BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica Dicas para abrir conta bancária pelo mundo

Dicas para abrir uma conta bancária na Costa Rica

Depois de mudar-se para um lugar novo, devidamente estabelecidos para uma vivência nova, é necessário possuir uma conta no banco, para receber o salário, pagamentos, depósitos etc.

Na Costa Rica a moeda corrente é o colón ou colones, mas o dólar aqui é aceito em todos os estabelecimentos, possuindo a variação de câmbio de um lugar para o outro.

Atualmente o câmbio está um pouco flutuante e US$ 1 dólar equivale a 600 colones. Mas quando cheguei, em junho de 2018, o câmbio estava melhor: US$ 1 dólar era igual a 560 colones.

Sempre existe esta variação do câmbio, principalmente na transição da alta temporada de turismo para a baixa temporada.

Existem várias opções de bancos para abrir uma conta, cada qual com sua burocracia e requisitos. Os mais conhecidos e comuns na Costa Rica são: Banco Nacional, Banco de Costa Rica (BCR), BAC San José, entre outros.

Irei compartilhar com vocês algumas formas de abrir uma conta na Costa Rica, incluindo o processo de abrir uma conta empresarial, que foi necessário no nosso processo de constituição de uma empresa aqui. 

Requisitos e condições para abrir uma conta empresarial – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada:

  1. Documento de identificação do representante legal da empresa
  2.  Certidão da personalidade jurídica da empresa
  3. Fluxo de caixa projetado de um ano (documento emitido no contador, um planejamento de caixa da empresa, de quanto o capital, valores mensais etc.
  4. Documento que comprove a residência (neste caso, o contrato de aluguel do local)

Este foram os documentos requisitados para a abertura da conta no Banco Nacional. Dependendo da empresa que foi constituída no país, os documentos necessários podem variar. Com todos os documentos em mãos, nos dirigimos ao banco e a abertura da conta foi realizada com sucesso e dentro de quatro dias recebemos o cartão de débito.

Leia também: Dez motivos para morar na Costa Rica

Um dado interessante é que não podemos possuir cartão de crédito, pois não temos a cédula de residência do país. Outra coisa interessante é que aqui são abertos dois tipos de contas, uma na moeda local, em colones, e outra em dólar.

Requisitos para abrir uma conta física:

  1. Documento de identificação (cédula de residência ou passaporte vigente)
  2. Se você possui a cédula de residência, não existe contratempos para a abertura de conta, só ir até o banco
  3. Se você não possui a cédula de residência, é necessário que você tenha uma “carta de recomendação” do local que você trabalha e também contracheque.
  4. Comprovante de residência (conta de luz, contrato de aluguel…)

Com os documentos em mãos, o próximo passo é ir até o banco que você escolheu e solicitar a abertura de uma conta. Se não possuir a cédula de residência, não é possível obter cartão de crédito, somente cartão de débito.

Alguns bancos aqui oferecem a opção de abertura de conta online, sem ir a agência, inclusive para estrangeiros, contudo, com algumas restrições, como limite de valores em conta, transferência e outros.

O Banco Nacional oferece esta opção:

 

Como estou devidamente registrada no sistema de imigração e com meu visto em dia, quando insiro o número do meu passaporte, imediatamente aparecem meus dados pessoais e alguns outros dados para preencher:

Só seguir o passo-a-passo do sistema e conseguirá abrir uma conta online na Costa Rica. Possivelmente você precisará comparecer a alguma agência para confirmar as informações, vai depender do limite da conta que você solicitou. Leia todas as condições aqui. 

Leia também: Feiras verdes e mercadinhos na Costa Rica

Outro banco que oferece este serviço de abertura de conta online é o BCR:

Estas são algumas formas e opções de abrir uma conta na Costa Rica, um dos temas que nos gera muitas dúvidas e medos antes de conhecer e pesquisar.

Atualmente existem muitos brasileiros vivendo na Costa Rica, muitos, todavia, sem a cédula de residência. A abertura de conta online pode ser uma opção para quem precisa.

Até a próxima!

Related posts

Como abrir conta bancária em Taiwan

Gisela Melo

A Costa Rica é o Caribe da Pura Vida

Franciane Reis

Dez motivos para morar na Costa Rica

Franciane Reis

2 comentários

Ramisés Falconi Maio 22, 2019 at 3:02 am

Olá Lorena,

Tenho lido teus artigos. Tenho pensado em morar na Costa Rica, contudo desconheço completamento o mercado de trabalho do país. Sou jornalista, analista de comunicação e gostaria de uma dica tua de como buscar trabalho no país.

Resposta
Lorena Schramm Maio 29, 2019 at 5:57 pm

Ola Ramises!
Minha dica seria você primeiramente procurar por empresas que atuam aqui na Costa Rica no seu nincho de profissão e entrar em contato enviando o seu currículo.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação