BrasileirasPeloMundo.com
Dicas de onde esquiar Dicas para passar o inverno Grécia

Dica de turismo: Aráchova, a Mykonos do inverno grego

Dica de turismo: Aráchova, a Mykonos do inverno grego.

Se você acha que só faz sentido visitar a Grécia durante o verão, está na hora de ler esse artigo. É claro que o grande turismo acontece por aqui de junho a setembro e as opções de passeios pelas ilhas gregas são realmente diversas e imperdíveis, como já compartilhei no artigo “O verão na Grécia além de Mykonos”.

Porém, se você curte o turismo de inverno, com neve, lareira e estações de ski – são 24 resorts especializados espalhados pelo país – saiba que é possível usufruir disso também por aqui. Apesar de o inverno grego não ser tão rigoroso como em outros países europeus, há cidades de montanha que apresentam simplesmente o ambiente perfeito para aproveitar a estação mais fria do ano.

Existem muitas atrações para visitar e atividades para fazer pelo país durante o frio. Nesses dois artigos, você pode encontrar mais detalhes sobre o que fazer na Grécia no inverno: Inverno na Grécia e Inverno na Grécia – Parte 2.

Aqui, vou falar especificamente de uma cidade que visitei e me apaixonei: Aráchova (pronuncia-se “Arárrova”). Conhecida como a Mykonos do inverno, o vilarejo está localizado no Monte Parnassos, na Grécia Central, a 160km de Atenas e 968m de altitude, com aproximadamente 3 mil habitantes.

Leia também: O Inverno no Líbano

A comparação com a ilha mais famosa da Grécia não é pela sua badalação, clubes noturnos ou preços exorbitantes (ainda bem!) e sim por ser “o” destino de inverno das (enormes) famílias gregas, que se reúnem por lá para celebrar as festas de final de ano e admirar as paisagens nevadas das montanhas.

Aliás, badalação é o que você definitivamente não vai encontrar por lá. A cidade é pacata e conta com uma estrutura boa, porém limitada: mercados pequenos, bons cafés e restaurantes e uma rua comercial principal que reúne tudo isso. A ordem aqui é relaxar e aproveitar o friozinho.

O Centro da cidade de Aráchova. Foto: Arquivo Pessoal

Como chegar

Ir de carro é a forma mais rápida e conveniente de chegar em Aráchova. Se o tempo estiver bom e a estrada sem gelo ou neve, o trajeto de 160 quilômetros pode ser feito em torno de 2,5 horas, pois há trechos bem montanhosos. Na cidade mesmo, não há necessidade de carro, é possível fazer tudo a pé.

Visitei Arachóva com a minha família no Natal do ano passado e vivemos a aventura de pegar a primeira nevasca do ano, já na estrada. Como éramos um grupo de quatro pessoas, decidimos ir de carro. Estávamos na maior animação para passarmos juntos, pela primeira vez, um Natal branquinho como nos de filme. Emoção total ao vermos os primeiros flocos de neve no chão!

Porém, o momento tão esperado e mágico de brincar com a neve deu lugar à tensão de dirigir por estradas cobertas de gelo e extremamente escorregadias. Isso porque chegamos à cidade junto com a neve e ainda não havia dado tempo para a Prefeitura fazer a limpeza das ruas.

Por isso, minha maior dica é: alugue carros com boa tração e com correntes para pneus. Todas as locadoras de automóveis têm esse acessório disponível, que custa cerca de 6 euros a diária. Não vale a pena correr o risco de viajar sem as correntes, pois é simplesmente impossível dirigir com gelo e neve alta.

Caso você não esteja em um momento muito aventureiro, é possível chegar lá de ônibus, a partir do centro de Atenas, com saídas diárias. São cerca de 2 horas até a cidade de Livadiá. Lá, há espera de 1 hora para troca de veículo e, a partir daí, mais 1 hora até Aráchova.  As passagens estão em torno de 30 euros, ida e volta.

Onde ficar

Depois do sufoco para dirigir nas estradas com gelo, vendo a cidade literalmente embaixo da neve, chegamos ao nosso hotel, onde fomos muito bem recebidos com um cortês café e aquecimento na lareira. Ficamos no Alpen House Hotel & Suites e amamos.

A localização proporciona uma vista privilegiada, pois o hotel está um pouco acima do centro da cidade. Mas, mesmo no frio e na neve, a caminhada até lá é de cerca de 20 minutos e é totalmente viável e muito prazerosa. E o ideal é não sair mesmo de carro, pois não há muitos estacionamentos na rua principal.

O hotel conta com café da manhã incluído – simples e gostoso – e um spa com diversos serviços de massagens e tratamentos de pele.

Vista de Aráchova da sacada do hotel. Foto: Arquivo Pessoal

O que fazer

Brincar na neve, oras! Nos divertimos MUITO, viramos criança de novo. Depois que passou a tensão da chegada sob a nevasca, a gente se jogou (literalmente!) na neve e aproveitou ao máximo.

Além disso, curtimos o dia na rua principal, vendo a vida passar, tomando um café freddo (sim, os gregos tomam café gelado até no inverno!). Já à noite, o passatempo preferido era ficar em frente à lareira do hotel, acompanhados de uma boa garrafa de vinho.

Leia também: A chegada do inverno na Espanha

Se você estiver com pique, a grande atração é a estação de ski Fterólakka, que fica a 26km de Aráchova. São 36 quilômetros de pistas, 17 teleféricos para transporte e elevações que vão de 1, 6 mil a 3.200 metros de altitude. O ingresso para adultos custa 30 euros.

E a apenas 12km de Aráchova, está o sítio arqueológico de Delfos, Patrimônio Mundial da UNESCO. É lá que estão localizados o Templo de Apolo e o famoso Oráculo de Delfos. Na antiguidade, Delfos era celebrado pela sociedade grega como o centro do universo. Na temporada de inverno, o valor da entrada é de 6 euros. Vale a visita.

Entardecer em Aráchova. Foto: Arquivo Pessoal

O inverno na Grécia tem seu charme e, sem dúvidas, Aráchova é a estrela principal. É o destino perfeito para dias calmos, regados a um bom vinho e boa conversa em volta da lareira. Um convite a se desconectar e a contemplar mais um espetáculo da natureza.

Related posts

Culinária grega

Amanda Fontenele

Como é ser mãe na Grécia

Clarissa Gaiarsa

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This