BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Turismo Pelo Mundo

Dicas de turismo: 5 Dias em Helsinki

Recebemos algumas visitas nos últimos meses aqui em casa, em Helsinque, e, como infelizmente, não encontramos walking tours durante o inverno, tive que montar um para que o pessoal pudesse andar pra lá e pra cá! Os guias funcionam apenas durante o verão, assim como o Hop on, Hop Off!

Um opção que pode ser usada é o Helsinki Card. Com ele, você tem alguns benefícios e também pode andar em um ônibus parecido com o do Hop on, Hop Off! Apesar de ter encontrado essa informação depois que o pessoal foi embora, acho que nosso roteiro também ficou bom no fim!

Se você chegar pelo Aeroporto Internacional de Helsinki, fique ciente que ele não fica em Helsinki e sim, em Vantaa. Algo como SP / GRU, mas em uma proporção mil vezes menor e com condições muito diferentes também. O aeroporto é bem pequeno, tem apenas dois terminais e é bem fácil de transitar. Tem uma estação de trem que você acessa pela área de desembarque. Para comprar o bilhete, você pode optar em comprar nas máquinas da estação e pagar com cartão de crédito, ou no Centro de Informações no Terminal 2. O bilhete unitário custa 5,50 euros, e vocês terão até 80 minutos para fazer qualquer interligação que precisarem.

Os passeios para o primeiro dia variam muito, já que dependem do horário que se chega. Como o pessoal ficou 5 dias, contando o dia que chegaram e que foram embora, esse é o tempo que me guiei! Nesta época de inverno, amanhece tarde, por volta das 9h e escurece cedo, por volta das 15h. Então é preciso aproveitar o máximo de luz possível e as dicas estão mais focadas para esta época do ano também!

Bora pro esqueminha que montei:

DIA 1:

Após se acomodarem no hotel, peçam para que o concierge os ajude a fazer uma reserva no restaurante Konstan Molja. É um restaurante de comida típica da Lapônia, super lindinho conduzido pelos próprios donos e que são super queridos! O serviço é de buffet com valor fixo de 19 euros por pessoa e sem bebida! Caso tenham um horário para o mesmo dia, já agendem para o jantar da noite!

Visitem a Capela do Silêncio no Kamppi. A entrada é gratuita e a visita super rápida. Sigam para a avenida Mannerheimintie até a esquina com o museu Kiasma e vejam a estátua em homenagem ao próprio Carl Gustaf Emil Mannerheim, um soldado e ex-presidente finlandês – porém de origens suecas – que virou herói após lutar na Revolução Civil e na 2ª Guerra Mundial. O The National Museum of Finland fica um pouco mais para a frente e fica aberto até as 18h. Caso tenham interesse, vale a visita! Toda sexta feira, das 16h às 18h, a entrada é gratuita! Para chegar até ele, vocês também passarão em frente ao prédio do Parlamento, que é bem bonito!

Caso prefiram outro passeio, sigam até a estação de trem (Rautatientori) e atrás dela encontrarão um ring de patinação, o Icepark. Se gostarem de patinar, aluguem os patins ali mesmo e divirtam-se!

DIA2:

Logo cedo, sigam a pé até a Pohjoisesplanadi, avenida que leva até o mar e pelo Esplanadi Park. A praça é bem bonita e, em volta, estão algumas das lojas de grife e várias construções lindas!

Essa avenida te leva direto até a praça do Kauppatori Market. Nela, há um mercado aberto, mais parecido com uma feira que tem barraquinhas de produtos locais, artesanato, frutas e também dá para sentar para tomar um café ou experimentar comidas típicas. Ao lado dela também está o mercadão antigo da cidade (Vanha Kauppahalli) e, além de ainda ter uma mercearia, vocês podem comer em algum dos quiosques de comidinhas dali! Tanto a feira como o mercado são boas opções para um almoço rápido mais tarde!

Kauppatori (Market Square) – Foto: Arquivo Pessoal

Andando mais um pouco, em frente à praça está o prédio da prefeitura da cidade; ao lado, a Embaixada da Suécia e logo em seguida, a casa do presidente. Uma curiosidade é que há uma campainha virada para a rua na casa do presidente. Dizem que você pode ir até lá e tocá-la caso queira falar com ele. Sinceramente, nunca tentei apertá-la, apesar de já termos pensado em passar por lá e mandar só um salve pra ele hehe!

A Uspenskin Cathedral fica logo em seguida! Tem uma arquitetura russa e é possível tirar foto dentro, porém sem flash. Ao seu lado direito, já na beira do mar, vocês verão uma das rodas gigantes de Helsinki, a Sky Wheel. Ali também é onde estão as piscinas públicas, porém nesta época estão fechadas! Uma dica se você vier em outra época é ver o pôr do sol daqui! Tem um bar – que também está fechado no inverno – que coloca uns puffs para o pessoal sentar e contemplar o fim do dia!

As ruas transversais ao lado oposto da praça da feira formam o Tori Quartes, que é o que eles chamam de o “novo centro velho”, pois é onde o pequeno centro histórico encontra o fuzuê da cidade nova! O fim delas cai na Senate Square. Ali vocês verão a famosa Catedral Luterana de Helsinki, que fica aberta para visitação das 9h às 18h nesta época, porém não permite a entrada de turistas durante o horário das missas.

Catedral Luterana de Helsinki – Foto: Arquivo Pessoal

Na esquina da praça com a rua Sofiankatu também está o Helsinki City Museum. Nele você encontra exposições tanto para as crianças como para os adultos! Caso você não venha agora e sim, no próximo inverno, em dezembro vários mercados de Natal são montados pela cidade, porém o maior de todos fica nesta praça em frente à Catedral!

Antes de voltar para o hotel, você pode dar uma paradinha no tradicional Karl Fazer Café. A marca de chocolate deles é a mais famosa da Finlândia, além da loja estar no mesmo lugar há 125 anos!

Ao redor do Kamppi e próximo a Rautatientori, vocês encontrarão vários restaurantes e pubs para jantar! Caso queiram algumas sugestões, clique aqui!

DIA 3

Sair cedo para Suomenlinna. Considerando que seu hotel está próximo ao Kamppi, vá até o Kauppatori de tram (bondinho) para pegar a balsa que leva até lá.  O trajeto da balsa demora em torno de 15 minutos e você pode ver os horários dela aqui. Nesta época, algumas partes da ilha estão fechadas, como o Submarino, que é um museu, e algumas passagens. No entanto, mesmo assim vale muito a visita! O passeio demorará por volta de 3 horas!

Na volta, o melhor é pegar o tram e seguir até a Igreja de Pedra (Temppeliaukio Church). De manhã, peça para seu concierge verificar se ela estará aberta, porque os horários variam! A entrada é gratuita e podem tirar fotos! Dali sigam até o Sibellius Park e vejam a escultura em homenagem ao compositor Jean Sibellius! Por último, apreciem os munkkis (doughnuts), bolinhos de canela e as makkaras (salsichões) do delicioso Café Reggatta. O café fica na beira do mar, então se agasalhem bem! Mas também sentem ao redor da fogueira e aproveitem! É um dos meus lugares favoritos e vale muito a visita!

Orgão no Sibellius Park – Foto: Arquivo Pessoal

DIA 4

Embarque para Tallinn e vocês podem ver mais informações neste outro texto que escrevi aqui!!

DIA 5

Neste último dia, às vezes se tem o dia todo, mas muitas vezes não, devido ao horário do vôo! Caso tenham tempo, aproveitem para ver se tem algo mais do interesse de vocês acessando o link do Visit Helsinki!

DICAS:

  • Se você for ficar os 5 dias, por exemplo, compre o 5 day ticket. O valor por unidade sai mais barato e você pode usar em todos os meios de transportes. Para mais informações em como se locomover em Helsinki, clique aqui;
  • Fique hospedado na região do Kamppi. É uma área que você pode fazer tudo a pé e, se precisar, terá todos os meios de transporte praticamente na porta. A praça do Shopping do Kamppi fica a aproximadamente 3 quadras da estação do trem;
  • Outra opção bastante útil para ir do aeroporto/Helsinki/aeroporto, principalmente à noite, é pedir um Airport Taxi. Ele funciona 24 horas e os preços podem valer a pena se estiverem em grupo;
  • Há um ponto de taxi em frente à estação de trem de Helsinki, mas sinceramente, não acredito que compense. Dependendo da distância do seu hotel, vai sair mais caro para o taxi dar a volta, do que você andar algumas quadras ou pegar o tram.

Me contem se gostaram!

Related posts

Fim de semana em Cinque Terre na Itália

Nathália Braga Bannister

Tempos da Escuridão na Finlândia

Evelyse Eerola

As delícias da culinária natalina na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

5 comentários

Roteiro - 5 Dias em Helsinki - Hey I am Lili Fevereiro 24, 2017 at 3:56 pm

[…] Finlândia – 5 Dias em Helsinki […]

Resposta
Fernando Marques Agosto 9, 2017 at 2:03 am

Muito obrigado, Lili, pelas preciosas dicas…. É uma gentileza e atenção com todos os viajantes muito legal!
Somos de Piracicaba SP…. e estaremos em Helsinki e Tampere a partir do dia 24/08/17…. por alguns dias, apenas.
Seu roteiro vai nos ajudar muito a, inclusive, desembarcar na Finlândia…. pela primeira vez!
Deus abençoe você e sua família!

Resposta
Tatiana Março 31, 2019 at 7:07 pm

Olá Lili,
Acabei de sair de Helsinki e simplesmente amei sua dica sobre o restaurante Konstan Molja. Comida típica, com preço justo e excelente atendimento!

Muito obrigada! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação