BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Itália

Dez paixões da Itália

Dez paixões da Itália.

E hoje a top dez vai para as coisas que amamos da Itália:

1- Pasta

Desde refeições diárias até preparações mais refinadas, a massa é talvez a comida mais versátil, amada e familiar nas mesas italianas. Sua história milenar e antiga remonta às origens da civilização, quando o homem abandonou a vida nômade, dedicou-se à agricultura e começou a cultivar trigo, o cereal que misturado à água podia ser suavizado em massas finas e cozido em pedra.

Hoje, a massa é um símbolo da dieta mediterrânea, conhecida e apreciada em todo o mundo graças à sua versatilidade, o que facilita a sua combinação com ingredientes típicos de várias tradições nacionais e regionais. Um produto simples que consegue combinar um conjunto de características como nenhum outro alimento: qualidade nutricional, prazo de validade, extrema versatilidade de uso, preparação, baixo custo e autenticidade. Em uma síntese perfeita entre saúde e paladar, a massa representa o alimento capaz de satisfazer todos os paladares em suas infinitas combinações de sabores.

Curiosidade:

Os principais tipos de pasta preferidos dos italianos são: spaghetti, penne rigate e fusilli. E como condimento a lasagna, carbonara e tagliatelle al ragù!

2- Pizza

Os italianos amam a pizza não só porque é deliciosa, mas também porque é símbolo de socialização. A história da pizza tem origens muito antigas, mesmo que seja apenas no século passado que o saboroso disco de massa, muçarela e tomate invadiu o cenário gastronômico mundial. Foi em 1889, que o chef napolitano Raffaele Esposito criou a pizza margherita em homenagem à rainha e à Itália.

Curiosidade:

Os sabores preferidos dos italianos são: margherita, funghi e prosciutto, capricciosa, marinara, quattro stagioni, diavola, tonno e, assim, uma infinidade de sabores nos faz deliciar cada fatia deste alimento amado por muitos.

3- Caffè

O café italiano é um dos símbolos mais amados do made in Italy. Em um bar italiano você pode escolher os mais variados tipos de café: lungo, ristretto, macchiato, corretto, marocchino, cappuccino. É verdade que ao inventar a máquina de café expresso, a Itália contribuiu para a grande história do café. O café expresso tornou-se uma herança global e não de um único país.

E para os amantes do café, termino com uma consideração do café: de um lado revela doçura e do outro reserva o amargo mistério da sua natureza.

4- Olio di oliva

O azeite é uma excelência italiana reconhecida em todo o mundo, graças ao clima mediterrâneo a produção é notável. Um produto que possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde, o que o torna um elemento fundamental para uma dieta saudável e equilibrada.

O azeite é rico de gorduras insaturadas, que favorecem a eliminação do colesterol, diminuindo a possibilidade de derrames e ataque cardíaco. Além disso, graças à alta quantidade de vitamina E, polifenóis, fitoesteróis, clorofilas e carotenóides, o óleo é capaz de retardar o envelhecimento.

Leia também: Dez motivos para morar na Itália

5- Aceto Balsâmico

O vinagre balsâmico é um condimento muito difuso na cozinha italiana. É um dos produtos mais antigos e, certamente, o mais típico no panorama da produção agrícola alimentar na região de Modena. As suas origens não são certas, dizem que foi uma descoberta casual.

Este condimento de inimitável sabor doce e agro bem equilibrado, faz parte da alimentação nas mesas dos italianos, além de ser um importante produto de exportação.

6- Tartufo

Existem muitos tipos de tartufos, mais de 60 variedades. A maioria deles não é comestível e, portanto, permanece desconhecida para os consumidores. Apenas nove destas variedades podem ser consumidas, são aquelas disponíveis no mercado para venda. Cada tipo de tartufo desenvolve-se em áreas muito específicas, em simbiose com diferentes plantas e em períodos limitados do ano. Por este motivo, o tartufo é um fungo raro e precioso em termos econômicos.

Os principais tipos de tartufo italiano são: Tartufo Bianco, Nero Pregiato, Scorzone, Uncinato, Bianchetto, Nero Invernale, Nero Liscio, Moscato e Mesentrico

7- Vinho

Inútil falar que os italianos amam o vinho. O vinho faz parte da cultura italiana há séculos. Muitos dos vinhos atualmente produzidos na Itália têm uma história e tradição muito longas, e podem seguir os vestígios desde os tempos romanos. Os italianos dedicaram especial atenção e dedicação ao vinho, que é considerado uma das excelências do país.

São inúmeros os tipos de vinho que você pode saborear e, caso você exagere com o número de taças, vale lembrar de uma das expressões latinas mais famosas ao mundo que tem o vinho como protagonista: “In Vino Veritas”, que quer dizer que no vinho existe a verdade.

Leia também: Vinhos italianos

8- Parmigiano

A tradição deste produto histórico made in Italy é tutelado pelo Consorzio del Formaggio Parmigiano Reggiano. O parmigiano com seu gosto inconfundível é apreciado em todo o mundo. O aroma e sabor é perfumado, delicado, saboroso, mas não picante.

É recomendado na alimentação de crianças, idosos e esportistas, graças à alta concentração de nutrientes, ao alto teor de proteínas e de cálcio facilmente assimilável, além da ausência de lactose.

9- Prosciutto

O presunto italiano conquistou o paladar internacional. É orgulho da gastronomia italiana. O presunto cru, por exemplo, é obtido a partir da coxa do porco, após cuidadoso processamento, é temperado antes de ser comercializado. É um produto altamente nutricional, cuja bondade é conhecida e apreciada internacionalmente.

10- Gelato

Já até dediquei um texto para esta doce paixão italiana, o sorvete.

O sorvete italiano é uma mistura de experiência, paciência, criatividade e paixão que são ingredientes necessários para o sucesso desta deliciosa sobremesa. Faz parte dos hábitos italianos saborear, na companhia das pessoas caras, este alimento fresco, doce e refrescante.

Estas são dez de algumas paixões italianas que são internacionalmente conhecidas no panorama mundial.

Related posts

Como encontrar emprego na Itália

Marcelle Veres

Leonardo de Mattos – líder do grupo de Robótica Biomédica do Instituto Italiano de Tecnologia

Farah Serra

Gastronomia peruana

Jéssica Soares

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação