BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo El Salvador

Dia dos namorados em El Salvador

Dia dos namorados em El Salvador.

Em quase todo o mundo o dia dos namorados não é comemorado no dia 12 de junho e sim em 14 de fevereiro e aqui em El Salvador não poderia ser diferente.

Toda essa história começou com San Valentin que nasceu no século III, na época do Império Romano. Valentin era um sacerdote que exercia suas funções em Roma, durante o governo do Imperador Claudio II, que decidiu proibir a celebração de casamentos pois, na sua opinião, os solteiros sem família eram melhores soldados e rendiam mais nos campos de batalha já que tinham menos complicações emocionais.

O sacerdote, considerando o decreto muito injusto, desafiou o Imperador celebrando em segredo matrimônios de jovens apaixonados (o que, posteriormente, o popularizou como patrono dos namorados). Ao saber do fato, o Imperador Claudio mandou prender Valentin e algum tempo depois ordenou sua morte, em 14 de fevereiro de 270.

Atualmente, em El Salvador, são celebrados nessa data o dia dos namorados e o dia da amizade. Já no Brasil, mais recentemente, comemoramos a amizade no dia 20 de julho, quando enviamos mensagens especiais aos amigos mais próximos, tanto pessoalmente como nas redes

Leia também: Apresentando El Salvador

COMO SE COMEMORA O DIA DO AMOR E AMIZADE EM EL SALVADOR?

Entre amigos: é bastante usual que amigos e companheiros de trabalho, universidade, igreja ou outros círculos de amizade se reúnam para realizar um amigo secreto e trocar presentes pela data. Com a correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos desses detalhes que nos fazem sentir tão bem e através dos quais podemos expressar nossa amizade e também o amor.

Entre os casais: no dia de San Valentin usualmente os casais trocam presentes. Normalmente os homens presenteiam as mulheres com rosas, chocolates, serenatas, bichos de pelúcia (em especial ursos) etc., para demonstrarem seu amor. Também é comum um encontro para um jantar especial. Algumas vezes se incluem também os parentes próximos para trocar presentes nessa noite homenageando e honrando a amizade.

Foto: arquivo pessoal

COMO SE COMEMORA O DIA DOS NAMORADOS EM OUTROS PAÍSES?

Em nosso país o dia dos namorados é 12 de junho, em memória de Santo Antônio de Pádua, conhecido como santo casamenteiro. Geralmente os casais trocam presentes e saem para jantar e ter uma noite romântica. Existem alguns hotéis com pacotes especiais para essa data.

Na Colômbia esse dia é celebrado no terceiro sábado de setembro, quando fazem amigo secreto ou invisível.

Já na Bolívia o dia do amor e amizade é 21 de setembro, coincidindo com o primeiro dia da primavera e se trocam presentes, cartões e flores.

Para os americanos tudo começou em 1.840 quando Esther Howland enviou os primeiros cartões de amor e amizade para parentes e amigos, o que se tornou um hábito na sociedade deles desde então.

Leia também: Dia dos Namorados no Japão: comemoração em dose dupla

No mundo todo o dia acaba sendo uma data comercial e de grande publicidade, mas o mais relevante é que ele represente o ápice de um sentimento de alegria e felicidade que siga por todo o ano.

Independente de onde você esteja o importante é lembrar que o amor, em especial para um casal, deve ser celebrado e cuidado todos os dias. As amizades também devem ser cultivadas e hoje, com as redes sociais, fica muito mais fácil mantê-las, mesmo à distancia. Podemos conversar e até ver nossos amigos por meio das tecnologias atualmente disponíveis.

Para quem está fora do país esses dias ganham um valor especial, pois são um motivo a mais para celebrar com os novos amigos a amizade construída, que tem um significado ainda maior para os que estão longe dos parentes e amigos da vida toda. Quanto ao dia dos namorados, como já disse, a ideia é que essa data emoldure uma vida de amor e cumplicidade vivenciada todos os dias pelo casal. A data escolhida pode ser a do nosso Brasil, a do país onde você vive ou, melhor ainda, todas a que tivermos no calendário, pois viver pode ser uma festa todos os dias!

Related posts

Carnaval na Espanha

Juliana Bezerra

Quais são os principais feriados em Dubai

Miriam Souza

Tradições de ano novo na Dinamarca

Cristiane Leme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação