BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

Dicas de passeio em praias fluviais em Portugal

Dicas de passeio em praias fluviais em Portugal.

As praias fluviais em Portugal são muito requisitadas durante o verão que, por sinal, precisa ser aproveitado com toda vontade possível. Curtir essa estação tão gostosa e gastando pouco, é melhor ainda, não é verdade? Por isso, trouxe essa sugestão de passeio principalmente para quem vier ao Norte de Portugal.

Como no interior de Portugal não tem mar, as praias fluviais à beira dos rios do país se tornam uma grande alternativa nos dias quentes de verão.

As praias fluviais são praias (sim, tem areia!) que se formam à beira dos rios para aproveitar o sol, mas também é possível ficar à vontade na grama e fazer um piquenique.

Imagem de arquivo pessoal

Infraestrutura

Eu tirei a fotografia acima chegando na Praia Fluvial de Faial que fica muito perto de Braga, por volta de 16 minutos de carro. Basta inserir no GPS – Praia Fluvial de Faial – que será fácil de localizar. Ao chegar na praia, é possível encontrar um espaço bem parecido com um parque para caminhar, andar de bicicleta e aproveitar a rede de vôlei para brincar.

Se você for de carro, fique tranquilo, pois é possível estacionar próximo à praia e não cobram nenhuma taxa por isso.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Nesse espaço tem restaurantes, lanchonetes e quiosques de sorvete. Além disso, conta com mesas livres para você levar o que quiser e fazer uma refeição com a família à vontade. É muito comum ver algumas pessoas levando grelhadores ou churrasqueiras pequenas para preparar algo com a família e aproveitar o ambiente.

Curiosidade: Em meados de junho e julho a sardinha é o prato mais comum nos almoços das famílias. É fácil de preparar e é o peixe típico da região nessa época do ano.

Leia também: 5 qualidades de Portugal que encantam os brasileiros

Imagem de arquivo pessoal

Na foto acima vocês poderão ver os banheiros públicos (casas de banho em português de Portugal). Nas casas de banho, também é possível tomar banho, se trocar e não é preciso pagar para usá-la, pois o acesso é totalmente gratuito. O ponto negativo é a higiene – a limpeza do banheiro público realmente é complicada. No dia que tirei a fotografia, era um domingo e o banheiro estava muito sujo, realmente com poucas condições de uso, infelizmente.

Imagem de arquivo pessoal

O parquinho é um dos pontos mais badalados desses lugares. A maioria das praias fluviais têm um cantinho para as crianças brincarem. Seja uma quadra de vôlei, espaço para andar de bicicleta e até mesmo a própria grama. Além do mais, estar ao ar livre é muito importante para todos nós!

Cães são bem-vindos!

Os cães também são muito bem-vindos, porque são locais onde os cãezinhos podem estar com suas famílias, brincar, correr, aproveitar o calor e, claro, se refrescar na água fria do rio.

Imagem de arquivo pessoal

Coisa boa! Como já comentei, a grama é uma boa alternativa para esticar a toalha, abrir o guarda-sol, montar piscinas de plástico para crianças pequenas e relaxar. Muitas mamães levam seus bebês em carrinhos ou em assentos para que eles fiquem à vontade embaixo do guarda-sol e bem protegidos.

Na fotografia é possível perceber que a maioria das pessoas têm o hábito de levar lanches e bebidas para comerem ali mesmo. Como dizem no Brasil, “fazer a farofada”. Pois bem,  aqui também se faz algo parecido para economizar e comer algo mais saudável.

A água do rio é muito fria e, como é parada, pode-se nadar tranquilamente e levar uma boia para aproveitar na parte em que os salva-vidas sinalizam como área segura. Os salva-vidas estão sempre presentes observando os banhistas e oferecendo pulseiras de identificação para crianças.

Em Portugal, há muitas praias fluviais ao longo dos rios e, nos dias quentes de calor, a água fica muito boa para aproveitar além de dar para curtir as paisagens que são maravilhosas! Na maioria das praias é possível praticar canoagem e outras atividades aquáticas.

Leia também: Expressões portuguesas que você precisa aprender

Então, para você aproveitar os dias de sol da melhor maneira possível, indico abaixo outras praias fluviais próximas do Porto.

Praia Fluvial da Lomba

Essa realmente é minha praia fluvial favorita por um motivo: a água não é TÃO fria!

A área extensa de areia e a possibilidade de praticar campismo, são duas coisas que se pode fazer na Praia Fluvial da Lomba que fica em Gondomar, distrito do Porto. O local tem boa infraestrutura de apoio que inclui parque de estacionamento, parque de merendas, churrasqueiras e chuveiros exteriores. Para facilitar o caminho é só procurar por Praia Fluvial da Lomba no GPS.

Praia Fluvial do Areinho

Se você estiver no centro histórico do Porto, essa praia é a opção mais próxima. Leva-se cerca de 12 minutos de carro. É possível ver a praia ao percorrer a Ponte do Freixo. A praia está situada à margem esquerda do Rio Douro e conta com parque de estacionamento, mesas para piqueniques e um campo de futebol. Para chegar lá, é só pesquisar Praia Fluvial do Areinho que o GPS te ajudará.

Praia Fluvial de Bitetos

É uma ótima opção para pessoas com mobilidade reduzida por ter rampas de acesso à praia e às águas do rio, o que ajuda bastante! Também é possível praticar canoagem e outras atividades aquáticas. No local há estacionamento e vigilância. O GPS também não te deixará na mão para chegar lá.

As praias fluviais nos surpreendem com a facilidade que se tem para fazer piqueniques, preparar algo para comer por lá mesmo e pelas paisagens maravilhosas dos rios que atravessam o país com águas calmas e uma beleza encantadora.

Related posts

Dicas de passeio pelo bairro de Belém em Lisboa

Lyria Reis

NIF: Número de Identificação Fiscal em Portugal

Soraya Oliveira

Miniaturas, castelo e canais na Holanda

Cintia Beatrice

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação