BrasileirasPeloMundo.com
Restaurantes Pelo Mundo Suíça

Dicas de restaurantes em Berna

Uma das maiores dificuldades que se tem ao visitar um lugar é saber onde comer. Sempre que viajo a algum lugar pela primeira vez, se não conheço ninguém que more no local, fico bem perdida e as experiências são uma caixinha de surpresas: tanto podem ser fantásticas, como meu pior pesadelo. Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de restaurantes em Berna para que você, que pretende visitar este belo país, possa se programar.

Reintero o óbvio de que comer em restaurantes aqui na Suíça é caro, de modo que se o que você busca é gastar o mínimo possível, sugiro que evite comer fora com frequência. Há, no entanto, em vários restaurantes a opção do menu do dia no horário do almoço e que tende a ser bem mais em conta.

Por sua posição estratégica, fazendo fronteira com a França, Itália e Alemanha, a comida na Suíça é bastante  diversificada. Pode-se encontrar, nas cidades maiores, restaurantes de diferentes países, desde restaurantes com estrelas Michelin até os mais simples.

Então, se você quer sair e conhecer as delícias gastronômicas que a pequena capital helvética tem a oferecer, estas são minhas sugestões:

Comida Suíça

Moléson

moléson_Fotor

Se o que você busca na sua estada em Berna é provar a comida tradicional suíça como fondues e raclettes, recomendo o restaurante Moléson. O ambiente é agradável, estilo rústico e no almoço há também a opção econômica do prato do dia. Eles também servem Flammkuchen (Tarte Flambée), uma espécie de pizza tradicional da região francesa da Alsácia que em vez de queijo, leva creme sobre a massa. 

flammkuchen_Fotor

Restaurant Kirchenfeld

Para aqueles que preferem comer a comida suíça mais moderna, com ingredientes frescos locais, eu recomendo o restaurante Kirchenfeld. Tem estrelas Michelin mas o local é agradável e despretensioso. No verão há um pátio onde se pode comer ao ar livre. O salão interno é decorado em estilo minimalista. O chef costuma vir conversar com os clientes na mesa e, se você frequentar o restaurante mais de uma vez, não se surpreenda se todos te tratarem pelo nome. Os pratos são requintados e há também a opção mais econômica do menu do dia, para os que vão almoçar.

Comida Italiana

Verdi

Possui um ambiente sofisticado, com lustres magníficos e comida tradicional italiana de qualidade. As massas são excelentes, bem como a carta de vinhos. Eu, particularmente, adoro a vieira com risoto de champanhe. Possui, também, um bom cardápio infantil para aqueles que viajam com seus pequenos. 

Osteria 93

osteria-93-1

De ambiente bem italiano, é como estar na Itália em plena Berna. Os garçons só falam italiano, a comida é excelente e super autêntica. É um local despretensioso e delicioso. À noite os clientes podem se deleitar até com cantoria típica italiana, o que é muito divertido.

Lorenzini

Muito bem localizado, ao lado da famosa torre do relógio no centro de Berna, Lorenzini é um restaurante tradicional. De manhã, muitos vão tomar seu café com croissant por lá. No almoço, durante os meses quentes, há um terraço muito charmoso no terceiro andar. A comida é boa e o serviço, bem amigável.

Comida Francesa

Brasserie Obstberg:

Com decoração moderna e comida tradicional francesa, possui excelente carta de vinhos e bom serviço. Há um pátio agradabilíssimo ao ar livre nos meses calorosos. 

Entrecôte Federal

Restaurante com localização privilegiada bem no centro antigo, na praça Bärenplatz, este restaurante é para quem gosta da cozinha simples francesa. Os outros pratos são ok, mas o entrecôte é o carro-chefe, como o próprio nome do restaurante assinala. Com manteiga de ervas e batatas fritas, é um clássico francês bem executado em toda a sua simplicidade e maravilha.

Jack´s Brasserie

Este restaurante fica em um dos hotéis mais antigos e tradicionais de Berna, bem ao lado da estação central de trens. É um restaurante chique onde muitos executivos almoçam, mas a comida é ótima e o serviço, muito bom.

 obstberg2

Comida Internacional

Schwellenmaetteli

Aqui há quatro opções de restaurantes, entre eles uma cabana de fondues que só abre nos meses de inverno. É o local ideal para um passeio à beira do rio Aare e uma comidinha romântica para esquentar durante o frio inverno.

Altes Tramdepot

altes-tramdepot

Este é o restaurante que fica ao lado da cova dos ursos. O ponto é bem turístico, mas o restaurante tem qualidade. O forte são hamburgers e as cervejas artesanais, que são maravilhosas.

Bellevue Restaurant

Este é o restaurante do famoso hotel Bellevue aqui em Berna. É glamour total para celebrar alguma ocasião especial.

The Beef Steakhouse

Fleisch_4

Localizado no centro histórico, este restaurante canadense é dos mais populares aqui em Berna. As carnes são maravilhosas e cozidas à perfeição. Eu recomendo a carne com molho de cerveja Guinness que é de comer de joelhos, como diria o meu pai.

Rialto Ristorante Pizzeria

Este é um restaurante familiar bem agradável no centro de Berna. As porções são grandes e de boa qualidade. Há pratos tradicionais suíços, bem como especialidades italianas. No almoço, o prato do dia tende a ser uma ótima pedida.

Globus

Na loja de departamentos Globus, localizada em Bärenplatz, há no andar inferior um mercado gourmet maravilhoso. É caro, mas serve para encontrar produtos especiais que não encontramos em outro lugar por aqui. Durante a semana é possível almoçar dentro deste mercado gourmet. Na minha opinião, a melhor comida japonesa de Berna se come aí. Uma moça filipina prepara tudo na hora. Tudo bem fresco, autêntico e delicioso.

Estas são as minhas dicas de lugares para comer aqui. Desejo a todos um bom passeio e uma excelente estadia aqui em Berna!

Related posts

Tem Carnaval na Suíça?

Janaína Abreu

Tessino é o primeiro cantão suíço a proibir o uso da burca

Selma Poncini

Experimente o outono suíço como um local: Kürbisfest e Herbstmesse

Lúcia Bastos

3 comentários

Teca Hungria Novembro 30, 2015 at 11:09 am

Olá Fernanda,
Também moro na Suíça e simplesmente adoro a diversidade deste país, principalmente a da mesa.
Na minha próxima visita a Bern já sei onde vou almocar! 🙂 Obrigada pelas dicas!
Abraço e Santé!

Resposta
Fernanda Moura Novembro 30, 2015 at 11:39 am

Oi Teca! Algo que me surpreendeu bastante logo que cheguei aqui foi a diversidade e o fácil acesso à ingredientes do mundo inteiro. Vc mora aonde? Um beijo e muito obrigada por comentar 🙂

Resposta
Aline Novembro 16, 2017 at 5:46 pm

Olá.
As fotos e as dicas estão bacanas, mas senti falta dos preços dos pratos e bebidas.
Seria muito útil.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação