Dia de São João: a maior celebração na Estônia

0
219
Homem pulando a fogueira durante o Jaanipäev. Fonte: estonianworld.com
Advertisement

Dia de São João: a maior celebração na Estônia.

No dia 24 de junho é celebrado o Jaanipäev, ou dia de São João – essa data é uma das mais importantes para o povo estoniano e até me arrisco a dizer que é a maior celebração do país. Esse dia também é conhecido como midsummer day (solstício de verão), pois já era celebrado muito antes da chegada do Cristianismo na Estônia e até hoje tem pouca relação com o feriado cristão.

Isso porque muitos dos rituais desse dia tem raízes folclóricas, já que originalmente no solstício de verão se celebra o fim das atividades de primavera no campo (a preparação da terra, a semeadura) e um pequeno descanso antes das atividades do verão (a colheita). Na noite do dia 23 de junho, é feita uma grande fogueira onde as pessoas dançam e cantam em volta – e o mais importante: é necessário pular a fogueira, para trazer sorte e prosperidade na colheita e evitar a má sorte. Também se acredita que não acender uma fogueira pode atrair um incêndio em sua casa. Nas ilhas de Saaremaa e Hiiumaa é comum que barcos antigos de madeira sejam queimados criando grandes fogueiras sobre o mar.

O solstício também é o dia mais comprido do ano, onde chegamos a ter 23 horas de luz do sol. Por isso também se conhece como a noite onde o crepúsculo se encontra com o alvorecer: na literatura estoniana, um conto de fadas descreve o encontro de dois amantes, Koit (crepúsculo) e Hämarik (alvorecer), que se encontram apenas uma vez ao ano e se beijam rapidamente na noite mais curta do ano.

Leia também: sistema de saúde na Estônia

Outra lenda é que nessa noite, em algum lugar da floresta nasce uma flor de samambaia e um dos rituais é sair a sua procura e quem a encontrar ganhará uma fortuna! Para as meninas solteiras que quiserem saber com quem vão se casar, o ritual consiste em colher nove flores diferentes e colocar debaixo do travesseiro, antes de dormir. Nessa noite a moça sonhará com seu futuro esposo!

Geralmente o Jaanipäev é celebrado nas casas de campo das famílias estonianas, onde todos se reúnem para comer, beber e passar a noite dançando e pulando sobre a fogueira. Mas além das festas familiares, também há grandes eventos acontecendo por todo o país para reunir locais e estrangeiros para que também conheçam uma das tradições mais importantes da Estônia.

Um dos maiores festivais é o Suure-Janni Music Festival, que acontece no condado de Suure-Jaani na região central do país. Há concertos de vários artistas e estilos musicais diferentes, mas principalmente de música clássica e tradicional estoniana. Os concertos acontecem durante todo o dia e o evento começa as 3 da manhã do dia 23, com um show durante o amanhecer.

Para quem está na capital, o Museu a Céu aberto de Tallinn oferece também uma celebração inesquecível – o ambiente é bem propício para viver uma noite tradicional estoniana!

Como seja que você esteja celebrando o Dia de São João, o importante é estar com pessoas queridas e se divertir muito. Head Jaanipäeva! (Feliz Dia de São João!)

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.