Dez pratos da culinária chilena para você provar.
Porque comer é bom e faz parte da cultura, hoje vou falar sobre dez pratos da culinária chilena para você provar, que são de deixar qualquer um com água na boca. Mas não espere arroz e feijão porque aqui os que reinam são a batata e o milho.
1- Pastel de Choclo
O milho é um dos ingredientes mais comuns nos pratos chilenos. Esta delícia é uma espécie de escondidinho de milho: com carne moída com cebola e temperos ao fundo, um pedaço de frango, meio ovo cozido e uma azeitona cobertas por uma capa de milho moído temperado com sal e manjericão e um toque de colorau.
A maioria dos chilenos acrescenta um toque de açúcar ao prato, mas confesso que não sou adepta do agridoce, portanto prefiro mantê-lo salgado mesmo.
De qualquer forma, é uma tremenda refeição e costuma agradar os paladares tupiniquins também.
2- Sopaipillas
A perdição em forma de fritura. Esta é vendida em carrinhos nas ruas de Santiago especialmente no inverno. A massa é feita em base de abóbora e costuma ser consumida com o famoso “pebre”, um adereço similar ao nosso vinagrete mas com molho de pimenta ao invés do vinagre. Também tem a sua versão doce ou “pasada”, onde se mergulha a sopaipilla já frita em “chancaca” que nada mais é que o melaço da cana de açúcar fervido e aromatizado com baunilha.
3- Chorrillana
Ok, esqueçam o que eu acabo de dizer. Esta sim é a perdição em forma de fritura! Batatas, carne, salsicha (ou linguiça), cebola e ovo tudo frito e com proibição de sequer considerar quantidade de calorias. Costuma ser um prato pra compartilhar com os amigos. A mais famosa é consumida em Valparaíso, no restaurante J. Cruz.
4- Chupe de mariscos
Pra quem, como eu, curte frutos do mar, este é um prato cheio. Literalmente. Com toda a riqueza dos mariscos oferecidos pela frieza do Oceano Pacífico, este é um prato que usa como base uma mistura de pão embebido em leite e queijo parmesão. Aqui vale dizer que é um prato originário do Peru, mas bastante consumido no Chile também.
5 – Completo italiano
O cachorro-quente tradicional chileno traz esse nome por causa das cores utilizadas no acompanhamento da tradicional salsicha: abacate, tomate e maionese.
6- Empanadas de pino
Feita em forno de barro esta massa tradicionalmente vem recheada de carne picada com cebola, azeitona e um pedaço de ovo cozido. Há versões com carne moída, alguns adicionam passas e hoje em dia encontra-se uma variedade imensa de recheios nas empanadas de forno e fritas.
7- Chacarero
Eleito um dos 13 melhores sanduíches do mundo pela revista Times, este sanduíche é feito com carne cortada bem fina, tomate, pimenta verde e vagem. Tradicionalmente este sanduíche é servido em uma “marraqueta”, um dos pães favoritos dos chilenos.
8- Caldillo de congrio
A sopa à base de congrio, um peixe abundante na costa sul-americana do Pacífico, é um dos mais tradicionais do país. Era um dos pratos favoritos de Pablo Neruda e se você quer a receita, basta seguir as instruções de seu poema: Oda al Caldillo de Congrio.
9- Ceviche de salmón
Não é um prato exclusivo do Chile, mas o salmão aqui é tão bom que não podia ficar de fora. A base deste prato é o peixe cru picado e marinado em suco de limão. Os temperos e acompanhamentos podem variar, mas sempre fica uma delícia!
10- Charquicán
Esta mistura de batata, abóbora, milho, vagem e carne (originalmente usava-se somente o charque, mas hoje em dia usa-se diferentes preparações e cortes de carne), tudo bem temperado e amassado é um prato que não costuma agradar muito aos olhos, mas é um deleite para o paladar.
——–
Pra quem vem ao Chile, é bom dar alguns avisos:
– Um dos principais temperos utilizados por estes lados é o cominho.
– Se você nao gosta de comida apimentada, cuidado com o merkén!
– Abacate salgado é parte de quase todos os sanduíches, não se assuste! E experimente antes de fazer cara feia!
E por último, não se esqueça que comer é sentir o sabor do lugar que se visita!
Leia também: custo de vida no Chile
¡Buen provecho!
40 Comments
Hummmm tirando as frituras, das quais tento fugir, queria experimentar todos! O hotdog chamado de italiano seria pelas cores?? 🙂 Deu água na boca! Beijo
Sim, Carlinha, é por causa das cores. Tem lugar que tem o “brasileiro”, com abacate (salgado) e queijo. Eu fujo o máximo que posso das frituras, mas de vez em quando elas me alcançam!! Beijos!
adorei! deu fome. haahah!
Vem pra cá me visitar com o marido e vamos comer um pouco de cada :D. Beijos, Lara!
Que delicia!!! Boas escolhas!!
Não é? E olha que foi difícil deixar algumas coisas de fora!! Abraços!!
Estou na hora do almoço , com água na boca , e tudo que tenho em casa para comer parece sem graça , manda um de cada , obrigada !!!!
Mando sim, mas não sei se vai chegar gostoso ainda!!! Beijo lindona!
Adorava as sopaipillas. Mas nunca vi de abobora!! As empanadas de carne eu particularmente nao curtia. Era muita cebola pra pouca carne. E uso exagerado de coentro..
Peixes em geral eram muito bons. E eu gostava muito dos sorvetes. As batatas deles tb sao mto boas! Nao eram aguadas como as Nossas.
Gabi, a base da massa da sopaipilla É de abóbora, mas MUITA gente não sabe disso! As empanadas são um caso à parte, porque você encontra em muitos lugares, mas nem sempre são saborosas. Eu decidi aprender a fazer, assim não me arrisco!! E as batatas sempre estão saborosas mesmo!!! Um beijo!!
As sopaipillas sao FEITAS com abobora, mas nao aos pedazos, ela e moida e mixturada com a agua quente que vai na massa…
Moro em Santiago e amo tds q vc citou hahahah mais minha preferida eh o chupe de marisco ohh coisa gostosa!! Ahh Vc esqueceu o Azz q tbm eh mtooo bom 😉
Sandra, Esqueci nada… Comi!! hahahaha… brincadeira à parte, a lista começou com muito mais coisas, mas precisei resumir.
Que bom que você gosta da comida daqui. Ajuda bastante na adaptação!!
Abraços!
Tem umas dicas de pratos pra quem não come mais carne – só peixe? Eu pensando no meu retorno ao Chile. 🙂 Saudades!
Vânia, linda. Eu sou mega master carnívora 😛 Mas estou planejando um post sobre comida vegan/vegetariana por aqui. Há mais opções do que eu imaginava. Se o post nao sair até sua viagem, me dá um toque que eu te mando as dicas 😉 Beijos!!
Particularmente gostei do pastel de choclo e das empanadas
O pastel de choclo é um dos favoritos entre os brasileiros, sempre!!
Muy buen articulo. Verdaderamente en Chile tenemos muchas delicias para comer. Gracias por la reseña, compartir tu experiencia y dar a conocer parte de mi lindo pais. Saludos.
Lore, que bueno que te ha gustado la reseña!! Claro que hay mucho más cosas ricas por aquí, especialmente en regiones!!! Saludos!
Bom dia Joy! Li alguns de seus comentários sobre o chile e amei. Parabéns! Agora sobre as comidas deu água na boca, vou no chile em julho e espero experimentar.
Bom dia Elisangela. Que bom que você está gostando de meus comentários sobre o Chile. Experimente tudo o que puder… ainda tem umas delícias doces e bebidas que sao quase que obrigatórias de provar por aqui!!! Abraços!!
Sim, o Chupe de mariscos é delicioso ainda mais acompanhado daquele pão que mais parece uma bolacha com molho de pimenta(não sei como chamam no Chile), o mote e outras delícias mais, espero voltar em breve a Santiago onde tenho irmã e sobrinhos.
Ademar, acho que vc se refere à hallulla e ao pebre!! Abracos!
Olá Joy, estive no Chile em
Santiago, e em todos os restaurantes que fui eram servidos dois molhos com pão, uma era meio branco e outro vermelho(apimentado) os dois muito bons! Estou atrás dos nomes e as receitas, consegues me ajudar?
Elton, nao sei que molho branco seria esse…. Mas o vermelho com certeza é pebre, que é bem similar ao vinagrete, com tomate, cebola (ou cebolinha) e coentro picados, mas ao invés de temperar com vinagre, aqui se usa o molho de pimenta ou somente a pimenta verde picada com sal e azeite.
Olá Joy! Me chamo Fabricio, cheguei de Santiago a 2 dias me encantei com a cidade, com os monumentos, com o povo( timidos) mas super agradaveis! Pra quem vai se divertir: tem a barrio Bella vista amei! Muitos restobares perfeitos, muito chop! Quem quiser mudar um pouco o ambiente , na Plaza Ñuñoa tem um aglomerado de bares subterrâneo que é muito frequentado! Turismo: Cerro San Cristobal é belo magnifico! Uma dica de transporte: use metro durante o dia ele liga tds as partes da Cidade; fiquem atentos ao sentido da linha; e a noite utilize uber que fica bem mais baratos que taxi; e pra relaxar nada melhor que pegar um onibus no terminal santiago ( estacao universid de chile) embarque direto pra viña del mar ou Valparaiso! Uma viagem de no maximo 2 horas! Mas que vale a pena!
Fabrício, que bom que você gostou!!! E que excelentes indicaçoes. Aproveite sua estadia!! Abraços!
A comida é uma das piores que eu já provei. …ruim e cara, com muito óleo. Quando você ppensa que vai colocar um azeite na comida pra melhorar o sabor, aí a surpresa! !! É óleo! !!!kkkk péssimo, mas vale para conhecer a cultura e valorizar nossa comida. Fabiano
Fabiano, nao tem como ser do gosto de todos, mas é bem o que você diz, mesmo quem nao gosta, ao menos se arrisca a conhecer algo novo. Abraços.
Fabiano esquece que la no Brasil a alimentacao e monotona demais….nao muda de feijao e arroz., olha tem regioes la que nao conhecen de alcacohfra, lentilhias, esparragos, ……pepinos de terra…alias, la tem muita diversidade, mas a gente tem que viajar muito pra conhecer essa diversidade, ya que a alimentacao em cada regiao e reducida….tem regioes do sul que nao comen o milho;;;;;o mesmo acontece com a abobora…so dao pra os animais….abacate so pra fazer sabonette em certas eioes do interior…nao venha com historias eu ja morei en Videira Sta. Catarina, Cascavel y Palotina Oeste de Paraná….Natal Rio Grande do Norte (como base pra viajar por tudo o Nodeste)…sao Paulo Capital , e Curitiba e .Araucaria..(PR)….nas lanchonettes do interior so arrumaba espeto corrido con…Feijao e Arroz… Peixes tinham bem menos que ca….pra que falar de frutos do mar… O pao bem mais ruim e menor diversidade….ao patir desfazia…Ca em qualquier cidadacinha arruma ben mais diversidade que isso morei 8 anos por la….mas nao quer dize que nao gostei de Brasil…adorei….mas por outras razoes e nao pela alimentacao…., Ca en Chile se vao repetir os pratos o dia seguinte o pessoal fica bravo….
Joy, desejo que você e sua família estejam muito bem. Adorei o modo que você explica todos os pratos, e as dicas são fantásticas, uma melhor do que a outra. temos uma viagem marcada para o Chile no final de Junho,e com certeza experimentarmos muitos pratos indicados por você. Continue assim pois está tudo NOTA DEZ Parabéns
Olá, Cláudio, agradeço muítissimo seu comentário e espero que continue a acompanhar o blog. Espero que aprecie o que o Chile tem de melhor e que seja uma viagem agradável!! É por e para leitores como você que escrevo cada post com muito carinho. Abraços.
Maravilha Joy. Eu gostaria de algumas dicas de restaurantes onde poderemos encontrar pratos típicos como os que você nos endicou ,mas sem ter indigestão na hora e pagar a conta. Gostaria de algumas dicas onde comer bem e sair contente, entendeu? Muito obrigado e continue com esse blog que é NOTA DEZ
Cláudio, para os sanduíches eu indico: Fuente Alemana (perto do metrô Baquedano), Nuria (centro de Santiago), Dominó (várias sucursais, inclusive em shoppings), Venecia (em Pio Nono, perto do Patio bellavista – metrô Baquedano)…
Para a comida em si, também poderá encontrar algumas no Nuria, tem o restaurante Divertimento Chileno e alguns locais do Patio Bellavista.
As empanadas você acha facilmente em qualquer lugar.
Quanto aos marisco, o mercado central de Santiago é ótimo, nao recomendo o maior restaurante que está lá que é o Donde Augusto porque já soube de muitos casos onde na hora de pagar a conta, o valor nao corresponde ao que sai no menu. Quando vou lá, prefiro um restaurante menorzinho, que fica num costado, que se chama Donde Richard, de bom atendimento e porçoes generosas.
Espero que você tenha uma excelente experiência por aqui. Abraços.
Olá!!!
Gostaria de saber onde encontro o Charquican, já perguntei para algumas pessoas aqui e ninguém soube me indicar algum restaurante que tenha!
Eu sei que no Empório La Rosa, o charquicán faz parte do menu. Há várias sucursais espalhadas pela cidade, inclusive em shoppings. Bom apetite!
Em dezembro fui ao Chile com a familia e amigos pela primeira vez, e amei o Chile.
comi pela primeira vez a sopaipillas no restaurant criollo y ecologico,
pedimos um churrasco (diferente do nosso churrasco, aqui no Brasil, rsrsr) e veio essa sopaipilllas com um molho vinagrete, uma delicia, amei
Adorei as dias! Gracias!
Joy boa noite em primeiro lugar meus parabéns pela educação para com todos, estarei indo com minha esposa passar vinte e oito dias em em junho de 2019 em Santiago, ficaremos hospedado no centro em um hotel com quarto e cozinha completa para fazermos nossas alimentações quando possível, gostaria de me informar onde posso fazer compras de alimentos principalmente o feijão e arroz que minha mulher não fica sem comer e informe também se possível restaurantes no centro e passeios para esses 28 dias.
Obrigado Zilmar.
Olá Zilmar,
A Joy Matta parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Chile que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM