BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Dia do Brasil em Londres

De todos aqueles sentimentos que nós, expatriadas experimentamos, um dos mais intrigantes é aquele que nos deixa a sensação de não ter certeza de onde é nossa casa. A partir do momento que deixamos nosso país de origem, vivendo em culturas diferentes, nossos valores se transformam.

Cada uma de nós, com experiências únicas e visões diferentes, mas, um só sentimento. A magia ao se ouvir falar algo em relação ao Brasil desperta aquela curiosidade, seja uma conversa de rua, seja num noticiário, enfim, o som da palavrinha mágica Brasil traz de volta lembranças de infância, memórias, momentos de um lugar que algum dia foi nossa casa.

_MG_8905

_MG_8927

Nessa imersão de sentimentos e dúvidas, ao se ouvir falar do Brasil vem aquele friozinho na barriga, algo parece palpitar, gritar dentro da gente, de que aquilo ali, seja uma música, uma palavra, uma imagem, aquilo lá nos pertence de alguma forma ou já pertenceu um dia. Mas, como é bom relembrar, reviver, sentir de novo aquela sensação e ter certeza de que aquilo ali, seja lá o que for, faz parte de você.

 

_MG_8819

_MG_8920E qual não foi minha emoção no último dia 12 de Junho (dia do início da Copa do Mundo) no qual Londres saiu na frente, com uma super festa para comemorar a cultura do Brasil.

_MG_1966Em uma de suas praças mais populares, a Trafalgar Square, onde circulam turistas do mundo todo, das mais variadas culturas, o assunto era um só, com as atenções todas voltadas ao Brasil.

_MG_1785A festa, organizada pelo Ministério do Esporte e Ministério da Cultura e com parceria da prefeitura de Londres, aconteceu num dia de muito sol, muito calor, onde a música, as danças, as batucadas, o aroma das comidas típicas, tudo respirava Brasil.

_MG_1869Que privilégio ver tanta gente se divertindo e se sentindo em casa, embalados pela beleza do maracatu, alegria contagiante do forró, da capoeira, das delícias das barraquinhas de comidas típicas, as cores da bandeira, a bossa nova, tudo ali, naquele dia, era Brasil.

_MG_2092Quando a escola de samba subiu ao palco, a sintonia foi única. Num só ritmo, as batidas dos tambores, uns pulando, outros gritando, uma alegria contagiosa que se espalhou por aquelas 25 mil pessoas que ali estiveram presentes. Não há palavras para descrever tal emoção.

_MG_2362

 

O momento único que só quem esteve ali, naquele momento conseguiu captar. O momento em que todos se sentiram ‘brasileiros’, o momento em que os brasileiros se sentiram em ‘casa’.

Fotos by Fernando Arroteia

Related posts

Trabalho voluntário na Inglaterra

Juliana Brandão

A diversidade londrina

Johana Quintana

Como conseguir o visto de estudante para o Reino Unido

Laura Bernardes

5 comentários

Pequena Gi Julho 4, 2014 at 11:07 am

Fiquei com o coração apertadinho de saudade do Brasil ao ler esse post.
Conheço muito brasileiro que vive no exterior e reclama adoidado do Brasil, mas é só ter surgir um ‘pedacinho de Brasil’ que já estão todos se derretendo…hehe.
Parabéns pelo texto e pelas fotos, Fernanda.

Resposta
Luiz Julho 4, 2014 at 10:59 pm

Olá, Fernanda! Parece que até mesmo alguns ingleses divertiram-se nessa parceria Brasil-Inglaterra, e 25 mil pessoas é uma baita de uma festa! Esperemos que, se caso o Brasil chegue à final, este evento possa se repetir, claro que com a vitória do país, para a festa ser ainda mais contagiante! Eu li todos seus textos para que a pergunta que eu gostaria de fazer não já tenha sido respondida previamente, como não foi, fazê-la-ei. Algo que me intriga nos ingleses, não tanto nos de hoje em dia, mas antigamente eles costumavam ser bem mais ligados à jardinagem, eles ainda possuem este vínculo, porém, até onde eu sei, a jardinagem vem perdendo espaço em grande parte do território inglês, portanto, gostaria de saber, se você tem alguma ideia do por que eles são tão ligados à esta prática. Obrigado.

Resposta
Juliana Julho 5, 2014 at 1:32 pm

É assim mesmo, Fernanda! Hoje fiquei toda boba só porque uma loja vendia camisas do Brasil aqui em Madri. Beijos !

Resposta
Fernanda Julho 6, 2014 at 12:49 pm

Obrigada pelo carinho. Eu resolvi colocar essa experiência num post porque foi realmente incrível a energia da galera no dia. Bjs

Resposta
Cleo Vassiliou Agosto 4, 2014 at 4:25 am

Oi Fernanda, te entendo perfeitamente. Sempre que viajo e ouço pessoas falando português eu paro para ouvir a conversa, não para bisbilhotar, mas porque faz bem aos meus ouvidos. Até meu marido quando ouve português me avisa que tem brasileiros por perto… rs… e quando há festas com música, comida e capoeira eu estou na roda.

Adorei seu texto e amei as fotos. Deus uma saudade.
Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação