Dicas de passeio em Cardiff

2
521
Advertisement

No meu último artigo  falei sobre como amo Cardiff e dei algumas dicas de museus mais do que legais para visitar.

Continuando nosso “passeio” pela capital do País de Gales, hoje começarei por Cardiff Bay.

Cardiff Bay é a “orla” de Cardiff, construída ao redor de um lago de 200 hectares, conhecido como “a baía”. A Baía de Cardiff é cheia de atrações, entretenimento e é palco de vários eventos, tendo como pano de fundo um mix de bares, restaurantes, cafés e lojas independentes. Visitar Cardiff Bay proporciona uma atmosfera única, tanto para adultos como para crianças.

Mas o que é que tem em Cardiff Bay? Vamos lá.

Para saber sobre cada atração, basta passar o mouse sobre as “bolinhas”.

Depois de conhecer um pouco de Cardiff Bay, por que não pegar um aquabus  (um barco que funciona como ônibus) e visitar o castelo? Também é possível fazer a viagem no sentido oposto. A passagem custa a partir de £2 (crianças de 4 – 12 anos), adultos pagam £4 e crianças até 3 anos não pagam. Um passeio bem legal para a família toda. Ah, e o barco é adaptado para cadeirantes além de ter acesso para bicicletas e carrinhos de bebê.

Vamos, então, ao castelo…

Se você pegar o aquabus, vai descer no “quintal” do castelo, no Parque Bute (lembra que eu falei aqui sobre a família Bute na foto de Cardiff Bay?). A vista que você vai ter é a da terceira foto (foto de baixo, no canto direito).

Gente, o castelo é um sonho. O que mais poderia ser? É um castelo medieval, e que foi ampliado, (re)construído e reformado várias vezes, de acordo com a família que nele morava. Foi construído como um forte pelos romanos (foto de baixo, no canto esquerdo), provavelmente no final dos anos 50d.C., e foi conquistado pelos normandos. Depois passado por várias famílias nobres até que, em 1766, chegou a família Bute (que doou o castelo à cidade em 1947).

O castelo serviu de abrigo durante a 2a. Guerra Mundial e era capaz de abrigar quase duas mil pessoas. Hoje em dia, você pode visitar o abrigo subterrâneo, ouvir os sons e ver como os abrigos eram por dentro.

O castelo também realiza eventos e casamentos. Ah, se você mora ou trabalha em Cardiff, tem direito a “chave do castelo”. É uma carteirinha que te dá o direito de entrar nele – nos jardins e no interior – de graça. Essa carteirinha também te dá desconto em dias de eventos e 10% de desconto na lojinha de souvenirs! A carteirinha custa £5 e vale por três anos. Para fazer a sua, basta ir à bilheteria e levar um comprovante de residência ou de trabalho. A carteirinha fica pronta na hora e você já pode ir passear.

Há tanta coisa legal, linda e interessante para ver, que só visitando mesmo. Deixo para vocês um mapa interativo do castelo, com links onde você pode explorar mais o interior e exterior dessa pérola de Cardiff. É só clicar na foto abaixo.

(fotos de arquivo pessoal)
(fotos de arquivo pessoal)

 

Saindo do passado e do castelo, quero levar vocês ao futuro de Cardiff. E o nome desse futuro é Cardiff Central Square (Praça Central de Cardiff). A intenção é que a Central Square seja a porta de entrada da cidade. O projeto inclui uma nova estação rodoviária, edifícios residenciais e comerciais, e a nova sede da BBC do Pais de Gales. Para saber mais, é so clicar na foto abaixo.

cardiff-central-square

É muita coisa para fazer não é mesmo? E que tal programar sua visita com o Cardiff Visitor Card? O Cartão de Turista te dá descontos de até 50% em mais de 70 atrações, hotéis, restaurantes, lojas, atividades e tours guiadas. Custa £4 e pode ser comprado pela internet ou em vários locais na cidade, como no Centro de Informações Turísticas, em Cardiff Bay, no Cardiff Castle e alguns hotéis. Para mais informações, clique na foto abaixo.

(foto: http://www.visitcardiff.com/card)
(foto: www.visitcardiff.com)

 

 

Tallenna

Tallenna

2 Comentários

  1. Olá, Daniela! Estou adorando seus textos. Como você disse no primeiro, também sou “itchy feet” e estou cada vez mais perto de realizar meu sonho de arrumar as malas e sair pelo mundo!
    Acabei de terminar a faculdade de Direito e pretendo ir à Itália no ano que vem para ter minha cidadania italiana reconhecida. Depois disso, pretendo ir para algum país da Europa para trabalhar, juntar um dinheirinho para tentar fazer um mestrado etc. Obviamente, considero muito os países do Reino Unido, já que é onde se fala inglês e acho que seria mais fácil arrumar trabalho. Então, comecei a pensar no País de Gales porque quero fugir dos lugares “pop”, sabe?
    Queria saber se essa é uma opção viável por aí, se e onde tem trabalho (para quem tem cidadania europeia), se o custo de vida é tranquilo… saberia me ajudar?? Acho que ninguém melhor do que um conterrâneo no lugar para nos ajudar 🙂
    Muito obrigada desde já!!

    • Oi Paula! Nossa, obrigada pelo “adorando seus textos”. Está pensando em ir pra onde na Itália? Eu morei em Napoli quase um ano, e conheço a cidade de um lado a outro! 🙂 Quanto a vir pro Reino Unido com cidadania europeia, não sei te falar com certeza, porque ainda nvo sabemos como vai ser depois que o Reino Unido finalmente acionar o Brexit. Acredito que demore uns anos pra que tenha algum efeito, mas não posso te dizer com certeza. Agora, que morar no Pais de Gales é mais viável que na Inglaterra, eu acho que sim. Pelo menos comparando as duas capitais, Cardiff e Londres. O custo de vida em Cardiff é bem mais tranquilo, fora que é uma cidade bem menor, e fácil de se chegar a qualquer lugar. Há também várias villages bem perto de Cardiff, acessivel pelo transporte publico (trem), onde o valor de casas e de alugueis é bem mais em conta. Para trabalhar por aqui na area de Direito vai ser meio complicado, mas há boas agências de trabalhos temporários. Eu comecei meu emprego na Cardiff University como temp, e hoje sou permanente lá. Vai depender muito do que você quer fazer. Se quiser me adicionar no Facebook (Daniela Pesconi-Arthur), a gente mantém contato!
      Um abração.
      Dani

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.