Recebemos algumas visitas nos últimos meses aqui em casa, em Helsinque, e, como infelizmente, não encontramos walking tours durante o inverno, tive que montar um para que o pessoal pudesse andar pra lá e pra cá! Os guias funcionam apenas durante o verão, assim como o Hop on, Hop Off!
Um opção que pode ser usada é o Helsinki Card. Com ele, você tem alguns benefícios e também pode andar em um ônibus parecido com o do Hop on, Hop Off! Apesar de ter encontrado essa informação depois que o pessoal foi embora, acho que nosso roteiro também ficou bom no fim!
Se você chegar pelo Aeroporto Internacional de Helsinki, fique ciente que ele não fica em Helsinki e sim, em Vantaa. Algo como SP / GRU, mas em uma proporção mil vezes menor e com condições muito diferentes também. O aeroporto é bem pequeno, tem apenas dois terminais e é bem fácil de transitar. Tem uma estação de trem que você acessa pela área de desembarque. Para comprar o bilhete, você pode optar em comprar nas máquinas da estação e pagar com cartão de crédito, ou no Centro de Informações no Terminal 2. O bilhete unitário custa 5,50 euros, e vocês terão até 80 minutos para fazer qualquer interligação que precisarem.
Os passeios para o primeiro dia variam muito, já que dependem do horário que se chega. Como o pessoal ficou 5 dias, contando o dia que chegaram e que foram embora, esse é o tempo que me guiei! Nesta época de inverno, amanhece tarde, por volta das 9h e escurece cedo, por volta das 15h. Então é preciso aproveitar o máximo de luz possível e as dicas estão mais focadas para esta época do ano também!
Bora pro esqueminha que montei:
DIA 1:
Após se acomodarem no hotel, peçam para que o concierge os ajude a fazer uma reserva no restaurante Konstan Molja. É um restaurante de comida típica da Lapônia, super lindinho conduzido pelos próprios donos e que são super queridos! O serviço é de buffet com valor fixo de 19 euros por pessoa e sem bebida! Caso tenham um horário para o mesmo dia, já agendem para o jantar da noite!
Visitem a Capela do Silêncio no Kamppi. A entrada é gratuita e a visita super rápida. Sigam para a avenida Mannerheimintie até a esquina com o museu Kiasma e vejam a estátua em homenagem ao próprio Carl Gustaf Emil Mannerheim, um soldado e ex-presidente finlandês – porém de origens suecas – que virou herói após lutar na Revolução Civil e na 2ª Guerra Mundial. O The National Museum of Finland fica um pouco mais para a frente e fica aberto até as 18h. Caso tenham interesse, vale a visita! Toda sexta feira, das 16h às 18h, a entrada é gratuita! Para chegar até ele, vocês também passarão em frente ao prédio do Parlamento, que é bem bonito!
Caso prefiram outro passeio, sigam até a estação de trem (Rautatientori) e atrás dela encontrarão um ring de patinação, o Icepark. Se gostarem de patinar, aluguem os patins ali mesmo e divirtam-se!
DIA2:
Logo cedo, sigam a pé até a Pohjoisesplanadi, avenida que leva até o mar e pelo Esplanadi Park. A praça é bem bonita e, em volta, estão algumas das lojas de grife e várias construções lindas!
Essa avenida te leva direto até a praça do Kauppatori Market. Nela, há um mercado aberto, mais parecido com uma feira que tem barraquinhas de produtos locais, artesanato, frutas e também dá para sentar para tomar um café ou experimentar comidas típicas. Ao lado dela também está o mercadão antigo da cidade (Vanha Kauppahalli) e, além de ainda ter uma mercearia, vocês podem comer em algum dos quiosques de comidinhas dali! Tanto a feira como o mercado são boas opções para um almoço rápido mais tarde!
Andando mais um pouco, em frente à praça está o prédio da prefeitura da cidade; ao lado, a Embaixada da Suécia e logo em seguida, a casa do presidente. Uma curiosidade é que há uma campainha virada para a rua na casa do presidente. Dizem que você pode ir até lá e tocá-la caso queira falar com ele. Sinceramente, nunca tentei apertá-la, apesar de já termos pensado em passar por lá e mandar só um salve pra ele hehe!
A Uspenskin Cathedral fica logo em seguida! Tem uma arquitetura russa e é possível tirar foto dentro, porém sem flash. Ao seu lado direito, já na beira do mar, vocês verão uma das rodas gigantes de Helsinki, a Sky Wheel. Ali também é onde estão as piscinas públicas, porém nesta época estão fechadas! Uma dica se você vier em outra época é ver o pôr do sol daqui! Tem um bar – que também está fechado no inverno – que coloca uns puffs para o pessoal sentar e contemplar o fim do dia!
As ruas transversais ao lado oposto da praça da feira formam o Tori Quartes, que é o que eles chamam de o “novo centro velho”, pois é onde o pequeno centro histórico encontra o fuzuê da cidade nova! O fim delas cai na Senate Square. Ali vocês verão a famosa Catedral Luterana de Helsinki, que fica aberta para visitação das 9h às 18h nesta época, porém não permite a entrada de turistas durante o horário das missas.
Na esquina da praça com a rua Sofiankatu também está o Helsinki City Museum. Nele você encontra exposições tanto para as crianças como para os adultos! Caso você não venha agora e sim, no próximo inverno, em dezembro vários mercados de Natal são montados pela cidade, porém o maior de todos fica nesta praça em frente à Catedral!
Antes de voltar para o hotel, você pode dar uma paradinha no tradicional Karl Fazer Café. A marca de chocolate deles é a mais famosa da Finlândia, além da loja estar no mesmo lugar há 125 anos!
Ao redor do Kamppi e próximo a Rautatientori, vocês encontrarão vários restaurantes e pubs para jantar! Caso queiram algumas sugestões, clique aqui!
DIA 3
Sair cedo para Suomenlinna. Considerando que seu hotel está próximo ao Kamppi, vá até o Kauppatori de tram (bondinho) para pegar a balsa que leva até lá. O trajeto da balsa demora em torno de 15 minutos e você pode ver os horários dela aqui. Nesta época, algumas partes da ilha estão fechadas, como o Submarino, que é um museu, e algumas passagens. No entanto, mesmo assim vale muito a visita! O passeio demorará por volta de 3 horas!
Na volta, o melhor é pegar o tram e seguir até a Igreja de Pedra (Temppeliaukio Church). De manhã, peça para seu concierge verificar se ela estará aberta, porque os horários variam! A entrada é gratuita e podem tirar fotos! Dali sigam até o Sibellius Park e vejam a escultura em homenagem ao compositor Jean Sibellius! Por último, apreciem os munkkis (doughnuts), bolinhos de canela e as makkaras (salsichões) do delicioso Café Reggatta. O café fica na beira do mar, então se agasalhem bem! Mas também sentem ao redor da fogueira e aproveitem! É um dos meus lugares favoritos e vale muito a visita!
DIA 4
Embarque para Tallinn e vocês podem ver mais informações neste outro texto que escrevi aqui!!
DIA 5
Neste último dia, às vezes se tem o dia todo, mas muitas vezes não, devido ao horário do vôo! Caso tenham tempo, aproveitem para ver se tem algo mais do interesse de vocês acessando o link do Visit Helsinki!
DICAS:
- Se você for ficar os 5 dias, por exemplo, compre o 5 day ticket. O valor por unidade sai mais barato e você pode usar em todos os meios de transportes. Para mais informações em como se locomover em Helsinki, clique aqui;
- Fique hospedado na região do Kamppi. É uma área que você pode fazer tudo a pé e, se precisar, terá todos os meios de transporte praticamente na porta. A praça do Shopping do Kamppi fica a aproximadamente 3 quadras da estação do trem;
- Outra opção bastante útil para ir do aeroporto/Helsinki/aeroporto, principalmente à noite, é pedir um Airport Taxi. Ele funciona 24 horas e os preços podem valer a pena se estiverem em grupo;
- Há um ponto de taxi em frente à estação de trem de Helsinki, mas sinceramente, não acredito que compense. Dependendo da distância do seu hotel, vai sair mais caro para o taxi dar a volta, do que você andar algumas quadras ou pegar o tram.
Me contem se gostaram!
5 Comments
Pingback: Roteiro - 5 Dias em Helsinki - Hey I am Lili
Muito obrigado, Lili, pelas preciosas dicas…. É uma gentileza e atenção com todos os viajantes muito legal!
Somos de Piracicaba SP…. e estaremos em Helsinki e Tampere a partir do dia 24/08/17…. por alguns dias, apenas.
Seu roteiro vai nos ajudar muito a, inclusive, desembarcar na Finlândia…. pela primeira vez!
Deus abençoe você e sua família!
Oi Fernando! Que legal, eu sou de Campinas, pertinho de vocês!!
Fico muito feliz que as dicas foram boas! Qualquer outra dúvida que tiver e eu souber responder, pode mandar! =) Tampere é uma cidade muito lindinha e vocês vão adorar!!
Amem, igualmente! Muito obrigado pelo carinho, desejo que tenham uma boa viagem e que aproveitem muito o tempo aqui!
Um beijo,
Lili
Olá Lili,
Acabei de sair de Helsinki e simplesmente amei sua dica sobre o restaurante Konstan Molja. Comida típica, com preço justo e excelente atendimento!
Muito obrigada! 🙂
Oi Tatiana! Que demais receber sua mensagem!
Fiquei muito feliz em saber que você amou a dica e aproveitou bastante!
Muito obrigada pelo carinho e por ter vindo me contar!
Um beijo grande,
Lili