BrasileirasPeloMundo.com
Suíça Turismo Pelo Mundo

Dicas de turismo na Suíça

Como prometido, no meu ultimo post, continuamos nossa viagem pela região reconhecida como “Pérola da Riviera Suíça”. Abaixo seguem algumas dicas de turismo na Suíça.

Em Vevey, cidade vizinha a 10 minutos de Montreux, fica a famosa sede da Nestlé que é contemplada por Lavaux, região tombada pela UNESCO  como patrimônio histórico e cultural da humanidade, para você que é uma “Dyonisia” como eu, (Dyonisius: deus do vinho na mitologia grega), esta é a região onde produzimos vinhos brancos maravilhosos, que nos ocupamos de consumir no mercado interno, sem chance de exportação.

Todos os anos, entre Agosto e Setembro, temos a deliciosa “Route Gourmande”, um roteiro de 8 km de caminhada entre as vinhas, com degustação de vinhos e seis estandes com cozinha gourmet! Você paga um preço fixo que dá direito a uma taça pendurada no pescoço, a fim de degustar abundantemente todos os vinhos, e a comida dos seis standess de pratos gourmet, tudo já incluído no pacote. Começamos a caminhada as 10:00 da manhã e o evento termina por volta das 17:00 horas. O translado de ônibus, saindo da estação de trem de Montreux, e também é incluído no preço.

Se você é amante dos vinhos tintos, não fique triste. A menos de 30 minutos de Montreux, você chega ao paraiso suiço dos vinhos tintos, na região do “Valais” (não deixe de visitar a galeria de fotos do site!). No Valais também temos um evento de “Route Gourmande”. Wow! Haja tempo pra tomar tanto vinho! Oh vida difícil que eu adoro rs!

Você é apaixonado por esportes radicais? A região não vai ficar devendo nada: mergulhar, velejar, esqui-náutico, nadar, remo, caiaque, canoagem… Seu negocio está nos céus? Pode escolher: viagem de balão a gás, parapente, pára-quedas, avião a vela, avião militar de caça, rapel, caminhadas na montanha, alpinismo, esquiar, raquette (andar na neve com um suporte especial para o sapato), ciclismo, golfe. Você ficará muito bem servido, é só escolher!

Para os marinheiros apaixonados por velejar, como eu, aconselho vir em Julho, Agosto quando temos o “Bol D’Or” , uma competição de barco a vela, que dura em geral o fim de semana inteiro, onde saímos com os veleiros do porto em Genebra e velejamos ao redor do lago, finalizando a competição no mesmo local do inicio. Para o publico é um espetáculo visual a parte, ver tantos veleiros de uma só vez ao redor do lago! O verão é mais  para nadar e socializar porque não tem muito vento no lago. No Outono e Primavera podemos pensar em velejar mais no sentido de esporte, no lago Léman. Mas se você vier fora dessa época, podemos também dar um jeitinho de velejar , temos nosso porto que é pequeno, mas super acolhedor e lindo!!!!!!

E se você é alguém que só gosta de passear de barco, sem fazer esporte, sem problemas, temos barcos grandes, com restaurantes e área aberta para banho de sol da CGN, onde você pode também fazer passeios maravilhosos entre a França e a Suíça, descendo de porto em porto e fazendo pausas entre uma cidadezinha e outra, veja as diferentes propostas de “croisiéres“.

Outro programa maravilhoso de se fazer: vizinho a Montreux, na região dos Pré-Alpes, se encontra um festival internacional de “Balão a Gás” todos os anos em Chateau d’Oex , onde você tem a oportunidade única de sair nos balões que competem por estética e criatividade.

Em Chateau d’Oex,  você também poderá vivenciar a produção manual de queijos suíços, e degustar diretamente no mesmo chalé, com os produtores das especialidades como o famoso fondue de queijo, ou raclete, outro prato típico suíço, que é composto de um queijo denso especial para raclete, que é derretido e tradicionalmente acompanhado de batatas cozidas, picles e cebola em conserva.

Se chocolate é um conhecido afrodisíaco, a Suíça não poderia deixar de ser um cenário perfeito e sugestivo para romance, com seus chalés isolados na montanha, com lareiras aconchegantes e convidativas pra fazer aquilo que a nossa Ritinha Lee, já cantava no meu tempo de criança, “nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você”.

Na região de Montreux, você pode visitar uma fábrica de chocolate como no famoso filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka’s Chocolate Factory) e fazer um “tour” pela mesma ou se preferir pode conhecer de forma mais artesanal a magia de fazer chocolate suíço, em pequenos ateliers de famosos “Chocolatiers” , onde podemos degustar chocolates com diversos temperos, aromas e vinhos.

Outra visita que vale a pena é passar um dia na cidade medieval de “Gruyère“,  também nas proximidades de Montreux, e conhecer como o famoso queijo é feito desde outros séculos. Outra delícia típica é a sobremesa de frutas vermelhas, com suspiro e o famoso creme duplo Gruyère!

Ainda bem que andamos muito, subindo e descendo montanhas na região, afinal, haja pneuzinhos pra armazenar tantas guloseimas, creme duplo, chocolate, tantos queijos, vinhos e crepes.

Castelos com histórias também não faltam na região! Se você gosta de cultura e de viagem no túnel do tempo, também seu prato estará cheio de atrações, como o Museu Alimentarium, museu de alimentação da Nestlé, Museu dos Jogos , Museu do Charlie Chaplin, Museu Olímpico, em Lausanne, a 20 minutos de Montreux, entre outros que não vou citar, senão fica exaustivo. Mas você pode ver a lista completa no site do “Office de Tourisme”.

Entre os inúmeros castelos, em Montreux o mais visitado é o Chateau de Chillon , que foi um castelo com importante função na história, uma vez que ficava em região de passagem entre o sul e o norte da Europa, lideradas por diferentes povos europeus, em tempo de guerras.

Para fechar bem o ano, com magia e fantasia, aconselho o famoso e disputado, “Marchédu Noel“,  de Montreux.  É uma feira a beira do lago, complementada com uma pequena cidade na montanha, para o prazer das crianças, onde podemos vivenciar o Natal, como nos filmes de historias encantadas! O Marchédu Noel começa na ultima semana de Novembro e vai até o dia 24 de Dezembro de cada ano, é visitadopor pessoas de vários países e é a maior da Suíça!

A região é sempre bem animada, como vocês puderam ver, e com uma agenda de eventos ativa durante o ano inteiro, as quatro estações são bem demarcadas. Montreux possui um clima favorecido, chamado de micro-clima, devido a sua localização entre lago e montanha, que cria uma espécie de térmica, tornando a região sempre mais quentinha e protegida do vento que as cidades ao arredores, aomesmo tempo que não fica muito quente, devido a floresta na montanha!

Na região de Montreux temos ainda Universidades Internacionais  renomadas nas áreas de: “Hospitality Industry”, “International Business”, assim como os famosos internatos suíços para educação colegial!

Outra área importante em Montreux é a área de bem-estar e saúde. Contamos com várias clinicas de luxo na região, assim como residências para terceira idade!

Uma vez por ano fazemos uma festa onde fechamos as ruas da cidade velha, fazemos barraquinhas em frente às casas com comidas e bebidas oferecidas por cada dono de casa, e todas as casas abrem suas portas. Passamos o fim de semana fazendo via sacra de casa em casa, entrando e vendo como as casas são por dentro. É muito gostoso! Parece cidade de interior de Minas! Gostoso dimais sô! Rs

Aqui neste meu escritório (foto abaixo), todos os dias, meus vizinhos que passavam e me viam da minha vitrine, se eu convidasse fazendo sinal pra entrar, o que não era raro, fazíamos uma pausa de café! A maior parte dos moradores são de terceira idade, ou jovens alternativos, muitos empreendedores de start up’s, autônomos e pequenas empresas, pois é uma área onde os imóveis são muito antigos, e não podem ser modernizados, por isto menos caros que em outras regiões de Montreux.

Bem chegamos ao fim desta jornada. Caso vocês tenham ficado com água na boca, visite o website  da minha empresa, que funciona como operadora de turismo na região, e onde você terá muitas fotos e vídeos da região, entre outras dicas.

Naturalmente temos também vários pacotes de atividades na região, super inspirados, que oferecemos pra todos os bolsos. Também fazemos programas personalizados ou “sob medida”! Aconselho um passeio virtual com tempo no website do nosso “Office de Tourisme” , que é super bem feito e literalmente “Pure Inspiration”.

Beijos pra todos vocês, e no próximo post, escreverei sobre o “mercado de trabalho” da Suíça!

Leia sobre onde comer em Berna!

Related posts

Roteiro de 7 dias na Escócia

Kamila Bianchi

10 Pontos Turísticos (Imperdíveis) no Mississippi

Mariana Carvalho

Turismo na região de Halkidiki na Grécia

Aimée Bardella Aihst

12 comentários

Juliana Janeiro 15, 2014 at 5:46 pm

Nossa ! Me deu uma vontade de tomar uma taça de vinho, comer chocolate e visitar a Suíça. Não necessariamente nesta mesma ordem…

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 15, 2014 at 10:00 pm

Querida Juliana, as portas estao abertas, seja sempre bem vinda, com certeza voce tera companhia pra todos estes deleites que são também meus prediletos! Bjus no coração linda!

Resposta
Ju Janeiro 15, 2014 at 7:39 pm

Anaaaaa quero ir já para a Suiça haahhaahhahaaha sempre sonhei em comer chocolate suiço e tomar um delicioso vinho neste pais maravilhoso… Sou chocolatra … e os dai sao os melhores, tenho um amigo que sempre que vai visitar os pais traz uma “encomedinha” para mim eheheheheh … e que visuais hein…. aiaiaiai depois desta temporada na Asia …. vou ter que voltar para conhecer o que faltou “daz Europa”… parabens pelo texto… sempre muito bom ….

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 15, 2014 at 10:03 pm

Venha venha JU, so posso recomendar, eu agradeço papai do céu todos os dias por morar neste lugar tao abençoado! Eu também sou chocolatra, realmente bom “DIMAIS”, vinho vc nem imagina o quanto amo, e queijo é outra fraqueza minha como boa mineira, Montanha e lago são outras paixões minhas, de forma que sou suspeita pra falar, mas te aconselho realmente a vir visitar, vale a pena! Seja sempre bem vinda as portas estão abertas! Namasté linda e inté breve sob!

Resposta
Ana Carina Janeiro 16, 2014 at 3:13 am

Chará é o seguinte, você me convenceu em 3 parágrafos: vinho tinto, passeio de balão ( e mergulho), e o mais importante claro Chocolaaaate!!!
Ooww my GOOOD! Qye lugar incrivel!
Amei o texto, amei as fotos e já estou preparando a lábia pra levar o namorido aí!!
Bejos que eue stou indo diretamente para o http://www.co-com.ch !!

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 16, 2014 at 4:31 pm

Oi minha linda Aninha, venha mesmo, ainda mais que voces estao aqui do ladinho, pode contar até com um quarto pra hospedes na minha casa, sera um prazer recebe-los por aqui! Se voce gosta de balao, venha durante o festival internacional, assim aproveitamos juntas! rsrsrs uhuuuuu http://www.chateau-doex.ch/de/fib_de. Beijos minha linda, fico feliz se te inspirei nos adoramos receber e partilhar este pais lindo com nossa família e amigos são a nossa família escolhida, entao venha venha minha linda!!!! Vou ficar esperando! rsrsrsr Bjim no coração!

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 17, 2014 at 11:20 am

Lugares lindos!!!! nos faz viajar e ate sentir o sabor do chocolate suíço. Passeio de balão adoraria se não fosse meu pavor a altura, Muito embora mesmo com as pernas tremendo fui em vários passeio pelas alturas, gosto de desafios. rsrs.

Resposta
Christine Marote Janeiro 18, 2014 at 9:45 am

O que é isso??? E aquele website de chocolates… acho que ia rolar facinho se fosse te visitar Ana..hehehe AMO chocolate e os suiços são meus preferidos, claro. Me aguarde que ainda vou te visitar…hehehehe. Beijo grande e Feliz Novo Ano! =]

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 18, 2014 at 5:50 pm

Venha mesmo minha querida Christine, voce vai ADORAR, conheco uns chocolatiers que são coisas de locais super artesanais, um sonho, seja sempre bem vinda! Bjus no coração linda! Que 2014 seja repleto de realizações e luz! Namasté

Resposta
Suíça – Trabalho em Versão Helvética Junho 8, 2014 at 11:37 pm

[…] Leia mais sobre a Suíça! […]

Resposta
Suiça 10 motivos morar Outubro 2, 2014 at 4:27 pm

[…] Eu poderia continuar enumerando uma infinita lista de coisas que amo por aqui. Quer ver mais fotos da região e saber mais sobre passeios ou eventos por aqui?  Aqui vão os links de outros textos meus aqui no blog, com dicas:  La Riviera, o sonho de todo hedonista e  O sonho de todo hedonista – Parte 2. […]

Resposta
vanete penna Março 17, 2016 at 2:02 pm

gostaria de ir morar ai,qual cidade vc me indica que é bom para trabalho,tranquilidade e não tao frio

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação