algum tempo penso em realizar esse sonho. Muito obrigado Paula pelos seus comentários sobre esse país maravilhoso, obrigado mesmo de coração.

Resposta
Giulio henrique Ferreira Fevereiro 16, 2016 at 1:05 pm

Bom dia Paula Vieira.

Meu nome é Giulio, atualmente faço Administração 5° período, gostaria de saber sua opinião a respeito desta área sobre o mercado de trabalho e como os brasileiros são tratados ai pelos russos? Qualquer opinião é sempre bem vinda e, desejo a você muito sucesso ai!

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 16, 2016 at 4:24 pm

Giulio, a Paula parou de colaborar com o blog. Procure os textos da nossa nova colaboradora na Rússia.
Obrigada!

Resposta
Giulio Henrique Ferreira Fevereiro 17, 2016 at 12:04 pm

Obrigado Cristiane.

Resposta
Ítalo Março 8, 2016 at 11:33 am

Como fazer para morar na Rússia? Desisti de ir para EUA devido a sua “política” egoica.

Resposta
Cristiane Leme Março 8, 2016 at 1:31 pm

Olá. A Paula parou de colaborar com o blog. Sugerimos que procure os textos da nova colunista no país, a Renata, e deixe um comentário em um de seus textos.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Mauro César Setembro 8, 2016 at 12:13 pm

Olá Paula,

Gostei muito de ler teu artigo, morro de curiosidade de conhecer esse país sim.
Quero te perguntar, quais pontos característicos tu consideras “curioso” na Rússia ou que consideras diferente em relação ao Brasil?

Resposta
Benedito Outubro 2, 2016 at 2:34 am

Uma coisa que me chamou muito a atenção na Rússia é que em geral as mulheres são muito lindas e femininas… Não só ruivas gatas louras gatas mas morenas gatissimas.

Resposta
Angela Arantes Tucker Outubro 25, 2016 at 3:46 pm

Muito bom Paula, adorei o seu texto. Tenho um fascínio pela Russia, especialmente pela medicina russa. Sou jornalista de ciências médicas e nas minhas andanças tive o prazer de conhecer o doutor Fiodorov, famosíssimo oftalmologista russo, ‘inventor’ da cirurgia para tratamento da miopia.
Tenho a certeza de que a medicina por aí praticada é substancialmente diferente da ocidental e que os avanços científicos – muitos deles – nos são desconhecidos.
Adoraria saber sua opinião sobre o assunto.

By the way…e o idioma russo? Como foi aprender uma nova língua com um alfabeto diferente?

Parabéns, torço muito por você.
Beijão – Angela Arantes Tucker

Resposta
Cristiane Leme Outubro 25, 2016 at 3:59 pm

Olá e obrigada por seu comentário.
A Paula parou de colaborar conosco. Temos a Renata como nova colunista na Rússia.

Abraços e continue nos acompanhando!
Edição BPM

Resposta
Eduardo Mendes Novembro 20, 2016 at 7:29 pm

Ótimo comentário, sobre a Rússia, principalmente St. Petersburg, eu já venho criando um desejo de ir para St. Petersburg, algum tempo, gostaria de saber como faço para ir e morar em St. Petersburg? Sou encantado pela cidade e gostaria de contatos de brasileiros que já moram lá e trabalham, pois estou com ideia de ir embora para rússia, dentro de aproximadamente 3 anos, vou começar a estudar russo, Se possível, gostaria de mais datalhes de como devo proceder para ir e ficar e ter contato com outros brasileiros se puder me dar essa informação eu fico muito agradecido! Adorei o texto!

Resposta
Evandro Marques Pedrosa Janeiro 24, 2017 at 2:27 pm

Puxa ! Que incrível essa Rússia ! Nós ficamos nos prendendo a diversos países e nos esquecemos da Bigue Russia …um dia quem sabe se Deus me der uma oportunidade dessas eu terei um enorme prazer do tamanho da Russia em conhece-la….Evandro Pedrosa

Resposta
Amós Ibrahim Fevereiro 18, 2017 at 1:50 am

Paula como e o mercado de trabalho para brasileiro que chega falando bem pouco o idioma

Resposta
Sérgio Moura Abril 10, 2017 at 5:11 am

É o país onde tenho vontade de morar

Resposta
Dan Iosse Dezembro 29, 2017 at 4:33 am

Bom agradeço o doc. Mais em partes tem muitas verdades e partes muitas mentiras. Eu sou metade Br. e Espanhol, adoro e sou apaixonado pelo pais no entanto volto mais d 20 vezes ao ano aproveitando o Passaporte Br. Mais tem muitas discordias, como o de roubar…. o primeiro que uma mulher Russa ama e uma Bolsa, e porem nenhuma de porte aberto, sempre com o zipper !!! e de ahi muitas coisas !!! Adoro a locura de pegar un taxi ( como se fosse de carona la, mais pagando, isso sim falando o idioma ) Este ano ( acabei de chegar de la ) estão implementando ingles nos metros !!! ja faz un ano. Resumiendo ja que nao e minha materia, sao uma o as melhores pessoas que melhor conheci no mundo, adoro eles e para min e minha casa ” estou pedindo ja transferencia para la ao nivel de trabalho ” , isso sim, comida fresca como muitos países nao tem, amorosos sim ao pesar de nao olhar no seu olho ate te conhecer bem, e assusta se voce e sensível que te falem forte o rápido parecendo uma bronca, mais na realidade e uma conversa normal. O que eu odeio la e em muitos países, e o calor interno nas casas, restaurantes e etc ja que a calefacion va a todo gassssss. Resumiendo si voce e curioso e gosta de pessoas carinhosas, eles sao e muito, e uma experiência que quero viver sempre ( St. Pt, Moscow and Siberian ) todos os lados e estado e adorado !!!!

Resposta
Fabíola Cristina Thó Maia Azevedo Março 1, 2018 at 8:04 pm

Maravilhoso mesmo, saber e poder se interar mais ,sobre este País Abençoado e magnífico que é a Rússia, através deste teu Artigo Paula.Um Sonho seria morar na RÚSSIA ❤

Resposta
Valquíria Maio 6, 2018 at 11:22 pm

Boa noite Paula, gostei muito do comentário e sempre sonhei…sonho mesmo, de conhecer a Rússia.. um país distante…na época dos meus sonhos..era comunista…e frio…sempre imaginei a Rússia como um país gelado. Hoje, quero conhecer a Rússia… Ainda mais sabendo que tu a desbravou e compartilha suas experiências… Parabéns Paulinha! Lindo texto.

Resposta
Nelvi Costa Janeiro 27, 2019 at 5:23 pm

Oi Paula boa tarde eu estava lendo sobre suas informações brasileiras pelo mundo e fiquei muito feliz tudo oque você postou é muito legal parabéns.
Eu sou de São Paulo e conheci uma garota aí da Rússia e até a dois dias atrás eu estava tendo contato com ela mas derrepente ela não está respondendo as minhas cartas eu só precisava saber se você poderia estar me ajudando eu ficarei muito grata a você por favor.
O nome da cidade dela é Samara a minha pergunta é existe a possibilidade de eu ter notícias dela por algum órgão de comunicação daí dá Rússia por favor será que você poderia me ajudar.
Nós já sabíamos feito planos de ela vir para São Paulo e.construirmos juntos uma família.
Eu estou muito preocupado preciso saber o que aconteceu.
Se você poder me ajudar Deus te abençoe.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 27, 2019 at 6:24 pm

Olá Nelvi,
A Paula Vieira parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Diogenes Lopes Julho 14, 2020 at 4:52 pm

Привет Paula Vieira,

Tenho uma afinidade muito grande pela Russia. Sou formado em Engª de Segurança do Trabalho, Engª de Produção e pretendo iniciar um pequeno negocio na Russia, mas por aqui tenho poucas informações a respeito.
Estou planejamentos para visitar a Russia. Falo um pouco do russo acho que isso ajuda um pouco.
спасибо

Resposta
Dyllan Paixão Setembro 14, 2020 at 5:26 pm

Show de bola o artigo, parabens! Vim pelo canal Amigos da Russia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação