BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Dicas de turismo em Breda na Holanda

Dicas de turismo em Breda na Holanda.

Como muita gente ainda só conhece Amsterdam e arredores, quero compartilhar 10 coisas para se fazer na linda Breda, cidade onde trabalho.

Breda sempre foi importante, estando tão perto da fronteira tinha uma posição estratégica e foi lar da família Nassau, os ancestrais da família real holandesa. Inclusive, na guerra dos 80 anos entre a Holanda e a Espanha houve a queda de Breda e por um período a cidade pertenceu à Espanha.

Mas isso é passado. Hoje Breda é uma cidade charmosa, tendo sido eleita o melhor centro de cidade em 2017 (e eles são orgulhosos disso!) o que se justifica pelo centro histórico, com monumentos, muito verde, canais onde se pode alugar um barco e bares e restaurantes para se deliciar.

Para conhecer Breda uma visita de um dia está de bom tamanho, e é especial para quem curte história. Saindo da estação central se está no centro em coisa de 10 minutos ou menos, e caminhando se vê tudo.

Aqui estão 10 lugares para se visitar e coisas para se fazer em Breda. Resolvi fazer quase como um tour saindo da estação para animar as pessoas a pegar um trem e passar um dia nessa linda cidade:

1. VVV Breda e Quilômetro Histórico

Saindo da estação em direção ao centro estará na Willemstraat então aproveite para passar no VVV, centro de informações turísticas. Eles tem duas unidades, essa e outra no Markt. Mas aqui a idéia é parar e já pegar informações, especialmente sobre o Quilômetro Histórico.

Esse é um pequeno tour que agrupa os principais monumentos dentro de um km. E pertinho do VVV, então é super prático. Eles tem outras atividades e também vendem ingressos para algumas atrações então vale a pena perguntar.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

2. Stadspark Valkenberg

Siga andando e vai chegar no parque municipal. Sou simplesmente apaixonada por esse parque, que fica do lado do meu trabalho e pertinho da estação central. Tem muito verde, claro, uma fonte com um lago, mas o mais legal na minha opinião são as aves correndo soltas pelo parque. Sério, muitas, entre patos, cisnes e galinhas. Na primavera tem uma legião de filhotes ciscando de um lado para o outro.

De acordo com um guia de um tour que fiz essas aves estão no parque porque é proibido ter aves como animais de estimação no centro da cidade. Aí as pessoas decidiram soltar as pobres na naureza – que nesse caso é um parque no meio da cidade. Mas deu tudo certo no final, elas são super acostumadas com as pessoas e vivem tranquilas no lindo parque.

Agora no verão no final da tarde o parque fica lotado de locais fazendo piquenique, esticados na grama e aproveitando o sol. Programa que super recomendo.

3. Nassau-Baroniemonument

Aliás na entrada do parque existe um dos monumentos mais famosos da cidade, remetendo à disnatia Nassau. Talvez eu seja uma nerd quando se fala de história mas acho que vale uma foto porque é totalmente relacionado com a história de Breda.

4. Kasteel Van Breda

Saindo do parque vai dar de cara com esse castelo que já foi residência de família real e desde 1828 é o Royal Military Academy para o Departamento de Defesa. É possível visitar o castelo mas deve-se comprar ingresso no VVV (centro de informações turísticas no trote market).

5. A Catedral de Breda ou Grote of Onze Lieve Vrouwekerk

Perto do castelo se encontra a igreja de Breda e devo dizer, é realmente impressionante. É uma catedral gótica cheia de história, que começou a ser construída em 1410 e ficou pronta em 1468 mas como a torre caiu, tiveram que refazer e ficou pronta novamente em 1547. A torre tem 97 metros de altura e é visível em praticamente todo o centro de Breda.

Recomendo checar essa apresentação da igreja em 3D.

6. Grote Markt

Como várias (quase todas?) as cidades holandesas os bares e restaurantes ficam concentrados ao redor do markt. Breda tem um markt muito charmoso, com mesas ao ar livre onde é uma delícia sentar e se deliciar. No markt eu não me atrevo a indicar um restaurante porque até agora gostei de todos que fui 🙂 então arrisque-se!

Tentativa de selfie em um passeio de barco em um dia não tão ensolarado assim

7. Alugar um barco e sair pelos canais

Em qualquer tarde ensolarada é comum ver barcos pelos canais com grupos de amigos, cervejas e música curtindo o sol. É fácil alugar um barco no pequeno porto do centro (procure por Haven) e sair navegando por aí.

8. Tomar uma cerveja ou comer uma pizza no Haven

Aproveitando a dica dos barcos depois do passeio vale a pena dar uma paradinha nos bares e restaurantes do Haven. No final de tarde o lugar fica lotado, com vários bares e restaurantes. Para uma cerveja o Dock 19 é bem conhecido, e devo dizer que a pizza do Very Italian Pizza é considerada boa pela minha colega italiana (e o dono é italiano). E ser aprovado por uma italiana é uma honra para poucos!

9. Begijnhof

Antigamente era uma espécie de convento para mulheres religiosas mas que não eram exatamente freiras, ou seja, sem votos públicos. Hoje é uma área residencial, com um lindo jardim e um pequeno museu com a história de como as mulheres viviam ali. Mais informações no website (recomendo checar esse video)

10. Stedelijk Museum Breda

Ainda perto do centro, o Museu Stedelijk é uma ótima opção. Esse museu (antes chamado MOTI) é o museu da cidade de Breda, com exposições históricas e também de arte moderna.

E claro, o centro em si é super charmoso, então aproveite para se perder entre as ruas, lojas charmosas, tudo com aquele ar holandês.

Extra: saindo um pouco do centro existem duas atrações que podem interessar, então se tiver mais algum tempo em Breda, aqui tem algumas ideias do que fazer.

# Kasteel Bouvigne

Vale a pena tirar foto e ver os jardins, mas como Breda ainda é uma cidade pequena não é possível entrar no castelo, o que é uma pena.

Porém os jardins são lindos, o que justifica a visita!

Informações aqui.

# Museu de Propagandas de Cervejas

Para os ultra aficionados por cervejas, um programa especial. Nesse pequeno museu são exibidos mais de 1.000 anúncios de cerveja, além de outros itens relacionados. Eles abrem somente aos domingos mas se juntar mais uns 20 amigos é possível agendar uma visita em outros dias da semana. Quer saber mais? O website tem informações em inglês.

Espero que gostem das opções e resolvam explorar o sul da Holanda com suas bonitas e quase desconhecidas cidades!

Falando nisso a Priscila conta a experiência de sair de Amsterdam para morar no interior da Holanda. Leia mais!

Related posts

A maneira holandesa de educar filhos

Cintia Beatrice

Dez motivos para morar na Holanda

Cintia Beatrice

O aniversário de 50 anos chegou

Cintia Beatrice

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação