BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para passar o inverno Itália

Dicas de beleza para enfrentar o inverno

Dicas de beleza para enfrentar o inverno.

O inverno é o momento em que a pele e os cabelos estão mais secos e requerem mais atenção, mas se você seguir uma rotina de beleza regular, você poderá ter pele hidratada e cabelos macios e brilhosos durante o inverno.

A primeira dica é limpar e favorecer os processos de renovação celular. É necessário prestar atenção ao aspecto da limpeza: uma pele perfeitamente limpa, de fato, permite que os cremes sejam absorvidos de forma mais eficaz. Então, a palava de ordem é hidratar, nutrindo e protegendo a pele e os cabelos. Algumas opções são banhos hidratantes a base de leite de amêndoas, óleo de jojoba, óleos essenciais de sândalo, cremes de argan.

Os óleos essenciais também ajudam a pele a purificar-se e escolhendo os sais de banhos certos, podemos desfrutar de um tratamento de aromaterapia relaxante e nutritivo. Além disto, os óleos essenciais tem afinidade com a pele: a camada de pele é capaz de absorvê-los em alguns segundos e depois espalhá-los na corrente sanguínea onde eles realizam sua ação terapêutica. Para usá-los em uma massagem, por exemplo, é só misturar algumas gotas do óleo essencial com 5-10 ml do óleo vegetal desejado (argan, jojoba, karitê, amêndoa) e massagear delicadamente a pele. Se você prefere usá-los para um banho quente, apenas adicione algumas gotas na água e, graças ao calor, o aroma se espalhará por todo o corpo. É importante saber que os óleos essenciais não são recomendados na gravidez e em recém-nascidos e podem reagir com peles sensíveis. Durante o inverno a pele precisa de uma dose a mais de hidratação. Você sabia que misturar o óleo de oliva e sal grosso fazendo um scrub na pele o resultado será uma pele macia, hidratada e iluminada?

Outros “probleminhas” estéticos que o inverno nos causam são mãos, pés e lábios ressecados, mas existem alguns ingredientes naturais que podem deixar mãos, pés e lábios mais macios, lisos e nutridos. Compartilho com vocês três scrubs fáceis de se realizar.
Para mãos secas os ingredientes necessários são: 150 gr de açúcar, 60 gr de óleo de coco e uma cápsula de vitamina E. É muito simples de se realizar, basta misturar os ingredientes e esfoliar as mãos por 2 minutos. Em seguida enxague as mãos e já na primeira vez você notará a pele mais macia e iluminada.

Para os pés, use o mel que tem a capacidade de nutrir e regenerar os tecidos, rendendo-os macios. Um scrub de mel é o que você precisa para cuidar dos seus pés. Em uma tigela, misture o sal grosso (2 colheres de sopa), mel (1 colher de chá), azeite extra virgem (1 colher chá) e limão (suco de meio limão). A consistência áspera do sal servirá para esfoliar a epiderme, eliminando as células mortas, enquanto o azeite tem um efeito emoliente e nutritivo. O mel, além de dar uma textura cremosa a este esfoliante natural, tem propriedades calmantes e restauradoras. O limão mais uma vez vai perfumar seus pés neutralizando os maus cheiros.

Leia também: Dicas de beleza na Itália

Os lábios ressecados também precisam ser nutridos e o scrub que compartilho é super fácil, basta misturar uma colher de chá de mel, uma de açúcar de cana e uma de óleo de oliva, aplique o composto nos lábios e eles serão mais macios e hidratados.

Os efeitos imediatos destes scrubs é uma pele mais suave, limpa e rejuvenescida. No entanto, os benefícios se multiplicam se você executa regularmente as esfoliações. E não posso deixar de falar dos nossos cabelos, que são colocados à dura prova no inverno. Para reforçar a fibra do cabelo e manter um cabelo forte e saudável são necessárias algumas pequenas atenções:

• Regular bem a temperatura da água. Água muito quente não faz bem nem a pele nem aos cabelos, o ideal é lavar com água morna e no momento de enxaguar use um jato de água fria que permete de fechar as cutículas, resultando em um cabelo mais brilhante.

• Usar shampoo hidradante e nutriente ricos de água e óleos vegetais. Evitar de lavar todos os dias os cabelos, porque as lavagens cotidianas agridem o couro cabeludo e o rende mais frágil.

• Enxugar bem os cabelos evitando de usar secador na máxima potência.

• Atenção com a alimentação. Nosso cabelo reflete o que comemos, no menu de nutrientes não podem faltar vitamina C (presente em frutas e vegetais), vitamina E (frutas secas e óleos vegetais), selênio (peixe), vitamina B (cereais, fermento de cerveja), zinco (ostras e carnes). Com estes alimentos seus cabelos e sua pele agradecem. E claro, não posso deixar de citar uma boa máscara de hidratação já que a dupla shampoo e creme não são suficientes para uma hidratação e nutrição profunda dos cabelos no período invernal.

Leia também: Vistos para entrar na Itália  

Você precisará de 10 morangos, uma colher de chá de mel e uma de óleo de oliva. Bata tudo no liquidificador, aplique no cabelo e deixe agir por 30 minutos. Usando a máscara ao menos uma vez por semana você notará seus cabelos mais fortes, macios e brilhosos.
Outra parte do nosso corpo que merece atenção especial é o rosto, e de inverno ele sente particularmente os efeitos das baixas temperaturas. A máscara facial de abacate e mel é super hidradante, nutriente e favorece ao renovamento celular. Se realiza amassando a polpa de um abacate maduro e adicionando mel. Aplique no rosto, fazendo movimentos circulares e delicados deixando agir por cerca 20 minutos, em seguida enxaguar com água morna.

Ah, e não se esqueçam de beber bastante água na temporada de inverno, porque enquanto os cremes hidratantes e scrubs ajudam a manter a pele e os cabelos hidratados do lado de fora, beber água ajuda a hidratar por dentro.

Outro fator interno que influência na harmonia do nosso corpo é a circulação sanguínea. O ar frio que sopra no inverno leva a uma diminuíção da circulação sanguínea no corpo. Isto contribui ainda mais para a secura da pele. Então, tente aumentar a circulação sanguínea e manter sua pele tonificada, escovando sua pele regularmente. Pegue uma escova de cerdas naturais e passe no corpo em pequenos movimentos circulares. Faça, se possível, todos os dias por alguns minutos antes de tomar banho. Isso ajudará a aumentar a circulação de sangue no corpo mantendo sua pele suave, firme e tônica.

E estas são algumas dicas para não relaxarmos com a nossa pele e cabelos durante o inverno, protegendo-os como se deve de forma simples e eficaz.

Related posts

Como se divertir no inverno norueguês

Júlia Baldanza

Dez motivos para morar na Itália

Carla Guanais

Dicas de turismo em Isola d’Elba no arquipélago toscano

Raquel Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação