BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Dicas de compras pelo mundo

Dicas de supermercados orgânicos em Kortijk

Dicas de supermercados orgânicos em Kortijk.

O mercado orgânico vem aumentando gradativamente ao redor do mundo, é notável. Começamos a pensar mais sobre o que ingerimos e o que compramos, de qual material é feito o produto, de onde veio, e todas as razões as quais deveriam ser de suma importância no início de um processo de consumo – antes tarde do que nunca, e que esses pequenos passos possam aumentar mais e mais.

Em Kortijk, temos três supermercados com excelentes opções para quem busca alimentos orgânicos livres de agrotóxicos e, claro, contamos com uma variedade de itens para as pessoas que não ingerem alimentos de origem animal (veganos):

Bio-Planet

O maior da região, contando assim com a maior variedade de produtos e que também possui a marca própria, fazendo com que você consiga economizar alguns euros na sua busca por uma alimentação mais saudável, além de vários livros sobre culinária, alimentação e jardinagem.

Com estacionamento exclusivo para seus clientes, seu horário regular é: de segunda à quinta-feira das 9h às 19h30, sexta das 9h às 20h, sábado das 9h às 19h30 e fechado aos domingos e feriados.
Website: www.bioplanet.be

Biomarket  Natuurvoeding

Segunda boa opção para quem procura por mercados com produtos orgânicos. No Biomarket você encontra uma grande variedade de nozes e grãos. Ele é menor do que a nossa primeira opção, mas não deixa de ser um dos mercados populares orgânicos da região. Você também pode encontrar uma grande variedade de ervas, chás e até mesmo incensos, como você também pode solicitar alguns produtos on-line pela página do Facebook.

O mercado também conta com estacionamento privado para seus clientes, com seu horário regular de segunda à sexta das 9h às 19h, sábado das 9h às 18h30 e fechado aos domingos.

Leia também: A comunidade brasileira na Bélgica

De Linde

Nossa terceira opção é um pouco menor, mas já tem tradição na região por conta de ser o primeiro mercado orgânico, com cerca de 40 anos de existência (veja como aqui já se tem um tempo em que há uma busca por alimentos orgânicos).

Para quem mora nas redondezas do mercado boutique, acaba encontrando uma facilidade em ir fazer sua pesquisa por produtos. Por conta da localização, o mercado não possui estacionamento, então, perde um pouco a vantagem para quem gosta de ir de carro. Mas para quem já está nos embalos das pedaladas por aqui, explorando tudo de bike, é uma boa pedida fazer uma visita.

O mercado boutique funciona de segunda à sexta-feira das 10h às 12h (pausa para o almoço, sim algumas lojas fecham durante o almoço, principalmente as menores) e das 14h às 18h30, e sábado das 10h às 12h.

Por conta do seu formato, a loja não possui website, então, segue o endereço e o telefone  para quem tem interesse de se aventurar pelos mercados orgânicos de Kortijk:

Doorniksewijk 82
8500 Kortrijk
Telefone: +32 056 22 31 66.

Leia também: 40 fatos que você não sabia sobre a Bélgica

Fala-se muito de produtos orgânicos e dos seus preços elevados, mas o que devemos considerar é o valor nutritivo dos alimentos, pois o que se economiza no prato é gasto muito mais com medicação e tratamentos contra doenças causadas pela má alimentação. É mais do que óbvio e, inclusive, comprovado em diversos artigos de medicina, que a ingestão de alimentos processados, com alto teor de gordura e açúcares estão associados aos diversos tipos de cânceres e outras doenças.

O que notamos aqui é que, para se ter o equilíbrio entre saúde e finanças, a maior parte da população procura plantar suas verduras (aqueles que têm algum pedacinho de terra que seja), pois West-Flanders é uma região de origem de fazendeiros. Mesmo que hoje em dia este conceito tenha mudado muito, atualmente temos grandes máquinas que fazem todo o trabalho e muito agrotóxico envolvido. Sendo assim, quando podem, os belgas desta região ainda procuram por algo em que eles mesmos possam plantar e colher. Caso não possam por uma variedade de fatores pessoais, eles tentam adquirir com moradores locais que produzem esses alimentos para, dessa forma, também ajudar o comércio local.

É sempre desafiador quando navegamos contra a maré, pois viver em busca de alimentar-se saudavelmente em uma sociedade em que se evidencia a rapidez em todos os sentidos, caso você não esteja comprometido com a sua saúde 100%, mais cedo ou mais tarde você irá voltar aos antigos hábitos – é necessário aproveitar e divertir-se no processo, pois sem divertimento e amor não conseguimos vencer os desafios.

Related posts

Os desafios para entrar no mercado de trabalho na Bélgica

Tábata Senna

Como funciona o sistema de saúde na Bélgica

Marcela Bueno

Escolas Internacionais na Bélgica

Ana Elisa Miranda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação