Dicas de restaurantes em Santa Cruz de la Sierra

0
45
Foto: Arquivo pessoal
Advertisement
Dicas de restaurantes em Santa Cruz de la Sierra.
Comer bem… Quem não gosta? Particularmente, eu adoro sair para comer e hoje trarei algumas dicas de restaurantes em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Aqui há algumas opções interessantes, com culinária típicas e internacional e também alternativas para todos os bolsos. Espero que possa ajudar quem venha conhecer a cidade ou esteja de mudança para cá.
Há boatos de que a comida típica na Bolívia seja o frango (‘pollo’), mas na verdade entendo que um turista chegue à essa conclusão porque é a proteína que mais se vê ao viajar pelo país, exceto em lugares como o Lago Titicaca, onde a truta é abundante. Para mim, essa grande oferta deve-se à diferença de custo entre frango e outros tipos de proteína.
Quando viajo, costumo usar aplicativos como o Trip Advisor para encontrar boas recomendações de restaurantes, porém na Bolívia essas ferramentas não funcionam tão bem, pois muitas vezes as avaliações são antigas ou estão desatualizadas. Em um ano e meio morando aqui, já vi muitos lugares abrindo e fechando, mudando de endereço, trocando de nome, etc. Atualmente, as melhores formas de encontrar informações confiáveis sobre restaurantes são as páginas no Facebook.
Os horários são importantes também: muitos restaurantes funcionam de 12 às 15 horas para o almoço e depois abrem para o jantar por volta das 19 horas, mas só começam a encher perto das 22 horas, um pouco mais tarde do que nossos costumes no Brasil. Alguns restaurantes não abrem aos domingos e às vezes também não abrem nos feriados, por isso recomendo sempre confirmar. Experiência própria de quem já saiu de casa para ir a um lugar e quando chegou lá precisou pensar em um plano B.
Em geral, percebo que os bolivianos têm resistência a experimentar restaurantes diferentes, as pessoas locais são mais tradicionais e frequentam sempre os mesmos lugares. Isso significa que alguns restaurantes mais moderninhos , com comida diferente, etc., acabam ficando mais vazios, ainda que sejam igualmente bons.
É bom lembrar que em Santa Cruz de la Sierra a maioria dos restaurantes aceita cartão, já em cidades menores não é tão comum. Falei mais sobre isso aqui.

Comida típica

Apesar de ser um país relativamente pequeno, cada região da Bolívia possui suas características e sua comida típica. Conheço dois restaurantes tradicionais de culinária ‘camba‘ (expliquei aqui que os cambas são os naturais de Santa Cruz de la Sierra) são o ‘El Ajibe’ e o ‘La Casa del Camba’.
Particularmente, eu gosto mais do El Ajibe, que está localizado no Centro histórico da cidade, em uma casa colonial super charmosa. O interior do restaurante é decorado com mobiliário antigo, parece com um museu.
O ‘La Casa de Camba’ possui algumas unidades pela cidade e uma vantagem é que possui como opção um prato para compartilhar no qual vem pequenas porções de cada uma das comidas típicas. Também existe uma versão ‘Express’ do restaurante em algumas praças de alimentação, que funciona como um fast food.

Boulevard Ventura Mall

O Boulevard do shopping Ventura Mall merece um tópico especial por ser um marco para a cidade e por concentrar diversas opções de restaurantes e cafeterias. Localiza-se ao lado do principal shopping da cidade, que foi inaugurado há apenas quatro anos!!  O shopping reúne espaços como Starbucks, Hard Rock Café, Friday’s, Burguer King, KFC, Johnny Rockets, Yogurberry e outras redes. No Boulevard é possível encontrar opções internacionais e restaurantes locais para todos os gostos.
Uma foto na guitarra em frente ao Hard Rock Café é um clássico por aqui, quase um ponto turístico!

Churrascarias

Se tem um tipo de comida que comemos muito bem por aqui é carne! Até sinto falta da farofa e do molho à campanha, mas os carnívoros são bem servidos por aqui! Geralmente escolhe-se um corte de carne e como acompanhamentos há arroz com leite (ou arroz branco), salada, batata e aipim fritos. Na minha opinião, o restaurante que serve a melhor carne é o El Arriero, mas não é o mais chique e bonito. La Cabrera e La Caballeriza são outras boas opções também.

Orientais e fusão japonesa-peruana

Um dos restaurantes mais tradicionais e palco de comemorações de aniversário, pedidos de casamento, entre outras ocasiões especiais, é o Jardín de Asia. Pertence aos mesmos donos do hotel Los Tajibos, um dos melhores hotéis de Santa Cruz de la Sierra. O ambiente e a decoração são lindos e a comida é deliciosa! O restaurante mistura elementos da culinária boliviana/amazônica com japonesa e peruana. Não espere comer sushis tradicionais, o forte do restaurante são os rolls especiais. Por exemplo, tem roll de filé mignon, de ceviche, entre outros super diferentes.
Outros bons restaurantes no estilo japonês-peruano são o Hanzo e o Sach’a Rest.
Um restaurante japonês tradicional é o Yorimichi, que funciona desde 1985. Lá existem salas reservadas nas quais se retira o sapato para sentar e é possível comer udom e outros pratos em estilo japonês tradicional.

Leia também: Gastronomia peruana

Culinária internacional

Outro restaurante refinado e bem tradicional na cidade é o Chalet La Suisse. O cardápio é enorme, existem opções para todos os gostos! Desde escargot e fondue até pratos de carnes e frutos do mar. Já provei diversos pratos e não me lembro de não ter gostado de algum. Realmente vale a visita!! Se durante seu jantar de repente as luzes se apagarem, não se assuste: é apenas a forma do restaurante de cantar parabéns.
O Bistro La Casona é dedicado à culinária alemã e localiza-se em uma casa colonial bem charmosa na região central. Seja no almoço ou no jantar, o pátio ao ar livre é sempre uma boa pedida!
Há diversas opções de restaurantes italianos. São gostosos, mas confesso que não se comparam a comer uma boa massa em algum restaurante italiano no Brasil… Outra coisa:  é difícil encontrar aqui um bom risoto, feito com arroz arbóreo. Acho que essa variedade de arroz não chega por aqui, então simplesmente os restaurantes não usam… Apesar disso, quando surge a vontade de comer uma massa, há opções.
O Piegari é um restaurante que também está localizado nos fundos do hotel Los Tajibos e é especializado em comida italiana e argentina. Já o Bravissimo possui várias massas deliciosas, mas a paixão do meu marido é a pizza de frutos do mar feita com massa negra, a base de tinta de lula. Outra recomendação é o Michelangelo, mais um restaurante tradicional localizado no ‘Casco Viejo‘ (ou Centro da cidade).
Sabe aquele lugarzinho escondido, que não quer ficar famoso e que você só vai porque alguém indicou? Esse e o La Vinotek, um bar de vinhos maravilhoso! O dono é um francês que possuía apenas uma importadora de vinhos franceses, até que resolveu inovar com um bar de vinhos a céu aberto, super charmoso. Para acompanhar o vinho, há opções de tábuas de frios, patê de foie gras (o único lugar aqui que encontrei!) e também pratos franceses como boeuf bourguignon. Além de ser um bar, também é possível adquirir vinhos, então sempre voltamos para casa com algumas garrafas para nossa adega.

Bares de cerveja artesanal

Nos últimos meses, começou uma tendência de lugares ao ar livre dedicados à cerveja artesanal. Há algumas opções pela cidade, especialmente na região norte da cidade. Posso recomendar alguns: Bendita Beer Garden, La Galería, Santa Cruz Beer Company e Patio Madera. Geralmente ficam cheios para o happy hour e nos fins de semana, então recomendo não chegar muito tarde. Para comer, o cardápio é mais restrito a opções de hambúrgueres, tábuas de frios e carnes como picanha fatiada.
Trouxe algumas ideias de lugares para comer, nos mais diversos estilos. Como apreciadora da boa comida, poderia continuar enumerando outros restaurantes, mas com essa lista já é possível saber algumas das mais diversas opções de Santa Cruz de la Sierra. Caso tenha outra sugestão ou recomendação de algum lugar novo, deixe nos comentários! Vou adorar conhecer!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.