BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Dez dicas de passeios em Nova Orleans inspiradas em filmes

Dez dicas de passeios em Nova Orleans inspiradas em filmes.

Antes de eu sonhar em entrar em um avião rumo aos Estados Unidos, eu já viajava pelo país através das produções hollywoodianas. A partir do que eu via na tela, montava uma lista de destinos para visitar, o que nunca deixou de ser um hábito.

Hoje compartilho com vocês 10 títulos em que a magia do cinema nos convida a conhecer Nova Orleans ao vivo e a cores e ofereço dicas de passeios inspiradas em cada um deles.

  1. Entrevista com o Vampiro

Muito antes de Crepúsculo, minha mãe, professora de literatura e fã da escritora Anne Rice, me levou para assistir Entrevista com o Vampiro em um cinema enjambrado em Tramandaí, no litoral gaúcho. Eu tinha 12 anos e nunca esqueço daquela noite porque foi quando me apaixonei por Brad Pitt e seu personagem Louis de Pointe du Lac. O filme não era recomendo para menores, mas ao invés de sair do filme chocada, eu fiquei intrigada com o universo místico e curiosa em conhecer a cidade que deu origem ao meu vampiro favorito, uma alma torturada pela solidão que é prolongada pela imortalidade. Parece macabro, mas juro que é uma história de amor.

Passeios: Visitas a Oak Alley Plantation que serviu de casa para o personagem central e ao Metairie Cemitery onde fica a estátua do Weeping Angel, local da transformação do vampiro Louis.

Leia também: Vistos para morar nos EUA

2. O Curioso Caso de Benjamin Button

O filme conta a história bizarra de um homen que envelhece ao contrário. Apesar de o enredo não se passar na cidade, a produção inteira foi filmada em Nova Orleans durante dois anos. O projeto veio parar aqui graças ao Brad Pitt que se engajou na reconstrução da cidade após o furacão Katrina e convenceu o diretor David Fincher a mudar a locação das filmagens que orginalmente seriam em Baltimore.

Passeios: A casa que serviu de fachada para a pensão onde Benjamin Button morava fica na Coliseum St., próxima ao Commander’s Palace, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. O gazebo da cena em que a personagem de Cate Blanchett dança para Benjamin Button fica no Audubon Park e é lindo ao anoitecer.

3. Prenda-me Se For Capaz

Nesse jogo de gato e rato do mestre Spielberg, Frank Abagnale Jr., o mocinho trapaceiro interpretado por Leonardo DiCaprio, se apaixona pela enfermeira Brenda, personagem de Amy Adams. Para conquistar a família da jovem, ele, que já se passava por médico, tenta burlar os pais da noiva ao se passar por um advogado formado em Berkley, a alma mater do pai dela. Algumas das cenas mais engraçadas são as em torno da família conservadora e afluente de Nova Orleans e a em que Frank passa no exame para exercer direito no estado da Louisiana.

Passeios: Uma caminhada pela Avenida St. Charles, no bairro do Garden District, para admirar as mansões onde famílias como as de Brenda vivem.

4. Indomável Sonhadora 

O jovem diretor Benh Zeitlin faz parte de uma turma de cineastas que se relocaram para cidade depois do furacão Katrina. Ele entrevistou mais de 3.000 garotinhas para o papel principal até achar Quvenzhané Wallis. Por sua atuação como Hushpuppy, a pequena se tornou a atriz mais jovem a ser nomeada para um Oscar, aos 9 anos de idade. Todos os atores são amadores e moradores da região.

O filme conta a história de uma menina sagaz e um povo resilente que vive as margens da sociedade durante uma tempestade muito familiar para quem mora aqui.

Passeios: Conhecer o Bayou e o pântano da Louisiana de barco.

Imagem: Disney

5. A Princesa e o Sapo

Situado em Nova Orleans na década de 1920, o filme conta a história da sonhadora garçonete Tiana que, depois de beijar um príncipe que foi transformado em sapo por um malvado feiticeiro vodu, se torna uma sapinha também. Sua aventura em busca de uma maneira de voltar a ser humana nos leva do French Quarter ao pântano da Louisiana.

Uma curiosidade: A voz em inglês do sapo Naveen, companheiro de Tiana, é do ator brasileiro Bruno Campos.

Passeios: Provar os deliciosos beignets no tradicional Cafe Du Monde e admirar a cidade a bordo de um barco a vapor pelo Rio Mississippi.

Leia também: 10 passeios imperdíveis na França – Parte I

6. Um Bonde Chamado Desejo

Baseado na peça de Tennessee Williams, o filme conta o desenrolar do drama que Blanche DuBois enfrenta ao chegar a Nova Orleans para viver com a irmã e o cunhado brutamontes em um apartamento precário do French Quarter.

Todo ano durante o Tennessee Williams Festival participantes de uma competição recriam a icônica cena do filme em que Marlon Brando grita “Stellaaaaa”. As mulheres são convidadas a participar e gritar por Stanley (ou Stella). Juízes escolhem cinco finalistas e declaram um vencedor.

Enquanto a obra tem o French Quarter como pano de fundo, o filme foi filmado em um cenário na Califórnia.

Passeios: Andar no famoso bondinho e admirar as varandas do Jackson Square.

7. O Dossiê Pelicano

Em um de vários thrillers de John Grishman que se passam em Nova Orleans, Darby Shaw interpretada por Julia Roberts, é uma estudante de direito da Tulane University que detalha em um dossiê sua teoria sobre os assassinatos feitos em nome do magnata do petróleo Victor Mattiece, que pretende perfurar petróleo na região pantanosa da Louisiana, habitat de espécies ameaçadas de pelicanos marrons.

Passeios: Visita aos belíssimos campus da Tulane University e da Loyola University.

8. Land of Opportunity

Eu tive o prazer de trabalhar com a diretora Luisa Dantas, americana de pais brasileiros, na fase de pós-produção do projeto. Durante os cinco anos pós-Katrina, Dantas e sua equipe acumularam mais de 1.500 horas de filmagem que foram transformadas em um documentário e uma plataforma online de engajamento social e educacional. O projeto nos convida a avaliar as lições que podemos aprender após uma catástrofe.

Entre os personagens do projeto estão dois trabalhadores brasileiros: a Elza e o Marcio, que compartilham a perspectiva do imigrante durante a reconstrução de Nova Orleans.

Passeios: Um passeio de bicicleta pelo Bywater e pelas pistas que circulam os diques da cidade, prestando atenção nos resquícios deixados pelo furacão de 13 anos atrás que ainda são visíveis.

9. A Grande Ilusão

Há duas versões: a de 1949 que é de qualidade superior e vencedora de 3 Oscars e a de 2007 que tem elenco estelar inclui Sean Penn, Jude Law, Kate Winslet e Anthony Hopkins. Ambas são baseadas no romance ganhador do prêmio Pulitzer, de Robert Penn Warren, “All the King’s Men”. O personagem central, Willie Stark, é inspirado no governador da Louisiana, Huey Long. Stark é um advogado sulista que conquista os corações de seus eleitores, contrariando o governo corrupto do estado, mas ao chegar ao poder se mostra tão desonesto e despótico quanto os bandidos que ele substituiu.

Passeios: Uma tarde em Baton Rouge, a capital do estado, que fica a 1 hora de Nova Orleans.

10. Viagem das Garotas

Enredo: Uma viagem com amigas de longa data para Nova Orleans durante o Essence Festival acaba mudando a vida delas para sempre.

Posso atestar que a cidade é transformadora e um dos melhores destinos de viagem para uma girl’s trip. Minha despedida de solteira foi aqui e sempre que minhas amigas andam meio jururu, elas vêm para Nova Orleans e se curam. Tanto a cidade quanto o filme são diversão garantida.

Passeios: Descobrir a Bourbon Street de bar em bar com as amigas.

Related posts

Movimento LGBTQ em São Francisco

Letícia Cavalcante

Au Pair, Babysitter ou Nanny?

Liliane Oliveira

Armas De Fogo nos EUA

Monica Bateman

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação