BrasileirasPeloMundo.com
El Salvador Turismo Pelo Mundo

Dicas de turismo em El Salvador

El Salvador é um país localizado no meio da América Central, numa região montanhosa, de verde exuberante, que possui vulcões para serem explorados e muitos caminhos para serem percorridos, escalados ou admirados desde uma tirolesa.

Para quem gosta de aventura é um prato cheio, e para quem não gosta também há opções menos radicais. Não podemos esquecer que o país possui uma costa de praias de grande diversidade, que permitem desde a prática do surf até o relaxamento total. Existem cavernas que podem ser visitadas nas praias quando a maré está baixa, praias de pedra, praias sem pedra, com areia escura e clara. Além dessas opções existem as pequenas cidades que vivem do artesanato, gastronomia e do turismo e onde o clima costuma ser mais fresco do que na capital ou no litoral, sendo muitas vezes procuradas por esse motivo.

O que fazer em San Salvador?

Para explorar as atracões da capital podemos começar pelos dois grandes museus: O museu de arte conhecido como MARTE e o museu de antropologia, conhecido como MUNA.

O Marte é um museu dedicado somente à arte e possui uma exposição permanente que conta com peças interessantes de arte salvadorenha, especialmente as ligadas à Guerra Civil. Também abriga exposições temporárias que sempre questionam a ordem politica e cultural buscando resgatar a história desse povo.
O Muna possui 3 pisos que representam todos os setores sociais de El Salvador. Destaco aí o Setor de Agricultura, Guerra Civil e sua história e relação com a morte.

Mesmo para quem não está interessado em compras, não se pode deixar de visitar os shoppings da cidade La Gran Via, Multiplaza, Cascadas, El Paseo e Galerias.

O Gran Via é um shopping de conceito aberto, com áreas ao ar livre e que fornece com frequência atividades como shows de Jazz, MPB e exposições culturais. Existe uma área externa onde estão localizados brinquedos infantis (pula pula, carrinhos elétricos e etc.). A oferta de restaurante e lojas é variada e representativa.
Multiplaza é um shopping localizado bem próximo ao Gran Via e ao Cascadas e tem um perfil mais voltado para crianças, com uma imensa loja de brinquedos eletrônicos. Além disso, a oferta de lojas e alimentação é a mais variada e surtida de todos os centros de compras da cidade.
O Cascadas é um shopping com perfil mais profissional, está próximo de um prédio comercial e há diversos serviços públicos concentrados no local.
El Paseo é um centro comercial bem pequeno porém bastante estratégico, porque possui supermercado, academia de ginástica, alguns cafés e restaurantes e algumas lojas, inclusive banco.

As duas grandes redes de cinema da cidade são: Cinemark e Cinepolis. A oferta de filmes europeus e dos chamados alternativos aqui é pequena. Ocorre mais em centros culturais, não  tão centrais quanto as grandes redes de cinema. Além de assistir um filme, é possível jogar boliche no Galaxy Bowling e divertir-se com jogos eletrônicos no Dreamland e no World games dentro do Multiplaza .

Leia também: Apresentando El Salvador

Para quem gosta de um pouco de história o centro da cidade é uma maravilha. Foi recentemente reformado e agora está muito mais seguro e bonito. No centro temos duas igrejas, a do Rosario e a Catedral Metropolitana de El Salvador.

A primeira, uma obra prima da arquitetura e simplicidade de instalações e a segunda icônica, por abrigar a cripta de Monsenhor Romero, recém canonizado pelo Papa Francisco. Nessa região também estão localizados o Teatro Nacional e o Palácio Nacional.

arquivo pessoal

Existem opções de parques na cidade, ideais para caminhadas, passeios em bicicleta e com espaço para brincar com as crianças e até fazer um picnic. São eles Parque Bicentenário e Parque Maquilishuat.

Como aproveitar os fins de semana em El Salvador?

Para um fim de semana diferente pode-se disfrutar de uma estadia no Lago Coatepeque ou mesmo apenas passar um dia aí, onde se pode comer em um restaurante a beira do lago e fazer um passeio de barco. No lago há também oferta de prática de mergulho, jet ski e outros esportes aquáticos.

Outro passeio bastante conhecido por aqui é a Ruta de las flores, nos fins de semana, em geral, as cidades estão mais cheias e com mais eventos para receber os turistas e você poderá conhecer as igrejas e praças com feirinhas de venda de artesanato.

Para quem gosta de aventura e de animais o FURESA é uma alternativa interessante. Na tradicional visita ao zoológico temos a possibilidade de alimentar alguns animais e o parque também oferece um circuito de tirolesa de 14 estações dentro da mata fechada. Uma experiência radicalmente alucinante.

Arquivo pessoal

Os vulcões também são uma grande atração turística por aqui. Os mais frequentados e conhecidos são o de El Salvador e o de Santa Ana. Para visitarmos o primeiro existe, dentro do parque El Boquerón, uma trilha de aproximadamente 10 minutos para acessar o mirador da cratera. É um passeio curto e interessante. Na estrada que leva ao parque há diversas opções de restaurantes com lindas vistas da cidade, o mais conhecido é o Plaza Volcán.

Leia também: Custo de vida em El Salvador 

Já para o vulcão de Santa Ana você se desloca em carro por cerca de uma hora para chegar ao início da trilha, que dura de 5 a 6 horas entre subida e descida. Mas vale cada gota de suor! Uma vista deslumbrante da cratera com água vulcânica e quente.

Vamos ficando hoje por aqui, em breve faremos uma nova publicação continuando esse post. Espero vocês!

Related posts

Dicas para viajar de motorhome pelos EUA

Jenny Rosén

Roma, a Cidade Eterna

Liliane Oliveira

Os países vizinhos da Eslovênia

Marta Berglez

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação